Sobre footswitch's e pedais analógicos.

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# ago/07


Cansado de ouvir o pessoal me falando que pedaleiras não prestão, e que nem adianta em investir num equipamento digital, porque não presta e talz, eu resolvi adotar o esquema de pedais analógicos. (já que não tenho dinheiro pra XTL, GT-8, essas coisas...)

Só tem um problema... Os pedais analógicos não tem a praticidade de um pedal digital, com efeitos salvos e mudança rápida... se uma música tiver mais de um efeito diferente, como eu farei pra trocar na hora? Terei de parar de tocar e sair mechendo nos pedais?

Eu estive pesquisando, e a maioria dos meus ídolos usam sistemas de pedais analógicos e racks, com um footswitch para mudar os efeitos.

Mas ai é que ta, como que eu coloco um footswitch para mudar os efeitos de uma série de pedais analógicos?

Há como adaptar ou fazer um footswitch para que ele salve os efeitos de pedais analógicos em bancos e troque eles instantâneamente após uma pisada no botão?

Abraços.

danielonfire
Veterano
# ago/07
· votar


kairi

Cara, muitos artistas usam um esquema baseado num rack MIDI com varios LOOPS. Loops que eu digo, sao varias entradas e saidas, por exemplo: LOOP 1 corresponde a SAIDA 1 e RETORNO 1, o LOOP 2 corresponde a SAIDA 2 e RETORNO 2, e assim sucessivamente. Em cada LOOP o cara liga um pedal analogico (e o pedal fica ligado direto o tempo todo, vc vai entender pq). E como é uma interface MIDI, vc pode usar um controlador e programar varios patches, e em cada patch vc escolhe os loops que serao ativados, ou seja os loops em que o sinal vai passar, e se cada loop tem um pedal, eh a mesma coisa que ligar ou desligar o pedal só que de outra forma, sacou? Por exemplo, no PATCH 1 esta programado pra ativar LOOP 1, LOOP 4 e LOOP 5, lembrando que em cada loop tem um pedal (ligado). Entao o rack deixa o sinal passar apenas por esses loops, ou seja, o som vai sair com os 3 efeitos dos 3 pedais que estao ligados nesses loops sacou? Assim eh possivel que vc ative ou desative varios loops (pedais) simultaneamente. Na verdade os pedais nunca sao desligados e religados, eles ficam sempre ligados e o rack controla por quais pedais o som vai passar, o que acaba dando na mesma. É bom tbm pq assim o sinal nao passa por pedais desligados, o que preserva o timbre pq nao acontece perda de sinal.

Isso eh uma maravilha, mas eh CARO PRA KCT!! Soh os caras famosos e os ricos eh que tem isso.. eu sabia o nome do cara que fazia (europeu), mas esqueci, esse cara fez um esquema desse pro John Petrucci..

Mas dá pra vc adaptar cara, por exemplo se vc ta tocando uma estrofe com 4 frases iguais, e nessa estrofe tem phaser e delay, e depois da estrofe vem um refrao com distortion, ae vc desliga o phaser na 3 frase da estrofe ou entao o delay, e no meio dela vc desliga o outro, ae na hora de começar o refrao eh soh vc ligar a distorçao.. o Mike Einziger do INCUBUS, tem uns 12 pedais e usa todos, e ele nao tem essa maravilha MIDI, vale a pena escutar algumas musicas e ver alguns videos se vc puder pra ver como ele se vira..

espero ter ajudando em alguma coisa, kker duvida diga ae.. abs!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Pedais seletores A/B (C/D/E...) tb ajudam.

kairi
Veterano
# ago/07 · Editado por: kairi
· votar


Obrigado a ambos.

O que eu quero, é uma parada mais "simples"... (em termos) um footswitch com uma memória virtual...
Ex: 01 - drive / 02 - drive + chorus / 03 - drive + delay / 04 - drive + delay + chorus...

Bem, até ai não é complicado, é só ter um controlador que selecione os pedais a serem usados...

O complicado vem agora...

Queria que quando eu trocasse de efeito, ele nõ só ativasse ou desativasse o pedal, mas também que ele controlaria a intensidade de cada um...
Ex: 32 - 10 drive + 1 reverb / 33 - 5 drive + 3 reverb / 34 - 7 delay + 8 chorus

Ou seja, um footswitch que se transforma em uma pedaleira 'analógica'. Ou, se preferirem, um conjunto analógico com a praticidade e versatilidade de uma pedaleira digital.

Tem como fazer algo parecido?

Quico
Veterano
# ago/07
· votar


tem sim, mas isso nao é mais simples como voce supôs é muito mais complicado. pra voce poder controlar a intensidade de cada efeito precisaria fazer uma ligação em paralelo um pouco mais incrementada, e não ficaria tão perfeita qnt eu axo que voce tah esperando um "pedaleira" de analogicos, pois voce poderia controlar a proporção "DRY/WET" do sinal, mas algum ajuste mais especifico como por exemplo o tempo do delay.

Quico
Veterano
# ago/07
· votar


*mas algum ajuste mais especifico como por exemplo o tempo do delay seria impossivel

mazellan
Veterano
# ago/07
· votar


tah aih a grande vantagem das pedaleiras sobre os pedais....
elas são praticas..

pra mudar a intensidade de efeitos..eh simples...porem caro

qr 2 efeitos de delays diferente..um mais rapido e outro mais longo....compre 2 delays...ligue um em kd loop da sua controladora midi....
o david gilmore axo q tem varios pedais repetidos....

kairi
Veterano
# ago/07 · Editado por: kairi
· votar


Então, eu preciso fazer um Footswitch que selecione os pedais, e controle a intensidade de cada um, e armazene isso numa memória, certo?

Acho que a contrução não sai cara... o problema é o controle de intensidade, mesmo... mas deve ser possível, o controle remoto da TV aumenta e abaixa o volume. =D

Edit: O controle do volume do rádio daqui de casa, é por um botão circular que se girado para direita aumenta o volume, e se girado para a esquerda, abaixa (como todo rádio normal). Porém, quando eu aumento o volume pelo controle remoto, não só o volume aumenta... como o botão também gira para a direita sozinho. Se isso é possível por um esquema sem fio, por fio deve ser mais fácil ainda.

Abraços.

Quico
Veterano
# ago/07
· votar


Então, eu preciso fazer um Footswitch que selecione os pedais, e controle a intensidade de cada um, e armazene isso numa memória, certo?
cara nao precisa ser uma memória, podem ser apenas chaves, mnt mais $imple$.

O controle do volume do rádio daqui de casa, é por um botão circular que se girado para direita aumenta o volume, e se girado para a esquerda, abaixa (como todo rádio normal). Porém, quando eu aumento o volume pelo controle remoto, não só o volume aumenta... como o botão também gira para a direita sozinho. Se isso é possível por um esquema sem fio, por fio deve ser mais fácil ainda.

sim mas são coisas diferentes, a grosso modo o "botao" vai enviar uma informacao ao seu aparelo que é lida digitalmente e digitalmente vai reduzir o volume. o pedal é analógico, ou seja o proprio sinal da guita passa pelo pot de volume.

Quico
Veterano
# ago/07
· votar


a nao ser que faça com um "motorzinho" plugado ao pot., aí sim voce iria precisar de uma memória

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Eu não tenho PROFUNDOS conhecimentos de eletrônica... por isso não estou entendendo bem...

Se eu for colocar o esquema do 'motorzinho', terei que modificar todos os pedais?

Acho que seria mais interessante o seguinte: tirar a carcaça dos três pedais (drive, chorus, delay) e fazer o esquema de transformação em 'pedaleira', contruindo uma carcaça só com os analógicos.

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
Temos que separar oque é profissional do que não é. E tb o que é caro do que não é!
Se vc tem bom amplificador e boa guitarra com bons captadores não vejo problemas em usar uma pedaleira para efeitos (algo bom, como uma boss gt8) e pedais de distorção e wah separados.
Caras ricos e famosos, como o junior (irmão da sandy), fazem isso para pequenas e médias apresentações. Observo muito o set up dos caras em programas (como o altas horas) e pequenos shows. Quase sempre vejo uma GT8 por lá, ahuahuahuahuahuha. É prático, sobretudo para quem toca de tudo como esses caras.
Agora, se vc não toca de tudo, tem um timbre constante (tipo um bluseiro), vale a pena investir em bons pedais.
É meu caso: eu toco mais blues e rock n' roll. Só preciso de fuzz, ts, distortion, chorus e delay. Só! Nem quero mais nada.

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
O que vc quer é muuuuuuito caro!

chab
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
cara, eu tenho um amigo q instalou os pedais numa plataforma fazendo um semi circulo bem junto um do outro.ele consegue acionar ate 3 pedais ao mesmo tempo.tudo bem q ele calce 44.mas com um pouco de treino ele passou a dominar os pedais.é claro q não da pra mudar a intensidade nem os parametros mas...

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


A regulagem dos pedais, ou seja, os knobs, nada mais são que Potenciometros, ou seja, resistores variáveis. Vc gira e a resistencia aumenta para um lado (mas diminui para o outro) e vice-versa.

Sendo assim, vc teria que mover esses Potenciometros por uma fonte externa. Alguém aí falou num motor, é uma das saídas.

O resultado vai ser mais um ROBÔ que uma pedaleira. É possível, óbvio, tudo é possível na eletrônica. Vc seleciona uma configuração, uma controladora envia o sinal para um motor de passo que verifica sua posição atual, compara com sua posição original, e gira tantos passos para algum lado, isso com todos os Pots, além de ligar os pedais que vc vai usar e desligar os outros.

Acho que um dos motivos da existência das pedaleiras digitais é simplificar isso daí! :P

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Amadeuschindler
Como disse, GT-8 é MUITO cara pra mim. :P

chab, Shakal
Não é preciso por controle do potênciômetro no foot. Eu só quero, que quando selecionar uma configuração (a1, a3, b3, d5...) o foot "lembre" do estado das intensidades e dos parâmetros de um efeito, e o coloque na linha.

Para não sair muito caro, vou contruir os pedais de efeitos (drive, chorus, delay).

Abraços.

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


o que vc quer é tao caro que é mais barato comprar uma gt-8 do que montar esse negocio.

Caique_Vita
Veterano
# ago/07 · Editado por: Caique_Vita
· votar


cara, é melhor vc ir de GT8 mesmo... com ela vc vai poder fazer isso q tu quer e outras coisas, como mudar o canal do ampli para cada patch, usar ou não usar o pré do ampli etc...
procura uma usada, junta grana. Fica mais barato do q um set de pedais analógicos.
agora se sua GAS por tal sistema seja irresistível vai em frente e depois passa o esquema pra gente q eu me interessaria ;)

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que descobri um método de fazer tudo isso, no modo mais analógico possível.

Vou colocar na prancheta hoje, se der previsão de futuro, aviso aqui. o/

Quico
Veterano
# ago/07
· votar


Não é preciso por controle do potênciômetro no foot. Eu só quero, que quando selecionar uma configuração (a1, a3, b3, d5...) o foot "lembre" do estado das intensidades e dos parâmetros de um efeito, e o coloque na linha.
os potenciometros estao nos pedais, potenciometros são os "botoezinho de girar" que voce usa para configurar seus efeitos. para vc gravar os patches (a1, a3, b3, d5...) uma saída seria vc gravar o qnt o potenciometro está "girado", por isso o motorzinho, mas como pode perceber deve ficar meio desajeitado

Quico
Veterano
# ago/07
· votar


Se eu for colocar o esquema do 'motorzinho', terei que modificar todos os pedais?
nao.. puxe sem medo os poteciometros do seu pedal, ou guitarra e vai ver que sem a capinha são todos iguais, nao precisa tirar carcaça nem nada

chab
Veterano
# ago/07 · Editado por: chab
· votar


Quico

chab
Veterano
# ago/07 · Editado por: chab
· votar


Quico
me veio aqui na cabeça uma ideia mto louca. se colocarmos varios potenciometros iguais e uma chave comutadora para cada um,poderiamos selecionar varias intensidades ou parametros ja pre regulados. sera q e viavel?

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


chab
É mais ou menos isso que quero fazer. Um pedal com vários pedais analógicos embutidos...

Dai ficam os potênciometros para regulagem, e uns switchs para definir quis efeitos estão ligados.

Depois, se isso der certo, colocar o esquema de banco de memória, e carregamento de estado.

Abraços

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Cara que doidera vc ta tentando fazer?

O pedal não é inteligente cara... Vc não pode dizer pra ele, Tone à 1hora, Level à 10 horas, Drive à 3 horas, e falar que é a configuração número 1. E no meio da música dar um grito NÚMERO 1 e ele ir direto para aquilo sem um mecanismo que o faça fazer isso.

Isso que vc ta querendo é um sistema digital. Analógico é justamente girar o botão, aumentando a resistência, diminuindo o volume. Se vc quiser fazer um sistema analógico com memória vc vai ter que usar algum método para girar esses potenciômetros.

Ah não ser que vc tenha váááários presets com resistências já prontas. Por exemplo o pot é de 50K de Drive, vc quer deixar na metade então vc poe um resistor de 25K. O problema é justamente esse, vão ser muitas presets e meio difícil de chavear todas elas. Imagine quantas configurações básicas, eu disse básicas, que um pedal de 2 potenciometros tem... Vamos pensar, considerando 4 níveis (100/75/50/25%) vc terá, com 2 pots, 16 configurações diferentes. Agora poe isso no papel, considerando chorus, delay, drive que somam aí, por baixo, uns 8 pots, cada pot com 4 configs, vc terá 65356 presets pra fazer. uAHuahaUhaduhauhuahUA

Claro que eu to meio que exagerando, vc não vai querer ter todas as possibilidades de configuração, mesmo tendo somente 4 níveis de giro nos pots. Mas é a única solução... Colocar valores prontos de resistências que vc gostaria de ter em determinado preset, e isso tem que ser feito muito antes de vc estar tocando, e vai ser bastante limitado.

Repetindo: É por isso que eles criaram pedais digitais.

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Eu sei disso.

Mas ai é que ta: Contruir um esquema que mude as configurações dos pedais quando eu trocar a configuração do banco. o/

Sim vou fazer com que os potenciômetros girem MECÂNICAMENTE.

Não é impossível de ser feito, mas pode ser difícil.

Falando 'por cima' (ou da maneira mais ignorante), o funcionamento seria assim: Quando eu trocar os bancos (a1, a2, a3...), um sistema envia as informações para um controlador sobre os potenciômetros, que giram eles tanto para a direita, ou para a esquerda, conforme for necessário.

o/

Tycoon
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
Engenheiros de Produção e Mecatrônicos podem te ajudar nisso.
Impossível não é cara. Ficaria até bastante interessante.
Motores DC, controladores PIC, pushbuttons, etc.
Mas...
- Acho que o custo seria elevado;
- Talvez ficaria um tanto frágil esse esquema dos motores pra girar cada potenciômetro;
- O hardcase seria bem pesado tabém (Fontes do motores e pedais, cabeamentos, etc)

Se quiser mesmo encarar procure fazer testes em um só knob de qualquer pedal. Se achar que compensa o tabalho, mande ver.

Agora, o mais prático no meu ponto de vista seria você comprar uma pedaleira digital que tenha Chorus, Delay, Reverb, etc do jeito que você acha mais real, e nela fazer suas programações.
Quanto as distorções seria mais interessante você ter 2 ou mais pedais.

danielonfire
Veterano
# ago/07
· votar


po se vc quer soh esses efeitos nao precisar ter uma GT8.. tem pedaleiras menores aí

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


kairi, então, pq vc disse que não vai usar motores? Alguma coisa que gire um potênciometro seria um motor.

PIC, Motor de passo, servo... isso vai ser mais um robô que um pedal... to dizendo.

Já fiz isso controlado por PC, porta paralela, mas não seria dificil atribuir à um controlador PIC... mas para um pedal não vejo um benefício que pague o custo.

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Tycoon
Eu vou dar uma re-pensada nas idéias, e ver se é viável.

danielonfire
Eu não quero infinita variedade. Eu quero qualidade com versatilidade.

Shakal
Talve haja um modo de fazer com que os potenciômetros gire atráves de pulsos elétricos, ou sei lá, vou pensar em alguma coisa aqui.

Abraços. o/

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre footswitch's e pedais analógicos.