Contra baixos as verdades e as mentiras

Autor Mensagem
fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


Rafael do Baixo

Valeu véio vou comprar um Cort B5 e tava com medo (sem explicação) de perder meu bartollini cedo

Abraço

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12
o bartolini dele não é ativo cara!
Parabens o B5 é massa!

TugaBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Na minha opinião, todas as marcas têm modelos bons e modelos menos bons!!! Tenho varios baixos baratos e com um som excelente de fazer inveja a muitos de boas marcas e caros...

Quanto às várias partes do corpo, isso não influencía em nada desde que sejam bem colocadas e acabadas. E por vezes até é melhor, dada a resistência à pressão e força das cordas ser desmultiplicada pelas diferentes partes. Ficam mais flexiveis e por isso não pressionam tanto o braço.

Posso dizer-vos que no meu status, embora seja inteiro em grafite, o corpo é constituído por cerca de umas 16 "folhas em altura", em vez de ser em largura em blocos! Imaginem! É tudo ao contrário dos outros. Não sei se é melhor ou pior mas que tem um som como nunca vi nada igual, isso tem!!! E nem sei bem que madeira é! Penso que seja nogueira, já que eles lhe chamam walnut... nunca se sabe! Mas deve ser mesmo nogueira!

No caso da origem de fabríco, penso que também não tem assim tanta influência. Pelo menos que justifique a diferença de preço. Penso que tenha mais a ver com o preço da mão de obra que outra coisa qualquer! Eles acabam é por criar algumas diferenças propositadamente para não ser exactamente a mesma coisa porque aí então é que não podiam mesmo ter os mesmos modelos no mercado. É o caso da fender. Tenho baixos inglêses, chineses, japoneses, coreanos, americanos... (mexicano ainda não tenho nenhum, mas penso em breve comprar um fender jazz bass 24V) e todos eles tocam bem e com bom som. Eu não dou muita importância à origem de fabríco. É de facto uma imagem de marca e qualidade, mas os outros também têm qualidade. Desde que sôem bem e sejam bem acabados, eu compro! É preciso é experimentá-los e testá-los bem.

No caso dos pickups activos, tal como os passivos, sofrem sempre influência das madeiras do corpo e até do formato e acabamento. A vantagem é terem uma melhor resposta à presença e definição!

Abraços.

fabricio 12
Veterano
# jul/07
· votar


Outra dúvida: Sendo os MM feitos de madeiras aparentemente comuns (Maple, Rosewood, etc) QUAL É O SEGREDO DO TIMBRE GENIAL DESSES BAIXOS. Quem tiver um respoda-me por favor!!!!!!!!

Valeu. Abraços.

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


Já começa a partir do corte e da seleção da madeira,já q existe a madeira boa e a ruim,os StingRay são de Hardwood selecionado,os Bongo de basswood selecionado,os S.U.B são de poplar selecionado,essas madeiras em sí,são muito comuns,qualquer baixo chinês fuleiro de 400 reais é feito com essas madeiras,porém são cortes não selecionados de baixa qualidade,só pela boa seleção do corte dá pra ver a diferença q isso faz no som.

Alie esse bom corte de madeira selecionada a um captador e um circuito de ótima qualidade,e principalmente,a posição desse captador no corpo do baixo,e vc tem um MM.

jkdias
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12

cara, o circuito do Sting Ray é fantastico!

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


Hardwood selecionado
hardwood é qquer tipo de madeira, normalmente os chineses são feitos de hardwood.

alguns dizem que é alder e ash, mais não sei qual é!

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Exatamente,hardwood é qualquer tipo de madeira bem densa,não se sabe ao certo quais as madeiras q são chamadas de hardwood.

Dificilmente o hardwood seria de alder e ash,pq essas madeiras já tem um certo "nome" e "status" q com certeza as marcas usariam,para chamar mais o interesse de alguns.

Até mesmo o baixo Rickenbacker 4004L (q tem um som excelente) são feitos de hardwood.

TugaBass
Veterano
# jul/07
· votar


fabricio 12

"QUAL É O SEGREDO DO TIMBRE GENIAL DESSES BAIXOS. "

A madeira tem muita influência mas todas as marcas usam praticamente as mesmas madeiras e o formato do corpo é muito edêntico aos demais. Penso que tem mais a ver com a qualidade e caracteristicas do pickup e a sua colocação/posição no corpo, mas sobretudo o piezzo que tem na ponte/cavalete, que lhe dá um timbre agudo estalado e rasgado que sobressai no som geral do baixo e o completa em termos de definição...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contra baixos as verdades e as mentiras