Contra baixos as verdades e as mentiras

Autor Mensagem
conehc
Veterano
# abr/07
· votar


qual é a madeira dos sting ray??? eu poderia jurar que era ash... eu nao posso ter inventado isso... li em algum lugar...

DaNaDo
Veterano
# abr/07
· votar


Pode ter sido no Wikipedia americano ( ele data como Ash e em algumas Ocasiões Alder )

Mais tem vários lugares que dizem ser ash, olha aquele site alí dos MM entra no primeiro album de fotos nos acabamentos em PU dá pra ver bem que é ash ( bem característico mesmo ). Tem até um que aparece escrito em baixo, Ash One Piece.

Deve ser mais ou menos oque a Fender fazia ou faz ( é lenda ? ) baixos com cor translúcida em Ash, baixos pintados em Alder.

conehc
Veterano
# abr/07 · Editado por: conehc
· votar


DaNaDo
essa da fender eu já li tambem... onde eu li (nao lembro), tava marcado claramente como sendo um boato... nunca foi confirmado...

tem tambem o caso de que a escolha da madeira foi em razoes economicas... durante a decada de 70 o ash estava mais barato que o alder, dai vem a razao da maioria dos instrumentos dessa época ser em ash e nao em alder...


sobre os music man.. eu to vendo a galeria de fotos... uns lembram muito ash, outros nao tem nada a ver.... mas assim, nao dizem que madeiras tem caracteristicas diferentes? se as madeiras de um forem diferentes da do outro baixo, eles vao soar diferente certo? entao qual tem o som do "mm" em si? nao da pra saber... fica muito confuso...

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
mais o ash é mais bonito que o alder, e tem caracteristicas parecidas.

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface

Pagamos 30 dólares po 5kg de arroz!

Isso é sério???????????

edumelo
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
Pagamos 30 dólares po 5kg de arroz!

o.O
10 x mais q aqui?!?!

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


conehc
o que vcs acham dos braços deles com s 3 peças da mesma madeira coladas (no headstock sao 5).
Isso é feito para aumentar a resistência do braço.
As peças são coladas com os veios invertidos, dando mais estabilidade ao braço do instrumento.
Conheço um luthier q simplesmente se recusa a fazer instrumentos com braço de peça única! hehehehehehehehe

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


Jfactor
Isso é sério???????????
Seríssimo!
Tem mais caro tb, mas eu tb não to bnadando em dinheiro! hauehuaheuhaeuaea
O Japão é o custo de vida mais alto do mundo.

edumelo
10 x mais q aqui?!?!
Isso explica pq q ganhar no Japão 10 vezes mais do q no Brasil, não é lá grande coisa.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
ja ouvi falar de alguns esquemas de braço de duas peças que uma era o headstock até a 1º, 2º casa e a outra peça o resto do braço, acho que o nome era espanhol, sei la..
real isso?

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
Existem sim... E são até comuns.
Nesta foto dá pra ver bem aonde fica a junção: http://www.jemsite.com/tech/img/neck_onepiece_scarf.jpg

acho que o nome era espanhol
Esse nome em espanhol eu vou ficar dvendo. Mas em inglês é chamado de "scarf joint".

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/07
· votar


Já tive uns 3 baixos com esse tipo de braço.

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
na verdade é metodo espanhol.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Scarf_joint

Aí tem uma explicação melhor sobre isso.

DaNaDo
Veterano
# abr/07
· votar


Essa não é a tal colagem espanhola ? tenho 1 braço aqui que é assim !

ricardoribeiro
Veterano
# abr/07
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Scarf_joint
Eu estou construindo um catamaran a vela, nas emendas de madeira iguais a essa chamamos scarf, são chamfros entre 6/1 a 10/1, pode tre certeza que se bem colado a madeira quando quebra quebra em qq lugar menos no chanfro, é muito resistente.

samuelbreder
Veterano
# abr/07 · Editado por: samuelbreder
· votar


Soulface
esse tipo de colagem eh muito comum, mas eu pensava que o nome desse tipo de construção do braço se chamava bolt-on e os que tem cabeça e braço inteiriço chamavam-se neck-thru (naum sei se eh assim que se escreve mesmo), mas se não eh isso, essas nomeclaturas referem-se a que?


ricardoribeiro
essas emendas são resistentes, desde que coladas com colas boas, já vi muitos violões ruins e ate alguns de marcas famosas quebrarem bem nessa junção. Vc usa araldite? Dizem que com essa cola realmente quebra em qualquer outro lugar, menos na junção.

Gui
Veterano
# abr/07
· votar


samuelbreder
essas nomeclaturas referem-se a que?
a forma de prender o braco no corpo...um deles eh interico e o outro eh parafusado (se nao me engano)

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Soulface
ótimo, 3 peças com a do meio em contra veio confere resistencia... mas e o scarf joint? pra economizar madeira na hora de fazer headstocks angulados?

samuelbreder
bolt = parafuso... eu tambem achava que era isso que vc falou... por muito tempo confundi scarf joint com bolt on...

eltonbass
Veterano
# abr/07
· votar


hard wood é o que?
qualquer tipo de madeira sólida?

qual seria o nome do compensado? ou aglomerado?

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


eltonbass
compensado é plywood, hardwood segundo alguns pode ser qualquer tipo de madeira... (so nao especificaram se era sólida ou nao)

Wilson Fisk
Veterano
# abr/07 · Editado por: Wilson Fisk
· votar


Para descontrair um pouco. Se algum moderador entender que o tópico está sendo excessivamente desvirtuado, é só mandar para o OT ou mesmo excluir o post:

Mitos e Verdades sobre Contrabaixos – e Contrabaixistas
por W. Fisk

Contrabaixo é mais fácil de tocar porque tem “menas” cordas!
Mito! Quem diz isso, além de ser um assassino da gramática, não entende nada de instrumentos. Não existe instrumento mais fácil, existem instrumentos com características diferentes, de complexidades construtivas diversas. O contrabaixo é um instrumento rico em possíbilidades – poucos outros instrumentos se equiparam a ele em termos de técnicas desenvolvidas exclusivamente para sua própria execução. Dominar, com certo grau de precisão, mesmo um pequeno número de tais técnicas exige muito estudo e dedicação – aliás, como qualquer outro instrumento de alto nível.

Contrabaixistas chamam mais a atenção da mulherada!
Verdade! Muita gente pensa que guitarrista – em geral mais “espalhafatoso” – é que leva a melhor, mas não é assim. Mulher detesta “solos masturbatórios” e geralmente se derrete por timbres mais graves, intensos e encorpados, daqueles que fazem tremer o peito – e, para quem não sabe, esta é a segunda parte mais sensível do corpo feminino.

O contrabaixista é o mais vagabundo da banda!
Mito! Como já explicado exaustivamente, a perfeita execução do contrabaixo exige muito estudo, exercício e dedicação. Exceto, claro, se considerarmos o caso das bandas de punk rock, a lá Ramones, onde a técnica se resume a palhetar a nota fundamental do acorde que o guitarrista imagina estar executando, de forma rápida e desordenada, já que o baterista também é livre para produzir o barulho que quiser da forma que melhor lhe parecer. Só que nesse caso fica difícil determinar quem é o mais vagabundo... (sou fã de Ramones e punk rock em geral e por isso posso afirmar sem ressentimentos que, em termos de “erudição” musical, a qualidade é sofrível)

Não importa o tamanho da escala, mas o prazer que ela proporciona!
Mito! Embora seja um tema controverso – e ainda hoje seja fonte de angústia para muitos contrabaixistas – é preciso enfrentar a questão de forma racional. Em primeiro lugar, obviamente, o tamanho da escala não é um fim, mas sim um meio, pois o que realmente importa é o prazer da boa música. MAS não há como negar que o tamanho da escala influencia tanto na sonoridade quanto no conforto do instrumentista. É por isso que escalas muito curtas, embora não gerem desconforto, são pouco eficientes em termos de prazer e sonoridade. Já no outro extremo, escalas em tamanho descomunal – embora pareçam exuberantes e excitadoras – tendem a causar desconforto e, até mesmo, podem acabar causando alguma lesão mais séria. Por isso, se seu baixo tem uma escala “padrão”, durma sossegado: com certeza seu instrumento é capaz de propiciar realização plena em qualquer performance exigida.

Contrabaixo não serve só para fazer a marcação rítmica!
Verdade! Embora o contrabaixo tenha papel fundamental na condução musical e na ligação entre ritmo e harmonia, as possibilidades são ilimitadas. Música é a arte de combinar sons e, sem dúvida, o contrabaixo e os talentosos contrabaixistas vêm demonstrando, ao longo dos tempos, quão maravilhoso pode ser este fascinante instrumento.

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


eheheehe boua

mudando agora um pouco, alguem ai tem algo a dizer sobre o lance dos tensores dos warwicks e rockbass?
Eu to estudando a possibilidade de adquirir um, e fui em comunidades no orkut e ver os foruns, para meu espanto notei q naum é raro reclamarem de problemas no tensor, quebra mesmo, inclusive nos alemães. em um caso extremo relatado na comunidade warwick rock bass, o tensor quebrou e chegou inclusive a rachar a madeira do braço. Seria esse um fator preocupante? imagino pegar um baixo deses, e um dia..sei lá qdo me quebra um tensor desse..putz...fodeo neh...

Rdg Bass
Veterano
# abr/07 · Editado por: Rdg Bass
· votar


Ae galera,

ví algumas duvidas sobre os Warwicks e Rockbass

um amigo meu q trabalha na Habro, disse que a grande diferença está nas madeiras, e disse q o timbre dos Wws Alemães vem principalmente do braço que é feito de bubinga e já vi outros dizerem isso.

a respeito das madeiras
wege deve ser africana mesmo

já a bubinga - tenho um Tobias Toby pro e ele tem laminas de bubinga, quando levei num luthier ele me disse que tinha comprado uma peça de bubinga e pagado R$1000 na madereira e q era uma madeira Italiana
PS:Parece q todo Ww Alemão tem bubinga no braço

THE BASSMAN
já ouvi falar disso tmb mas o q sei é q os Alemães sofrem com a mudança de clima e tem variações no tensor podendo aver curvaturas e empenamentos leves no braço, dai entaum a quebrar o tensor deve ser os luthier caseiros tentando ajustar esse problema.

a sobre o RockBass fortress ainda nau trombei o kra, já tem uns 2 meses até fui na casa dele q é perto da minha mas ele naum estava. Quando eu encntrar ele, pergunto o preço.

NixonMarques
Veterano
# abr/07
· votar


Wilson Fisk
UAHUAHUAHUHAUHAUHAUHA!

Não importa o tamanho da escala, mas o prazer que ela proporciona!
Mto boa!

Jfactor
Veterano
# abr/07
· votar


THE BASSMAN

mudando agora um pouco, alguem ai tem algo a dizer sobre o lance dos tensores dos warwicks e rockbass?
Eu to estudando a possibilidade de adquirir um, e fui em comunidades no orkut e ver os foruns, para meu espanto notei q naum é raro reclamarem de problemas no tensor, quebra mesmo, inclusive nos alemães. em um caso extremo relatado na comunidade warwick rock bass, o tensor quebrou e chegou inclusive a rachar a madeira do braço. Seria esse um fator preocupante? imagino pegar um baixo deses, e um dia..sei lá qdo me quebra um tensor desse..putz...fodeo neh...


infelizmente eu já mudei de ideia qt a comprar um RB ou WW, eu prefiro não arriscar....rsrsrsrsrsrsrsrs (afinal toda fofoca tem um fundamento.................isso foi profundo.................

abçs

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


THE BASSMAN
olha, os rockbass eu nao tenho lido reclamações nao viu... tinha aquele topico na comunidade do ww brasil, mas ja que deletaram a comunidade nao tem como olhar mais... concordo com o rdg, deve ser cagada de cara que sai de lages e vai pra fortaleza e quer que o baixo fique inteiro....

Jfactor
vc ja tocou num rockbass??? testei ele hoje, junto com outros baixos... te falo que ele deu pau em todos, todos, todos... tava ligado num combo 1x12 da swr... putz quero um... ainda nao sei se vendo meu sx pra pegar ele, mas dá vontade viu... ah, detalhe, o braço grosso, vamos la... na verdade, o braço é fino como nos outros baixos que tem por ai, tem uma largura ideal... o problema dele é o shape em U... os demais baixos com braços finos tem geralmente shapes em C...

THE BASSMAN
Veterano
# abr/07
· votar


conehc

é a comundade sumiu,ams tem outras tipo warwick rock bass, e tem outra acho q baioxo warwick ou warwick brasil mesmo sei lá...li a respeito dos dois meu...
O som dele, o pnch, isso é indiscutivel, eu sei bem, mas ficaria bem p da vida com uma treta dessa no tensor..

Jfactor
eu tb acho q deve ser algo ai...pois naum foi uma unica vez q ouvi comentarios about it...vai saber viu....

Will Piasecki
Veterano
# abr/07
· votar


Esse scarf point é ruim para o instrumento?

pelo menos o acabamento parece ser bonito...

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


THE BASSMAN
ah, pelo jeito isso é meio lenda viu... o braço dele ainda é em 3 peças, o que da resistencia... ta começando a virar mito esse lance do tensor... uma fabrica importante nao deixaria um erro de projeto idiota como esse por muito tempo... como disseram ai em cima, as vezes a ww recebeu um lote de tensores com qualidade pior e isso fez a caveira dela... ps: tem muita coisa que pode interferir na qualidade e resistencia da liga... as vezes pode dar algum problema ne....

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Essa dos problemas no tensor e no braço dos Warwick até onde eu sei aconteceu sim,faz mais de 10 anos,entre 91-94,alguns baixos da fabrica vieram com um erro na confecção no braço e com um tensor q estava com a sua resistência prejudicada.Mas foi apenas esse fato isolado mesmo.

A partir disso,é q vieram as histórias sobre braços empenados e tensores quebrados,como sendo um problema constante dos Warwicks,o q não é verdade.São problemas q podem acontecer com qualquer baixo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contra baixos as verdades e as mentiras