Finalmente! Roland GR-55! Impressões!

Autor Mensagem
ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Curly
Vai sim! E o você continuará, como sempre, a nos enriquecer de informações sobre as questões do mundo da Guitarra MIDI \o/!

olhem que belezinha, hehe, pena que é cara...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187329539-carvin-sh550-piezomid i-_JM

Bela guitarra mesmo! Agora uma coisa me veio a cabeça..... será que se a GR55 cair de vez no gosto do pessoal (até por além de ser synth, ser um multiefeitos), mais empresas de instrumentos musicais não começam a dar as caras para o sistema 13 pinos? Seria bom....


MMI
Está me parecendo que tem gente aqui que não sabe direito o que é um controlador MIDI e está fazendo confusão
Acho que não, hein?! A dúvida realmente está na questão de escrita MIDI. A função de Controlador ela o faz, via USB (enquanto estou escrevendo, estou testando no Adobe Audition 3), bastando apenas endereçar os parâmetos. Lendo os posts de alguns fóruns e as "Soluções de Problema" no manual, eu já estou acreditando que ela escreve MIDI, via MIDI/USB, desempenhando assim também a função do GI20! Preciso de um MIDI/USB haha!!!

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


ghb

Sim, essa pedaleira deve escrever como a GI20 ou meu Axon. É só usar o sinal MIDI dela.

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


MMI
Sim, essa pedaleira deve escrever como a GI20 ou meu Axon. É só usar o sinal MIDI dela.
Ele trabalhando como o GI-20 aí sim eu coloco pra frente meu projeto de pequenos ebooks/estudos, sem ter que escrever nota por nota no Encore ou no Guitar Pro! Meu interesse maior é na transcrição! : ]

[ ]'s!

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


ghb
Lendo os posts de alguns fóruns e as "Soluções de Problema" no manual, eu já estou acreditando que ela escreve MIDI, via MIDI/USB, desempenhando assim também a função do GI20!

Ahhh...DAÍ eu compro...MESMO!!! :D


Preciso de um MIDI/USB haha!!!

Caraa...acho que meu primo ainda tá vendendo o E.R. Pires - PRELUDE que ele comprô pra usá com o teclado...mas acabô vendendo o teclado em 1 semana e nem chegando a usá o cabo! Se você tiver afim mesmo eu falo com ele! \m/


MMI
Sim, essa pedaleira deve escrever como a GI20 ou meu Axon. É só usar o sinal MIDI dela.

UHUUUUUUuuuuu... peraí que eu tô indo lá comprá a minha e já volto tá??!!! ^^ ...uashUHAShsuashuashs


Curly
olhem que belezinha, hehe, pena que é cara...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187329539-carvin-sh550-piezomid i-_JM


Ah...caraa! Num me mostra uma coisa dessas!!! °.° ...Ainda vô acabá roubando um banco por causa desse forum!!! XP ...sahuAHUHAShs




Abraçoo!!! o///~~

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Floyd N Roses
Caraa...acho que meu primo ainda tá vendendo o E.R. Pires - PRELUDE que ele comprô pra usá com o teclado...mas acabô vendendo o teclado em 1 semana e nem chegando a usá o cabo! Se você tiver afim mesmo eu falo com ele! \m/
Haha, valeu por oferecer, mas vou esperar aparecer alguém escrevendo MIDI com a GR55 antes de adquirir um XD!

[ ]'s!

Rica Satch
Veterano
# jun/11 · Editado por: Rica Satch
· votar


Como o meu inglês não é dos melhores eu não consegui traduzir com eficiência esse video aqui



mais se alguém que tiver interessado em solucionar de vez essa questão sobre o MIDI do pedal e entender inglês, ve esse video ae que eu acho que vai ajudar.

Valeu pessoal, esse tópico ta muito massa para quem esta interessado em comprar ou so sonhar com a GR...

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


Rica Satch
UHUUUUUUUUUuuUUUUuuUUUuuuu...


...VALEU CARAA!!! Você é DE DEUS!!! =DDDDDD


Comé que eu não tinha visto esse video ainda??!!! °.°


O cara explica EXATAMENTE TUDO o que a gente tava quebrando a cabeça aqui pra descobrí!!! 8]]]]]]]


E pelo que ele disse...além de você podê ligá a GR-55 no computador [COMO INSTRUMENTO MIDI] pela saida MIDI...você também pode ligá ela pela USB [ele diz que é até melhor pra usar como 'Instrumento MIDI' pela usb...por ser mais rápida]!!! E também pode ligá ela em um teclado [ou qualquer outro dispositivo MIDI que tenha "sons"] e usar os timbre do próprio teclado!!! \m/


PRONTO...tamo feito!!! Agora é comprá a "bicha"...e corrê pro abraço!!! \o/\o/\o/


(PUTZ...fiquei tão animado que to escrevendo qualqué merda!!! xP ...sauhSUAShssahushs)




TCHAU...volto quando depois de recebê a minha!!! xD ... o///~~

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11
· votar


IAIIIiiii...hein?! Agora que a gente matô a charada o tópico "MORREU"??!!! °.°


Vamo agitá isso aqui...POW!!! \o/ ... ^^




...o///~~

Rica Satch
Veterano
# jun/11
· votar


Denada Floyd N Roses, por incrível que pareça eu só digitei Roland GR-55 MIDI no YouTube que apareceu isso

Então mato o assunto, GR-55 = GI-20 e MUITO +.


Agora ta definido... GR-55 COM CERTEZA vai ser a minha... e espero que muito mais gente possa dizer isso: NOVA PEDALEIRA.

Só que eu acho que o tópico ainda não morreu, existem ainda muito mais assuntos e esclarecimentos que eu e todo o pessoal que entende pelo menos um pouco pode fazer á pessoas que possuem algumas duvidas e além do mais, ainda não desvendamos todos os mistéééééérios da GR-55...

Então é isso pessoal.

OBS: Curly, então como se chama aquele teclado que não possui timbres e só serve para ser ligado à um PC e usar dos timbres de algum programa (sem querer te ofender).

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Floyd N Roses
Rica Satch
Eu até tinha colocado o link da página do Kennis Russell no primeiro post hehe.

além de você podê ligá a GR-55 no computador [COMO INSTRUMENTO MIDI] pela saida MIDI...
Logo, para transcrever algo em algum programa editor de partitura, só via MIDI/USB mesmo... mas ainda preciso VER alguém o fazendo kkkk!!! Só pra garantir haha!

[ ]'s!

Curly
Veterano
# jun/11
· votar


moçada, não tinha me ligado que a dúvida era essa, ja usei muito o gr30 como controlador midi, inclusive tem vários posts meus falando que era mais vantagem pegar um gr do que uma gi. basta arrumar um cabo midi in/out - usb. eu usava um ainda mais simples que liga midi in/out na entrada joystick da placa multimídia. já usei também o midi in/out para que o GR funcionasse como foot midi controller do johnson J-Station para usar esse simulador ao vivo.

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Curly
Mas, e escrever em editores de partitura, a sua GR30 faz via cabo MIDI/USB?

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11
· votar


Rica Satch
por incrível que pareça eu só digitei Roland GR-55 MIDI no YouTube que apareceu isso

auhsuhAUAShsh...as vezes a gente complica tanto as coisas que o 'OBVIO' acaba passando reto!!! ^^


Só que eu acho que o tópico ainda não morreu, existem ainda muito mais assuntos e esclarecimentos que eu e todo o pessoal que entende pelo menos um pouco pode fazer á pessoas que possuem algumas duvidas e além do mais, ainda não desvendamos todos os mistéééééérios da GR-55...

haha...CERTEZAA!!! Só falei pra 'estimulá' o pessoal mesmo!!! ;D


ghb
Eu até tinha colocado o link da página do Kennis Russell no primeiro post hehe.

Ow...verdade! Pensei que esse video [em especial] fosse mais 'novo'...mas não! Foi postado há 2 meses já! "Passô batido" mesmo!!! :P


Logo, para transcrever algo em algum programa editor de partitura, só via MIDI/USB mesmo...

Então...mas se você prestar bem atenção no video...o cara fala que tanto a saída MIDI quanto a USB têm as mesmas 'funções MIDI'! E ele fala até que a saída USB é melhor pra isso [porque é mais rápida]! Dá mais uma fuçada aí que deve tê jeito de usá ela pela usb mesmo hein... =]]

Se não dé a gente mete o pau nesse cara do video!!! xP ...kkkkkkkkkk


Curly
moçada, não tinha me ligado que a dúvida era essa, ja usei muito o gr30 como controlador midi, inclusive tem vários posts meus falando que era mais vantagem pegar um gr do que uma gi. basta arrumar um cabo midi in/out - usb.

Ahhh...então tá confirmado MESMO! Se na gr30 dava...é impossível que na 55 não dê né!!! :D


eu usava um ainda mais simples que liga midi in/out na entrada joystick da placa multimídia

usahUHSAAUhsh...eu ainda uso um desse com o teclado até hoje [sempre funcionô direitinho...nunca deu problema]!!! ^^




VALEU's ...o///~~

ghb
Veterano
# jun/11 · Editado por: ghb
· votar


Floyd N Roses
Dá mais uma fuçada aí que deve tê jeito de usá ela pela usb mesmo hein... =]]
- edit - USB só como controlador de parâmetros (configurados no DAW) e níveis de audio IN e OUT (configurados na pedaleira). Acho que não estou fazendo nada errado. O negócio é teste via MIDI/USB mesmo.

Rica Satch
Veterano
# jun/11
· votar


Que bom que o problema do MIDI já ta resolvido, já que como o Floyd N Roses disse: Se na gr30 dava...é impossível que na 55 não dê né!!! :D

Eu também queria saber se o pedal de expressão tem um Liga/Desliga ou troque de função quando você pisa nele... ou coisa do tipo.

Por mais que a duvida seja bem simples existem alguns defeitinhos na GR-55 que são super fáceis de se resolver mas por algum motivo a Roland não pensou nisso ou sei la que. Ex: não da para usar Wah com distorção assim como também não tem aquela função Harmonizer.

Mais pelo menos é só isso (eu espero). Valeu pessoal

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Rica Satch
Eu também queria saber se o pedal de expressão tem um Liga/Desliga ou troque de função quando você pisa nele... ou coisa do tipo.
Você pode escolher o parâmetro a ser utilizado no pedal de expressão, tanto no switch do pedal de expressão quanto no próprio pedal (individualizando a função em cada patch... não precisa ser um parâmetro so sistema). Você pode simplesmente o utilizar como wah, como por exemplo controlar o volume ou 8ª dos PCMs. Como exemplos, pensando em pianos e strings: você esta utilizando o timbre dos pianos e quer também utilizar strings em alguns trechos, logo, você deixa os strings no pedal de expressão e vai os adicionando quando lhe for necessário. Ou n'um processo contrário, utilza os strings e altera as 8ªs no pedal de expressão, e pelo switch adiciona o piano! Há várias funções que podem ser direcionadas para ele! E ainda tem os Assigns... e ainda tem os switches do GK!

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


ghb
USB só como controlador de parâmetros (configurados no DAW) e níveis de audio IN e OUT (configurados na pedaleira). Acho que não estou fazendo nada errado.

Ué...tinha certeza que ouví o cara dizer que: "Can I use the USB out to send MIDI signal?! Yes, you can!"...

...mas pode ser que eu tenha ouvido errado! Depois vô ouví mais uma vez com calma pra ver se eu entendí errado! o.ô


O negócio é teste via MIDI/USB mesmo.

Pow...eu tenho o cabo e não tenho a GR...vc tem a GR e não tem o cabo... -.-

...onde vc mora hein cara??!!! ^^ ...ushaauHSAHAShsuahaSHh


P.S.: Noooossaa...MUITO MASSA isso que você explicô aí em cima sobre o pedal de expressão!!! Imagina as coisas que não dá pra fazê com isso mew!!! =]] ...The Edge fica 'NO CHINELO'...!!! xP ...uashAUSHUAHShs


Qualqué novidade...dá um toque pra gente aí hein!!! ;D




...o///~~

folha_nunes
Veterano
# jun/11
· votar


Que captador é esse que steve stevens usa?
não é um GK!

abç...

ghb
Veterano
# jun/11 · Editado por: ghb
· votar


AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ

Eu sou um noob MIDI mesmo haha!

A GR55 escreve sim MIDI, tanto em DAW quanto em um editor de partitura!!! Hoje fiquei decidido a resolver isso e... resolvi! Estava considerando apenas parâmetros USB.... Algo muito simples que eu nem tinha me tocado.... me toquei agora de manhã, revendo sobre alguns parâmetros no manual (era só não pesquisar na web que eu já teria resolvido hehe):

http://imageshack.us/photo/my-images/835/foto2209.jpg/

Só isso... depois testei no Finale e no Adobe Audition 3 (penso em mudar de DAW, mas já estou tão acostumado com ele XD).

Agora sim... FATO!!!! ELA ESCREVE MIDI VIA USB!!!

Me desculpem por confundir vocês também haha!!! Agora 'bora escrever partituras!!!! \o/ \o/ \o/

-edit- e só levou 5 minutos, entre leitura e ação...... se eu fosse tecladista teria descoberto mais rápido kkkk, ou não tivesse pesquisado "por fora", o que confundiu bastante, pois as informações estavam muito desencontradas!!!! Farei mais testes no meu DAW e no editor!!! TÔ FELIZÂO HAHA!!! Mas continuo um noob hehe....

ghb
Veterano
# jun/11 · Editado por: ghb
· votar


folha_nunes
Que captador é esse que steve stevens usa?
não é um GK!


Quando ele está utilizando os sons de synth, o sinal é "pego" pelos captadores piezoeletricos, que estão no saddles da ponte (cada saddle é um captador... ou seja, um captador para cada corda). A guitarra dele já é feita para ser utilizada com o sistema 13 pinos. Ela tem a ponte com sistema piezo e MIDI hexpander. Nesse tópico tem algumas informações sobre isso : ]

-edit- olha aqui: http://www.godinguitars.com/lgxt.pdf

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


ghb

UHUUUUUUUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuu!!! =DDDDDDD


Falei pra você que era só dá mais uma fuçada aí que você ia conseguí!!! AWEEEEE man....agora sim hein!!! Fiquei feliz POR VOCÊ aqui até!!! ;DDD


AHHHHHhh...minha G.A.S. já tá virando GASTRITE aqui pow!!! xP ...uhasUSHShhsauHSAhs


Mas logo eu compro a minha também...PÓDEXÁ!!! ^^




...o///~~

ghb
Veterano
# jun/11 · Editado por: ghb
· votar


Floyd N Roses

Haha! Valeu! E valeu por insistir hehe! O problema é que logo na primeira semama de uso, lí um post no VGuitarForums em que um user afirmava com propriedade (leia-se CAPS LOCK ativo haha!) que, via USB, a GR55 era apenas uma interface de audio (respondi posts anteriores com base nessa AFIRMAÇÃO, logo, desconsiderem XD), e, como o user era um user antigo, que ja tinha a pedaleira desde logo após seu lançamento e um dos que mais respondia as dúvidas.... acreditei e nem fucei muito aqui além dos parâmetros unicamente USB. Na segunda semana, um certo desanimo pessoal, então nem nada de MIDI... Agora, na TERCEIRA SEMANA de uso..... Nunca escrevi uma partitura tão rápido kkkkkkkkk!!!!!

Compra lá a sua p'ra gravarmos a FCC MIDI JAM!!!

Rica Satch

Agora sim, respondendo a sua pergunta:

Alguns dizem que não, o site da Roland diz que sim mais então... É possível utilizar a GR-55 como um "controlador" MIDI (aquele teclado que praticamente na tem timbres, ele só serve para ser ligado ao computador e usar dos timbres de algum programa como o Reason, basicamente enviar sinais MIDI)?
Sim! Simples assim haha!!!

Compra lá a sua p'ra gravarmos a FCC SYNTH GUITAR JAM!!! [x2]


[ ]'s!

Rica Satch
Veterano
# jun/11
· votar


Legal velho, pera só mais um tempinho q agente faz o FCC Synth Guitar Jam.

Só por curiosidade, qual é o programa q vc usa p escrever partitura via MIDI?

E da par usar a GR-55 como um Controlador MIDI no sentido que o Curly descreveu (algo que controle uns Guitar Rig da vida ou coisa do tipo)?

E mais uma coisa, quando vc pluga a GR-55 no PC, da par usar ela como uma interface de áudio E controlador MIDI?

Valeu. Rumo ao FCC Synth Guitar Jam!!!!!!!!

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Rica Satch

Testes via USB/USB:
Só por curiosidade, qual é o programa q vc usa p escrever partitura via MIDI?
Primeira vez que faço isso haha! Testei com o Encore, o Finale e o Guitar Pro. Sempre usei o Encore para escrever "a mouse", até pela disponibilidade de partituras no formato do programa. Ele se deu até que bem via MIDI. O Finale se deu bem melhor, pois a resposta foi mais rápida. Testei no Guitar Pro, pra ver com fica a TAB.... a digitação fica estranha, mas deve ter algo para melhorar isso no próprio Guitar Pro. Foram testes apenas p'ra ver se escrevia... preciso ver agora se as células de tempo se alteram durante o playing ou ficam em uma célula constante.

E da par usar a GR-55 como um Controlador MIDI no sentido que o Curly descreveu (algo que controle uns Guitar Rig da vida ou coisa do tipo)?
Testei no Amplitube. Sim, inclusive você altera os parâmetros também no próprio GK! Só faltar ver a questão do endereçamento.

E mais uma coisa, quando vc pluga a GR-55 no PC, da par usar ela como uma interface de áudio E controlador MIDI?
Testei no Adobe Audition 3. Como Interface de Audio e Controlador MIDI, sim, algo do tipo: utilizo o sinal dela para gravar e faço o endereçamento, por exemplo, do pedal CTRL para disparar o REC. Como Instrumento MIDI e Controlador MIDI, não.

Esse foram os testes e esses foram os programas XD! Faz cerca de 10Hs que eu comecei a aprender, de fato, sobre parâmetos MIDI em DAWs e programas diversos kkkk!!! Tô aprendendo ainda! <o> [/MIDI noob]

Rumo ao FCC Synth Guitar Jam!!!!!!!!

É isso aÊ!!!!

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Up!Para quem interessar, atualilização disponível:

http://www.roland.com/products/en/_support/dld.cfm?PRODUCT=GR-55&iRcId =62081950&dsp=1

Já atualizei a minha!

Floyd N Roses
Veterano
# jun/11
· votar


ghb
Nunca escrevi uma partitura tão rápido kkkkkkkkk!!!!!

Hmmm...sabe que com os 'contatos certos' você pode "recuperar o seu investimento" rápidinho né??!!! ^^


Já atualizei a minha!

E essas atualizações mudam [MESMO] alguma coisa 'na prática'??!!! =P




...o///~~

alanstu
Veterano
# jun/11
· votar


onde vcs compraram a de voces e qual foi o preço ?

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Floyd N Roses
Hmmm...sabe que com os 'contatos certos' você pode "recuperar o seu investimento" rápidinho né??!!! ^^
Poisé! Infelizmente tem sempre há oportunistas e panelinhas por aqui....

alanstu
onde vcs compraram a de voces e qual foi o preço ?
Comprei aqui na cidade onde moro, paguei R$2800,00 com o GK.

Rica Satch
Veterano
# jun/11
· votar


mais então, essas atualizações, mudam muitas coisas na pratica?

ghb
Veterano
# jun/11
· votar


Floyd N Roses
Rica Satch
Ops, descullpem!

E essas atualizações mudam [MESMO] alguma coisa 'na prática'??!!! =P
mais então, essas atualizações, mudam muitas coisas na pratica?
Essa atualização é mais uma correção dos bugs mesmo, principalmente a questão do travamento. E é sempre bom ter o software atualizado : ]

Quanto a questão da EQ, sou meio Plug&Play para timbres, eu não uso EQ nos timbres que faço, meus ultimos ajustes são sempre no Presence da simulação de amp (adoro esse knob haha!!!) para os timbres COSM, mas nunca se sabe né! Mas fica aqui como informação para quem os usa. Nos timbres que já vem na GR55, depois que atualizei, nem passei por nenhum hoje, mas acho que não terei memória auditiva para reparar se haverão mudanças significativas... ou terei? (divertido brincar com a sobreposição de TONES!!! me sentindo o Al Di Meola kkk!).

Quanto a questão de travar, foi mais por isso que eu atualizei. Mas..... a tá que ela fica 40 horas sem ser nem utlilizada aqui em casa kkkk, apesar do FRIO!!!

Rica Satch
Uma outra observação interessante para se postar aqui - levando em consideração diferenças entre GR55 e GT10 - é algo que o Bog postou em outro tópico:
Atente a um detalhe: a GR55 implenta apenas um sub-conjunto das funções da GT-10. Não há nada parecido com a flexibilidade na montagem da cadeia, não tem como mudar a posição dos efeitos, ter instâncias múltiplas de nada, nem ter cadeias paralelas.
Na GT8 eu sempre ulizava sempre a mesma haha! A GR55 trabalha com 2 tipos de estruturas (pg. 40 do manual) considerando "blocos".

[ ]'s!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finalmente! Roland GR-55! Impressões!