Contra baixos as verdades e as mentiras

Autor Mensagem
Jfactor
Veterano
# abr/07


Pessoal, tenho lido aqui no forum diversas opiniões sobre vários BASSES, podemos citar por exemplo os Rockbass que os braços são ruins, Squier que a madeira do corpo não presta, enfim, vamos ver se conseguimos colocar aqui os fatos e mitos relacionados a estes e outros baixos. Acho q este tópico é relevante visto que diversos "baixistas internautas" usam os tópicos para tirar suas dúvidas e muitas das vezes mudam de opinião com relação a comprar um instrumento lendo as opiniões de todos nós.
Se alguém puder enriquecer mais este assunto, agradeço, pois tb tenho diversas dúvidas.


vlw.

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor
vou começar com o mito que eu discutia hoje com o glauco:

- O corpo dos fender's americanos NAO é de peça única... são 3 emendas. Tem gente que insiste em falar isso e justificar que o americano é infinitamente superior ao mexicano.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


fender's americanos NAO é de peça única... são 3 emendas.
Caraca...
Confesso não ser profundo conhecedor dos baixos Fender, mas isso me surpeendeu.
Tem certeza mesmo cara??? 3 peças???
Peça única sai mais caro mesmo, mas 2 peças já sai bem em conta pra se fazer um instrumento.

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
muitos são em 3 peças com a parte do meio em contra-veio das demais... (vc podia explicar o que isso significa, pq eu nao consegui entender o que seria contra-veio)... alguns são em 2 peças como os tops ou ate uns podem ter peças unicas como os jb'75 reedição...

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
Contra-veio é qndo as peças são coladas com os veios em sentido contrário uns aos outros.
Isso é usado em braços feitos em várias peças, para dar mais resistência.

Qnto à utilização de 3 peças, eu realmente não sabia.
Existem baixos tipo o Ibanez BTB Prestige, q são em 3 peças sobrepostas. Mas lado a lado assim foi realmente uma surpresa pra mim.

conehc
Veterano
# abr/07 · Editado por: conehc
· votar


Soulface
serio? os btb sao novidade pra mim tambem.... isso da muita influencia no som, sustein, etc?

editando: to vendo umas fotos de uns fenders fodas, de 75 pra baixo... a maioria é em 3 peças

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


É. existem fenders de peça unica, q sao bem mais caros por esse detalhe, existem em 2 ou ate 3 partes tb, o q na pratica do som, naum vai dar alteracão perceptivel, pois as peças qdo bem coladas vibrarão da mesma forma, isso digo, segundo fiquei sabendo de um construtor de instrumentos q foi socio da woodguitars, isso tb é um mito, cara já acha ruim pq sao 2, 3 peças e na verdade, isso naum tem relevancia significativa na sonoridade de um instrumento!
Sobre o braço dos rockbass se são ruins naumsei, nunca tive, a primeira impressao, pra quem ta acostumado mais a jazz basses e precisions,é q sejam mais grossos e o são, ams nada tb q atrapalhe, é questão de gosto pessoal, os rickembackers tem braços q parecem toras e são idolatrados por muitos...pra mim foi um dos baixos, se naum o pior em ergonomia q já toquei .

ricardoribeiro
Veterano
# abr/07
· votar


Show de bola esse tópico!!!
Vai mais uma:
Que os baixos Tagima não prestam... Eu testei o BC500 da condor, O B5 e o B5 S da Tagima e o ibanês GSR 395.
Sinceramente pra mim os dois tagimas deram de pau no Ibanez e no Condor, todos testados na mesma caixa, o peso do tagima para os meus ouvidos foi inigualável, que grave...
Então o importante mesmo é testar e para quem não tem como tentar ouvir gravações do instrumento

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
Influencia no timbre, já q são madeiras com características diferentes.
Dá uma equilibrada no som.

Esse daqui por exemplo... É um "sanduíche-iche" de maple com mogno no meio.

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


ricardoribeiro

eu acredito q a maioria ouve o galo cantar, e naumsabe onde, e sai falando mal, instrumentos defeituosos vc pode encontar de qquer marca, mas nem por isso vc vai acabar com uma marca so por isso. ate acredito q as fabricas passem por fases ruins e tal, mas, como vc falou tem q testar mesmo. Queria testar o B5....

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
ah sim, mas tem o mogno no meio ne? achei que eram 3 pranchas finas da mesma madeira coladas uma nas outras...

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
É... nesse caso, são madeiras diferentes.
Mas olha cara, eu aposto o meu saco de q em um teste cego, mais de 90% desse fórum aqui (pode incluir os guitarristas tb) não sentiria diferença entre um instrumentos idênticos, mas de 2 e 3 peças.

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface

Mas olha cara, eu aposto o meu saco de q em um teste cego, mais de 90% desse fórum aqui (pode incluir os guitarristas tb) não sentiria diferença entre um instrumentos idênticos, mas de 2 e 3 peças.

tranquilamente cara! concordo.

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/07
· votar


Algumas lendas bem conhecidas,q alguns tem como verdades absolutas,e q na verdade são uma baita de uma mentira:

-Todo o instrumento em o basswood é ruim.
-Todo o instrumento em o Marupá é ruim.
-Todo o instrumento com o corpo feito com emendas é ruim.
-Captadores ativos não sofrem influência da madeira.
-Todo o captador ativo tem o som igual.
-Todo o instrumento chinês,coreano,indonesiano,indiano,é ruim.
-Todo instrumento americano e japonês é bom.

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface

e ainda vou alem, qquer um, naum saberia difeenciar isso, se o instrumento tiver colagens q sejam da mesma madeira, claro q sandwiches sao feito , ate para mudar mesmo as caracteristicas de timbres, dai talvez fosse possivel notar.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


THE BASSMAN
tranquilamente cara! concordo.
Então vamos apostar o seu saco.
Vai q numa desas os caras acertam...

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


Rafael do Baixo

boa cara...

Jfactor
ahuahuahu vc cria uns topicos q sao foda uahuahae sse vai longe , pelo q ta parecendo!!

Saito
Veterano
# abr/07
· votar


THE BASSMAN
tranquilamente cara! concordo.
Então vamos apostar o seu saco.
Vai q numa desas os caras acertam...

To me estourando de rir aki com isso!! haeuhuaehuaeuhae
Sobre os Fenders, é novidade pra mim... pensei que eram em peça única.

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface

ahuahuahua a ideia foi sua meu brother..segura o BO ai..uahuahuahuahua

NoSt Bass
Veterano
# abr/07
· votar


ricardoribeiro
Quando fui na loja tbm testei o B5, BC500 da condor, ibanês GSR 395.
Acabei ficando com o B5 pelo som, preço e conforto!

Muita gente nunca viu, ouviu ou tocou em um Tagima e fala q eh ruim. Muitos ja viram, ouviram e tocaram e acham ruim, cada um tem sua opinião, e tem q ser respeitada.
Na minha opinião achei que ele tem um custo/beneficio muito bom!

ricardoribeiro
Veterano
# abr/07
· votar


Essa aposta ai é dureza, 50% de chance...hehehehe

Faltou uma, o Tagima Apache é feio... eu acho ele lindo!!! será q sou o unico? rs

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


ricardoribeiro

hehehe dai achoq ja naum é bem um mito, é gosto mesmo, tem gente q acha jazz bass feio eu curto...
Agora o apache.......to achandoq serão poucos mesmo, q acham bonito..auhauhauahu

GugaBass
Veterano
# abr/07
· votar


NoSt Bass

Aconteceu a mesma coisa comigo, fui a loja e tava afim de pegar um bass de 5 cordas e preferência IMPORTADO testei os corts me amarrei no artisan com braço inteiriço, testei um squier precision branco muito bonito por sinal (4 cordas) mais não me agradou... peguei o B2 da tagima pra testar (5 cordas) e man me amarrei no grave dele, sem falar q ele era uns 1000 reais mais barato que o cort e o som dele não devia nada pra ele mais ainda nao tinha o médio "roncado" que eu queria botei 2 emg de bulbina dupla série hz e um circuito artec com vire-mid pronto! Estou satisfeitissimo com meu bass, ainda mais pq ele é nacional!

eltonbass
Veterano
# abr/07 · Editado por: eltonbass
· votar


eu sabia que os fenders não eram peças unicas, e tb acho meio nada a ver esse esquema de 2, 3, 4 peças, só não pode ser farelo colado!
vi na tv o elifas mostrando a fabricação de uma guitarra baiana, ele pego uma madera parruda e corto no meio, ai ele falou que podia fazer de uma unica peça, mas coladas sofreriam menos com a variação de temperatura e mais umas coisa la.

NoSt Bass
Quando fui na loja tbm testei o B5, BC500 da condor, ibanês GSR 395.
testo os massa da condor e da tagima e ai testa a linha mais baixa da ibanez?

Rafael do Baixo
-Todo o instrumento em o basswood é ruim. Pfffff, e tem muitos que acham que não presta ou que é de compensado!

-Todo o instrumento em o Marupá é ruim.
como o Bertola disse: Não existe madeira ruin!

-Todo o instrumento com o corpo feito com emendas é ruim.
bestera.

-Captadores ativos não sofrem influência da madeira.
lenda!

-Todo o captador ativo tem o som igual.
na verdade eles não tem som igual, mais dexam transparecer menos o timbre da madeira, eu não gosto.

-Todo o instrumento chinês,coreano,indonesiano,indiano,é ruim.
ai eu não sei.

-Todo instrumento americano e japonês é bom.
vamos comprar Photogenics!


leozbh
Veterano
# abr/07
· votar


GugaBass, quanto pagou pelos captadores e pelo pré? Quem colocou pra voce?

Ele tem midi? Tem aquela parada de 2 knobs em um só?

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


Pessoal, a mais ou menos 12 anos atras eu comprei um Factor de 5 cordas (azul metálico), cheguei em casa seco pra tocar, qdo pluguei só deu um estalo e "tome ruido, parecia cabo sem aterramento", levei na loja onde comprei e o vendedor disse que mandaria consertar, ai eu falei para ele q eu queria um novo, como se compra um Bass de US$2.000,00 que vem com defeito e manda consertar?
depois de 15 dias chegou o novo "azul transparente sunburst", perfeito já regulado e tudo mais.
è tem mais um detalhe, uma das tarrachas foi mal colocada, e dava para perceber o local onde foi feita a furação errada, é mole?????
Bem conclusão: será que somente por isso q aconteceu afetou a popularidade dos Factor's? e os Fender's da vida q vem com defeito? será q é mais facil crucificar um Rockbass??
Já vi tb um Music Man serie aniversário que o compartimento da bateria não ficava encaixado na madeira, sobrava para fora uns 2mm até 3mm de altura, este eu vi pois só não o comprei na época pois ele era de 4 cordas.

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


Todo o instrumento em o basswood é ruim.
-Todo o instrumento em o Marupá é ruim.
-Todo o instrumento com o corpo feito com emendas é ruim.
-Captadores ativos não sofrem influência da madeira.
-Todo o captador ativo tem o som igual.
-Todo o instrumento chinês,coreano,indonesiano,indiano,é ruim.
-Todo instrumento americano e japonês é bom.



Rafael do Baixo


Isso é verdade, o pessoal idolatra tudo q é USA ou JAPA!!!! é mesma coisa: manga com leite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


THE BASSMAN

ahuahuahu vc cria uns topicos q sao foda uahuahae sse vai longe , pelo q ta parecendo!!

vlw, mas são 44 aninhos na lata só de Bass já são 30, até os cabelinhos já estão cometendo suicídio........rsrsrsrsrsrssrrs

abçs

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor
a cara sei la.
achoq que o gosto popular foi mudando, ai o pessoal preferiam pegar outros baixos com essa grana, e minha opinião é que o som deles é muito ridiculo! procura la o video do flow my tears do stu hamm, ele t ausando um factor, timbre ruin...

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass


E verdade, eu já o vendi a muito tempo, mas so o citei pela questão de que mesmo um instrumento caro tb pode vir com defeito, e nem por isso os musicos dizem q ele é ruim, o q muitas das vezes acontece com outros baixos mais simples.
O q vc disse q não gosta do Factor, eu tb passei a não ter tanta admiração, tanto q o vendi, quem não conhece ve no bass "FACTOR", caramba olha só, e na verdade e tb uma "falsa propaganda" como Fender USA e MEX. falei besteira??????????????//

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contra baixos as verdades e as mentiras