Sobre Processadores e Microcontroladores

    Autor Mensagem
    kairi
    Veterano
    # ago/07


    Eu vejo muita gente por ai, reclamando que os processadores de suas pedaleiras não são bons. Dai, bateu uma dúvida: Tem como trocar os processadores por outros melhores?

    Dando uma olhada por ai, vi que tem uns aparelhos que funcionam com Microcontroladores PIC, que variam de 0 à 48Mhz, tendo processamento de 8, 12, 14 e 16 bits.

    Mais ai que surge a dúvida: Não tem como adaptar um Pentium 4 ou algo pareciso em um pedal? Não tem como overclocar o Microcontrolador?

    Abraços. o/

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Credo! Vc ta afim de inventar né aUHUAhAUa

    Pirou errado! Impossível!

    Bog
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Bog
    · votar


    kairi

    Credo, tem pedaleira a base de microcontrolador PIC?! Heheheh, se for a Zoom 505, tá tudo explicado. :P Acho que hoje em dia deve ter sim pedaleira usando DSPs mais parrudinhos, né?

    Meu, não é tão simples assim. Para começo de conversa, a pinagem de um Pentium é total e completamente diferente da pinagem do microcontrolador ou DSP original. O programa que está na EPROM, Flash ou seja lá o que for, não vai rodar num processador que usa instruções diferentes. Fora que os outros componentes devem estar sincronizados com o processador original, ou seja, se você fizer ele rodar mais rápido, é possível que outras partes do circuito parem de funcionar. Por fim, o problema não é só que o processador é limitado, mas que todo o firmware/software é desenvolvido para rodar nesse processador limitado - colocar um processador mais potente não ia adiantar nada se as distorções continuarem sendo as mesmas porcarias.

    Em outras palavras: a pedaleira é um pacotinho fechado, onde tudo se liga com tudo de uma única forma, definida no projeto. Provavelmente, sequer tem um SO rodando lá dentro, é só o firmware já contendo tudo (modulações, simulações, distorção, etc). O PC se popularizou exatamente por ter arquitetura aberta e interfaces padronizadas - aí você pode ficar trocando as partes e fazendo upgrade.

    Para melhorar a pedaleira, na melhor das hipóteses, você teria que trocar o processador por um mais potente e o firmware / software. Obviamente, isso quer dizer que você iria precisar refazer todos os algoritmos, reinventar as distorções e as modulações, tudo de novo. Ou seja, você praticamente estaria fazendo uma pedaleira nova, hhahah.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    kairi
    Até deve ter alguma maneira torta de modificar um equipamento desses, mas deve ser mais fácil simplesmente usar um computador com um Guitar Rig da vida. É uma simples questão de custo x benefício.

    Neste caso eu diria que de tempo x benefício.

    Lembrando que por mais defeitos que existam nos produtos disponíveis no mercado, eles trabalham no máximo possível que ainda é estável. E os fabricantes não querem queimar etapas, tanto por razão do lucro quanto pra manter sua base - um salto maior do que a perna pode gerar problemas.

    Ou... Praticamente o que o Bog falou... Eu escrevo muito devagar pelo visto...

    Se queres desenvolver algo do gênero aí é outra história, talvez até faça sentido dar uma analisada pra pular alguns passos. Embora algumas vezes a melhor idéia venha exatamente de não seguir as idéias já estabelecidas.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Um microcontrolador PIC dentro de uma pedaleira, serve no MÁXIMO para controlar os presets e chaveamento. Lá dentro deve ter um processador com insturções próprias para pedaleira, conversores A/D/A, e com certeza um programinha pra rodar tudo isso, que seria o firmware.

    Acho que é tudo meio que regulado lá dentro. Não basta trocar um Proc. de 8 bits por um de 16 bits para que o efeito fique melhor. Talvez alguém com um puta conhecimento nessa área possa comprar um processador de uso militar com 1Ghz e 128 bits, usar uma memória de alta velocidade de 1GB, mais aquele monte de pecinhas, fazer um programa monstruoso que rode os mais diversos efeitos na qualidade máxima, e jogar dentro duma "caixinha". Pronto, uma mega pedaleira... agora não me pergunte quanto deve custar isso aí, pq eu não sei, mas prá lá dos 5 conto (para fazer).

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal

    Um microcontrolador PIC dentro de uma pedaleira, serve no MÁXIMO para controlar os presets e chaveamento

    Hehehe, pois é, dá até medo imaginar alguém usando isso para rodar efeitos em tempo real.

    kairi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Shakal
    ...mas prá lá dos 5 conto (para fazer)...

    Desanimou totalmente...

    Mas você também me deu uma idéia! \o/

    ...comprar um processador de uso militar com 1Ghz e 128 bits, usar uma memória de alta velocidade de 1GB ,,, e jogar dentro duma "caixinha"...

    Será que um software bem feito rodará legal sobre um esquema desses?

    http://www.via.com.tw/en/products/mainboards/motherboards.jsp?motherbo ard_id=472
    http://www.apple.com/macmini/

    Só fazer um case com um teclado transformado em footswitch, e acomplar um LCD retrátil, tipo esses de carro.

    Ou se faltar grana... http://linuxdevices.com/news/NS9996942590.html

    O que acham?

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kairi

    Sim, mas você está esquecendo de um "pequeno" ponto. Fazer o software para um delay, um reverb ou um compressor 'genérico' é relativamente fácil - até eu sei fazer (já fiz um limiter bem simples, por exemplo). Fazer o software para uma simulação de amp ou pedal específico pode ser bem mais complicado.

    Tenho para mim que o fator determinante não é só pouco poder computacional. Acredito que uma grande parte das imprecisões surge simplesmente porque simular o comportamento exato de um amp valvulado não é uma tarefa trivial. Você saberia por onde começar? Se fazer esse software fosse simples, simuladores que rodam em PC (como o Guitar Rig) poderiam ter a qualidade PERFEITA - era só ter um PC rápido ou rodar o plug-in num "modo perfeito" que trabalha só sobre gravações (não em tempo real).

    Acredite, fazer software pode parecer fácil, mas fazer softwares BONS é complicadíssimo.

    Bog
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Bog
    · votar


    kairi

    BTW, nos lugares onde eu trabalhei sempre tem esses computadorezinhos biscuit. Até eu mesmo já trabalhei com um. Para começo de conversa, se você quer processamento real-time, pode esquecer Windows, Linux ou qualquer outro Sistema Operacional convencional. Eles não têm controle de tempo real. No mínimo, precisa de um QNX. Do contrário, você vai ter um processador todo legalzão rodando um monte de coisas completamente inúteis para a tua aplicação. Só gerando atraso - veja como algumas pessoas sofrem para usar o Guitar Rig.

    Fora que às vezes, um DSP com menos velocidade e memória trabalha muito melhor quando o negócio é ter resposta imediata. É só tirar todas as camadas de SO e programar tudo na unha mesmo, "escovar os bits". É assim que os fabricantes de pedaleiras fazem, tenho quase certeza. Eu estou falando tudo isso porque já trabalhei desenvolvendo para DSP.

    Note que eu não estou dizendo que fazer algo melhor do que as pedaleiras atuais é impossível. Estou dizendo que é muito mais difícil do que pode parecer à primeira vista.

    kairi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bog
    Antes de tudo, muito obrigado pela sua colaboração man. (Y)

    Eu não quero algo MELHOR que uma pedaleira, como uma GT-8 da vida por exemplo...

    Eu gostaria de saber, se tem como tirar sons de qualidade, construindo um/aproveitando peças/re-utilizando eletrônicos, de modo que se tenha algo útil, versátil e barato. Por isso a pergunta dos mini-pcs, pois além de ter eles como manipulador de efeitos, eu posso jogar um CS ou entrar no FCC com eles.

    O Guitar Rig, por exemplo... com que config eu posso rodar ele BEM? Terei que CRIAR (???) um sistema para ele, ou só apenas uns truques resolverão?

    Abração.

    Bog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    kairi

    Acho que com um computador decente, e com uma boa placa de som, você consegue rodar o guitar rig sem maiores dificuldades. ;)

    kairi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bog
    Computador decente = Que hardware + que software?

    Placa de som boa = exemplo..?

    Abraços.

    kairi
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Up.

    Estou pensando seriamente em usar esses microcontroladores PIC em um projeto que estou fazendo (pretendo apresentar ele pro curso técnico).

    Já já posto um tópico sobre isso.

    Vamos ver no que vai dar.

    ogaitnas
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Eu tenhou um pentium4 com uma creative audigy e guitar rig, amplitube e outros
    simuladores rodam bem tranquilo

    no meu notebook, semprom com behringer usb tb roda belezinha. sem ruído e sem
    delay.

    Bog
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kairi

    Heheh, nossa, nem vi que vc tinha feito uma pergunta. Acho que a essas alturas já nem faz diferença eu responder ou não! =P

    Uma vez eu vi um servidor web rodando sobre um PIC desses. O cara que fez jurava que era a menor implementação de HTTP+TCP/IP do mundo. Claro que era só o básico para funcionar.

    DotCom
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kairi
    Até a zoom G2 já tem um processador suficientemente bom pra se fazer uma pedaleira legal.
    Mas a modelagem dos efeitos é oooooutra coisa. esqueça modelagem por equações lineares bonitinhas, essas coisas da graduação.

    kairi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A discussão continua aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196924/

    Um rapaz foi mais rápido e criou um protótipo antes. Me ferrei. :(

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre Processadores e Microcontroladores