Windows 11 tá de TPM

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jun/21
· votar


makumbator
é mesmo o Vista 2.0

Eu usei o Vista por muito tempo. Depois que resolveram os (muitos) perrengues iniciais, ele ficou ótimo. E, pra mim, como já disse aqui antes, é o Windows mais bonito, até hoje. Mas criou má fama... ferrou.

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


JJJ

Ele era bonito, mas o problema era a exigência insana de recursos só pra ficar bonitinho. É uma coisa bem típica da Microsoft. O que mais havia na época era skin de XP pra fazer Vista ao menos rodar (tirando aero, efeitinhos e tals). Eu lembro que tinha um Acer com o selo de aprovação para o Vista, mas era impossível de se trabalhar com ele. Coloquei o XP e o problema acabou.

Não acho a fama dele injustificada.

JJJ
Veterano
# jun/21 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Sim, mas esses problemas foram sendo resolvidos com o tempo e, quando eu usei (que foi BEM depois do lançamento), os computadores já aguentavam a parte gráfica com o pé nas costas.

Talvez a saída pro Win11 seja essa. Esperar até 2025 (fim da manutenção do Win10).

makumbator
Moderador
# jun/21 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ
os computadores já aguentavam a parte gráfica com o pé nas costas.

Uma parte disso nem era a Microsoft resolvendo problemas, e sim os fabricantes lançando hardware mais potente e as pessoas comprando.

Vamos ver como o 11 vai estar no lançamento oficial. Engraçado que a própria Microsoft mudou os requerimentos dias depois do vazamento aparecer. Antes havia o TPM 1.2 como mínimo e 2.0 como desejável. Aí editaram a página e eliminaram o 1.2 e ficou apenas o 2.0

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


Pra quem quiser checar, desenvolveram uma ferramenta para determinar se o seu PC é compatível ou não com o win 11, e também qual o motivo no caso de recusa. A ferramenta oficial da Microsoft só diz sim ou não, mas não explica nada em detalhes para o usuário.

Segue abaixo a ferramenta (que é em código aberto):

https://github.com/rcmaehl/WhyNotWin11

JJJ
Veterano
# jun/21
· votar


makumbator

Acabei de ver um vídeo falando sobre essa ferramenta. Cheio de aviso de risco de rodar... Mas baixei, passei o antivírus (não deu nada) e... 4 vermelhos e 1 amarelo!

Acho até que tem coisa que dá pra arrumar na BIOS, mas eu nem vou me arriscar, os specs desse win11 são pesados demais. Vou ficar no 10 mesmo, por um bom tempo.

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


JJJ

O meu deu o problema de processador (que não é a partir da oitava geração da Intel) e o TPM (o meu é 1.2). Tem também o lance do UEFI que havia esquecido, mas meu computador suporta o secure boot (e tem como mudar de legacy para EFI e MBR para GPT sem precisar reinstalar o SO)

Lelo Mig
Membro
# jun/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

" Vou ficar no 10 mesmo, por um bom tempo"

Na minha opinião é a decisão mais sábia.

O Win 10 é novo, porém velho o suficiente para ter sobrevivido e arrumado os bugs iniciais.

É leve, estável, seguro.

O lançamento do 11 só é compreendido pela normal necessidade da empresa ter um produto novo para vender.

Mas, sinceramente, enquanto usuário padrão, não vejo nenhum avanço tecnológico que justifique um OS novo.

O mercado têm menos pressa hoje do que nos anos 2000. Nem as tão faladas DDR 5, que já estão previstas há mais de um ano as empresas não estão correndo em colocar nas mobos novas.

JJJ
Veterano
# jun/21
· votar


Aliás, e aquele papo de que o Windows 10 seria o último Windows, que ia ser só um "serviço" atualizável, etc? Se não estou doido, era um lance oficial...

Houve alguma "explicação" deles, pra essa mudança?

LeandroP
Moderador
# jun/21
· votar


makumbator
Mas esse seu problema aí não resolveu atualizando o driver de vídeo?


Eu atualizo o driver, funciona beleza. Mas, as vezes, quando eu reinicio, ele não carrega o driver.

JJJ

Tô quase me convencendo a experimentar este S.O.

ProgVacas
Membro Novato
# jun/21
· votar


Recebi o e-mail de atualização.

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


vou esperar sair o filme

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


makumbator
Ou seja, é mesmo o Vista 2.0 (que o Sall adora)

agora troquei de PC e sou win8 (usei vista até tudo ficar incompatível com ele). Até poderia trocar o SO do meu PC velho, mas dá uma preguiça da porra.

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


glass

E você (como entusiasta do Vista) gostou do visual mostrado até agora do Windows 11?

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


makumbator

se me importasse com isso seria macfag

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


glass

O seu ódio pela Apple não combina com seu apreço pela estética e aos detalhes. A Microsoft nunca poderá te fornecer beleza incontestável. Daqui a pouco você vai estar usando Linux (ou pior, TempleOS).

glass
Membro Novato
# jun/21
· votar


makumbator

PC é pau velho para rodar e resolver problema, estética eu faço fora dele

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


Acabei de descobrir que eu tenho TPM...

Ainda faltaria habilitar Secure Boot + UEFI + GPT (isso é factível), mas o processador é intel 7a. geração (precisa ser 8a.).

makumbator
Moderador
# jul/21 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

Eu passei meu sistema de MBR para GPT, e com isso liguei o UEFI e secure boot, mas minha TPM é 1.2 (e já estava ligada desde sempre), e assim como você, meu processador não é oitava geração.

JJJ
Veterano
# jul/21 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

O meu é da própria Intel, embutido em algum lugar do chipset (na BIOS, alterei de "discrete tpm" para "firmware tpm" e voi là!)

Já o secure boot e o UEFI dependem do GPT. É um gargalo aqui, porque tenho dois discos, um SSD (disco 0) com o sistema e um HDD (disco 1) com dados. O HDD é mole (tem uma ferramenta free que faz a conversão, chamada MiniTool Partition Wizard), mas pro disco 0, ele me manda pagar 50 bidens! Me recuso... kkkkk

Claro que posso fazer um backup e baixar num outro disco GPT, mas haja saco (e não vou comprar outro SSD só pra isso).

Como você trocou de MBR pra GPT?

makumbator
Moderador
# jul/21 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

não precisa pagar pra mudar de MBR para GPT e ele ser o disco 0. Dá pra fazer isso nativamente, no prompt de comando com credencial de administrador. Não perde dados e nem precisa reinstalar o sistema pra mudar.

makumbator
Moderador
# jul/21 · Editado por: makumbator
· votar


Se quiser eu vejo os comandos e passo a passo. É fácil e bem rápido. Obviamente que é recomendado ter backup dos dados do disco mesmo assim, por precaução. E se a pessoa for totalmente paranóica, pode criar um clone completo do HD antes de mudar. Em caso de der errado bastaria formatar o disco com instalador do windows para poder fazer ele virar MBR novamente (o que apagará tudo) e depois importar o clone, fazendo tudo voltar ao que era antes.

Também é recomendável desplugar todos os HD externos antes de fazer o procedimento, e se quiser pode-se até desmontar os discos internos que não são os do sistema. Isso não é totalmente obrigatório, mas evita o usuário se confundir e selecionar o disco errado no prompt.

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


makumbator
Dá pra fazer isso nativamente, no prompt de comando com credencial de administrador. Não perde dados e nem precisa reinstalar o sistema pra mudar.

Certeza? Pelo prompt, eu tentei (tem um programinha do próprio Windows, o mbr2gpt.exe), mas só rola em disco não de sistema...

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


Olha aí:

C:\WINDOWS\system32>mbr2gpt /validate /allowFullOS
MBR2GPT: Attempting to validate disk 0
MBR2GPT: Retrieving layout of disk
MBR2GPT: Validating layout, disk sector size is: 512 bytes
Disk layout validation failed for disk 0

makumbator
Moderador
# jul/21 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ

Então, é esse comando que fiz, mas como administrador no prompt de comando (que é só uma forma diferente de abrir o mesmo aplicativo que você usou navegando na pasta system 32). Mas não pode ter mais que 3 partições no disco alvo. Caso contrário ele se recusa a fazer a conversão (pois ele vai criar uma extra do UEFI)

JJJ
Veterano
# jul/21
· votar


makumbator

Nada feito... mesmo como admin. Deve ter algum gargalo aí (e não é o número de partições - no meu caso são duas).

makumbator
Moderador
# jul/21
· votar


JJJ

Mas são duas contando as partições de recuperação do windows em MBR e as de reserva do sistema? Ou você tem duas partições visíveis para uso normal e mais as escondidas? Ou seja, quantas partições aparecem nesse disco visualizando ele no gerenciador de discos?

JJJ
Veterano
# jul/21 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Olha aí: https://ibb.co/cLz5TDR

São só duas mesmo (pelo menos é o que aparece...)

ProgVacas
Membro Novato
# jul/21
· votar


makumbator

Pra quem quiser checar, desenvolveram uma ferramenta para determinar se o seu PC é compatível ou não com o win 11, e também qual o motivo no caso de recusa. A ferramenta oficial da Microsoft só diz sim ou não, mas não explica nada em detalhes para o usuário.

Segue abaixo a ferramenta (que é em código aberto):

https://github.com/rcmaehl/WhyNotWin11


Se falar pro gado bolsonarista que essa porra rouba teu rim, vai parar no whatsapp.

makumbator
Moderador
# jul/21
· votar


JJJ

O problema no seu caso é que uma das partições é unidade lógica. Nesse caso o comando no prompt não funciona.

ProgVacas

Joke is on you. Tenho 2 rins, por isso um deles posso deixar roubarem sem problema!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Windows 11 tá de TPM