Video- Pot. Motorizado p/ pedais/amp (by guitartube)

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# jan/09 · Editado por: kairi
· votar


guitartube
Com pot digital ao invés de ser um pot giratório no amp/efeito seria dois botões (um up e um down) um display com led pra indicar, certo?

Mais assim fica mais fácil/barato de construir?

Servo Motor + PWM é a maneira (mecânica) mais barata e eficiente, certo?

SV+PWM seria isso:
http://elm-chan.org/works/smc/report_e.html

Abraços.

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


kairi
Com pot digital ao invés de ser um pot giratório no amp/efeito seria dois botões (um up e um down) um display com led pra indicar, certo?

Na verdade é um microcontrolador ou ASIC com conversão AD e protocolo que nesse caso seria up/down.

Mais assim fica mais fácil/barato de construir?

Fica mais fácil, porém como eu já mencionei anteriormente, ele possui limitações elétricas que inviabilizam em algumas aplicações de adaptação.

SV+PWM seria isso:

Este artigo mostra a construção parcial de um servo motor controlado por PWM. O resultado é parecido com a minha implementação pois eu usei um pot duplo, onde um pot era de função de audio e o outro era para dar o feedback de posição do motor + uma ponte H como drive e polaridade de rotação. Existem servos mais simples e compactos, e com todas esse hardware já incorporado.
Eu fiz um controle de posição usando PWM e um servo, os resultados foram muito bons, tbm vou postar um vídeo do circuito e experimento.

flw!!!!

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
Qual será o tamanho final da placa, com todos os componentes soldados e funções incluidas?

Vou dar uma re-listada:
.6 loops traseiros, 2 dianteiros.
.Capacidade de ser controlada e controlar outros dispositivos via MIDI.
.Bluetooth e (talvez) interface USB.
.O que mais?

Acho que a combinação SM+PWM será a melhor mesmo.

To pensando aqui se pode usar o pedal da GT-10/XTL para "brincar" de wah com os pots, como por exemplo, usar ele para fazer uma ação conjunta (aumentar ou diminuir reverb+ganho+volume ao mesmo tempo)...

Ou até mesmo, usar o pedal para controlar o Whammy da Digitech (esse aceita midi).

ó: ftp://ftp.digitech.com/pub/PDFs/Manuals/Whammy.pdf

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
usa esses seus pots com uma interface PP ou USB (mais chique, rs) em uma mesa, aposto que seria muito util em estudios, eu colocaria no meu

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


kairi
Qual será o tamanho final da placa, com todos os componentes soldados e funções incluidas?


Optar por servos é a melhor escolha, como eles são locais a cada pot controlado, não entram no circuito diretamente. Assim o projeto fica bem pequeno. Determinar o tamanho final da placa depende do micocontrolador escolhido e dos chips de suporte. Acredito que no máx. uma placa 10x10 cm, acomode bem o básico.

To pensando aqui se pode usar o pedal da GT-10/XTL para "brincar" de wah com os pots, como por exemplo, usar ele para fazer uma ação conjunta (aumentar ou diminuir reverb+ganho+volume ao mesmo tempo)...

Pode sim, sse vc mudar rapidamente os patchs sequencialmente com o pedal de expressão. Nunca vi isso, mas dá para fazer.

Ou até mesmo, usar o pedal para controlar o Whammy da Digitech (esse aceita midi).

Dá tbm. Eu acesso e controlo o Whammy do guitar Rig com o meu controlador. QQ midi vc controla, até um teclado eu controlei com o meu MID foot controller.

flw!!!!

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


SpectrosGuitarman
usa esses seus pots com uma interface PP ou USB (mais chique, rs) em uma mesa, aposto que seria muito util em estudio

Com certeza, naquele mar de knobs, uma automatização seria um grande avanço.

Vlw!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
*****, monta logo uma empresa *********.
Não sei se vc já olhou isso, mas acho que pode ser interessante.
É um loop da voodoo lab, que funciona tb como foot switch pra amps, a/b, midi e etc. É um projeto a ser copiado hehehehehe.
Unidade ground
Unidade Rack

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
Então fudeu tudo! To vendo a hora de eu fazer esse lance! \o/

Cara, ta afim de fazer uma parceria não? AUHUAhouihuIHI


Dark Fallen Angel
Esse lance de ground/rack me lembrou as antigas versões.

Vou ver se eu acho uma foto do V101 por aqui.

Abraços.

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel
*****, monta logo uma empresa *********.

Dá muita dor de cabeça. Projetos deste tipo só rendem grana se forem exclusivos e personalizados.

Não sei se vc já olhou isso, mas acho que pode ser interessante.
É um loop da voodoo lab, que funciona tb como foot switch pra amps, a/b, midi e etc. É um projeto a ser copiado hehehehehe.


Eu já conhecia e incluíi algumas das características dele no meu projeto. Custa muito caro, mas dá pra fazer um igual por 25% do preço.

flw!!!!!

.

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


kairi
Então fudeu tudo! To vendo a hora de eu fazer esse lance! \o/

Cara, ta afim de fazer uma parceria não? AUHUAhouihuIHI


Eu posso vender o projeto aberto ou vender o chip que faz tudo sem detalhes.
Se vc tiver interesse em revender eu aceito. Se vc optar por revender o chip do Guitartube MIDI FootController é uma boa para começar (depois que eu revisar uns detalhes).

flw!!!!!

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
Sim, sim, mas como será a versão final do Guitartube MIDI FootController?

guitartube
Veterano
# jan/09 · Editado por: guitartube
· votar


kairi
Sim, sim, mas como será a versão final do Guitartube MIDI FootController?

Tá finalizado já, versão 1.4. Pode ser usado em POD-XT, V-Amp, Tonelab, Guitar Rig, Amplitube, Revolver, .... Ele faz program UP/Down e controla expressão de qq parâsmetro ou wah, whammy, etc... Baratinho, o chip vai custar 50 pratas e o circuito montado custará 10 pratas. A versão 2.0 com USB vai ser mais cara um pouquinho.

Em SP vou passar para o Blackmore, No RGS tem um menino do youtube, tem um colega do ES que vai confirmar, tem uma garota que vai pegar no RJ, e pode ser vc o próximo do RJ.

flw!!!!

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
Eu pego sim.

Espero que ele seja "Full range 100% total compatible" com o Loop/Switcher/Router.

Afinal, qual vai ser o nome desse lance?

Abraços.

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


kairi
Espero que ele seja "Full range 100% total compatible" com o Loop/Switcher/Router.

Ele é um controlador a parte.

Afinal, qual vai ser o nome desse lance?

GMFC - Guitartube MIDI Footcontroller











flw!!!!

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


Faltou esse video que foi a primeira versão que estava com uma falha de tx no pedal de expressão, o wah ficou picotado no efeito, alçém de aumentar e abaixar o som.



flw!!!!!

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
Caralho, coisa pra Kct!

XD

Eu vou dar uma olhada no conteudo, e depois eu posto aqui.

guitartube
Veterano
# jan/09
· votar


kairi

Eu já montei este protótipo a um tempão, mas não tenho tempo para resolver as pendências e ainda quase entrei numa furada vendendo os direitos para um canadense FDP que quase me fodeu e enrolou tudo.
Agora estou tirando umas férias prá descansar e não boto a mão em porra nenhuma hauahuahauhauhauhauhau. Agora é só praia, cerva, muié, futebol, pescaria e cama.

flw!!!!!

kairi
Veterano
# jan/09
· votar


guitartube
Cara, tudo bem?

Eu to postando aqui rapidinho, porque estou no trampo, não posso dar uito mole aqui. E estou sem PC em casa, a coisa ta feia.

Da um Briefing de como as coisas estão ai. o/

Abraços.

guitartube
Veterano
# fev/09
· votar


kairi
Cara, tudo bem?


Blz!!! Até que enfim tirei umas férias e viajei sem ser a trabalho.

Da um Briefing de como as coisas estão ai. o/

Tá tudo na mesma pois eu estava na boa vida, mas em breve eu vou fazer uns testes e passar o GMFC para conexão USB.

Vlw!!!!

Fisioterapeuta
Veterano
# fev/09
· votar


guitartube
vc cobseguiria bolar um esquema de rebobinador para captador com motor cc aquele motorzinhos de carrinho de controle remoto? tipo fazer com ele rode de vagar mas nao percao torque?


vlw

guitartube
Veterano
# fev/09
· votar


Fisioterapeuta
vc cobseguiria bolar um esquema de rebobinador para captador

Existia um rebobinador manual que enrolava as bobinas de carrinhos de autorama, acho que passar ele para motorizado e adaptar para captadores é uma questão de ajuste.

com motor cc aquele motorzinhos de carrinho de controle remoto? tipo fazer com ele rode de vagar mas nao percao torque?

Os servos de carrinhos de controle remoto possuem controle de velocidade e posicionamento por PWM, e por este método eles rodam a qq velocidade sem a perda de torque. Já implementei o controle deste servos por PWM usando um microcontrolador e possuem aplicações ilimitadas.

flw!!!!!

Fisioterapeuta
Veterano
# fev/09
· votar


guitartube
man,... me pass seu msn por favor, gostaria muito de aprender a adaptar este motorzinho...

Fisioterapeuta
Veterano
# fev/09
· votar


guitartube
se eu colocar um afonte de alimentacao baixa como por exemplo ligar o motor em uma fonte de 1,5 volts ao inves de 9 volts, isso faria com que ele rodasse mais devagar?

guitartube
Veterano
# fev/09
· votar


Fisioterapeuta
gostaria muito de aprender a adaptar este motorzinho...

Adaptar um motor não é complicado pq depende de criatividade, porém imlementar PWM para controle é mais complicado e demanda muito conhecimento.

e eu colocar um afonte de alimentacao baixa como por exemplo ligar o motor em uma fonte de 1,5 volts ao inves de 9 volts, isso faria com que ele rodasse mais devagar?

Este modo de implementação corresponde ao controle de velocidade por variação de tensão. A velocidade é diretamente proporcional a tensão de alimentação (dentro dos limites do motor). Funciona sim, mas vc perde torque e sofre com a aceleração/desaceleração do motor. Se estas perdas não afetarem o seu processo de bobinamento este método seria o mais indicado.
Por PWM o motor fica com a tensão no máximo e mantém torque, sendo que pode rodar a qq velocidade desejada a qq instante.

flw!!!!!

kairi
Veterano
# fev/09
· votar


guitartube
olha isso:

http://www.youtube.com/watch?v=wIbarTPNJkg

guitartube
Veterano
# mar/09
· votar


kairi

Muito legal, boa implementação. A única diferença é que ele não tem implementação de pedal de expressão.

Esta semana um amigo me procurou e me pediu para implementar um controle de velocidade por PWM para servo motores de Aeromodelos. Os controladores importados custam aqui, de 700 a 900 pratas, fiquei de fazer um protótipo e ele testar em um aviãozinho da coleção dele. Se funcionar legal, dará muita grana. Praticamente tem pouca coisa para mudar em relação a este projeto.

Vlw pela info.

kairi
Veterano
# mar/09
· votar


guitartube
Estou ficando assustado.

Ja não é a primeira vez que isso acontece. Toda vez que eu fico afastado deste tópico eu começo a pensar em um derterminado N e suas variáveis X e Y. Depois de uns dias pensando nisso, você vem e posta que está pesquisando a implementação de N e que talvez as váriáveis X e Y podem ser úteis.

...

Nas 6 semanas que este tópico ficou sem movimento, eu não postei nada, mas TODO DIA eu dedico um tempo a pensar em como o seu esquema pode me ajudar a controlar um bombardeiro-miniatura a deslizar os jet-motores para as coordenadas determinadas. E então, você aparece com esse post. O_O

Eu estou construindo um X-49 Night Raven, em uma escala da 1:4 ou 1:5.

Estava pensando, seria muito mais prático acoplar os motores em flaps e fazerem eles girarem com os passo motores do que ficar calculando as coordenadas e gerando instruções por telemetria. Muito mesmo.

Enfim, a cada dia que se passa, estou terminando de acertar os detalhes do meu amp handmade.

Você ja tem um protótipo funcional para controlar um pot? No momento quero algo muito simples, apenas 1 servo-motor para controlar o po de Volume do amp. 5 botões (0%, 25%, 50%, 75%, 100%) são o suficientes.

Abraços.

guitartube
Veterano
# mar/09
· votar


kairi
Estava pensando, seria muito mais prático acoplar os motores em flaps e fazerem eles girarem com os passo motores do que ficar calculando as coordenadas e gerando instruções por telemetria. Muito mesmo.

Na prática, os servos motores são motores DC com velocidade e posicionamento controlados via PWM. Se vc abrir um servo de aeromodelo, vai encontrar um motor dc e um pequeno potenciômetro com uma engrenagem associada eixo do motor + circuitos. Servos não usam motores de passo, salvo algumas rarissimas exceções.

Você ja tem um protótipo funcional para controlar um pot?

Tenho para servos, pots motorizados com motores dc, e motores de passo

Se vc arrumar um potenciômetro motorizado com as especificações que vc quer, ou um motor de passo ou servo motor , eu lhe forneço, o chip programado e o esquema da placa para cada implementação.

Se o seu handmaker tiver interesse em comprar todo o projeto sem proteção do chip, e pronto para só ele poder clonar e poder proteger..... Eu vendo tbm, e ele vai ser o único a fazer amplificadores assim.

Flw!!!!!

guitartube
Veterano
# mar/09
· votar


Você ja tem um protótipo funcional para controlar um pot?

Tenho para servos, pots motorizados com motores dc, e motores de passo



Esqueci de citar que fica a cargo de quem monta, o acoplamento do servo ou motor de passo ao potenciômetro.

flw!!!!!

kairi
Veterano
# mar/09
· votar


guitartube
Acho que para melhorar a organização interna dos fios seria bom usar um cabo que agrupa 24 fios (usados em fontes de pcs).

http://www.windys.com.br/produtos/fontes/cabos/24-preto.jpg

http://www.graebin.com/images/fonte_cabo_adapt_20_24_graebin.jpg

Ficaria muito mais simples. Um cabo desse (com 20, 30, 40 fios...) sairia da placa do seu controlador e se conectaria em qualquer aparelho que tivesse um soquete como esse:

http://br.geocities.com/teixeiramg/con24pin_soq_20.jpg

Ou seja, no meu caso, era só por uma pequena placa dentro do amp com esse soquete soldado nela e os fios indo para cada potenciômetro. O que acha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Video- Pot. Motorizado p/ pedais/amp (by guitartube)