Windows 11 tá de TPM

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 16/mai/22 20:02
· votar


Wanton

Mas o Bill é (foi...) um trabalhador de TI. Ao contrário do Jobs, ele metia a mão na massa.

makumbator
Moderador
# 16/mai/22 20:13
· votar


JJJ
Ao contrário do Jobs, ele metia a mão na massa.

Jobs também. Ele montava pessoalmente os primeiros computadores na garagem com o Steve Wozniak. E até onde se sabe, ele tinha algum (mas pequeno) conhecimento de programação. Inclusive, o Steve Jobs trabalhou na Atari por alguns meses antes de uma viagem à Índia (após a viagem ele decidiu criar o Apple I junto do Wozniak, que também trabalhava na Atari).

JJJ
Veterano
# 16/mai/22 20:54 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

É verdade... consta que ele ajudava o Woz a soldar alguns componentes. Mas o Bill Gates programava pra valer.

makumbator
Moderador
# 16/mai/22 21:10
· votar


JJJ

Sim, o Bill Gates era um cara realmente de programação.

Lelo Mig
Membro
# 16/mai/22 21:26
· votar


makumbator

"Bill Gates era um cara realmente de programação.

Talvez o maior garoto de programas que já existiu; pelo menos o mais bem sucedido.

makumbator
Moderador
# 16/mai/22 22:04 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Talvez o maior garoto de programas que já existiu; pelo menos o mais bem sucedido.


É, ficou literalmente bilionário (pra desespero do Wanton) fazendo programa. E depois dizem que isso não dá futuro.

Wanton
Veterano
# 16/mai/22 23:41
· votar


JJJ
makumbator
Lelo Mig

O trabalho deles como programadores é completamente irrelevante.


makumbator
ficou literalmente bilionário fazendo programa

Não foi isso que deixou ele bilionário. Ele ficou bilionário quando deixou de fazer programa e passou a mandar fazerem programas.


pra desespero do Wanton

Não tem desespero algum. A produção de bilionários é apenas umas das consequências inevitáveis do capitalismo desregulado.

makumbator
Moderador
# 16/mai/22 23:46 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

No início (principalmente para o Gates) saber programar foi importante.

Vai atacar seu bilionário favorito assim gratuitamente?

JJJ
Veterano
# 17/mai/22 09:30
· votar


Wanton

Não foi tão irrelevante assim... o BASIC era a linguagem predominante nos PC's da época. O tio Bill foi um dos principais criadores do BASIC pro IBM-PC. Claro que, depois dessa fase inicial, ele parou de fazer e começou a mandar outros fazerem.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/mai/22 10:48
· votar


Wanton
ei, não ataque meu bilionário favorito, talkei?
mas eu entendo o seu ponto, que o de: "se nao fosse ele, seria outro, e se não fosse naquela época, seria um pouco depois" e coisas do tipo, o que eu até concordo.

Mas dentro da história, do que realmente aconteceu, ele teve a sua importância e contribuiu bastante, sobretudo no início, para a programação

Pedro_Borges
Veterano
# 17/mai/22 11:41 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


JJJ
Não foi tão irrelevante assim... o BASIC era a linguagem predominante nos PC's da época. O tio Bill foi um dos principais criadores do BASIC pro IBM-PC. Claro que, depois dessa fase inicial, ele parou de fazer e começou a mandar outros fazerem.


Ei, o Basic foi a linguagem inicial do Visual Basic, muito boa por sinal, a que aprendi a programar. Me lembro que na época que eu estudava VB tinha uma linguagem concorrente chamada Delphi.

Lelo Mig
Membro
# 17/mai/22 11:42 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"O trabalho deles como programadores é completamente irrelevante."

Não, não é!

Desculpe, você pode não gostar do cara, porque ficou milionário e coisa e tal (também nunca simpatizei muito com estes nerds dos anos 80, menos ainda do Jobbs, e essa cultura de virar milionário muito difundida na época), mas negar a alta capacidade do sujeito, e demais tentativas de desmerecer o intelecto do cara para atribuir a "revolução", que ele propiciou na informática, a algo fortuito, obra do acaso, que ocorreria cedo ou tarde com qualquer outro (que realmente aconteceria e que não o desmerece... afinal, outro, senão Einstein também conceituaria a relatividade) não me parece sensato.

Bill Gates, caso você não saiba, foi considerado gênio, ainda na escola, aos 12 anos de idade, muito antes de se tornar quem se tornou. O moleque, nessa idade, foi campeão estadual de matemática. O cara entrou em Harvard com 18 anos com, um raro caso, de pontuação máxima.

Não, não sou "fanboy"... apenas acho que não dá prá jogar a Microsoft na conta de um nerd tetudo e sortudo que "roubou" as ideias dos reais gênios injustiçados, como querem alguns.

Você tá aqui no fórum, provavelmente acessando num Windows (e mesmo que seja um outsider do Linux, que anda de patinete na Paulista e bebe cerveja artesanal, se achando cool e cult, só têm Linux porque o Windows serviu de motivo a ser superado). Então, põe uma foto do Tio Bill na tela do PC, se ajoelha aí, e pede perdão pela blasfêmia.

Wanton
Veterano
# 17/mai/22 12:51
· votar


makumbator
JJJ
Jonas Kahnwald
Lelo Mig

Ei, só quis dizer que não há feitos individuais realmente importantes nesse campo. Atribuir algo assim a alguém requer um conhecimento bastante profundo sobre quem fez o quê, sabendo avaliar o impacto de cada avanço. As tecnologias digitais avançam tão rápido justamente porque são muito propícias para trabalhar coletivamente, porque é possível que muita gente opere dentro de uma mesma lógica.

Celebrar os feitos individuais de uma pessoa, nesse caso, seria como celebrar quem cruzou a linha de chegada em uma corrida de revezamento em que a equipe contou com 800 integrantes.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/mai/22 14:22
· votar


Wanton
Mas será que na época dele era tão fácil assim trabalhar em grupo pra desenvolver um projeto? O próprio zuckerberg COMEÇOU o facebook contando apenas com a ajuda do seu melhor amigo da época, e olha que isso foi em 2004

Eu realmente nao sei os pormenores da trilhada do Guilherme Portões, mas creio que além da sorte e do sistema que o privilegiaram, ele também era bem capacitado naquilo que se propunha a fazer, que era programar

Insufferable Bear
Membro
# 17/mai/22 14:35 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Só pra constar, o Bill Gates já devia estar com os dois pés nos executivos quando programaram o windows 1.0, duvido até que ele tenha lido sequer uma linha de código de qualquer versão de windows na vida dele. A contribuição para a área de computação que saiu de seus dedos é só uma porcaria proprietária usada por hobbystas.
Além disso ele sempre foi um pau no cu do software livre. Quando ele morrer vai ser um bom dia.

Lelo Mig
Membro
# 17/mai/22 14:41 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Sei...

Jonas Kahnwald

"que era programar"

Já que programador "não falta", nem é isso que fez a diferença e sim a sua "visão" sobre as possibilidades da informática.

Os mais jovens, talvez, não consigam entender isso, mas durante décadas a informática foi uma coisa de nicho. Já era previsto, desde os anos 30-40, que ela chegaria a níveis estratosféricos, mas sempre, apenas como "máquinas de calcular e forjar probabilidades" para uso restrito em empresas, bancos, laboratórios de astrofísica e etc.

O Gates foi um dos primeiros a imaginar que um dia "donas de casa teriam computadores na cozinha"... Foi considerado um nerd tetudo, fanboy de Jornada nas Estrelas e comedor de salgadinhos "por conta dessas ideias de jerico".

Olha no que deu...

Wanton
Veterano
# 17/mai/22 14:55
· votar


Jonas Kahnwald
Mas será que na época dele era tão fácil assim trabalhar em grupo pra desenvolver um projeto?

O trabalho envolvido não se restringe ao da equipe que trabalhou diretamente no projeto, há toda uma rede de conhecimento e estímulos que o precede. Mesmo que algumas criações fluam por um gargalo individual, é um equívoco compreendê-las como criações individuais. Essa invenção de gênios é muito mais uma necessidade psicológica estimulada em nossa cultura do que o produto de observações sérias sobre os processos de desenvolvimento de tecnologias.

JJJ
Veterano
# 17/mai/22 15:33
· votar


Pedro_Borges

VB é muito posterior ao Basic original em que o Bill meteu a mão. E Delphi era muito melhor que VB...

Lelo Mig
Membro
# 17/mai/22 15:59 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Essa invenção de gênios é muito mais uma necessidade psicológica estimulada em nossa cultura do que o produto de observações sérias sobre os processos de desenvolvimento de tecnologias."

Cara, se têm alguém que vive contestando o "culto a personalidade" esse alguém sou eu. Mas, não dá para desconsiderar que algumas pessoas são "um ponto fora da curva" num determinado espaço/tempo.

Não tô falando em "genialidade" não. Apenas, sujeitos com um diferencial inegável e sua relação no seu tempo.

Muito do que foi feito, seria, ainda que talvez de outra forma, sem a presença desses cidadãos; mas eles surgem, pelo acaso talvez, para dar um "adianto" no giro da roda e alavancar a evolução. São, historicamente, fundamentais e até essenciais, para a ocorrência de algumas coisas.

Precisamos, por outro lado, também tomar cuidado com estes tempos onde "influencers medíocres" e também "lacradores", contestam a relevância de caras como Newton, Darwin, Einstein, e etc...

Se alguns destes caras não eram "bons sujeitos", se batiam nas esposas, se eram pedófilos, se tinham escravos, ficaram milionários ou botavam fogo na Amazônia não é o que esta sendo avaliado. Pelo menos não no meu caso.

Eu coloco Bill Gates (e olha, é verdade, eu não vou com a cara dele) no rol dos caras que são "ponto fora da curva".

Manja o macaco que usou um fêmur como arma em 2001? Estes caras são um destes símios e não faz a mínima diferença se foi por acaso.

Pedro_Borges
Veterano
# 17/mai/22 16:28
· votar


JJJ
VB é muito posterior ao Basic original em que o Bill meteu a mão. E Delphi era muito melhor que VB...


Mas o Delphi sumiu do mercado e o VB virou Dotnet ou .NET

Wanton
Veterano
# 17/mai/22 17:32
· votar


Lelo Mig
Eu coloco Bill Gates (e olha, é verdade, eu não vou com a cara dele) no rol dos caras que são "ponto fora da curva".

Acredito que tenham pessoas que eventualmente juntem qualidades para dar um gás a mais desenvolvimento das ciências e das tecnologias, contudo, penso que hoje em dia esse trabalho não apareça tanto para o público em geral. Bill Gates tem visibilidade porque ficou muito rico, mas o que ele fez de genial? O que podemos atribuir a ele (e somente a ele) sem medo de errar?

Lelo Mig
Membro
# 17/mai/22 17:52 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"o que ele fez de genial? O que podemos atribuir a ele (e somente a ele) sem medo de errar?"

Você não pode atribuir somente à ele nada do que foi feito, porque o que foi feito, foi feito em equipe. Ele não foi responsável pelo computador pessoal, nem pelo software, nem pelo browser nem pela linguagem de programação web. Mas não dá prá negar sua capacidade em enxergar ao seu redor, inclusive os profissionais, e projetar muito à frente de seu tempo. Fazer esta conexão de "possibilidades de negócios possíveis no futuro da informática" e se cercar de profissionais altamente competentes em conhecimento técnico para desenvolver tal, não me parece "sorte" de um qualquer cercado pelos amigos certos. Até porque, segundo me consta, ele é um cara que acompanhava de perto todo este desenvolvimento e tinha condições de compreender e influir sobre o que estava sendo desenvolvido, ele estava no controle.

De resto, as coisas são assim mesmo cara. As seleções brasileiras antigas tinham inúmeros craques mas os louros são para Garrincha e Pelé. Fica, justamente, com quem faz a diferença. Será que o assistente de Arquimedes não deu alguma ideia prá ele? Alguma sugestão? Quem foi assistente de Arquimedes?

O mundo nunca foi 100% justo. Nem você é, acredite.

Wanton
Veterano
# 17/mai/22 19:15
· votar


Lelo Mig
Nem você é, acredite.

Nem pretendo ser. O que quis demonstrar é que não há evidências de que os feitos do Bill Gates tenham se destacado entre os dos demais. Ele foi mais relevante do que Douglas Engelbart? e que John von Neumann? Konrad Zuse? John Backus? Charles Babbage? Ken Thompson? Gary Kildall?

Lelo Mig
Membro
# 17/mai/22 19:35 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Ele foi mais relevante do que..."

Eu creio que sim, porque se você sair na rua e perguntar pro tiozinho do algodão doce quem é Bill Gates o cara sabe...

... os demais, e você ainda poderia incluir pelo menos mais umas duas dezenas, como Ada Lovelace, Alan Turing, Joseph Licklider, John McCarthy, Linus Torvalds e etc, só picaretas como eu e você ou uma dúzia de nerds punheteiros, tipo makumba e Insufferable Bear conhecem.

Isso não significa, repito, que Bill Gates foi um gênio além dos demais, mas é inegável que o diferencial não foi apenas sorte. Bill Gates é um astro pop da informática.

LeandroP
Moderador
# 17/mai/22 21:49
· votar


Depois de muita resistência, migrei do Windows 7 pro Windows 10.

Eu deveria ter feito isso antes. Mas, já fui advertido pelo próprio Windows que o meu hardware não atende os requisitos pro Windows 11.

Processador Intel Core i5 2.30GHz e 4Gb RAM

makumbator
Moderador
# 17/mai/22 23:35
· votar


LeandroP
Depois de muita resistência, migrei do Windows 7 pro Windows 10.


Apesar de eu adorar o win 7, atualmente o 10 é melhor em muita coisa (o desempenho em geral na mesma máquina é melhor no 10). O ruim é o festival de spyware e telemetria da Microsoft (sendo que no 11 isso foi elevado à décima primeira potência).

makumbator
Moderador
# 17/mai/22 23:36
· votar


Lelo Mig

Ada Lovelace, Alan Turing, Joseph Licklider, John McCarthy, Linus Torvalds
makumba e Insufferable Bear

Adorei fazer parte dessa lista. Chupa essa, Wanton!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/mai/22 00:27
· votar


Wanton
Vou te dar um exemplo futebolístico pq é um que eu manjo beeeem dos pormenores

O time do Palmeiras praticamente nao mudou a sua espinha dorsal desde 2018, tanto que de 7 a 8 titulares do elenco, já estavam no grupo desde 4 anos atrás.
Nesse período passaram 5 técnicos aqui: Róger Machado, Felipão, Mano Menezes, Luxemburgo e Abel Ferreira.

Mesmo com praticamente os mesmos recursos/jogadores (e eu diria até que o elenco do abel HOJE é mais limitado que os outros no geral) só o time do Português conseguiu manter um bom padrão de jogo e muito sucesso durante um bom período de tempo.

O próprio Abel, muito humilde, credita a responsabilidade pelo sucesso 70% aos jogadores e só 30% a ele, mas é inegável que o time tem a cara, não do Dudu, do Veiga ou mesmo do Weverton, mas tem a cara do Abel.
É claro que isso não quer dizer que o Abel é o melhor técnico do mundo, ou que nenhum outro poderia ter feito o que ele fez, alguns talvez poderiam fazer até melhor.

Mas o fato que temos é que ele sim se destacou entre os que tiveram a oportunidade! Da mesma forma vejo que o Bill Gates pode não ter feito todo o trabalho sujo, não ter criado todos os códigos essenciais, e ele "nem joga mais" "não empurra a bola pras redes" mas é ele quem coordena e coordenou o todo. Nunca é sem ajuda, nunca é sozinho, nunca é sem depender dos demais, assim como o próprio abel sempre repete que depende dos seus jogadores. Mas acho que podemos dizer que a Microsoft tem a cara do Bill Gates. Boa parte do sucesso da empresa tem sim a ver com ele!

Outro poderia ter feito igual, ou até melhor? É claro que sim! Mas isso nunca saberemos, nem em quantidade nem em qualidade, mas o que sabemos é que ele fez um bom trabalho e se destacou. Ademais, vejo que vc tem um certo preconceito com o trabalho de um gestor de pessoas, como um CEO, por exemplo.

Talvez isso se deva ao fato de que eles não merecem ser bilionários, e eu concordo, não acho que mereçam também. Mas boa parte do nível de reconhecimento que o Bill Gates recebe, ele merece, esse é o meu ponto

Wanton
Veterano
# 18/mai/22 02:20 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
Boa parte do sucesso da empresa tem sim a ver com ele!

Claro que tem. As empresas sempre carregam marcas deixadas pelos seus gestores, algumas, baseadas nos conhecimentos obtidos a partir de uma posição privilegiada, outras tantas oriundas de intuições e preconceitos.


Ademais, vejo que vc tem um certo preconceito com o trabalho de um gestor de pessoas, como um CEO, por exemplo.

As decisões que um CEO toma precisam ser tomadas por alguém. É um trabalho que precisa ser feito e eu não questiono isso. Meu problema é com o excesso de reconhecimento dos gestores em detrimento do resto dos profissionais envolvidos no desenvolvimento dos produtos.


Mas boa parte do nível de reconhecimento que o Bill Gates recebe, ele merece

Remuneração também é reconhecimento e ele recebeu muito mais do que qualquer indivíduo possa merecer. Quanto a essa outra forma de reconhecimento, é bom atentar para o fato de que ele é muito mais reconhecido por ser um bilionário do que por qualquer outra coisa, uma vez que ninguém parece saber exatamente o que ele fez.

Lelo Mig
Membro
# 18/mai/22 10:23 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"uma vez que ninguém parece saber exatamente o que ele fez."

Mais uma vez discordo. Cara, todo mundo sabe que "ele fez o Windows", nada mais que o conjunto de Sistemas Operacionais presente em mais de 80% dos PCs no planeta e que permitiu que o computador saísse das universidades e grandes corporações, (com seu uso restrito à pessoas que possuíam conhecimentos avançados de computação e programação), e chegasse próximo das pessoas comuns.

Ele apenas idealizou e não criou sozinho, etc., como já dissecamos acima... mas não importa, todo mundo sabe o que ele fez.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Windows 11 tá de TPM