Video- Pot. Motorizado p/ pedais/amp (by guitartube)

Autor Mensagem
guitartube
Veterano
# out/08


Terminei de montar a primeira versão de um novo protótipo e fiz um vídeo hj. Trata-se de um circuito para controlar os potenciômetros de pedais/amplificadores.

Os potenciômetros originais dos equipamentos a serem controlados, devem ser trocados por seus equivalentes motorizados.

O video é pequeno e auto-explicativo, mas vou colocar aqui umas considerações:

- O circuito montado ficará internamente em um pedal de expressão;

- O pedal de expressão (com o circuito embutido), vai atuar no potenciômetro motorizado, que por sua vez ficará no pedal de efeito ou amplificador que se quer adaptar;

- O pedal de expressão foi simulado no vídeo, usando o circuito equivalente sem a carcaça (tipo volume ou wah);

- Existe ainda um Push-Button que posiciona/retorna o pot. motorizado em uma posição programável e ajustada pelo usuário (pode ser usado como boost variável).

O objetivo é poder configurar os controles de um pedal/amplificador de modo programável como em uma pedaleira digital e também controlar por um pedal de expressão.




ou

http://www.youtube.com/watch?v=Z4avfWWvuN4

Flw!!!!

infoleon
Veterano
# out/08
· votar


Legal, muito bem feito. Parabéns.

BaNdAiD
Veterano
# out/08
· votar


guitartube

Primeiro parabéns!! Tá muito legal!!

Seguno, registre patente sobre isso! Vc coloca vídeos no u2b e tudo mais, e semana que vem a boss ou outra marca lança um pedal com isso...

É bem capaz de que, se vc fizer isso funcionar bem legal, vc consiga vender para alguma empresa do ramo!!

Abraços e boa sorte!

ogner
Veterano
# out/08
· votar


SENSACIONAL!!!!!!

Pronto, tá rico!!!!!
Hehe.
Daqui a pouco tempo estarei comprando pedal com seu sistema....

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


bem legal! só esclarece 2 coisas, esse sistema você copiou de um já existente ou criou?

qual seria um uso prático para ele, que eu não entendi onde poderia ser util

Curly
Veterano
# out/08
· votar


guitartube

foda ! mas o esquema disso aí é pra amp, imagina um hand-made com uma interface digital capaz de armazernar os presets e restaurá-los a partir de um foot midi (que vc já fez !) abç

guitartube
Veterano
# out/08
· votar


infoleon
Vlw!!!

BaNdAiD
É bem capaz de que, se vc fizer isso funcionar bem legal, vc consiga vender para alguma empresa do ramo!!

Pode ser, quem sabe. Vlw!!!!


ogner

Daqui a pouco tempo estarei comprando pedal com seu sistema....


Eu acho que seria mais na praia de mods específicos.
Vlw!!!

guitartube
Veterano
# out/08
· votar


gucrispim
ó esclarece 2 coisas, esse sistema você copiou de um já existente ou criou?

Já existe um sistema de pots motorizados feitos pela Fender na linha de amplificadores Cyber. Vc salva varias configurações ajustadas (tipo: graves, médios, agudos, reverb, gain,....), e ativa a configuração desejada via um controlador, sendo os ajustes feitos automáticamente pelos motores. Eu desenvolvi um protótipo que pode fazer isto também (aquele botãozinho que eu aperto no vídeo faz isso), basta replicar o potenciômetro e incluir os presets na memória do microcontrolador. Não sei como a Fender desenvolveu/implementou isto nos amps dela, mas a minha implementação foi bolação minha mesmo.

Já o controle via pedal de expressão, é totalmente original.

qual seria um uso prático para ele, que eu não entendi onde poderia ser util


Pot = Potenciômetro

Primeiro caso:
Controle de presets (patches) nos pots de um amplificador, já explicado acima.

Segundo caso:
Controle de Expressão de um efeito.
O circuito construído (a placa com componentes), deve ser inserido dentro de um pedal de expressão e o pot motorizado deverá ser incluído em um pedal de efeito. Ex: Vc pode colocar o pot motorizado no lugar do pot de GAIN do seu pedal de OVERDRIVE e ligar os fios de controle (via um plug), do pedal de expressão ao pedal OVERDRIVE. Quando vc pisar no pedal de expressão (tipo volume ou Wah), o pot motorizado vai se mover em ambos os sentidos sob o seu controle gerando assim uma variação em tempo real do efeito GAIN no pedal OVERDRIVE.
Vc pode mudar varios pots de vários pedais de efeito e usar o mesmo pedal de expressão para controlar individualmente cada um deles.

Flw!!!!

guitartube
Veterano
# out/08
· votar


Curly
magina um hand-made com uma interface digital capaz de armazernar os presets e restaurá-los a partir de um foot midi (que vc já fez !) abç

Pode crer, ia ser um diferencial estúpido.
A implementação pode ser feita com um motor CC, motor de passo, ou servo.

Vlw!!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
C***lho! Vc faz engenharia eletrica, eletronica ou automação industrial? (Aproveitando tb pra me decidir no que fazer na faculdade, to entre esses 3)

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


Dark Fallen Angel

Eu fiz graduação em Eng. Eletrônica na UFRJ. Eletrônica é mais ampla dentre as propostas (na minha opinião).

flw!!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Vlw, eu tava vendo aqui na universidade federal da cidade, mas não tem eng eletronica, tem que fazer eletrica e no final do curso optar se quer eletronica ou não. Acho que vou ir nessa mesmo, já que ñ tem eng eletronica neh hehehe

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Infelizmente, você postou isso tarde demais...
Eu tinha um GRANDE projeto, mas o lance dos pots me quebrou.
Agora, não tem mais como eu recomeçar.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/173863/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/169466/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/168864/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/168652/

Abraços.

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


Dark Fallen Angel
tem que fazer eletrica e no final do curso optar se quer eletronica ou não

Pode ser uma opção, embora para o seu caso a UFRGS seria a melhor opção pq eles possuem um curso de Eletrônica muito bom, e com convênios excelentes.

Boa sorte na escolha.

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Opa, vlw, esse ano tá meio corrido, mas acho que no proximo vestibular vou fazer lah então. Talvez meu pais saiam daqui da cidade, então eu teria que morar num kit mesmo hehehehe

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


kairi
Infelizmente, você postou isso tarde demais...
Eu tinha um GRANDE projeto, mas o lance dos pots me quebrou.
Agora, não tem mais como eu recomeçar.


Eu li alguns trechos dos links que vc postou, e sinceramente, acho que vc não tem nem noção do que quer fazer. Até o que vc escreveu no tópico está vago.

flw!!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Ah, tava pensando aqui, e dai tive uma ideia. Eu acho que seria bem útil, e talvez você goste. Tipo, o mesmo esquema de potenciometros motorizados, mas externos, que você possa colocar em qualquer pot, sem ter que abrir o pedal e substituir ele. Talvez até com um sistema simples de correia ou engrenagem. É só uma ideia, que eu acho que seria muito legal se fosse possivel. Vlw

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


Dark Fallen Angel

É isso ae... O tempo passa rápidão.

flw!!!!!!

guitartube
Veterano
# nov/08 · Editado por: guitartube
· votar


Dark Fallen Angel
alvez até com um sistema simples de correia ou engrenagem

Eletrônicamente seria até mais fácil pq eu poderia usar um servo motor e trabalhar com PWM para posicionar. Um Servo motor é rápido, tem torque, e precisão. O problema seria a mecânica das engrenagens e adaptação para pedais, o que tornaria o sistema inviável, embora funcione bem para produtos customizados.

flw!!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
embora funcione bem para produtos customizados.
EXATAMENTE.
Num pedal customizado, um sistema de correia de borracha ficaria legal, o problema é achar uma maneira de isto funcionar em qualquer pedal. Eu não consegui pensar aqui numa forma de regulagem eficiente para isto.
Flw

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


Dark Fallen Angel

Se vc abrir um servo motor destes de rádio controle, irá encontrar um motor (dã), um potenciômetro bem pequeno e um circuito de controle. O motor está ligado ao pot via engrenagens pequenas (sem correia alguma), O pot é usado para definir a posição do motor, já que este motor é DC e não motor de Passo.

O circuito é para identificar PWM em perídos de 20ms e variações dentro do intervalo 1ms-2ms para cada posição (dependendo da precisão) e comparar a variação do pot com a posição do motor, para ajuste.

As engrenagens para ligar em um pot de pedal customizado, são simples e não levam correia pq estas gastam e geram imprecisões (vide Belt drive x Direct drive).

Para pedais Genéricos, o pot motorizado é mais bem aceitável e +/- universal, pois basta substituir o pot original pelo equivalente motorizado.

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
O que eu queria fazer é um sistema constituido de duas partes: uma é um foot, onde há os controles das funções, e noutra há uma caixa similar há um Rack, com os efeitos.

Primeiramente, o que eu queria fazer era um sistema de bancos para efeitos analógicos, para que se assemelhasse à uma pedaleira digital. O que me foi recomendado, era utilizar um sistema semelhante ao seu que gire o pot de vários efeitos automaticamente para a posição deseja, com um pisar de botões, tornando a troca de efeitos bem mais simples e rápida.

Depois, me aconselharam a escolher o sistema de "pots digitais" ou semelhantes, pois eram mais eficientes, e mais baratos.

Mas desisti de tudo por 3 simples motivos.

1 - Não tenho tempo para trabalhar em algo assim... isso precisa de MUITO estudo e um tanto de conhecimento que não tenho.

2 - Como eu já tenho minha fonte de ganho/saturação (amp), não iria precisar mais da metade dos efeitos que iria colocar no sistema, restando à eles apenas modulações, ambiências, pitch, compressores e alguns outros, mas os custos eram os mesmo e o tempo necessário também.

3 - Descobri que algo chamado Boss GT-10 poderia suprir minha COMPLETA E TOTAL necessidade de efeitos (para serem ligados ou não no loop) com uma praticidade e qualidade enormes, além de não requerer tempo nenhum meu, só ir na loja e comprar... E o custo dela? R$ 1200,00 nova, na loja, muito mais barata que os custos pra se fazer delay, wah e whammy.

Enfim, foi isso.

Abraços.

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


kairi
sistema de "pots digitais" ou semelhantes, pois eram mais eficientes, e mais baratos.

Possuem algumas limitações dependendo do equipamento usado.

1 - Não tenho tempo para trabalhar em algo assim... isso precisa de MUITO estudo e um tanto de conhecimento que não tenho.

Certamente, senão estaria por aí no DIY.

Descobri que algo chamado Boss GT-10 poderia suprir minha COMPLETA E TOTAL necessidade de efeitos

Eu uso um Pod XT que me supre tbm, porém muita gente gostaria de possuir um sistema mais complexo. Por ex:

Eu já construí um controlador MIDI incluindo pedal de expressão e terminei este protótipo para controle de expressão de pedais analógicos/posicionamento automático.

O próximo passo que já está em testes, é um controlador de loops hardwired true-bypass. Este LOOPER seria programável e ativaria/desativaria combinações de até 8 loops ou mais (256 combinações neste caso), e faria roteamento de pelo menos dois deles (trocar de posição lógica sem mudar a arrumação física).

Neste LOOPER vc pode incluir um rack ou pedaleira no loop e/ou pedais analógicos (ou cadeias deles), e controlar todos via o controlador MIDI em conjunção aos controles do LOOPER, + os controles dos pots e pedais de expressão bem usuais aos guitarristas (não ópticos,...., mas usando pots reais internamente).

A utilildade seria vc por ex: Ativar um compressor analógico no loop1 e posicionar o depth dele em 5; desativar o compressor da pedaleira no loop2 e ativar o delay no patch corrente (ou até mudar o patch); ligar um GT2 no loop3 e chavear para a simulação Fender e colocar antes da pedaleira (router), desativar os equipamentos nos loops 4,5,6,7 e chavear um determinado canal do amplificador no loop 8. Tudo isso pisando em apenas uma chave para ativar uma configuração programada.

Vc pode estar pensando que eu estou de sacanagem, mais eu ainda vou possibilitar ao usuário dar upload/download em configurações e programar/editar isto tudo via um aplicativo em Java no celular, usando Bluetooth.

O problema é tempo.

Flw!!!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Cara, na boa, esse é o meu sonho. Se precisar de uma ajuda em alguma coisa pode contar comigo.

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Tipo um roteador com várias saidas para efeitos... e dai o foot midi ativa e dasativa cada uma, como se fosse um "banco", certo?

Então, era EXATAMENTE isso que eu estava tentando fazer. =)

Além de quando pisar no botão, ligar e desligar certos efeitos, também girar os pots específicos para o lugar determinado.

Ex:
banco 1 - dist (loop 1) com 5 de ganho e 3 de tone / delay (loop 8) com 150ms de tempo e 5 de feedback
banco 2 - dist (loop 1) com ganho em 10 e 9 de tone / phaser (loop 7) com 3 de feedback...

Era isso que eu queria fazer, saca?

Mas agora a minha necessidade ja é outra, criar um sistema desses para o amp.

ex: banco 1 - canal 1 / volume 4 / ganho 3 / reverb 5
banco 2 - canal 1 / volume 4 / ganho 9 / reverb 2
banco 3 - canal 2 / volume 3 / ganho 9 / reverb 4

E o bom de ter algo assim "MIDI" é que eu posso ligar na entrada/saída MIDI de uma GT-10 (ou derivadas) e controlar os bancos por lá, salvando cada um em uma patch, fazendo tudo isso mudar apenas com a troca de patches da pedaleira. o/

Abraços.

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


Dark Fallen Angel

Flw!!!!

guitartube
Veterano
# nov/08
· votar


kairi
Tipo um roteador com várias saidas para efeitos... e dai o foot midi ativa e dasativa cada uma, como se fosse um "banco", certo?

O LOOPER em testes faz o papel de:
Chaveador que ativa/desativa cada loop (ou par send/retrun);
Roteador rearranja a ordem das saídas, ou seja, o loop3 está antes do loop4, então o efeito passa primeiro no loop3 e depois no loop4. O que ele faz é trocar a ordem interna de modo que o loop4 fique antes do loop3, mesmo eles estando fisicamente na ordem loop3-loop4. Eu poderia ter loop2-loop1-loop8-loop4-.....-loop3 mesmo que a ordem física for loop1-loop2-loop3-....-loop8.
Imagina a sua GT-10 alocada no loop3 e o LOOP dela ligado no loop 6, as possibilidades de combinações seriam imensas.

E o bom de ter algo assim "MIDI" é que eu posso ligar na entrada/saída MIDI de uma GT-10 (ou derivadas) e controlar os bancos por lá, salvando cada um em uma patch, fazendo tudo isso mudar apenas com a troca de patches da pedaleira. o/


Se juntar o MIDI foot controller + o controle de pots + o LOOPER (que está em testes), tudo isso poderá ser feito. Ainda vai ter roteamento, expressão em pot por pedal de expressão externo e Interface de programação via Bluetooth no celular.

Flw!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Que Deus ilumino você velho, vai ficar ótimo.
Com isso daria para ter um set gigante, mas estou intrigado com o que o Pete Cornish diz sobre bypass. Sera que um DI ou algo do tipo, só para acertar a impedancia, entre a guitarra e os efeitos não resolveria o problema?
[To louco pra começar a faculdade]

guitartube
Veterano
# nov/08 · Editado por: guitartube
· votar


Dark Fallen Angel
Que Deus ilumino você velho, vai ficar ótimo.
Deus sempre me ajudou brow, vlw!!!!

...sobre bypass...

Cara, eu acho que cada um enxerga de uma maneira diferente o mesmo problema. Eu vou usar Hardwired-True-Bypass pq não existirá nenhum circuito atuando no sinal original. Se isso é melhor ou não, tenho minhas dúvidas. As chaves mecânicas, eletrônicas e eletro-mecânicas, possuem prós e contra.

[To louco pra começar a faculdade]

Calma brow, o caminho é longo.

flw!!!!!

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


guitartube
Cara, isso vai ser o bicho! Me add no msn pra gente conversar sobre isso:

kairi_pso [@] hotmail . com

O que eu iria fazer é + ou - isso:
Uma caixa (do tamanho de um rack, ou maior) com várias saídas (send/return) para inserir os efeitos. Além do Send/Return, cada "canal" vai ter uma saída que se liga nos pots para girar eles.

Dai, essa caixa tem uma saída pra um foot, que organiza os loops e os utiliza conforme o usuário quer. Acho que um simples "LED" de 2 dígitos ja é o suficiente. Então, creia-se bancos virtuais de 00 à 99, cada um com uma configuração diferente.

Acho que uma porta USB para editar os bancos no PC é viável. O programa para escrever o funcionamento e organizar os "bancos" é um C, mais ai eu me ferro, pois nada manjo de C.

Olha aqui o meu set "atual":
http://allandavidson.com.br/rig

Vamo botar esse lance pra frente. o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Video- Pot. Motorizado p/ pedais/amp (by guitartube)