Autor |
Mensagem |
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi Cara, isso vai ser o bicho! Me add no msn pra gente conversar sobre isso:
Não entro no MSN, o tempo é curto. Pode deixar suas sugestões aqui mesmo que eu anoto as que podem ser realizadas.
Flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube O que eu preciso mudar em um AMP para que o pot dele funcione com esse esquema?
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi O que eu preciso mudar em um AMP para que o pot dele funcione com esse esquema?
Vc pode fazer de três modos.
1- Pot com motor DC acoplado, como eu fiz. Vc vai trocar cada pot do seu amplificador (que vc quer controlar), por um pot motorizado equivalente (com os mesmos valores de resistência). Vc vai precisar de uma ponte H para cada pot e um microcontrolador de para cada grupo de x pots (x depende do microprocessador escolhido, o mínimo é x=4).
2- Os Pots originais do amplificador anexados a motores de Passo via engrenagens. Neste caso vc vai precisar de um driver a transistor para cada motor de passo e cada microprocessador poderá controlar x=8 no mínimo.
3- Os Pots originisl do amplificador anexados a servos via engrenagens. Neste caso vc vai precisar usar PWM e cada microprocessador poderá controlar x=8 quase sempre.
Em todos os casos o controle será efetuado por um microcontrolador com diferentes firmwares dependendo do método escolhido.
Flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Infelizmente, eu não compreendi muito as opções... =\
Eu queria saber, qual a maneira mais eficiente de se fazer esta modificação no amp...
Sabe, qual muda mais rápido, qual é mais fácil de fazer, qual é a que menos muda no amp...
Abraços.
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi
Sabe, qual muda mais rápido Servo motor..
qual é mais fácil de fazer, Motor de Passo.
qual é a que menos muda no amp...
Pot motorizado DC.
qual a maneira mais eficiente de se fazer esta modificação no amp...
Se eu fosse implementar em um amplificador, eu usaria servo motor. É mais preciso, não adiciona muito hardware, porém requer um microprocessador mais parrudo.
flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Falou, vou dar uma estudada no caso, e respondo o mais rápido.
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube O que seria esse "microprocessador" mais parrudo?
Core2duo?
uihauoiahiuahuiahiauhuaihauhuahai
Eu sei que não é, mas como eu não entendo nada disso, chutei. XD
Seria algo como um PIC?
Abraços.
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi O que seria esse "microprocessador" mais parrudo?
O correto seria: Um microcontrolador mais poderoso.
Seria algo como um PIC?
Pode ser qq microcontrolador: PIC, ATMEL, FREESCALE, INTEL, ARM, TEXAS, ..... Vai depender da configuraçãio interna para suportar implementação de PWM para vários servos simultâneamente.
flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Agradeço os comentários e a ajuda, mas de nada entendo de eletrônica, to tentando entender tudo aqui.
Esse esquema do Servo motor, quanto deve custar o material necessário para que o sistema funcione? Preciso controlar 20 pots e 10 chaves (on/off, on/on e on/on/on)
Abraços.
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
Up! (1/2 de dia!)
Montei um diagrama aqui para você ver como eu vejo o funcionamento do sistema, pois eu posso estar entendendo algo errado:
http://allandavidson.com.br/gmcrush/
Abraços.
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi Esse esquema do Servo motor, quanto deve custar o material necessário para que o sistema funcione? Preciso controlar 20 pots e 10 chaves (on/off, on/on e on/on/on)
Vc mesmo pode cotar, pesquisando o valor de servo e de chaves.
Montei um diagrama aqui para você ver como eu vejo o funcionamento do sistema, pois eu posso estar entendendo algo errado:
A principio está correto, exceto pelo fato de ligar return direto a falantes. Return liga o que sai da cadeia send ao power amp, e power amp liga sua saída a falantes.
O sistema de chaveamento terá que ter uma implementação MIDI personalizada e associada ao MIDI Map da GT-10 para que a GT-10 controle corretamente através do MIDI OUT.
flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Vc mesmo pode cotar, pesquisando o valor de servo e de chaves. Quais são os itens (partes) necessários que se deve utilizar para o esquema funcionar (incluindo resistência e capacitores)?
A principio está correto, exceto pelo fato de ligar return direto a falantes. Return liga o que sai da cadeia send ao power amp, e power amp liga sua saída a falantes. Eu dei uma mudada, olha lá. http://allandavidson.com.br/gmcrush/
O sistema de chaveamento terá que ter uma implementação MIDI personalizada e associada ao MIDI Map da GT-10 para que a GT-10 controle corretamente através do MIDI OUT. O que será preciso fazer no sistema para que ele seja controlado por um foot midi, sem ser a gt-10, pode ser o FCB1010, por exemplo... isso é difícil de fazer?
Não achei nada sobre o mapa midi da gt-10. :(
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi Quais são os itens (partes) necessários que se deve utilizar para o esquema funcionar (incluindo resistência e capacitores)?
Resistor, capacitor e outros, são em pequena quantidade e custam pouco. O que manda é servo, chaves e o microcontrolador.
Eu dei uma mudada, olha lá.
Agora tá legal, a saída final é escolhida dentre todas as possiveís e selecionada pelo patch.
O que será preciso fazer no sistema para que ele seja controlado por um foot midi
Implementar nele a interpretação do protocolo MIDI
sem ser a gt-10,
A GT-10 pode controlar este esquema, ela controla a própria troca de patches interna e a cada troca envia o MIDI code pelo MIDI OUT para ativar a troca externa.
pode ser o FCB1010, por exemplo...
Sim, ele pode controlar tbm.
isso é difícil de fazer?
Exige conhecimento em eletrônica analógica, eletrônica digital. microprocessadores, programação, interfaceamento, protocolos de comunicação, comunicação serial síncrona/assíncrona, e outros assuntos específicos. Se fosse fácil e pudesse clonar, já estava cheio por aqui no Brasil.
flw!!!!!!
|
André Arraiano Veterano |
# nov/08
· votar
sem zuera, se eu fosse vc, eu tirava isso do y2b antes q roubem sua ideia...
faz tudo certinho na miuda, e vende pra alguma fodona ae sei la...
abçs
|
Dark Fallen Angel Veterano |
# nov/08
· votar
André Arraiano Mas a fender já tem um amplificador com a mesma ideia.
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Tira o vídeo do youtube, e posta em um lugar privado, com login e senha, e disponibiliza aqui.
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
André Arraiano Dark Fallen Angel
Copiado e colado de um post anterior no qual expliquei
Já existe um sistema de pots motorizados feitos pela Fender na linha de amplificadores Cyber. Vc salva varias configurações ajustadas (tipo: graves, médios, agudos, reverb, gain,....), e ativa a configuração desejada via um controlador, sendo os ajustes feitos automáticamente pelos motores. Eu desenvolvi um protótipo que pode fazer isto também (aquele botãozinho que eu aperto no vídeo faz isso), basta replicar o potenciômetro e incluir os presets na memória do microcontrolador. Não sei como a Fender desenvolveu/implementou isto nos amps dela, mas a minha implementação foi bolação minha mesmo.
Já o controle via pedal de expressão, é totalmente original.
Pot = Potenciômetro
Primeiro caso: Controle de presets (patches) nos pots de um amplificador, já explicado acima.
Segundo caso: Controle de Expressão de um efeito. O circuito construído (a placa com componentes), deve ser inserido dentro de um pedal de expressão e o pot motorizado deverá ser incluído em um pedal de efeito. Ex: Vc pode colocar o pot motorizado no lugar do pot de GAIN do seu pedal de OVERDRIVE e ligar os fios de controle (via um plug), do pedal de expressão ao pedal OVERDRIVE. Quando vc pisar no pedal de expressão (tipo volume ou Wah), o pot motorizado vai se mover em ambos os sentidos sob o seu controle gerando assim uma variação em tempo real do efeito GAIN no pedal OVERDRIVE. Vc pode mudar varios pots de vários pedais de efeito e usar o mesmo pedal de expressão para controlar individualmente cada um deles.
faz tudo certinho na miuda, e vende pra alguma fodona ae sei la...
Isso eu vou fazer com o atenuador para amplificadores valvulados que bolei. O principio e fuincionamento já estão pensados, só falta montar e testar :-)
Vlw ae!!!!!
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi Tira o vídeo do youtube, e posta em um lugar privado, com login e senha, e disponibiliza aqui.
Deixa lá, a parada não pega nada não. Isso é café pequeno.
Flw!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Então ta de boa... eu ia até perguntar se tem algum problema com patente sua, pois a bastante tempo eu to planejando algo assim, e como você criou um protótipo funcional, acho que você deveria ficar com os créditos e tal...
Mas se não tem rolo, mãos a obra. o/
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Será que seria muito abuso, depois de toda a teoria que você explicou, pedir uma lista de componentes e esquemas para fazer a PCB?
Afinal, mesmo querendo compartilhar a parada, foi você que fez, e não sei se você vai querer fazer e passar pra frente com o custo do seu trabalho.
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi Então ta de boa... eu ia até perguntar se tem algum problema com patente sua
Fazer patente não adianta nada. Se for patente nacional ninguém respeita e não dá prá tirar dinheiro de quem não têm; se for Internacional vc morre numa grana preta prá registrar e perde qq treta externa, principalmnte se for empresa.
e como você criou um protótipo funcional, acho que você deveria ficar com os créditos e tal... Mas se não tem rolo, mãos a obra. o/
Mete bronca!!!! não faço questão de crédito não.
Flw!!!!!
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi Será que seria muito abuso, depois de toda a teoria que você explicou, pedir uma lista de componentes e esquemas para fazer a PCB?
Eu não ainda não terminei. Monto em placa Universal e não compro material pq no meu trampo tem aos monte. Logo, não sei nem cotar preço.
e não sei se você vai querer fazer e passar pra frente com o custo do seu trabalho.
Qq um pode montar o circuito, é relativamente muito simples. O grande lance é que existe um CHIP que faz toda a parada funcionar, e este CHIP não é vendido em loja pq vai ser exclusivo com o meu Firmware, e felizmente não é possível copiar pq ele é criptografado.
Resumindo: Com ou sem patente, crédito, blábláblá....o produto final só funciona se comprar meu CHIP. A não ser que outro cara construa um CHIP equivalente e libere o firmware (seria como rasgar dinheiro).
Vlw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube E esse CHIP já vem com plataforma MIDI para controlar outros dispositivos e ser controlado por outros dispositivos, além de uma porta USB para gerenciar os patches no PC? =D
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi
O CHIP em questão vai controlar outros disp MIDI, POTS, e o acionamento dos pares send/return (loops), ativando/desativando cada loop de acordo com a ocorrência de um evento. No caso em particular, o evento que gera o controle é uma menssagem MIDI. O CHIP pode interpretar ou gerar msgs MIDI vindas ou destinadas a qq dispositivo que fale a mesma língua (ou seja, MIDI). Pode ter USB, Bluetooth para ser programado pelo celular, LCD para configuração direta, etc...
flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Você já tem o chip pronto? :O
|
guitartube Veterano |
# nov/08
· votar
kairi Você já tem o chip pronto? :O
É só juntar os projetos, configurar os circuitos de interface e programar o firmware. O único módulo que ainda não está operacional é o Bluetooth que está dependendo de testes.
Flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# nov/08
· votar
guitartube Tudo isso que você me diz, me soa como coisas complicadíssimas, que precisam de uma grande estrutura de pesquisa&desenvolvimento e um laboratório parrudão... mas você dizendo para que faz isso na garagem da sua casa.
Acho que BLUETOOTH ainda é algo desnecessário, pois não vejo alguma utilidade real que ele tenha. Acho que o básico é:
.Liberar, distribuir e organizar o sinal pelos Loops.
.Mover cada potênciometro incluido no sistema para a posição desejada.
.Ter pelo menos 2 exist, para que o sinal possa ir para power-amps diferentes.
.Poder controlar pelo menos 2 interfaces MIDIs e poder ser controlar por um Controlador MIDI (e as outras interfaces serão controladas também, por sua vez).
.Pora USB para conexão com PC, para edição de patchs.
.Posso exibir em um display LCD de dois dígitos qual o banco atual.
o/
|
guitartube Veterano |
# dez/08 · Editado por: guitartube
· votar
kairi que precisam de uma grande estrutura de pesquisa&desenvolvimento e um laboratório parrudão...
É necessário um certo conhecimento de várias tópicos e muita experiência prática.
Acho que BLUETOOTH ainda é algo desnecessário, pois não vejo alguma utilidade real que ele tenha.
Vou te falar pq acho importante. Vc pode ter um aplicativo que configure o controlador, editando os patches. Este aplicativo pode estar no PC ou no celular. No PC é viável em casa ou estúdio e inviável em trânsito ou qq lugar (festa, churrasco, palco, puteiro,....). Já no celular vc roda o apliccativo com boa interatividade e em qq lugar, e depois transfere para o controlador.
Um outro detalhe do meu projeto é que: O aplicativo de configuração tem que ter controle global, isto é, se vc for tocar em qq lugar, a equalização (reverb, delay, ....) deve ser alterada em todos os patches de uma só vez e não individualmente um a um. Ou seja, vc ajusta um patch e automaticamente todos os outros são alterados equivalentemente.
Posso exibir em um display LCD de dois dígitos qual o banco atual.
O displauy de LCD deve ser maior para permitir uma edição local.
Mover cada potênciometro incluido no sistema para a posição desejada.
Além de permitir usar o pedal de expressão para controle dinâmico do efeito.
Flw!!!!!
|
kairi Veterano |
# dez/08
· votar
guitartube É necessário um certo conhecimento de várias tópicos e muita experiência prática. Infelizmente, não aprendi nada sobre isso aqui no FCC. E quando pergunto, ou crio tópico (como já mostrei uns 5 meus) não consigo resultado algum.
Vou te falar pq acho importante. Vc pode ter um aplicativo que configure o controlador, editando os patches. Este aplicativo pode estar no PC ou no celular. No PC é viável em casa ou estúdio e inviável em trânsito ou qq lugar (festa, churrasco, palco, puteiro,....). Já no celular vc roda o apliccativo com boa interatividade e em qq lugar, e depois transfere para o controlador. Eu estava pensando nisso, como seria bacana controlar o sistema através de bluetooth. Esse lance do EDITOR DE PATCHs ser feito por celular é uma maravilha.
Um outro detalhe do meu projeto é que: O aplicativo de configuração tem que ter controle global, isto é, se vc for tocar em qq lugar, a equalização (reverb, delay, ....) deve ser alterada em todos os patches de uma só vez e não individualmente um a um. Ou seja, vc ajusta um patch e automaticamente todos os outros são alterados equivalentemente. Eu não entendi muito bem esse lance... Tipo, não tem como ter 1 config dos pots de um efeito para cada banco/patch? Todos os bancos/patch terão que ter as mesmas posições de pots?
O displauy de LCD deve ser maior para permitir uma edição local. Acho que um LCD grande (como o da X3 Live/GT-10) para uma edição de patchs local torna o lance muito caro, não? Aumenta mais de 50 pratas no custo?
guitartube Um pedal de expressão para controlar o ganho de um amplificador é um bagulho foda, ein? =D
|
guitartube Veterano |
# dez/08
· votar
kairi Infelizmente, não aprendi nada sobre isso aqui no FCC. E quando pergunto, ou crio tópico (como já mostrei uns 5 meus) não consigo resultado algum.
Vários tópicos no caso, significam várias áreas de conhecimento, não tópicos do fórum.
Eu estava pensando nisso, como seria bacana controlar o sistema através de bluetooth. Esse lance do EDITOR DE PATCHs ser feito por celular é uma maravilha.
Um aplicativo em Java para ser portável em qq celular e tx/rx em Bluetooth, pq o celular pode ler o status e configurações do controlador.
Eu não entendi muito bem esse lance... Tipo, não tem como ter 1 config dos pots de um efeito para cada banco/patch? Todos os bancos/patch terão que ter as mesmas posições de pots?
Vamos supor que o treble do patch 70 esteja em 6. Vc tocou um acorde de teste em um teatro e achou que os agudos foram muito absorvidos, então vc ativa a opção global e ajusta o treble para 8 (ou seja, um ajuste +2). Se o patch 100 estiver com o treble em 3, então ele muda para 5 (igualmente +2) automaticamente, e todos os outros patches se ajustam tbm. Deste modo todos os patches estarão ajustados para compensar a absorção de agudos. Isto pode ocorrer com reverb (pode embolar dependendo do ambiente), delay, bass, mid,..... Apenas um ajuste e tudo se reconfigura, inclusive os pots rotativos.
Acho que um LCD grande (como o da X3 Live/GT-10) para uma edição de patchs local torna o lance muito caro, não? Aumenta mais de 50 pratas no custo?
Acho que é por aí mesmo.
flw!!!!!
|