Finalmente! Roland GR-55! Impressões!

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# ago/11
· votar


ghb

Opa, valeu pelo comentário. Eu estava com um pouco de medo de pesar demais a mão. Pô, é a primeira vez que eu coloco distorção num baixo! Por sinal, o som do baixo está misturado com o sinal original da guitarra, que vai para uma outra simulação de amp. Dá para fazer coisas bem esquisitas com esse GR-55, heheh.

Família Addams

Hhehe, eu não tinha em mente nada específico, mas é algo por aí mesmo.

Canhotex
Veterano
# ago/11 · Editado por: Canhotex
· votar


Bog
veio, eu tinha um mega drive III com esse jogo do sonic 2 fechei ele umas 500 vezes, fikou igualzinha a musica original, kkk mto loko.
Deu ate saldade da minha infância kkkk
Fiko mto legal msm, deu pra ver a versatilidade da pedaleira.

Deu uma boa pesquisada na net, até vi que o melhor processador de efeitos que existe é o VG-99 por causa da variedade infinita de sons modelados e a tecnologia HRM (não utiliza o midi tracking mas sim algoritmos que captam o audio real da guitarra, só que dividido pelo gk-3), mas eh bem salgado o preço.

Dei outra pesquisada e vi que a gr-55 também tem essa mesma tecnologia mas tem muito menos possibilidade de customização, em outras palavras é uma vg-99 de bolso simplificada, mas com os PCMs que a vg-99 não tem.

Sendo assim cheguei a um consenso, vou optar pela GR-55 mesmo. Achei um bom preço na tecla center 2500 (com o GK-3).
Só estou com receio de uma coisa, talvez não caiba o gk-3 na minha guita porque o captador é bem pertinho da ponte. Amanha eu posto uma foto da minha guita pra voces verem se cabe. Senão acho que vou ter que comprar uma cort x1 da vida, pq eu costumo usar na emt e acho bonitinha e tem o braço confortável, ou alguma outra que voces indicarem. =/

studiopd
Veterano
# ago/11
· votar


Por favor, como devo fazer para que o arquivo que está aberto no sonar eu consiga reproduzir o som através do gr55.
Já instalei o driver e consigo gravar no sonar através do gr55. Porém, não consigo ouvir o que gravei. Já setei no mididevices para o gr55 tanto saída quanto entrada, mas, nada de obter sucesso em relação ao out.
Estou conectando o gr55 com o pc via porta usb e mandando o sinal out (p10) para o amplificador.
Obrigado!!!
StudioPD


MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


studiopd: Já instalei o driver e consigo gravar no sonar através do gr55. Porém, não consigo ouvir o que gravei.

Onde está plugando seu fone/caixa de som?

Abs

studiopd
Veterano
# ago/11
· votar


Olá Maurício,
Primeiramente obrigado pela gentileza e atenção.
Em resposta à sua pergunta, onde está plugando seu fone/caixa de som?
Na saída da GR55 Phones não tem nada plugado nela. Somente as saídas L/Mono - output R é que estão plugados com os cabos saindo para o amplificador.
Obrigado, uma vez mais.
Att
StudioPD


MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


studiopd

Posso estar arrado, mas pra monitorar o som do computador, vc precisa algo na saida pros fones da GR. Faz um teste.

abs

studiopd
Veterano
# ago/11
· votar


Olá Maurício,
Fiz o procedimento conforme sua orientação. Ainda não foi desta vez o resultado esperado.
Vamos continuar com os testes.
Obrigado.
Att
StudioPD


MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


studiopd

É cara, e não tenho essa GR. Apenas propus uma solução que aceita no uso de interfaces externas. Talvez, além disso, haja alguma configuração de "monitoramento" ou mesmo no Software onde gravou para direcionar a saída pra GR.

Abs

Bog
Veterano
# ago/11
· votar


studiopd

Você quer enviar áudio normal do computador pela GR-55? Você precisa escolher a GR-55 como dispositivo de áudio de saída (não tem a ver com os midi devices). Você pode fazer isso pelo painel de controle do Windows ou pela configuração do programa.

ghb
Veterano
# set/11
· votar


P'ra não perder o costume, um vídeo curtinho com Loop:



FINALMENTE CONSEGUI ACERTAR O TAMANHO DO PLAYER COM A CONVERSÃO DE ARQUIVO, KKKK!!

Como sempre, por favor leiam as descrições! XD

studiopd
Veterano
# set/11
· votar


Você quer enviar áudio normal do computador pela GR-55? Você precisa escolher a GR-55 como dispositivo de áudio de saída (não tem a ver com os midi devices). Você pode fazer isso pelo painel de controle do Windows ou pela configuração do programa.

Olá Bog,
Grato pela atenção.
O que desejo: é escutar os timbres do arquivo midi que estou rodando no SONAR via GR55.
Consigo tocar a guitarra via GR55 e gravar midi no SONAR. Mas, ouvir o que acabei de gravar ainda não está sendo possível.
Fiz os procedimentos ora sugeridos via painel de controle e no próprio SONAR, porém, ainda não obtive êxito.
Uma vez mais, muito obrigado.
Att
StudioPD


Bog
Veterano
# set/11
· votar


studiopd

Você quer então enviar os sinais MIDI para a GR-55 de forma a usar os timbres PCM dela? Se é isso, não é possível. Está escrito no manual (não lembro a página).

Curly
Veterano
# set/11
· votar


Bog

Você quer então enviar os sinais MIDI para a GR-55 de forma a usar os timbres PCM dela? Se é isso, não é possível. Está escrito no manual (não lembro a página).


se entendi bem, ele quer usar o GR55 como um módulo externo midi. Nesse caso, creio ser possível sim, caso exista alguma restrição na gr55 deve ser por causa de alguma política comercial. Pra fazer isso, ele tem que declarar a unidade como uma porta externa (midi out), agora, como fazer depende do programa usado.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


Curly

Manual, página 66:

Performance information from the GR-55 can be input via MIDI to your DAW software.

* It's not possible to play the GR-55's sound generator via input from the MIDI IN connector or the USB-MIDI connector.


leodf
Veterano
# set/11
· votar


Prezados,
será possível utilizar os timbres PCM da GR55 por meio de um controlador midi, no meu caso gostaria de utilizar uma pedaleira midi, um pk5 roland no midi in da GR55.

Toco numa banda cover de pop-rock tenho todo o repertório programado numa gt10, estou tentando incluir o gr55 mantendo as duas pedaleiras no set.

Bog
Veterano
# set/11
· votar


leodf

Leia o post anterior ao teu... ;)

ghb
Veterano
# set/11
· votar


leodf

Se você quer tocar os timbres da GR-55 com o PK5, isso não é possível, mas se você quer endereçar os switches do PK na GR, isso é sim possível, fazendo o endereçamento dos patches.

Você está plugando a guitarra com o GK na GR-55 e a saída GUITAR OUT no IN da GT-10 para continuar utilizando os patches da GT e timbres da guitarra, e utilizando o OUT da GT e da GR, correto?

Acho que seria mais fácil trabalhar com os próprios switches da GR-55 e Assigns da mesma. Isso provavelmente supriria grande parte das suas necessidades, senão todas haha, além da questão de não ter que levar mais o PK5 para a gig, considerando que mesmo com um repertório vasto, o número de timbres PCM não saiam do padrão teclas / sopro hehe. Os Assigns te dão várias possibilidades!!!

ghb
Veterano
# set/11 · Editado por: ghb
· votar


Sobre os Assigns (possibilidades)

Com timbres PCM:

Uma informação interessante é que você pode trabalhar com 4 timbres PCM dentro de um mesmo patch, "brincando" com os Assigns. Por exemplo:

GK VOL max - PCM1 A (ex: piano)
GK VOL min - PCM1 B (ex: sanfona)

Pedal de Expressão max - PCM2 A (ex: sax)
Pedal de Expressão min - PCM2 B (ex: flauta)

CTRL SW - Troca entre PCM 1 e 2

E se quiser ainda utiliza o EXP SW para desativas os PCMs e deixar apenas o timbre da guitarra. Apenas deixe a estrutura paralela. Utilizando o GUITAR OUT, utilize o EXP SW para mutar os PCMs.

Antes (no primeiro post) eu tinha postado que um Foot Controller era muito bem vindo.... agora eu digo: NÃO FAZ MUITA FALTA NÃO, HAHA!!

Parece complicado de fazer isso (trabalhar com tantos Assigns) mas nem é. Ao tocar, você decora isso.

Com timbres MOD:

Assim como a troca de PCM's, há a possibilidade de trocas de timbres modelados. Você pode por exemplo, tocar uma música em uma Tele com um chorus e na hora do solo mudar para uma LP, com bastante drive e delay ao toque de um switch!! Imagine que você tem lá seu timbre de Tele modelado e com o chorus ativo.... através do Assign você consegue mudar o modelo da guitarra, desativar o chorus e ativar o drive com o delay, apenas, por exemplo, endereçando todos os Assigns para o CTRL SW!

E se você quiser trocar de captador? Comofas? Os Assigns, novamente, te dão a possibilidade da troca de captadores!

Exemplo de patch:

Timbre inicial: Tele com chorus (o chorus posso controlar por exemplo no EXP PDL)
Ativando o CTRL SW: desativo o chorus, mudo de Tele para LP, ativo o drive e o delay (o delay posso deixar no GK VOL também).
Se eu quiser: SW do GK para troca de captadores, como por exemplo, SW1 para captador do braço e SW2 para captador da ponte.

Posso também utilizar o Assign para mudar de pedal entre as guitarras... por exemplo um TS na Tele e um OD para a LP.

____________________________________________________________

Eu utilizo os switches do GK para troca de bando em todo o sistema, mas se eu utilizasse por patch, minhas possibilidades seriam bem maiores (nessas horas, p'ra mim apenas um MIDI Controller com UP/DOWN seria ótimo), além de se mais "comum" pensar na troca de captadores por eles. O Volume do GK eu utilizo para situações diferentes, mas basicamente para adicionar ambiência e controlar o drive. A maioria das funções eu direciono pelo Assigns, pois há sempre timbres e combinações "chaves" que utilizo. Pouca coisa altero de um patch para outro.

____________________________________________________________

É isso, espero que as dicas tenham sido válidas! Quem sabe posto mais (ou os patches com os Assigs feitos, mas é mais interessante fazer por si, para descobrir mais a infinidade de combinações desse monstrinho sonoro chamado GR-55, haha!). Se forem válidas, vai que eu faça um blog da GR-55, postando patches pré moldados, kkk!! Ou não!


-edit- formatação e informação = ]

ghb
Veterano
# set/11
· votar


É isso, espero que as dicas tenham sido válidas! Quem sabe posto mais (ou os patches com os Assigs feitos, mas é mais interessante fazer por si, para descobrir mais a infinidade de combinações desse monstrinho sonoro chamado GR-55, haha!). Se forem válidas, vai que eu faça um blog da GR-55, postando patches pré moldados, kkk!! Ou não!

Tentarei!!!!

http://monstrinhosonoro.blogspot.com/

Vou começar a postar a noite hehe!!!

leodf
Veterano
# set/11
· votar


Prezados,

Sou novo no fórum, estou estudando os posts anteriores pra me ambientar, agradeço a oportunidade de estar aqui ao lado de quem conhece e utiliza as pedaleiras Boss/roland

Tem uns dois anos que uso uma GT10 no trabalho com uma banda cover em Brasília, levei um ano para aprender e construir os patches que uso neste trabalho, uso 3 bancos 12 patches ao todo com isso levo um repertório bem variado de poprock nacional e internacional.

Recentemente inclui a GR55 no set, no guitar out vai pra GT10, então tenho uma longa estrada para criar meus próprios patches na GR55, considerando que não pretendo substituir a GT10 mas sim somar os timbres PCM e simulações da GR55 ao trabalho ja existente.

Conheço pouquíssimo ainda da GR55 mas percebi que quando se toca um acorde e deixa soar sem nuances rítimicas vc consegue conciliar perfeitamente o som da simulação da GT 10 com um timbre de órgão na GR55 fazendo a "cama", fica ótimo. mas quando se quer uma cama de órgão somado a uma levada rítimica as coisas ja se complicam, daí pensei nesses casos usar o PK5 pra tocar as notas e não somente como um foot swich. Estranho não ter possibilidade de tocar a GR55 a partir de um controlador MIDI, me parece que existe a viabilidade porém não há interesse da Roland, por questões comerciais...

Bog
Veterano
# set/11
· votar


leodf
me parece que existe a viabilidade porém não há interesse da Roland, por questões comerciais...

Exatamente. É óbvio que a GR-55 tem tudo o que seria necessário para fazer o que você quer. O ponto é que a Roland muito provavelmente não quer concorrer consigo própria. Por isso, definiu uma "área de atuação" para o GR-55, que tem intersecções com outros produtos, mas nunca grandes o suficiente para ameaçar as vendas de outra linha. Eles querem que você compre a GT-10, o GR-55, *** E *** um sintetizador, provavelmente, hehehe.

ghb
Veterano
# set/11
· votar


Tentarei!!!!

http://monstrinhosonoro.blogspot.com/

Vou começar a postar a noite hehe!!!


Postei! Se alguém quiser colaborar, fiquem a vontade!!

ghb
Veterano
# set/11
· votar


leodf

Conheço pouquíssimo ainda da GR55 mas percebi que quando se toca um acorde e deixa soar sem nuances rítimicas vc consegue conciliar perfeitamente o som da simulação da GT 10 com um timbre de órgão na GR55 fazendo a "cama", fica ótimo. mas quando se quer uma cama de órgão somado a uma levada rítimica as coisas ja se complicam

Cara, há 4 tipos de HOLD (dá uma olhada na página 55 do manual). Se você quer fazer apenas manter a harmonia com o timbre PCM e continuar a rítmica com os timbres de guitarra, escolha o HOLD 2. Mas se quiser a rítmica de ambos, ai complica mesmo hehe!

ghb
Veterano
# set/11 · Editado por: ghb
· votar


Um UP com uma informação hehe. Já pré moldei 4 patches de uso interessante. Basicamente são essas as opções (não descreverei as funções dos switches):

Patch 1 > Modelação de LP, Clean e Drive, além da seleção de captadores (braço e ponte)

Patch 2 > Modelação de violão e mudança para LP com drive, wah-wah para ambos timbres

Patch 3 > Escolha entre 4 PCM tones em um único patch

Patch 4 > Timbre PCM e modelado, onde timbre PCM faz a cama e o timbre modelado faz o que quiser haha!!

São idéias básicas mas creio que sejam relevantes como informação para alguns usuários. A idéia é manter a estrutura e mudar os timbres. XD

Acabei de terminar os quatro. Estão devidamente testadas as funções.

Vou postar aos poucos no blog para ter assunto kkkk! Procurarei mais idéias!! Tentarei postar os arquivos com a modelação com o áudio e quanto aos PCMs, talvéz! A vantagem que na gravação de áudio a minha Síndrome do REC é menor, kkk!!!

Postarei aqui no meu blog: http://monstrinhosonoro.blogspot.com/

Mais idéias e contribuições, fiquem a vontade para postar!

-edit- PS: Se algum modera ler, poderia postar o link do meu blog no post inicial, por favor? Obrigado!

leodf
Veterano
# set/11
· votar


ghb
Parabéns pelo trabalho no blog

Alguém tem alguma consideração em relação ao uso de MIDI clock em parâmetros nos patches? Ou seja, em certos parâmetros é possível indicar que o seu valor deva seguir o BPM recebido via MIDI.

A intensão seria sincronizar todos os equipamentos da banda. Ja utilizaram este tipo de aplicação?

ghb
Veterano
# set/11
· votar


leodf

Parabéns pelo trabalho no blog
Obrigado!

Alguém tem alguma consideração em relação ao uso de MIDI clock em parâmetros nos patches? Ou seja, em certos parâmetros é possível indicar que o seu valor deva seguir o BPM recebido via MIDI. A intensão seria sincronizar todos os equipamentos da banda. Ja utilizaram este tipo de aplicação?

O Curly utiliza conexões MIDI/MIDI em seu set, com sua GR-30. Quem sabe ele passa aqui, ou manda uma MP pr'a ele.

ghb
Veterano
# set/11 · Editado por: ghb
· votar


PQP, a Síndrome do [REC] DESTRUIDORA DE IDÉIAS, VIBRATOS,PALHETADAS E FLUÊNCIA tá f0d4 p'ra gravar vídeos!!!

No mais, algumas idéias com atribuição de parâmetros e endereçamento:



Poisé, errei p'ra caramba, mas o intuito é, como dito, idéias em relação a pedaleira...

Me desculpem pela tosqueira, haha!!!! E, como sempre, por favor leiam as descrições do video no YouTube, ou no blog! XD

The Jedi Master
Veterano
# out/11
· votar


aí ghb, muito legal
pena que os impostos quebram a gente!!
eu já terei que desembolsar uma grana alta para comprar o violão midi da Godin... e mais uma baita grana para uma GR-55... rsrsrsrs
não sei, daqui a pouco como o meu caso é usar com violão midi, e não com guitarra, esta GR-55 até seja muita coisa... mas é que vi no site da Roland que esta GR-55 tem o tempo de resposta mais rápido atualmente do mercado.... e isto é muito importante... tenho uma placa de som Fast Track Pro, mas é preciso que todo o "circuito" processe/gere a informação sem atraso
eu nem estou muito interessado nos sons que a GR-55 produz (e que são ótimos por sinal), meu interesse é usar os sons dos VSTs que tenho no computador... então a GR-55 seria demais para mim, mas é ELA e somente ELA que tem o tempo de resposta mais rápido.... rsrsrsrssrs... oh dilema!!!!
acho que vou fazer por partes
vou comprar o Godin agora
e esperar para comprar a GR-55 mais pra frente... quem sabe neste meio tempo eu encontre outras alternativas
obrigado por este post, ainda não consegui ler todo ele, mas é muito elucidativo

ghb
Veterano
# out/11
· votar


The Jedi Master

Valeu!

meu interesse é usar os sons dos VSTs que tenho no computador
Então acho que o GI-20 já seria interessante p'ra você se você pensa em apenas utilizar o violão como controlador. Olha esse vídeo, o cara gravando audio e guitarra MIDI, via GI-20:


vou comprar o Godin agora
e esperar para comprar a GR-55 mais pra frente.

A vantagem é que você terá o GI-20, partes da GT-10 e da VG-99 em um mesmo produto, haha! A utilização será bem mais abrangente! XD

The Jedi Master
Veterano
# out/11
· votar


rsrsr... valeu mais uma vez ghb!!
e parabéns pela aquisição
foi um belo investimento

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finalmente! Roland GR-55! Impressões!