Fender Jazz Bass?

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência
isso é algo que eu estou pensando ainda... tem muita coisa ernvolvida nisso... tem que ser algo bem pensado... e se for pra comprar um baixo de 4 cordas, nao tenho nem duvida... fender jazz bass mex usado... depois eu compro outro baixo...

Jfactor
vi sim, mas deve estar custando muito caro... escala de 35", emg hz, eq de 2 bandas, braço inteiriço, isso tudo por 600 dolares... mas se eu pagasse 600 dolares por ele mesmo eu tava ate feliz...

o baixo de 8 cordas vai depender... se for tipo uma corda grossa e uma fina, a corda fina é afinada em oitava com a grossa... fica tipo uma viola, agora, se for um encordoamento normal eu nem sei viu...

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


conehc

eu vi o preço de shecter por 1200,00 e com capt. emg hz. eu cho q foi em sampa.

i ai BASSMAN, será q o preço é este?

TugaBass
Veterano
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Jfactor

O meu setup depende do baixo que usar e todos eles estão de origem, tal como saíram de fábrica!!!! Só lhes mudo as cordas e faço correcções ao setup desde braço, ponte, etc., se for preciso. Ao todo são 16 electricos, um acústico de 4 cordas, um Contrabaixo DoubleBass 3/4 de 4 cordas e um Guild/DeArmond Ashbory piezo-eléctrico (By Fender)

Mas normalmente toco sempre com os mesmos!

*Status Empathy-6 Graphite - 6 cordas; (Hiper-Activo 18V)
*Fender Roscoe Beck V Bass - 5 cordas; (Passivo)
*Yamaha RBX 775 - 5 cordas (Activo 9V)
*MusicMan StingRay5 - 5 cordas (Activo 9V)

- No Status Empathy uso cordas Elixir NANOWEB® Coating-Medium, XLong-032, 045, 065, 085, 105, 130.
Este baixo não tem afinação na acção do braço (torção do eixo) porque é inteiro, todo em grafite.

- No Fender Roscoe Beck, uso cordas Dean Markley-Blue Steel 2679A ML ,045 ,065 ,080 ,105 ,128.
Uso braço com acção mais baixa possivel. Um bocadinho de nada antes de trastejar. Muito macio.

- No Yamaha uso cordas Elixir NANOWEB® Coating-Medium, XLong - 045, 065, 085, 105, 130.
Uso braço com acção mais baixa possivel. Um bocadinho de nada antes de trastejar. Muito macio.

-No Music Man, uso cordas Ernie Ball, Nickel Roundwound Regular Slinky® 5-String - 045, 065, 080, 100, 130.
Uso braço com acção mais baixa possivel. Um bocadinho de nada antes de trastejar. Muito macio.

Não gosto dos baixos com acção alta... torna a execução mais dura e perde-se muito na definição das notas. Com acção mais baixa possivel, quando temos que fazer malhas mais rápidas, torna-se mais facil porque os dedos movem-se melhor...

Em termos de ataque e peso da nota, ao contrário do que se possa pensar, não faz diferença nenhuma, desde que não esteja a trastejar. Isso normalmente, tem a ver com o sustain dos pickups e caracteristicas especificas do baixo em questão!

Abraço.

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Europa e EUA são outras coisas hahahahahahaha :D

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass
Este baixo não tem afinação na acção do braço (torção do eixo) porque é inteiro, todo em grafite.


Isto não limita os ajustes de altura de cordas?
Abraço

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass

quando puder manda as fotos para nos vermos os Bass.

abçs

TugaBass
Veterano
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Homem da Ciência

Status Empathy Graphite
Este baixo não tem afinação na acção do braço (torção do eixo) porque é inteiro, todo em grafite.


Não limita em nada! Podes sempre ajustar a altura das cordas na ponte/cavalete, e é só isso... Não é preciso mais nada! Quanto ao braço, por ser um baixo inteiro em grafite, desde a cabeça até à ponte, ele não tem uma curvatura natural como é normal em qualquer baixo com braço em madeira. Ele é totalmente direito. A altura das cordas no primeiro ponto é exactamente igual à que tem no 24 ponto e não existem pontos mortos tipo 2º. ponto (F# ou B...)... Eu sei que estão a achar estranho mas é mesmo assim. A razão é simples! É por ser todo em grafite e por isso não cede às pancadas, diferenças de temperatura, etc., embora o fabricante diga que sofre sempre algumas alterações, sinceramente, eu acho que não! Pelo menos no meu nunca notei diferença.

Logo que possa, envio-vos fotos... Não tenho muitas fotos boas a tocar, onde se vejam bem os baixos, mas posso sempre fazer umas fotos deles.

Abraços.

TugaBass
Veterano
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Oi malta!

Não tenho ainda fotos mas deixo-vos aqui os sites para ficarem com uma ideia dos baixos...

http://www.status-graphite.com/oldsite/empathy2.htm

http://www.status-graphite.com/

http://www.roscoebeck.com/Gear.aspx#fender

http://www.musik-service.de/bassguitar-Yamaha-RBX-775-prx395679687en.a spx

http://www.ernieball.com/mmonline/specs/instruments_stingray5.html

Abraços.

conehc
Veterano
# fev/07 · Editado por: conehc
· votar


TugaBass
e não existem pontos mortos tipo 2º. ponto (F# ou B...)

como assim? nao entendi muito bem essa parte... o que vc quis dizer com isso?

kiasyd
Veterano
# fev/07
· votar


São os chamados "dead spots". Um "fenômeno" bastante comum em muitos instrumentos das mais variadas qualidades. São algumas pontos do braço onde as notas não ressoam tão bem como no resto do baixo. Nestes pontos perde-se sustain e há uma leve variação no tom... Claro que apenas músicos muito atentos e os próprios donos do instrumento que costumam perceber.

Supostamente em instrumentos de qualidade mais duvidosa tem casos mais graves...

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


conehc
kiasyd


Fender é famosa por dead sposts. Dizem que é por causa do design do head stock.

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07 · Editado por: Homem da Ciência
· votar


TugaBass


Bacana este Status. Nunca curti muito esses baixos modernos, mas este parece legal hahaha Tem alguma gravação com o som dele?

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass


quanto custa um bass destes? Status graphite?

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Jfactor


Acho que uns 4, 5 mil dólares.

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência
Acho que uns 4, 5 mil dólares.

baratinho,,,,,,,,,,vamos comprar alguns????????????????

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Jfactor

Compra primeiro você e grava uns sons, tô meio na dúvida ainda. hahah

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência
Compra primeiro você e grava uns sons, tô meio na dúvida ainda. hahah


Eu to meio sem tempo agora, vai primeiro depois vc me fala!!!!!!!!!

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência

vamos deixar para o Conehc, afinal ele esta com duvidas entre o Cort e outros, então já resolvemos o problema dele, rsrsrsrsrs

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07
· votar


Jfactor
Homem da Ciência

Exatamente, dou mó força (moral) ai....tô so acompanhando bem queto, num posso nem pensar ...uahuhauahuhau

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


hahahahahahahahhaha

conehc
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência
ahhh sim... ja reparei isso no meu baixo... lógico que tive que prestar muita atenção no som (insonia, um baixo, um fone de ouvidos e um modo de ligar isso tudo faz milagres)... mas sobre o fender, ser por causa do headstock aí forçou ne... e os precision telecaster nao tem isso? o headstock é diferente hahah

Jfactor
eu nao tenho dinheiro nem pra cagar na rodoviária, imagine pra comprar um roscoe beck? ele é um senhor baixo passivo, mas vai ter que ficar pra próxima...

vou deixar pro jfactor mesmo... afinal, quem ja teve um factor pode muito bem ter um fender dos mais moderninhos (se bem que eu li num review, que desse baixo da pra tirar sons dos mais vintages aos mais modernos por causa das opções de regulagem dele...)

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


conehc
mas sobre o fender, ser por causa do headstock aí forçou ne... e os precision telecaster nao tem isso? o headstock é diferente hahah



Bem capaz, só o formato do headstock e outras medidas já podem influenciar bastante na resonância das cordas.

conehc
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência
mesmo assim, é comprovado? uma coisa é a sabedoria popular outra é a verdade...

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


conehc

Melhor você perguntar para algum luthier.

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07
· votar


conehc
Homem da Ciência

Então caras, o formato e angulação do head eu sei q influencia muito na tensão das cordas, acredito q por consequencia , isso afete de alguma forma o som, mas a certeza q muda muito a maciez ao tocar, isso é certeza, ja falei sobre isso com luthier .
sobre o head dos telecaster acredito q a diferença esteja mais no formato mesmo, mas nao nas medidas de disposição das tarraxas, dai acho q a coisa não deve ser muito diferente, sei q toquei no sting signature e achei muito confortável..

TugaBass
Veterano
# fev/07 · Editado por: TugaBass
· votar


conehc

É isso mesmo! O kiasyd já respondeu quanto aos pontos mortos... É verdade que se nota mais em baixos de qualidade inferior, mas de uma forma geral todos os baixos com braço em madeira tem esse problema.

Homem da Ciência

Seja Fender ou outra marca qualquer em especial, todos têm pontos mortos (dead spots). Inclusivamente no meu fender roscoe beck, até nem se nota grande diferença, embora ela exista de facto.

Eu, além de músico tambem sou técnico no que respeita a setups em guitarras e baixos, aquilo que eu penso que vocês chamam de "luthier" e só eu mesmo é que naturalmente mexo nos meus baixos e guitarras.

Isto acontece com todas as marcas com braços em madeira e não tem mesmo nada a haver com os designs das headstock. Eu tenho varios baixos de várias marcas e modelos com diferentes cabeças e melhor ou pior, todos têm esse comportamento. Só o status é que não tem mesmo. Não é defeito... é mesmo assim! Tem a haver com a ressonância e vibração transmitidas pelo corpo, sendo estas aplicadas com todo o peso da tensão das cordas sobre o braço que por ser em madeira, vai amortecer e funcionar como passivo de força em alguns pontos... Mas onde se nota melhor, é mesmo no 2º. ponto e nas cordas mais graves, tipo F#, B.

Quanto ao som do status, é incrivel mas podes escolher o som que quizeres. É um baixo muito versátil em todos os aspectos. Ele tem um sem numero de possibilidades e combinações entre tonalidades de graves e agudos, incluindo equalizador paramétrico aos médios e depois podes trabalhar com as diversas bòbines dos pickups, quer seja em single ou humbaker... Só precisas de saber o som que queres e depois ir procurá-lo no baixo!

O preço deste baixo em moeda portuguesa/europeia fica em €4500 que é mais ou menos 5000 dolars americanos... é realmente muito dinheiro. Eu já o tenho há 9 anos e quando o comprei, o preço não era muito diferente de hoje mas saiu-me mais barato porque tive um endorsement do representante em Portugal e da fábrica (em Inglaterra).

conehc

É mesmo isso! O Fender Roscoe Beck é uma máquina de timbres. Não chega ao Status, mas é muito bom como fender. Podes ir buscar o som original do Jazz Bass passivo ou puxá-lo um pouco mais para um Jazz Bass deluxe séries activo, embora quanto a mim, com melhor qualidade porque não se torna muito metálico e estaladiço (como os deluxe séries activos) por ser passivo e nunca perde o recorte e a presença quando tocamos em banda. Faz-se ouvir muito bem e destaca-se sempre que é preciso. Podem ouvi-lo no dvd dos guitarristas "G3 Live in Concert" O Roscoe Beck com o Eric Johnson. Ele neste concerto usa um de 4 cordas e outro de 5 cordas. O som é o mesmo.

O RB5 um baixo que engana muito porque quando se o ouve a tocar, todos dizem que é activo... mas não é!!! O truque está na concepção dos pickups fabricados e idealizados por Bill Lawrence e na possibilidade de usá-los em várias combinações, além de ter um ataque independente só para os médios, especialmente para o slap... e depois tem uma ponte das melhores (Gotoh) que tambem ajuda muito aos timbres.

Vejam como funciona a electrónica dele!

http://www.fender.com/support/diagrams/pdf_temp1/basses/0196500A/SD019 6500APg4.pdf

http://www.fender.com/support/diagrams/pdf_temp1/basses/0196500A/SD019 6500APg1.pdf

Abraços...

kiasyd
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass

É isso aí. Dead spots é da natureza "imperfeita" dos instrumentos de corda construídos em madeira. Costuma ser evidente em instrumentos de menor qualidade simplesmente pela qualidade da madeira, mas aparecem em todos sim.

conehc
Veterano
# fev/07
· votar


ai galera, preciso de cordas, mas sou pobre e ultimamente nao ganho mto dinheiro com musica... daí tenho que pensar muito em custo beneficio.... o que vcs acham melhor comprar: 1 set de cordas d'dario nickel wound ou 2 set de warwick red label? se eu comprar as warwick vou ficar com cada set no baixo por 6 meses, totalizando um ano, mas se eu pegar as d'dario vao ser só 6 meses... o preço delas fica praticamente identico... 30 cada warwick contra 60 da d'dario....

ah, outra coisa... alguem conhece as cordas shelter?

ps: só pra constar a desgraça... a @#$%¨&* da corda lá arrebentou no meio do show...

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


TugaBass



Legal. Obrigado pelas informações.

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


http://www.bassnw.com/New%20Exotic%20%20Basses/gl_jb2_natural_RW_4_st. htm


Alguém conhece estes baixos?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Jazz Bass?