Finalmente! Roland GR-55! Impressões!

Autor Mensagem
ghb
Veterano
# mai/11 · Editado por: ghb


Haha! Depois de alguns anos de enrolação e muitas perguntas ao Curly, finalmente chegou meu primeiro Guitar Synth, a nova Roland GR-55! Vou postar as minha primeiras impressões sobre ela, não é um review, é PARA COMPARTILHAR MINHA FELICIDADE MUSICAL haha:

Comprei ela na cidade onde moro - Ibiúna/SP - e esperei uns 20 dias até ela chegar... desespero kkk, pois vendi a minha GT8 e fiquei 1 mês "só no clean"!!! O mais legal dessa pedaleira é que você a compra e não testa na loja, pois não tem guitarra com sistema 13 pinos lá. Logo chega em casa e também não testa, pois ainda tem que instalar o GK (a não ser que você já tenha tudo hehe)!

Comprei a versão GK, que vem com o captador dividido GK3 e cabo 13 pinos. De papelada ela veio com manual em PT (GR e GK), um guia rápido, um guia sobre o GR-55 Librarian, certificado de garantia:

http://img709.imageshack.us/img709/3514/foto2179.jpg

Antes de instalar o GK, instalei os drivers da GR no meu PC. Todos os programas que uso a reconheceram - Band in a Box, Encore, Adobe Audition - mas ainda não testei nada com ela e os programas... ainda verei o que é possivel fazer com o MIDI nesse programas.....primeiro dia, quero tocar \m/!!!!!

A primeira coisa que tive que fazer foi instalar o GK. Antes, por curiosidade, desnecessariamente queria saber como esteticamente ficaria na minha 7 cordas, só tá mal colocado haha:

http://img7.imageshack.us/img7/2384/foto2180n.jpg

Agora sim, instalando o GK. Primeiramente fiz as marcações para instalar o captador, e quando a fiz, ví que meu escudo era muito alto (3 camadas), logo me surgiu a idéia de cortá-lo pra colocar o GK (o escudo já é estranho porque eu não encontrei nenhum que se adequasse a ponte da minha guitarra). Corte na base da faca quente hehe!! Ficou assim com o captador já no local pré-determinado:

Guitarra sem o braço, já com o corte a captador no local.

Logo após isso, com o braço colocado, e verificando a altura do captador:

http://imageshack.us/m/840/2563/foto2188.jpg

Colocando o GK na guitarra, com os suporte que vieram com ele:

http://imageshack.us/m/851/9503/foto2189.jpg

Essa foi a parte mais demorada, merece um pequeno step by step, apesar de eu não documentar tudo. Fotos de celular, OK?!

Agora sim, ligando ela! Nem calibrei o GK direito..... é a ansiedade!! O visor dela é enorme! Sempre usei pedaleira em linha, com ela não é diferente. Duas saídas indo para a mesa de som: OUT MONO, para os timbre de synth e GUITAR OUT para os timbres próprios da guitarra, ou seja, captação normal.

Sobre os timbres sintetizados e simulados..... Timbrão! Tanto os synths quanto os drives, e não é psicologico não, acho, kkk!! Então vocês me perguntam sobre samples de timbres dela.... na boa, é A MESMA COISA QUE NOS VIDEOS DA ROLAND originais!!! OK, OK, tô generalizando, até porque dificilmente vou passar pelos 920 sons PCM dela haha. Ela já se inicia com o Metal Synth Lead, como na foto da caixa, e na hora que fiz os primeiros acordes, as primeiras frases, sim, me remeteu ao timbre do Alex Hutchings nos videos da Roland, logo, generalizei haha!!! Isso é possível pelo seguinte: é utilizado o captador dividido, logo, anula-se o sinal do captador da guita, então a guitarra passa a ser um controlador, o que interfere na qualidade final é a tocabilidade dela. Nesse caso vale a pena uma guitarra honesta com um GK, você faz a festa! Algumas (?) possibilidades sonoras:

http://www.youtube.com/watch?v=KvhodDWwyFs&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=u_wGIbgQ0hE&feature=player_embedded

Mais timbres:

Hotsite GR-55:
http://rolandbrasil.com.br/gr55/escute.html

Videos oficias Roland Brasil:
http://www.youtube.com/user/CanalRolandBrasil#g/u
Esses timbres de violão são lindos haha!!!

Nesse canal há vários reviews sobre as várias utilidades dela:
http://www.youtube.com/user/kennisrussell#g/u


Preciso ainda calibrar direito o GK, para mais informações!

Sobre os timbres COSM não me preocupo muito, pois ela tem as mesmas simulações que a minha agora antiga GT8! Preciso apenas refazer meus timbres nela.

Sobre "trabalhar" nos timbres dela. Eu sinto uma falta muito grande da robustez e interface da GT8, que era tudo na cara. Ela trabalha no sistema da abas como na GT10. Ainda estou me acostumando a trabalhar dessa maneira, mas me parece funcional, porém menos que na GT8. Coisa de constume....

Sobre gravar com ela, simplesmente, uma ferramenta ANIMAL!!!! One Man Band!!!

Sobre trabalhar com ela. Preciso aprender a trabalhar com os Assigns para informações mais precisas, mas um MIDI foot controller é MUITO bem vindo!

Sobre utlizar a pedaleira numa GIG [aka mais free, ou tchau tecladista kkkk]!!!
Antes meu set para free era a GT8 + violão + guitarra + guitarra reserva.... ou apenas GT + guitarra, dependendo do free. Agora eu começarei a anular o violão!
Funcionalidade por estilos, o que eu mais vou utilizar:
Sertanejo: Imagine poder tocar as bases com um violão e na hora do solo tacar um timbre de LP apenas com o clique de um botão? Ou fazer as levadas com timbres de viola e sanfona? E aquela introdução de piano?
Country: Precisando dos timbre de uma tele, e depois unissonos de violino e guitarra?
Pop/Rock: Aquela levada típica com um 12 cordas e um solo com uma Strat com caps ativos!!
Axé: Unissonos de metais e guitarra, ou frases de metaleira!
Meus timbres: o de sempre - http://www.youtube.com/rafaghb - antes a Síndrome do REC era para gravar audio, agora é para gravar audio e video kkk - e ainda posso utiliza-los na guitarra sem GK, utilizando uma A/B Box!!!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/251506/p0#7546704

A galera para ON STAGE reunida! Não preciso levar mesa nem amp para tocar, pois vai tudo em linha! Na foto, a 7 cordas e o A/B estão desconectados:
http://img834.imageshack.us/img834/645/foto2193.jpg

http://img862.imageshack.us/img862/4096/foto2191.jpg

A/B Box


Bem, BASICAMENTE é isso que eu tenho a dizer sobre ela, fazem apenas 5 horas que estou com a pedaleira. Talvez tenha deixado de escrever muita coisa que reparei nela nessas primeiras horas de uso... Conforme eu for descobrindo na prática - baixei e li o manual logo que foi colocado para download - vou postando aqui. Vale a pena baixar o manual para saber mais sobre ela, caso lhe tenha interessado. Novamente agradeço ao Curly por sempre ser solicito as minha dúvidas a mais de 2 anos haha!! Se tiverem alguma dúvida dela, postem ai que eu fuço aqui, pois hoje acho que não durmo...

[ ]'s!!!

Anderson_Matos
Veterano
# mai/11
· votar


Que troço complicado...

ghb
Veterano
# mai/11 · Editado por: ghb
· votar


Anderson_Matos

É realmente muita função, mas vale a pena!

Continuando:
Depois de passar por alguns timbres synt, comecei a editar os patches com timbres da GT. A primeira coisa que descobri é que não é necessário uma cabo para a saída GUITAR OUT para os timbres dos captadores. A saída GUITAR OUT, interpretei de maneira errada hehe, aqui saiu apenas com o clean da guitarra, não pegava as modulações COSM, logo é uma saída onde se pode ligar um multi-efeitos ou um set de pedais. Então agora utlizo apenas a saída MONO da pedaleira. Comecei a editar meus USER PRESETS. Me perdendo um pouco nas abas de edição, consegui muito facilmente meus timbres, até porque eles são simples haha, e enderecei os efeitos para o pedal CTRL:

1 - Som limpo > Clean Twin - Chorus
2 - Overdrive > Tube Screammer - Delay
3 - Distortion > TS + Marshall - Delay

O A/B Box funcionou, logo eu não precisarei do GK na outra guitarra para utlizar essas simulações : ]

rafael_cpu
Veterano
# mai/11
· votar


ghb

Parabéns, amigo. Parece ser uma máquina de criações.
As simulações e efeitos dela são do mesmo nível da GT10/GT8?

T+

ghb
Veterano
# mai/11
· votar


rafael_cpu
Parabéns, amigo. Parece ser uma máquina de criações.
Obrigado! Com certeza, ela te dá inumeras opções sonoras, não só de instrumentos, mas vários efeitos que enriquecem demais a criação musical.

As simulações e efeitos dela são do mesmo nível da GT10/GT8?
Não são só do mesmo nível, como são as mesmas, tanto dos pedais quanto dos amps. As modulações da linha GT também são as mesmas, mas na GR há ainda mais tipos de modulação. As simulações que eu utilizava na GT8 editei na GR55, e o resultado foi muito positivo.

Lin60
Veterano
# mai/11
· votar


Instale o FloorBoard e crie seus patches nele. Garanto que vai gostar muito!
Parabéns pela compra.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ghb

Incrível!!!!! Dá pra passar meses só testando essa multiFX!

Babei no piano!!! http://www.youtube.com/watch?v=KvhodDWwyFs&#t=208

Parabéns!

ghb
Veterano
# mai/11
· votar


Lin60
Obrigado!
Já instalei o FloorBoard mas, como ainda tô preparando meus user presets "cruamente" ainda não testei ele, mas o farei, com certeza. Para timbrar os PCM aparentemente isso será uma mão na roda haha! Fica beeem mais fácil utilizar a interface do PC do que a da pedaleira.

MauricioBahia
Incrível!!!!! Dá pra passar meses só testando essa multiFX!
A Roland vai lançar outro synth e eu ainda não vou ter testado todos os timbres dela kkkk!
Agora que eu já regulei melhor o captador melhor (farei ajustes mais finos ainda) as respostas estão bem melhores. Estou conseguindo boas respostas no piano e acordeon, que são os timbres que, a principio, me interessam. E os timbres... os vídeos falam por si!! Obrigado!

Lin60
Veterano
# mai/11
· votar


Gostaria de postar uns patches aqui pra gente começar a trocar figurinhas. Tem como fazer upload de arquivos aqui no forum?

Curly
Veterano
# mai/11
· votar


ghb

parabéns velho, fez uma ótima compra, devo também receber um ainda esse ano !

ghb
Veterano
# mai/11
· votar


Lin60
Tem como fazer upload de arquivos aqui no forum?
No fórum não, mas é so utilzar um HD virtual, como o 4shared, e postar os links.

Curly
Obrigado! Demorou, mas veio! Agora dá pra fazer a FCC Synth JAM haha! Valeu por todas as dúvidas tiradas e informações fornecidas! Tô pirando na "parte" VG dela!

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


ghb


Confesso que às vezes tenho vontade de ter uma coisa dessas, para usar a guitarra simulando um monte de coisas que eu não tenho/não sei usar (baixo, Stratocaster com cap da ponte + meio, piano, gaita, metais, violino...).

Eu nunca usei e não tenho muita idéia sobre o "feeling" da coisa, mas acho que a minha preocupação fundamental MESMO é o GK-3. Me parece um troço complicado de instalar, chato de calibrar, e fácil de estragar. =S

ghb
Veterano
# mai/11
· votar


Bog

Eu nunca usei e não tenho muita idéia sobre o "feeling" da coisa
É também meu primeiro Synth! O "feeling" não é tão estranho quanto aparenta ser, principalmente quando se fala de timbres que ouvimos com frequencia. Sons que já estão em nossas memória auditiva - por lembrarem alguma música, por exemplo - são mais aceitáveis ao primeiro playing. Tocar "sem preconceito" também ajuda no feel.

mas acho que a minha preocupação fundamental MESMO é o GK-3. Me parece um troço complicado de instalar, chato de calibrar, e fácil de estragar. =S
Ele é chato de instalar dependendo da guitarra, pois para pontes tailpiece ele tem o suporte apropriado, o que facilita a instalação. Quanto a calibrar, isso é a parte fundamental para o bom funcionamento. Na GR55 não foi muito chato fazer uma calibração inicial (visto que nunca fiz isso kk), pois na interface tá tudo na cara (já estou me acostumando com as abas...), mas vou acertando os parametros com o tempo e experiência. Quanto a ser fácil de estragar, realmente ele aparenta ser um pouco frágil, mas espero que não seja!

mvmarquezini
Veterano
# mai/11
· votar


Estou com vontade de vender minha GT-10 para comprar uma GR-55, poi estou com dificuldades com falta de violino e alguns sons de piano na minha banda gospel.

Mas fico pensando que estou jogando dinheiro fora pois tenho um amp valvulado handmade que não vai ficar legal para ligar nele e terei que comprar um PA ativo para ligar o mesmo.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


ghb
principalmente quando se fala de timbres que ouvimos com frequencia

Hehehe, ouvi aqui umas demos, e os sons PCM lembram muito som de teclado / MIDI do Windows. =P

Os sons de guitarras modeladas com DSP são mais naturais, mas aí vem essa minha coisa do "feeling": alguns anos atrás, eu comprei uma guitarra Variax, e uma das coisas que me fizeram vender ela foi bem que ela tinha uns detalhes esquisitos, reagia de um jeito estranho a certas coisas na hora de tocar. Levei um tempo até ir percebendo bem isso.

para pontes tailpiece ele tem o suporte apropriado, o que facilita a instalação.

Bom, menos pior, se fosse comprar, eu usaria com uma Les Paul. Ma$$$...

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


Bog

Eu nunca usei e não tenho muita idéia sobre o "feeling" da coisa, mas acho que a minha preocupação fundamental MESMO é o GK-3. Me parece um troço complicado de instalar, chato de calibrar, e fácil de estragar. =S


Olha, instalar e calibrar dá algum trabalho sim. Um luthier amigo meu instalou um GK-3 numa strato de maneira bem legal. A calibração dá alguma (pouca) mão de obra, mas depois de feita, pode esquecer e usar a mesma direto. Estragar eu não vejo esse problema, usamos direto há alguns anos sem problema nenhum.
Mesmo assim ainda prefiro o sistema piezo/MIDI da Dark Fire ou do violão.

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


MMI

Hahha, palavras da minha esposa aqui do lado:

80 mil ienes nisso? É mais fácil e barato você aprender a tocar teclado. =P

ghb
Veterano
# mai/11
· votar


mvmarquezini
Em relação a GT10, se você utliza muito a função MANUAL, como eu utilizava na GT8, isso lhe fará muita falta na GR55. Uma das coisas que penso em adquirir mais a frente é um MIDI foot controller, para sanar essa falta. Uma coisa chata por exemplo é que OD/DS e WAH são classificados como MOD, logo, ou eu tenho um, ou eu tenho outro, ao que me parece. Estou no terceiro dia de uso, logo, posso descobrir mais possibilidades de funcionamento e Assigns, que são mais simples de utlilizar que na GT8 hehe. Quanto ao amp, sempre utilizei pedaleiras em linnha na mesa ou no Return do amp, logo.... Bem que vendendo o seu amp e sua GT10..... haha!!!

Bog
Hehehe, ouvi aqui umas demos, e os sons PCM lembram muito som de teclado / MIDI do Windows. =P
Sério? Adorei os pianos e as flautas! Adorei as teclas em geral! Alguns timbres me lembraram o RSE do Guitar Pro kkk, mas preciso aprender mais sobre os parâmetros do PCM para melhorar os timbres.
As modelagens de guitarra e a resposta ao playing são muito naturais, e os timbres de strat são lindos! E olha que sou um cara strateiro pra caramba hehe!

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


Bog

Hahha, palavras da minha esposa aqui do lado

Intriga da oposição... hahahaha

Eu vendi meu teclado para ficar só com MIDI da guitarra. Fiz anos de aulas de piano e não troco as seis cordas não. Minha esposa é sempre do contra também!

ghb

Não deve ser muito diferente dos mais antigos... Concordo que os timbres das teclas sejam talvez um pouco superiores. Muitas sonoridades precisam que entendamos as característica do instrumento em questão, como dinâmica, saltos de notas, região da escala, acordes e velocidade. Fritação em flauta ou gaita garanto que fica péssimo. Muitos timbres de orquestra, como violino, viola, cello, ficam bem legais.
Em resumo, não basta o timbre de um determinado instrumento, tem que tocar como seria com o instrumento em questão. Esse é o maior segredo.

ghb
Veterano
# mai/11 · Editado por: ghb
· votar


MMI
Poisé! Por exemplo, eu utilizo muito slides nos acordes, logo, com os timbres de piano parece que estou utilizando um pitch bender haha! Então comecei a tocar estaticamente os acordes. Fritação na flauta flui legal sim, hein! Na verdade fluiu porque me senti na obrigação de tocar mais staccato, pois minha palhetada é leve, mesmo assim, nao tenho problemas para mudança de dinâmica no meu playing. Ainda não calibrei os parâmetros de nuance do GK, mas em alguns efeitos, mudando os ataques para legato me ajudam no fraseado. Imprimi a relação PCM Tones, então ficara mais fácil para eu editar os timbres desde do inicio e ajusta-los de acordo com meu playing. Por enquanto estou praticando as edições a partir dos presets de fábrica.

Em resumo, não basta o timbre de um determinado instrumento, tem que tocar como seria com o instrumento em questão. Esse é o maior segredo.
Essa é a vantagem de ser musicalmente eclético, tanto para tocar quanto para ouvir!

[ ]'s!

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


ghb
POw caraa...PARABÉNS MESMO!!! MUITO LEGAL!!! =]]]


Um dia ainda compro o meu também!!! ^^


MauricioBahia
Babei no piano!!!

Nooooossa...ma de vez em quando eu até SONHO em fazê um som desse!!! *___*


P.S.: Caraa...como vc faz isso de colocá o link do u2b no lugar do video que vc quer??!!! MUITO LOKO!!! =D




...o///~~

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11
· votar


Dando um 'up'... \m/ ...


Alguém aí [oi...CURLY! ;D] sabe se um sistema piezo, como o Ghost da Graphtech, teria exatamente o mesmo funcionamento [em uma GR-55] de um GK?!


Digo isso porque o GK já tem nele mesmo uma entrada para o cabo P10 normal da guitarra e...pelo que eu percebí...os sistemas piezo [ou até aquele GK KIT GT3 da Roland mesmo...que também é 'embutido' na guitarra] não têm como fazer isso...já que não existe uma "entrada para o P10" que saia junto com o sinal hexafônico [pela saída de 13 pinos]!!! Isso...além dos 'controles' do sistema hexafônico piezo...que eu não sei se são os mesmos do GK...!!! o.ô


Enfim...com um sitema hexafônico piezo [ou com o GK 'interno' da Roland] eu conseguiria fazer TUDO o que esse cara faz NESSE VIDEO [de demonstração da GR-55]??!!! =P



VALEU's!!! ;D




...o///~~

ghb
Veterano
# mai/11 · Editado por: ghb
· votar


Floyd N Roses
Valeu! Sobre o sistema piezo da Graphtec em uma guitarra, você necessita de uma Hexpander MIDI Interface, pois a função do piezo é de apenas capturar o som individual das cordas, mas não o transforma em sinal digital. Essa transformação fica a cargo do MIDI Expander. Logo, você necesita dos dois produtos da Graphtec para a guitarra. Sobre o funcionamento, aparentemente é o mesmo, mas o UP/DOWM parace ser apenas por uma chavinha, logo, não tenho certeza.

Enfim...com um sitema hexafônico piezo [ou com o GK 'interno' da Roland] eu conseguiria fazer TUDO o que esse cara faz NESSE VIDEO [de demonstração da GR-55]??!!! =P


Tendo o sistema 13 pinos... sim!!!

PS: Alguém aí [oi...CURLY! ;D] s [x2] haha! Ele tem um Brian Moore com sitema piezo e MIDI!

[ ]'s!

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


ghb
Sobre o sistema piezo da Graphtec em uma guitarra, você necessita de uma Hexpander MIDI Interface, pois a função do piezo é de apenas capturar o som individual das cordas, mas não o transforma em sinal digital. Essa transformação fica a cargo do MIDI Expander. Logo, você necesita dos dois produtos da Graphtec para a guitarra.

Ah...sim! Isso eu já tava ligado! O sistema 'hexafônico piezo' que eu tava falando era o completo da Graphtech mesmo! ;D


Sobre o funcionamento, aparentemente é o mesmo, mas o UP/DOWM parace ser apenas por uma chavinha, logo, não tenho certeza.

ISSO também que eu queria saber...!!! o.ô


Tendo o sistema 13 pinos... sim!!!

Mas daí como fica o jack P10 normal [com o sinal 'direto'] da guitarra??!!! Já fica interligado com a saída de 13 pinos por dentro da guitarra mesmo [assim...não precisando ligar o jack P10 com o sistema MIDI 'externamente']??!!! Mas daí o jack da gutiarra fica "inutilizado" quando a saída de 13 pinos estiver sendo usada ou eu ainda tenho a vatagem de poder ligar o sinal 'direto' da guitarra em outro lugar que eu queira??!!! Puxaa...que confusão que deu aqui agora!!! °.° ...uashAUHAUuhsh


PS: Alguém aí [oi...CURLY! ;D] s [x2] haha! Ele tem um Brian Moore com sitema piezo e MIDI!

hauSHSUahsahs...ma porque cê acha que eu dexei bem explicito alí o "[oi...CURLY! ;D]"...??!!! O cara é o 'REI DA GUITARRA MIDI' aqui do fórum!!! Afinal...ele tem a 'GUITARRA SAGRADA -> Sir. Brian Moore'!!! ^^




...o///~~

Curly
Veterano
# mai/11
· votar


Floyd N Roses

Alguém aí [oi...CURLY! ;D] sabe se um sistema piezo, como o Ghost da Graphtech, teria exatamente o mesmo funcionamento [em uma GR-55] de um GK?!


olha vamos ver se eu entendi, sistema piezzo (som de violão) é uma coisa e sistema midi baseado em piezzo é outra. a essência do sistema midi guitar da roland é a captação individual do sinal de cada corda, como se fosse um captador por corda. isso é conseguindo através do gk. mas o sistema piezzo também tem um captador por corda então um dia alguém desenvolveu uma interface para ler os piezzos e transformar no sinal de 13 pinos compatível com o GK roland. seja piezzo/midi ou Gk funcionam exatamente da mesma maneira.

conclusão:

não bastam os saddles piezzos, tem que ter uma interface (plaquinha interna na guitarra) e o jack de 13 pinos para saída roland

normalmente a guitarra que tem piezzo e midi (brian moore, godijn) usa um cabo stereo onde uma ponta sai o sinal normal dos caps e na outra o sinal piezzo puro (som de violão). um segundo cabo de 13 pinos leva o sinal midi, embora o som dos caps esteja também la dentro e pode ser isolado ou misturado ao som midi através das chaves doi gk (ou das equivalentes nas guitarras com piezzoo/midi)

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Curly
OPAA!!! Agora sim...com essa 'SENHORA EXPLICAÇÃO' as coisas ficam mais fáceis né!!! =D


olha vamos ver se eu entendi, sistema piezzo (som de violão) é uma coisa e sistema midi baseado em piezzo é outra. a essência do sistema midi guitar da roland é a captação individual do sinal de cada corda, como se fosse um captador por corda. isso é conseguindo através do gk. mas o sistema piezzo também tem um captador por corda então um dia alguém desenvolveu uma interface para ler os piezzos e transformar no sinal de 13 pinos compatível com o GK roland. seja piezzo/midi ou Gk funcionam exatamente da mesma maneira.

Perfeitamente entendido!!! ^^


normalmente a guitarra que tem piezzo e midi (brian moore, godijn) usa um cabo stereo onde uma ponta sai o sinal normal dos caps e na outra o sinal piezzo puro (som de violão). um segundo cabo de 13 pinos leva o sinal midi, embora o som dos caps esteja também la dentro e pode ser isolado ou misturado ao som midi através das chaves doi gk (ou das equivalentes nas guitarras com piezzoo/midi)

Hummm... mas o jack da guitarra funciona normalmente enquato a saída de 13 pinos está conectada ao sintetizador??? o.ô

Porque...se for assim...então uma guitarra com sistema piezzo/MIDI tem uma vantagem 'à mais' que uma com o GK...não?! Sendo que os caps normais da guitarra já estão internamente ligados à saída MIDI e tem seu sinal 'enviado' através do conector de 13 pinos [ou seja...não é necessário ligar o jack P10 da guitarra à interface MIDI]...o jack da guitarra [com o sinal dos caps normais e do piezzo] não fica livre para ser ligado em outros equipamentos mesmo enquanto o a saída de 13 pinos está ligada à um sintetizador??!!! °.º



VALEU MESMO!!! ;D




Um abraço!!! o/

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


Floyd N Roses

Vamos lá, vou tentar ajudar. Tem esse sistema que o Curly falou por piezo e tem o sistema da Gibson, da Dark Fire e Dusk Tiger. Nelas só tem um cabo estéreo que se pluga na guitarra. Você pode plugar um cabo comum ("mono") e plugar no amplificador, funciona normalmente. Plugando o cabo estereo, você pode plugar numa pequena interface que ali divide o sinal do captador e do piezo (para enviar separado) ou enviar o sinal para o amp e carregar a bateria dela. Tem outra interface que é Firewire ( Gibson RIP), esta é a interface mais chocante. nela você pode ligar um cabo que sai no padrão Roland e usar como MIDI e pode plugar no computador (Firewire) e tem a opção de usar como interface de som e qualquer programa DAW pode gravar como guitarra normal ou corda por corda separadamente (6 canais), seja do piezo ou dos captadores. Em resumo, é totalmente separado e só sai um cabo da guitarra.

Seja nessas Gibson ou nas outras guitarras, o MIDI é independente do sinal da guitarra, dá para usar junto ou separado. Funciona com o cabo MIDI plugado ou desplugado, depende do que você quer. No sistema de piezo da Graphtec você pode colocar o módulo para som piezo (violão) e/ou o piezo/MIDI. O sinal dos captadores magnéticos das guitarras não tem nada a ver com o MIDI, não passa por ele, não vai para o cabo de 13 pinos. O sinal dos captadores podem estar (ou não) ligados em um amplificador normal.

Curly
Veterano
# mai/11
· votar


MMI
Floyd N Roses

duas observações:

com uma GR55 ninguém precisa de piezzo para simular o som de violão já que as simulações cosm são muito superiores, então não tem que preocupa com cabo stereo, use o próprio equipamento para simular os violões

agora para conseguir uma strat adaptada ao sistema, sugiro comprar uma baratinha com um bom braço e ferragens, apenas isso, não precisa preocupar com madeira e captadores porque o cosm vai transformá-la em uma fender vintage 1962 ou em uma gibson les paul 1959 ! ao invés de instalar aquela tralha do GK, procurem o Luthier Coruja, de Curitiba, ele desmonta um gk2 e instala internamente, fica igualzinho a uma fender roland ready, então sai barato conseguir uma guitarra adaptada !

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


MMI
Tem esse sistema que o Curly falou por piezo e tem o sistema da Gibson, da Dark Fire
e Dusk Tiger. Nelas só tem um cabo estéreo que se pluga na guitarra. Você pode plugar um cabo comum ("mono") e plugar no amplificador, funciona normalmente. Plugando o cabo estereo, você pode plugar numa pequena interface que ali divide o sinal do captador e do piezo (para enviar separado) ou enviar o sinal para o amp e carregar a bateria dela.


Primeiro de tudo...QUE GUITARRA MASSA CARAA!!! Agora me deu um ATAQUE DE G.A.S. aqui pow!!! Pena que pra ter uma eu teria que vendê UM RIM [ainda trabalhá mais uns anos pra juntá mais uma grana]!!! °.° ...suhUAShs


Tem outra interface que é Firewire ( Gibson RIP), esta é a interface mais chocante. nela você pode ligar um cabo que sai no padrão Roland e usar como MIDI e pode plugar no computador (Firewire) e tem a opção de usar como interface de som e qualquer programa DAW pode gravar como guitarra normal ou corda por corda separadamente (6 canais), seja do piezo ou dos captadores. Em resumo, é totalmente separado e só sai um cabo da guitarra.

Nooooossaa...MUITO LOKO esse esquema que a Gibson fez!!! 8]]]

Quer dizer então que só com um cabo stereo P10 saindo da guitarra os caras conseguem transformar o sinal piezzo em sinal MIDI...tudo atraés dessa interface"zinha" aí??!!! Mas por aquela saída firewire alí não saí sinal MIDI não né?! O sinal MIDI só saí pelo conector de 13 pinos...certo?! o.ô

Caraa...será que eles não vendem essa interface 'a vulso' não??!!! Imagino que sairia MUITO se eles fizessem isso!!! Porque...se a Dark Fire não tem sistema MIDI "embutido" dentro dela...imagino que essa Gibson RIP funcione em qualquer guitarra com sistema piezzo...não??!!! =P


Seja nessas Gibson ou nas outras guitarras, o MIDI é independente do sinal da guitarra, dá para usar junto ou separado. Funciona com o cabo MIDI plugado ou desplugado, depende do que você quer. No sistema de piezo da Graphtec você pode colocar o módulo para som piezo (violão) e/ou o piezo/MIDI.

Ahhh...LEGAL!!! Só aí já esclareceu uma das minha maiores dúvidas!!! ;D


O sinal dos captadores magnéticos das guitarras não tem nada a ver com o MIDI, não passa por ele, não vai para o cabo de 13 pinos. O sinal dos captadores podem estar (ou não) ligados em um amplificador normal.

Então...era bem aí mesmo que eu queria chegar!!! Porque com o sistema da roland [pelo menos o "externo"] é necessário ligar o jack normal da guitarra no próprio GK!!! Ou seja...para 'misturar' o sinal dos caps normais com o MIDI [como o cara faz 'NAQUELE VIDEO' que eu postei alí em cima] é necessário "inutilizar" a saída normal da guitarra e tudo passa a sair junto pelo conector de 13 pinos!!!

Mas é que está a minha dúvida!!! Já que em um sistema piezzo/MIDI não é possível conectar ["externamente"] o jack P10 da guitarra ao sistema MIDI e...como você mesmo disse...o sinal dos caps magnéticos não vai para o cabo de 13 pinos...

...eu fico pensando: isso não afetaria o funcionamento da guitarra com a GR-55 [já que ela foi feita pra receber o sinal MIDI junto com o sinal dos caps magnéticos...pelo cabo de 13 pinos]??!!! o.ô



VALEU MESMO caraa...você tem me ajudado MUITO nessa 'questão MIDI'!!! ;D




Um abraço!!! o///~~





EDIT.: Nossaaa...desculpa cara!!! Acho que eu fiz MUITAS perguntas...se não der pra responder todas não tem problema não viu!!! °.º ...É que eu acabo me empolgando DEMAIS quando o assunto é interessante assim!!! ^^ ...ushaUHASUASh

Floyd N Roses
Veterano
# mai/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Curly
com uma GR55 ninguém precisa de piezzo para simular o som de violão já que as simulações cosm são muito superiores, então não tem que preocupa com cabo stereo, use o próprio equipamento para simular os violões

É...isso é verdadee né!!! Tinha esquecido desse 'PEQUENO' detalhe!!! :P ...rsrsrsrsss


agora para conseguir uma strat adaptada ao sistema, sugiro comprar uma baratinha com um bom braço e ferragens, apenas isso, não precisa preocupar com madeira e captadores porque o cosm vai transformá-la em uma fender vintage 1962 ou em uma gibson les paul 1959 !

Aí siimmm hein...!!! Ainda bem que a minha strato principal já é das 'baratinhas'...nem preciso me preocupar em comprar outra pra isso!!! ^^ ...suhaUHUAshs


ao invés de instalar aquela tralha do GK, procurem o Luthier Coruja, de Curitiba, ele desmonta um gk2 e instala internamente, fica igualzinho a uma fender roland ready, então sai barato conseguir uma guitarra adaptada !

Não...mas nem precisa 'desmontar' um GK!!! A propria Roland já faz ele na "versão desmontada"...

...é o GK KIT GT3!!! Parece não ser difícil de instalar!!! =]


Muito obrigado pelas explicações cara...foram de GRANDE ajuda!!! ;D




Um abraço!!! o///~~

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finalmente! Roland GR-55! Impressões!