Finalmente! Roland GR-55! Impressões!

Autor Mensagem
ghb
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
Hhehe, para você? Porque para mim não serve. Um dos motivos que me animaram de comprar é exatamente poder simular baixo sem ter que comprar um e aprender a tocar.=P
P'ra mim pode ser um de guitarra mesmo hehe, afinal ,estou precisando de um p'ra minha semi-acustica. XD
Um outro GK está nos meus planos, após terminar a ultima parcela da GR55, ou seja, só em 2012, pois sai mais barato que comprar um bom set de captadores para 7 cordas (a ideia é somar emulação+timbre quando o uso da 7ª corda).
Falei pra você comprar porque vai que você um dia queira um contrabaixo..... então você compra um "tocável" baratinho e coloca o GK p'ra ter uma infinidade de timbres com ele... e nem precisa de outra pedaleira!

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


ghb

Coloquei hoje o captador. Doeu menos do que eu pensava, hehe. O único problema é que a guitarra não cabe mais no case. =P

Só de usar a minha guitarra, melhorou bastante em comparação com o que eu tinha feito na loja. Mas ainda estou me batendo com os sons PCM, principalmente com notas que não saem. Ainda preciso ajustar a técnica E as configurações mais detalhadas.

Quanto às simulações COSM, achei vantagens e desvantagens com relação à Variax. O principal é que as notas não têm o ataque estranho da Variax, que provavelmente era causado pelo captador piezo. Gostei também que a GR-55 tem simulação de baixo e uns synths. Já as simulações de violão eu achei bem mazomeno, as das Variax eram melhores. Comparei as simulações com a captação original da minha LP, e a LP soa mais brilhante, mais rica e mais clara. Mas achei as simulações bem usáveis, e pretendo usar elas para fazer o papel de guitarras que eu não tenho e nem pretendo ter.

mvmarquezini
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
Veterano # Enviado: 11/jul/11 11:54
Citar Votar Denunciar

ghb

Coloquei hoje o captador. Doeu menos do que eu pensava, hehe. O único problema é que a guitarra não cabe mais no case. =P

Só de usar a minha guitarra, melhorou bastante em comparação com o que eu tinha feito na loja. Mas ainda estou me batendo com os sons PCM, principalmente com notas que não saem. Ainda preciso ajustar a técnica E as configurações mais detalhadas.

Quanto às simulações COSM, achei vantagens e desvantagens com relação à Variax. O principal é que as notas não têm o ataque estranho da Variax, que provavelmente era causado pelo captador piezo. Gostei também que a GR-55 tem simulação de baixo e uns synths. Já as simulações de violão eu achei bem mazomeno, as das Variax eram melhores. Comparei as simulações com a captação original da minha LP, e a LP soa mais brilhante, mais rica e mais clara. Mas achei as simulações bem usáveis, e pretendo usar elas para fazer o papel de guitarras que eu não tenho e nem pretendo ter.



Fala Bog como está sendo a esperiência?

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


mvmarquezini

Cara, é de longe o equipamento mais profundo que eu já tive. Às vezes eu vejo aqui o pessoal pedindo patch para Zoom G1, reclamando da dificuldade de configurar um Pod... Esse troço definitivamente não é para esse pessoal, não é plug and play. É para quem não tem medo de passar horas e horas futricando.

Ainda não me acostumei totalmente com os sons PCM. Os graves têm sim um atraso perceptível, e se você toca muito rápido, ele engole algumas notas. Note que esse atraso é esperado. Se você entender um pouquinho sobre processamento de áudio, basta pensar em duas senóides com frequências diferentes e em quanto tempo eu preciso olhar para cada uma para saber qual é a frequência. Já inventei uma manha para evitar esse atraso se eu for tocar SÓ os graves: basta tocar tudo lá nas cordas e casas mais agudas e puxar o pitch 2 oitavas para baixo.

No geral, os sons PCM devem me servir bem para linhas de instrumento solo (flauta, sax, etc.) e para aqueles preenchimentos de fundo com acordes que você toca uma vez e deixa soando. Para batidas mais percursivas, usando cordas graves e agudas ao mesmo tempo, fica estranho. E se você tem uma pegada mais suja, com muitos "plecs" e deslizes de dedo pelas cordas, aparecem montes de notas fantasmas.

As simulações de guitarras por DSP (não MIDI, sem reconhecimento de pitch) são legais. Gostei delas. Não têm as esquisitices da Variax. O curioso é que a captação original da minha LP soa mais parecida com a simulação de "strato com humbuckers" e com a de ES-335 do que com a simulação de LP propriamente dita, hehehe. O que mais me deixou feliz aqui é que provavelmente eu vou poder parar de fazer minhas musiquinhas usando o Broomstick Bass (VST), e vou poder passar a tocar as linhas de baixo nas minhas músicas - eu nunca tive muito ânimo para comprar um baixo e aprender a tocar.

Até o momento, o GR-55 me parece um negócio com tantas possibilidades que o meu maior medo é nunca explorar 10% delas nas minhas músicas de verdade. O que eu mais quero é usar ela para gravar baixo e outros instrumentos que eu não tenho, não é tanto para fazer as performances estranhas cheias de sons bizarros que eu vejo nas demos da Roland. =P

ghb
Veterano
# jul/11
· votar


Bog

Coloquei hoje o captador. Doeu menos do que eu pensava, hehe. O único problema é que a guitarra não cabe mais no case.
Viva a ponte Tail Piece kkk!!

as simulações de violão eu achei bem mazomeno
A minha impressão é que as simulações de violão da GR ficam mais naturais em gravações do que "ao vivo", tocando sozinho (em banda, o conjunto ajuda haha!). Mas estou conseguindo bons parâmetros para dar mais naturalidade aos violões. O nylon que está ruim de timbrar... = ]

O que eu mais quero é usar ela para gravar baixo e outros instrumentos que eu não tenho, não é tanto para fazer as performances estranhas cheias de sons bizarros que eu vejo nas demos da Roland
Ouviremos!!! \o/

Que bom que você está gostando e se adequando a ela!!

Ramsay
Veterano
# jul/11 · Editado por: Ramsay
· votar


Eu tenho um GR-33+Gk2 (a geração anterior) e sempre torcí o nariz pra esse atraso que engole certas notas quando se faz solos de execução rápida.

E pelo que vejo no tópico, a Roland corrigiu o atraso nas notas médias e agudas, mas, nas notas graves, pelo jeito, o problema persiste!!

ghb
Veterano
# jul/11
· votar


Ramsay
Eu tenho um GR-33+Gk2 (a geração anterior) e sempre torcí o nariz pra esse atraso que engole certas notas quando se faz solos de execução rápida.
E pelo que vejo no tópico, a Roland corrigiu o atraso nas notas médias e agudas, mas, nas notas graves, pelo jeito, o problema persiste!!


Sabe, queria ter a oportunidade de testar a GR55 em um sistema piezo, como o da Godin ou Brian Moore. A minha alegria em ter um Synth Guitar após alguns anos esperando a oportunidade me fazem tolerar alguns atrasos!! Na GR55, ao meu playing, o que mais "engole" as notas é a dinâmica (Nem configurei nuances do GK3 hahaha!!!!).... mas com o tempo vamos nos adequando a pedaleira!!! XD

_________________________________________________________

Em tempo, mais alguns tones PCM que tentei gravar... novamente, por favor, leiam as descrições <o>:


http://www.youtube.com/user/rafaghb?feature=mhee#p/u/0/uc3C3YIlkWc

PS: O Upload com melhor qualidade estava demorando nãoseiporque, então upei em RMVB mesmo. Espero que seja válido como informação.

mvmarquezini
Veterano
# jul/11
· votar


Bog

Obrigado pela resposta Bog, gostaria que vc postasse um video mostrando a dinâmica, vc acha que é viável usar a GR-55 ao vivo em apresentações na igreja?

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


mvmarquezini
gostaria que vc postasse um video mostrando a dinâmica

Xi, eu não sou muito de fazer vídeo, hehehe. Mas não entendi direito o que você quer. Você queria ouvir dinâmica do que? Dos sons PCM? Dos amps COSM? (essa parte é muito fácil - procure por demos do eBand JS-8 ou da GT-10, a qualidade é a mesma)

vc acha que é viável usar a GR-55 ao vivo em apresentações na igreja?

Sim, mas depende do que você vai fazer, né? Usar os sons PCM para fazer uma "cama" de cordas por trás da música é uma coisa, tentar segurar a música inteira simulando um piano cheio de groove é outra história.

Digão00
Veterano
# jul/11
· votar


Bom, vo aproveita esse topico pra pergunta uma coisinha do MIDI: ja foi falado aqui que dá pra usar um foot controller com a GR-55. Minha duvida é: dá pra programar a GR-55 com um Foot para mudança direta de patches. Por exemplo: Pedal 1 do Foot - User 01-1. Pedal 2 do Foot - User 09-2?

No Vguitarforum já foi perguntado isso, mas como meu ingles é furado, não intendi muita coisa.

Abraço

ghb
Veterano
# jul/11
· votar


Digão00
Bom, vo aproveita esse topico pra pergunta uma coisinha do MIDI: ja foi falado aqui que dá pra usar um foot controller com a GR-55. Minha duvida é: dá pra programar a GR-55 com um Foot para mudança direta de patches. Por exemplo: Pedal 1 do Foot - User 01-1. Pedal 2 do Foot - User 09-2?

Sobre o parâmetro no manual:
http://img691.imageshack.us/img691/8482/rxmap.jpg

Na pedaleira (coloquei qualquer coisa, como exemplo):
http://img825.imageshack.us/img825/8438/grrxpcmap.jpg

Isso eu nunca testei, mas aparentemente sim, bastando apenas endereçar os patches na GR55 e no Foot Controller. Mas sabe de uma coisa, a cada dia que passa vejo menos a necessidade de um foot externo para mudanças de patches na GR-55, pois posso direcionar funções para o GK e os Assigns são muito eficientes e fáceis de trabalhar. Quanto a mudança de timbres, tocando com a banda, uma adequação entre bancos e patches já resolve grande parte do set list. Eu já pensei em futuramente adquirir um Foot Controller, mas mudei para dar prioridade a outro GK para colocar em outra guitarra.

mvmarquezini
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal comprei a minha ontem!!!!!

Vou começar a brincar com ela essa semana para ver que bicho vai dar!!!

ghb
Veterano
# jul/11 · Editado por: ghb
· votar


mvmarquezini

Legal, cara! Foi difícil tomar a decisão, hehe? Está gostando dos timbres? Posta ai depois suas impressões, tanto com a sua banda quanto ao timbrar! Putz, ghb, Lin60, alanstu, Bog, mvmarquezini.... provavelmente logo com uma GR-55, Curly e Rica Satch... dá uma boa FCC GR-55 Synth JAM haha!!!

Parabéns!

[ ]'s!

ghb
Veterano
# jul/11
· votar


Aproveitando, o contrabaixista Gary Willis tocando com a GR-55:



mvmarquezini
Veterano
# jul/11
· votar


mvmarquezini

Legal, cara! Foi difícil tomar a decisão, hehe? Está gostando dos timbres? Posta ai depois suas impressões, tanto com a sua banda quanto ao timbrar! Putz, ghb, Lin60, alanstu, Bog, mvmarquezini.... provavelmente logo com uma GR-55, Curly e Rica Satch... dá uma boa FCC GR-55 Synth JAM haha!!!

Parabéns!


Sim, demorei bastante, principalmente porque ainda não vendi minha GT-10!

[ ]'s!



Ainda não consegui "brincar" muito com ela, pois estou enrolado no trabalho, mas assim que conseguir começar a mexer mais nela vol para conversarmos!!

Queria saber como fazer para regular melhor a sensibilidade do playing, vcs ten alguma sugestão?

ghb
Veterano
# jul/11
· votar


mvmarquezini

Queria saber como fazer para regular melhor a sensibilidade do playing, vcs ten alguma sugestão?

Se você já regulou a intensidade de cada corda e distância entre os saddles, te aconselho a ir "tocando" com ela, que a mão vai se ajeitando naturalmente e você vai se adequando (p'ra mim está sendo assim). Fora isso você tem a configuração de nuances e velocidade nas configurações do GK no sistema (eu ainda não alterei esses parâmetros, pois ainda não achei tããão necessário). Você pode também trabalhar com as configurações (attack, decay, nuance...) do próprio PCM Tone (O que não altero, pois deixo um patch PCM padrão e vou alterando apenas os Tones e possíveis Assigns e funções do foot ou GK, além de ser muito parâmetro kkk. A vantagem disso é que tenho timbres mais "estáveis" entre si). Essas são as minha sugestões.


principalmente porque ainda não vendi minha GT-10!

Aproveita e vai brincando com as modelações de guitarra nela!!!

mvmarquezini
Veterano
# jul/11
· votar


ghb
Veterano# Enviado: 28/jul/11 11:59
Citar Votar Denunciar

mvmarquezini

Queria saber como fazer para regular melhor a sensibilidade do playing, vcs ten alguma sugestão?

Se você já regulou a intensidade de cada corda e distância entre os saddles, te aconselho a ir "tocando" com ela, que a mão vai se ajeitando naturalmente e você vai se adequando (p'ra mim está sendo assim). Fora isso você tem a configuração de nuances e velocidade nas configurações do GK no sistema (eu ainda não alterei esses parâmetros, pois ainda não achei tããão necessário). Você pode também trabalhar com as configurações (attack, decay, nuance...) do próprio PCM Tone (O que não altero, pois deixo um patch PCM padrão e vou alterando apenas os Tones e possíveis Assigns e funções do foot ou GK, além de ser muito parâmetro kkk. A vantagem disso é que tenho timbres mais "estáveis" entre si). Essas são as minha sugestões.


principalmente porque ainda não vendi minha GT-10!

Aproveita e vai brincando com as modelações de guitarra nela!!!



Obrigado, assim que tiver tempo vou verificar suas sugestões.

Abç

Canhotex
Veterano
# ago/11
· votar


Aew galera li o tópico todo já to com a grana pra comprar, mas depois de ver esse video fiquei com medo de comprar. O cara diz que existem problemas de tracking (captura das cordas), e li na internet que a partir de semi-colcheias na corda mizona ele n capta bem e come algumas notas, será que vale a pena mesmo, com 2.800 da pra compra uma guita boa ou um ampli sei lá.

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Canhotex

A imensa maioria dos problemas com o rastreamento em notas agudas (e lembre-se que você pode depois puxar elas 1 ou 2 oitavas para baixo sem perdas no som) e notas fantasmas acontece por culpa de quem está tocando. Acontecem por causa de cordas abafadas ou soltas, esbarrões, dedos deslizando, enfim, sujeira na execução.

Já nas notas graves (note que o que conta não é a corda e sim a nota), sim, eu percebo claramente um atraso, e notas perdidas em certas velocidades. Isso tem a ver com uma questão física: o que chamamos de notas graves são aquelas que têm menor frequência, ou seja, elas têm menos ciclos por segundo, e portanto precisam ser observadas por mais tempo para poderem ser reconhecidas.

Agora, algo que já disseram por aqui - e o tiozão fala no final do vídeo - e que vale para qualquer MIDIficador é que você precisa adaptar o seu jeito de tocar. Simples assim. Não adianta colocar lá um PCM de sax e sair fritando escalas para cima e para baixo, até porque ninugém toca sax assim.

Na minha experiência, o GR-55 parece funcionar muito melhor para colocar certos preenchimentos no fundo das músicas, ou para linhas melódicas (desde que sem muita correria em notas graves). Isso falando dos sons PCM, os modelos COSM, que não dependem de rastreamento de notas, podem ser usados direto, a guitarra continua funcionando como você esperaria.

Eu já tive muita coisa, mas posso dizer com certeza que essa GR-55 é o equipamento mais profundo que eu já tive. Definitivamente não é plug and play, não é para alguém que não tem a menor idéia sobre o que um equalizador faz (e nem quer aprender), não é para alguém que baixa patches da Internet e não tem a menor idéia de como montar os seus próprios. E não é para quem não tem paciêcia de futricar em montes de parâmetros e combinações. Enfim, acho que não é o tipo de equipamento que serve bem para qualquer um. Mas eu gostei bastante.

Rica Satch
Veterano
# ago/11
· votar


Essa, Canhotex, é uma das muitas duvidas que eu tenho que me fazem pensar se devo comprar a GR.

Existem outros problemas além desse, por exemplo, os preços dos cabos e a dificuldade de acha-lo aqui no Brasil.

Eu decidi que vou esperar a Roland e outras marcas avançarem mais nessa área já que é uma área que esta em evolução. E mesmo sendo o mais novo e avançado produto dessa área, a GR-55 pode te desapontar (é o que eu ouvi tanto de amigos como de algumas pessoas aqui do fórum).

Mas isso que eu estou falando são só os defeitos da GR-55, mas existem inúmeras qualidades.

Eu não sei qual é o seu equipamento mas se estiver faltando alguma coisa, eu te aconselho gastar (não precisa ser tudo) nesse equipamento.

Mas como o dinheiro é seu a escolha também é sua.

Abraços. Rica

ghb
Veterano
# ago/11 · Editado por: ghb
· votar


Canhotex

Somando ao post do Bog, vou postar partes da MP que escrevi para o Rica Satch levando em consideração a minha opinião sobre os atrasos:

Tudo aquilo respeito da tocabilidade da GR, tanto a dinâmica quanto as notas fantasmas e a latência por parte das cordas mais graves, você confirma? Afinal você já "passou mais tempo com a GR" e já configurou tudo. Pois, como eu iria usar a GR para gravação até mais do que para apresentações

Eu não alterei as nuances do GK, até porque ainda não achei tããão necessário. Configurei na pedaleira apenas o que lhe é mais importante para uma boa captação do sinal das cordas, ou seja, distância e intensidade. Atraso não há nada de relevante. A corda A (Lá) capta normalmente as notas e não atravessa tanto ao meu playing. A E (Mi), por vezes "embola" o som devido a constante de vibração das cordas mantendo o sinal (pense binario que fica mais lógico para entender hehe), mas atente sempre levar em consideração o PCM Tone utilizado, dinâmica da frase e do instrumento simulado (abertura de fole, sopro, digitação...), a velocidade da frase e seu playing.

Comprovando em relação ao ATRASO, toquei frases em 8ªs em dinâmicas e andamentos diferentes. Nessas frases, a 6ª corda deixei com o timbre de piano e a 4ª corda com uma modelação de Strat, ou seja, só as duas cordas com som. As notas vieram em tempo normalmente. Um teste mais abrangente a fazer (não fiz por falta de tempo ) é gravar as frases em stereo, onde eu colocaria na track A o timbre de piano e na track B o timbre de guitarra e logo após a gravação eu simplesmente compararia as trilhas e verificaria uma possível latência relevante.

Em questão de embolar o som, pra mim, só na 6ª corda. Porém eu queria ter a oportunidade de fazer 2 testes. O primeiro que ainda o farei é colocar um GK na 7 cordas. Por vezes toco "em cima" da ponte, e com palhetadas mais com dedos que com o pulso, logo o ataque da palheta tende a ficar em diagonal em relação às cordas, então na 7 cordas o meu ataque na 6ª corda soa "diferente", por exemplo eu não consigo tirar harmônicos na 6ª corda com palheta em uma guitarra de 6 cordas, mas em uma guitarra de 7, esse harmônico sai naturalmente. Por analogia, no GK a 6ª corda soaria menos embolado. O segundo é testar a GR em uma guitarra com sistema piezo (como a Godin, que você citou em seu tópico), pois visto que o saddle é o captador, a dinâmica e intensidade da corda vem "na cara" do captador, não relevando tanto a altura da corda em relação ao mesmo (a minha 6ª corda é a mais distante em relação ao polo do captador hexafônico) e a vibração continua da corda e de suas frações em outras cordas (aquele negócio de tocar só uma corda no violão e sentir seu harmônicos em outras cordas).


Agora continuando:

Como o Bog postou: A imensa maioria dos problemas com o rastreamento em notas agudas e notas fantasmas acontece por culpa de quem está tocando.
Ontem, novamente outro amigo meu tocou com a minha guitarra e nos simples timbres de piano ele "atravessou" legal no playing, tanto acordes como em frases, e ele toca guitarra a um bom tempo! Comigo, os timbres estão sendo cada vez mais naturais, e não só eu percebo isso (desconsidere a Síndrome do REC nos vídeos kkk!.)

Agora, o mais importante a ser levado em consideração por quem quer adquirir a GR-55 e uma coisa que aparentemente o pessoal esquece é que a GR-55 não é APENAS UM SYNTH! Pra quem procura apenas um Synth, a GR-20 está mais acessível. Ainda há a GR-30, a GR-33... Cara, uma GR-55 sai mais em conta que os blocos que a compõem em separado, mesmo não tendo todas funções dos mesmos:

GR-55+GK = ~R$2800,00 > O valor que paguei

VG-99 = ~R$3999,00
GR-20+GK = ~R$2150,00
GT-10 = ~R$1999.00
GI-20 = ~R$1260,00

Mesmo com a diferença de valores que pode ocorrer de uma loja para outra, olha que legal.... A GR-55 é um produto relativamente barato, mesmo levando em consideração funções "cortadas" em cada bloco dela, até porque como o Curly citou "Assim a Roland seria sua própria concorrente!" (algo próximo disso foi a citação hehe)!!!

Em tempo, vai demorar muito p'ra eu trocar de pedaleira! A cada dia me sinto mais feliz em ter adquirido a GR-55! A facilidade de uso vem com o tempo, e, como eu tinha uma GT8, os parâmetros não me eram desconhecidos, salvos parâmetros PCM. Como um cara comentou em um vídeo meu no U2B: "Só quem tem uma Sabe......Eu tenho o Prazer de ter uma....kkkkkkk"! E faço dele minhas palavras! Só de olhar pra ela eu já dou um sorriso kkk!!! Muito f0d4!!! Se desapontar com ela...... se você for um purista que só toca com latinhas e valvulados e acha que guitarra boa tem que ter mais de 20 anos - que não é meu caso - talvez se desaponte. Talvez você se desaponte com você mesmo, por não conseguir utilizar todas as possibilidades disponíveis na GR-55, mas com ela, o sorriso ao tocar provavelmente será mais constante que a cara de ódio por causa de possíveis atravessadas do PCM (já que é o que mais gera comentários a respeito).

Sim, tenho uma tendência natural a elogiar a GR-55 hehe!!! Porém com muitos motivos!!

-edit- esses posts grandes..... haha!!!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


ghb
a GR-55 não é APENAS UM SYNTH!

Pois é, e isso tanto é importante que se fosse, eu não teria comprado. Para mim, o "bife" mesmo são alguns dos modelos de guitarra e baixo COSM, os sons PCM são a "polenta", e os efeitos e simulações de amp são o "arroz". O resto é salada, queijo ralado e sobremesa. =P

PS - Isso que dá postar quase na hora do almoço, hahahahahaha.

ghb
Veterano
# ago/11 · Editado por: ghb
· votar


Bog

Pois é, e isso tanto é importante que se fosse, eu não teria comprado. Para mim, o "bife" mesmo são alguns dos modelos de guitarra e baixo COSM, os sons PCM são a "polenta", e os efeitos e simulações de amp são o "arroz". O resto é salada, queijo ralado e sobremesa. =P

PS - Isso que dá postar quase na hora do almoço, hahahahahaha.


KKKKK!!!! Boa! Um Buffet Sonoro!! Se você tivesse acabado de chegar da balada poderia postar que a GR-55 seria um Open Bar hehe!! Eu sei.... essa foi tosca kkk!

Canhotex
Veterano
# ago/11 · Editado por: Canhotex
· votar


Bog, ghb
Depois de uma enciclopédia de respostas dessa ficou mto mais claro:D

Então Rica Satch eu tenho uma GT-8 uma RG350DX e um "amplizinho" meteoro. Mas queria expandir meus timbres, violões elétricos que eu não tenho nenhum "decente", pianos, strings e principalmente timbres com afinação mais baixa. Como a minha guita e floyd n da pra ficar mudando, ja cogitei ate comprar uma de 7 cordas mas com as possibilidades da gr-55 axo q n vou precisar.

Uma dúvida ao usuários da gr-55. Da pra simular uma guitarra afinada em Drop C por exemplo? Fica legal? Realista?

Outra coisa, pra melhor sonoridade da gr-55, que tipo de ampli eu deveria comprar, hi-fi, caixas ativas, ampli de teclado?

Vlw pelas informações glr, vcs são féra!!

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Canhotex

Então, os timbres de pianos e strings são PCM, e têm essas características que já foram discutidas: um pequeno atraso nas notas graves, sensibilidade a sujeira na execução, etc.

Os violões COSM são bem mais ou menos. São muito mais convincentes que aqueles simuladores de pedaleiras normais, e no meio de uma mix enganam bem. Mas para um voz e violão puro, eles soam meio falsos. Os da Variax eram melhores.

Quanto às afinações mais baixas, se você estiver falando de GUITARRAS com afinações mais baixas, funciona bem sim, com os modelos COSM. Eu não uso afinações alternativas, mas mesmo puxando as guitarras uma oitava inteira para baixo o som fica convincente para um baixo (sem contar os 2 modelos de baixo). Para mim, os 12 cordas soaram bem melhores que os da Variax.

Quanto ao amp, para os sons PCM você provavelmente quer algo como caixas ativas ou um amp de teclado (que são quase a mesma coisa). Para as guitarras modeladas, violões, baixos e synths COSM, você tem a opção de usar as simulações de amps e os efeitos da GR-55 - aí vai tudo pela mesma saída dos sons PCM. Mas tem uma outra saída que manda só o sinal seco da guitarra/baixo/violão/synth (COSM ou a tua própria guitarra), aí você pode usar o teu setup, os teus patches da GT-8, até ou teu ampzinho.

Eu estou arrumando aqui uma musiquinha feita com a GR-55. Provavelmente não é o estilo que você toca, e eu pesei um pouco a mão nos efeitos, porque queria explorar bem as esquisitices da pedaleria, mas pode servir de exemplo. Vou ver se termino de gravar no fim de semana.

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Canhotex

A propósito, você ganha bastante se ligar a GR-55 em um setup stereo.

Canhotex
Veterano
# ago/11 · Editado por: Canhotex
· votar


Bog
Hmm entendi. Bom pra quem não tem um violão que presta ta bom esse mesmo. Um violão bom não sairia por menos de 500, acredito eu.

Quanto as afinações alternativas então quer dizer que eu posso mudar da Standard pra Drop C ou Drop A normalmente? Tipo com as cordas independentes?

Bom o amp, acho que vou comprar um de teclado mesmo porque o meu amplizinho não é páreo para as simulações de amps da gr-55 e ligar ele na saida PCM acho que vai "colorir" o som original da gr-55. E outra se a gr-55 tem os mesmos efeitos COSM da GT-8 (alguns dizem melhores), posso vender ela sem medo.

Ow passa pra gente a musica gravada sim, to louco pra ouvir os sons dessa "monstrinha".

Setup stereo vc quer dizer?

/=> Saida PCM => Caixas Ativas/Amp Teclado
/
Gr-55 ===0
\
\=> Saida COSM=> Setup (Amp Guit, Pedais, etc)


Bom no momento meu set não tem um ampli louvável. kkk
Opto pelo setup mono msm =)

Bog
Veterano
# ago/11 · Editado por: Bog
· votar


Canhotex
Bom pra quem não tem um violão que presta ta bom esse mesmo.

Uma coisa que vale para todos os instrumentos simulados: você SEMPRE vai ser limitado de alguma forma quando usa um simulador na guitarra, porque a própria guitarra tem suas particularidades. Tipo, tem coisas que alguém tocaria num piano que são simplesmente impossíveis numa guitarra, mesmo com o timbre sendo mais ou menos parecido. Não tem como fazer uma simulação realmente convincente que te deixe tocar um baixo com algumas notas em slap. Eu uso muito o corpo do violão quando toco, então para mim este jeito de tocar num simulador simplesmente não funciona (mesmo um violão com captação piezo fica bem estranho). Para solos e linhas melódicas, convence bem; para batidas simples palhetando, é meia-boca; para o meu jeito de tocar, cheio de abafamentos e batidas no corpo do violão, não funciona.

Quanto as afinações alternativas então quer dizer que eu posso mudar da Standard pra Drop C ou Drop A normalmente? Tipo com as cordas independentes?

Sim, cada corda é independente. Você só não pode ao mesmo tempo mudar a afinação de uma corda E usar uma simulação de 12 cordas.

ligar ele na saida PCM acho que vai "colorir" o som original da gr-55

Não só isso. Lembre-se que amps de guitarra não têm resposta em várias frequências, especialmente graves e agudos. Os sons PCM incluem coisas que num amp de guitarra soariam como se estivessem vindo pelo telefone.

Setup stereo vc quer dizer?

Não, não. O guitar out manda apenas o som das guitarras, seco, sem efeitos nem simulação de amp.

Setup stereo que eu digo é ligar em duas caixas mesmo, ou em algo que tenha dois falantes e aceite ligação stereo. Eu, por exemplo, tenho um par de Roland CM-30. Você fala de amps de teclado. Existem amps com mais de um falante e entradas stereo, como o Roland KC-110. Mesmo caixinhas de PC, elas vêm em pares, né? Você mandaria aí os dois canais de saída da GR-55 para as caixas direita e esquerda. Tem vários dos sons PCM que são em stereo, com componentes diferentes em cada lado. Quando você mistura instrumentos tocados simultaneamente, pode também jogar um mais para a direita e outro mais para a esquerda. Tem também vários efeitos stereo, tipo uns chorus ensembles da vida.

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


Lá vai!

Escolhi uma musiquinha do Sonic 2, uma que sempre me passou uma idéia de desenho animado tosco com fantasmas e zumbis. Ou Scooby-Doo. Meio carregado de efeitos, mas a intenção era essa mesmo. Tirando a bateria, foi tudo feito com a GR-55. Uma coisa curiosa é que o instrumento "theremin-like" foi tocado ao mesmo tempo da guitarra lead.



ghb
Veterano
# ago/11
· votar


Bog

Cara, muito bom! Bem detalhado e "oportunista" com os timbres, e bem tocado! Não achei nada carregado, pois cada timbre está cumprindo muito bem seu papel! Está bem completo e equilibrado na mix. Aproveitei que estou com um Porta Pro aqui pra ouvir... as linhas de graves ficaram muito boas! Nem conheço o tema, tinha um Super Nintendo hehe, logo, as linha de baixo me remeteram a Família Addams - desenho animado tosco com fantasmas e zumbis (?) - haha! Merece um Split Screen hein?! Gostei!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finalmente! Roland GR-55! Impressões!