Tecladista Sequenciado versus Bandas

Autor Mensagem
SoldierOfFear
Veterano
# jun/05
· votar


Quem pensa que os timbres do teclado substituem os instrumentos reais, não tem contato nenhum com outreo intrumento.
Se um tecladista pensa que o timbre que ele passou um tempinho montando vai substituir o de uma guitarra de dez mil reais que até os parafusos tem um filosofia por trás pra atingir o timbre ideal, ele merece ser intrnado.

wernegher
Veterano
# jun/05
· votar


SoldierOfFear
Se um tecladista pensa que o timbre que ele passou um tempinho montando vai substituir o de uma guitarra de dez mil reais que até os parafusos tem um filosofia por trás pra atingir o timbre ideal, ele merece ser intrnado.

Muito interessante sua tese...rsss. Gostei mesmo rs.

SoldierOfFear
Veterano
# jun/05
· votar


tirnado que as características do ataque são todas perdidas.

ROTTA
Veterano
# jun/05 · Editado por: ROTTA
· votar


SoldierOfFear
os parafusos tem um filosofia
wernegher
Gostei mesmo rs

Eu também gostei, especialmente a parte da "filosofia dos parafusos"... :-)
Falando em guitarras, embora aqui não seja o local, um dia vou ter uma Rickenbacker igualzinha ao que o George Harrison tinha (esta aqui). hehe
Abraços.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


max_music

Mas pô cara, tocar ao vivo com um workstation sem banda não pega bem. O teclado só toca em seqüencia, e não é possível usar ritimos.

Lembrando que os workstations arranjadores como o PSR-3000, o G-70, ambos também possuem edições de timbres assim como os workstation. Não sei se tem os mesmos recursos que um sintetizador e workstation tem ao trabalhar com timbres.

ThePrinceOfArrocha
Cara, quero pegar um PSR-1500, trocar o meu bom PSR-1100. Vc acha que eu compensa? Nem me fale no PSR-3000, não tenho grana, comprei uma moto e estou liso.

Ele trabalha com sample? não né! bom ele tem piano live?
Valeu!

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


SoldierOfFear
Será se compensa comprar uma guitarra de R$10.000?
Cara, conversando com um grande guitarrista, ele falou que vc compra timbre até R$3.000, passou disso é frescura, tudo igual. Até as guitarras mais baratas tem um som legal se usar com uma boa pedaleira.

Agora compra um teclado de R$700,00, é um teclado de iniciante, com esse mesmo valor, vc compra uma guitarra para usar em qualquer lugar, não vai te deixar na mão.

É a única inveja que tenho dos guitarristas, baixistas, é que eles tem um bom preço pelo seu equipamento.

O músico tecladista pra começar com algo que encaixe, tem que gastar uns R$2.000.00, não é brincadeira.

Agora comprar um teclado de dez mil, compensa, pq é uma maquina com muitos recursos e qualidade, e difere muito dos mais baratos.

Theo22
Veterano
# jun/05 · Editado por: Theo22
· votar


A todos,

De cara, ouvindo o Yamahá Motif S8, percebi que a tecnologia vai ser trabalhada em um ponto agora.

Em Keyboards
Timbre: hoje já temos timbre com as melhores qualidades, pra nÃo deixar nada a desejar

Dinânica, forma de tocar, variações do timbre:
Começou a nova era, ouvindo os timbres do Motif, percebi a riquesam os detalhes, isso mudou completamente aquela forma única de tocar, agora é possível fazer coisas que só se conseguia tocando o instumento real.

Observe o demo (Motif) do baixo, da guitarra, do violão, não é mais só aquele som contante, agora é possível ir além disso. (eu que não sei o nome).

A Yamahá com a MVT, está partindo para um novo padrão, e isso pode melhorar muito mais com o passar dos tempos.

Sei que vai ser complicado tirar aquele som identico, pelo fato do instrumento de cordas real, não se limitar a nada, e a própria forma de tocar ser diferente, mas os timbres de teclados não estão mais só se limitando a timbres, mas sim a forma de tocar.

(erros de português, desculpe-me)

wernegher
Veterano
# jun/05 · Editado por: wernegher
· votar


Theo22

Cara, a riqueza dos detalhes dos timbres ainda não é a grande questão de se reproduzir sons de instrumentos acústicos em teclados. Imagina que o violino por exemplo é um instrumento sem traste, o que já de cara difere do que o teclado propõe.
O teclado não tem traste (é claro), mas tem teclas e exite uma "quebra" entre as mesmas, o que faz com que o som não fique contínuo, como nos violinos mesmo quando há mudança de notas. Isso também ocorre até mesmo em guitarras e violões em determinadas situações ... Isso é o que nós chamamos de "nuances do instrumento". São características muito peculiares ao próprio que o teclado não consegue reproduzir (pelo menos até agora...).
Imagina que o violino para mudar de uma nota para outra, não há quebra de som. É como se no teclado você usasse o pitch bender para descer do ré para o dó#... Oras, e sabemos que no teclado isso não rola... Fica bem artificial...

Algo parecido ocorre com o sax. Embora este instrumento tenha chaves (o que se equivale as teclas no teclado), a embocadura é o carro chefe deste instrumento. Um saxofonista consegue alterar na "boca" uma nota sem trocar de chave... As dinâmicas produzidas pela respiração e pela força do ar são algo muito particulares aos instrumentos de sopro... e fica complicado de se reproduzir em teclados.

Volto a falar: não sou incrédulo ao ponto de dizer que isso nunca vá acontecer um dia. As coisas evoluem muito rápido. Só que hoje, pelo menos nos teclados mais badalados que eu pude experimentar (Motif e Triton Extreme), ainda não vi tal coisa.

P.S.: quanto a utilização de VSTs, Samplers e coisas do tipo em PC, embora a qualidade sonora seja bem melhor que os timbres de um teclado (salvo raros casos), a interface continua sendo um teclado. Os detalhes que denunciariam que se trata de uma execução via MIDI diminuem com certeza em razão da qualidade dos próprios timbres, mas ainda sim não se trata de uma reprodução 100% fiel...

Anselmo Delfino
Veterano
# jun/05
· votar


A todos.....

escutem o velhinho, tenho mais de 20 anos de musica, amo teclado e piano.

Mas NUNCA, eu disse NUNNNNNNCA, o teclado vai substituir o som organico, ORGANICO. NUNCA.

Um violino Stratovarius, ficou anos pra se descobrir que a peculiaridade do seu som era a forma como era lixado com pedras vulcanicas e que seu pó melhorava a ressonancia do mesmo.

Nao me venham falar que um teclado, que so no processo AD/DA já tem perda, vai conseguir superar o som do mesmo.

Mesmo assim se voces não concordarem tenho uma pergunda.

PORQUE vocês tocam ?

Pelo prazer de se interagir com outros, de se expressar seu sentimento, de se comunicar através de uma linguagem UNIVERSAL (em todos os sentidos) com todos os povos do UNIVERSO.

Ou para ser papagaio, e repertir o som de outros.

Eu já escolhi por que toco, e mesmo que seja em um CA-110 garanto que consigo sentir prazer em tocar.


Abraços a todos.

wernegher
Veterano
# jun/05 · Editado por: wernegher
· votar


editado...

wernegher
Veterano
# jun/05
· votar


Anselmo Delfino

Com todo respeito, "véinho...", (rs) tb. tenho mais ou menos uns 18 anos de música e tb. penso o mesmo a respeito dos violinos...

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
700 reais compra uma guitarra mais ou menos e nenhum efeito ou amplificador hehe
geralmente:
guitarra boa (não top, boa pra fazer show, não iniciante): R$ 1000 a R$ 1500
Amplificador bom (pra tocar em barzinho e que já tenha alguma distorção): R$ 600 a 1500
e ainda tem os pedais e pedaleiras pra somar aqui, mas vai mais do gosto do fregues...

não é só tecladista que sofre com os preços não hehe

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Anselmo Delfino
Sinceramente esse lado de papagaio não tem nada haver, é uma tremenda bobagem, e é muito melhor que ser dependente, e carente.

Eu tenho prazer de tocar um teclado pelo motivo de não depender de nenhum outro instrumento, pelo fato de minha pessoa está com um instrumento que vai permitir que eu toque de forma completa.

Exemplo é meu irmão: Ele pega sua guitarra e fica no quarto tocando, mas não passa daquilo, é só guitarra, ele não consegue ficar 1 hora tocando.

Eu que toco teclado, entro no guarto e fico horas tocando entre piano, E.piano, moog, Hammond, Strings, Pads, Synhts, e quando acabo tudo isso, pego uma guitarra, violão, sax Tenor, Soprando, Gaita, sanfona, e faço uma brincadeira, explorando outros lados.

Depois posso programar uma bateria, baixo, percusão em qualquer estilo musical, e tocar com prazer esse instrumento tão completo que nenhum outro instrumento possibilita tamanha orquestra.

De que adianta fazer um solo de quitara sem bateria, tocar violino sem string, solo de sax sem acompanhamento?

Nessa hora, acho que todo músico deveria ter um teclado pra quebrar o ganho, sssim não ficaria tão solitário, com seu toque pedindo um acompanhamento pra se completar.

wernegher
Foi justamente o que falei, a tecnologia buscará essa façanha, pode ter certeza, em breve além do bom timbre, teremos riqueza ao executá-lo no teclado. Veja que já há timbres de violões, guitarras, com uma tecnologia bem mais moderna, que permite fazer certas coisas, que tempos atrás, só no próprio instumento era-se possível.

wernegher
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22

é pode até ser cara... mas pode também se tratar de uma utopia.

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


wernegher

pra mim vc pode mandar os Mp3. Quero escutar.... São esses aí que estão no post ?

Lembra que eu já tinha lhe pedido há tempos ?!

OBS: Por favor amiguinho, Não tenho a pretensão de desafiá-lo, ok ?!


Me procura uma hora pelo msn: viniciusaugustomusic@hotmail.com, q eu te passo as mp3!!!!!!

a propósito, a tal música americana que vc citou acima não é feita no PSR 3000 e sim no Tyros né. (só confirma pra mim...)

Não, segundo o próprio cantor, ela foi gravada num PSR3000, assim como um CD dele foi produzido todo no teclado, estou a procura do albúm q ele tem está música e que na capa tem uam foto dele com o PSR3000, segundo o MarcoAlanRotta, o nome dele é EllisHall, já estou a procura da capa do albúm q comprova o q eu disse.

Tem um timbre nessa música que parece querer imitar uma guitarra ou uma clave com efeito wha-wha... po, tá bem executado e tal, mas nem de longe lembra uma né... e outra, ..tá na cara que é teclado. (tudo bem quem é um demo do Tyros e isso já ajuda a deduzir, mas a execução denuncia na cara !!)
A gravação foi feita com timbres totalmente eletronicos e sem pre masterização nenhuma, o mic ligado no tecaldo, depois os efeitos do proprio teclado e disponibilização direta na internet... Se vc reparar, a qualidade não é profissional de gravação, pois a gravação está como um show ao vivo, e olhe q os timbres estão sem nenhuma edição, sobre a clavi, clavi com wha wha, ficou com cara de clavi com wha wha, vc queria q ficasse com timbre de clavi pura????? Essa eu não entendi!!!!! Vc ao menos já tocou em uma clave de verdade com o efeito de whawha pra saber qual é o timbre?????

Qto a tecnologia do teclado em capturar voz, realmente é legal mesmo. Com certeza agrega valor. E o cara canta muito bem também....

Se quiser que eu avalie também as outras MP3 é só falar...


Essa tecnologia é indiscutivel, é só uma prova q o Vocalist disponibilizado nos teclados PSR3000 e Tyros, é profissional, ah... mais um detalhe, o Tyros, assim como o PSR21000, só possui 2 polifnias vocal no vocalist, ou seja, só reproduzem 2 vozes em backs vocais, já o PSR3000 são 3 polifonias vocais, se vc reparar na gravação, são três vozes de backs vocais!!!!!!

Qualquer coisa, pode me procurar pelo msn...
Abraços!!!!!

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
Cara, quero pegar um PSR-1500, trocar o meu bom PSR-1100. Vc acha que eu compensa? Nem me fale no PSR-3000, não tenho grana, comprei uma moto e estou liso.

Ele trabalha com sample? não né! bom ele tem piano live?
Valeu!


Oh rapaz, me procura pelo msn q eu tenho uma porrada de coisas pra lhe passar!!!!! Garanto q vc vai gostar!!!!!
Abraços!!!!
Vinícius Augusto

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


O Marco Alan Rotta me passou um site, aonde tem algumas músicas do ElliHall, o cantor e tecladista da música TisForTyros, q verdadeiramente foi gravada com o PSR3000 da Yamaha.

Aqui neste site vcs acharam ainda algumas demos gravadas com bandas e com teclado (PSR3000). Espero q vcs gostem!!!!!!!

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


sobre a clavi, clavi com wha wha, ficou com cara de clavi com wha wha, vc queria q ficasse com timbre de clavi pura????? Essa eu não entendi!!!!! Vc ao menos já tocou em uma clave de verdade com o efeito de whawha pra saber qual é o timbre?????

Me desculpe amiguinho, sem nada pessoal. Mas ouvi a demo e achei que o timbre de Clavinet que vc falou não se parece em nada com um timbre clássico, nem o Clavinet, nem o wah wah. Aquele timbre está para um timbre de Clavinet de verdade como aqueles presets "House Piano" ou "Electronic Piano" estão para os presets de Steinway dos synths.

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Mesmo que vc vá usar isso contra mim e distorcer as palavras daqui a um tempo, quero que fique registrado que achei a demo boa, boa qualidade de timbres. Mas aquilo não passa por um Clavinet de verdade nem aqui nem na China. Os únicos presets que eu vi que se aproximam em 99% de um Clavinet de verdade e seus efeitos mais usuais (Wah, Phaser, Overdrive) são os do Nord Electro e dos Kurz PC2 e K2600.

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Me desculpe amiguinho, sem nada pessoal. Mas ouvi a demo e achei que o timbre de Clavinet que vc falou não se parece em nada com um timbre clássico, nem o Clavinet, nem o wah wah.

Pela pouca experiência musial q vc tem, né "amigão"? Dá pra ver q de wha wha vc não entende nada!!!!! nadinha mesmo!!!!!!!

[]'s

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Ah, eu fui ver agora qual era o timbre do teclado, é um, bandolin com whawha, chorus e flanger. Me enganei, não tem nada de clavi mesmo!!!!!!

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Não tem nada de wah nem de clavinet clássico, desculpe cara. Ouça as demos do Nord Electro e depois a gente conversa. Ou compare com os clips de audio daqui: www.clavinet.com

Que fique registrado: usei e uso pedal de wah e overdrive com os meus teclados há pelo menos cinco anos, principalmente pra Rhodes, Wurlitzer e especialmente Clavinet. Não venha com as suas deduções sem sentido de novo. Tinha achado que vc cresceu e q tinha começado a aceitar opiniões diferentes da sua, principalmente com argumentos decentes. Mas parece q estava errado.

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05 · Editado por: ThePrinceOfArrocha
· votar


Leslie_Overdrive
Amigo, opiniões pessoais são válidas!!!!!! Vc deu sua opinião pessoal e eu discordei!!!!!! Este timbre de wha wha não é dos melhores do teclado, mas se quiser, proponho a lhe mostrar whawhas dignos, claro q são efeitos digitais, e como sempre, efeitos digitais sempre possuí algumas diferenças dos analógicos, mas são as vezes, mínimas!!!!! Estou aqui, hoje, disposto a discutir com demonstrações, seja com amigos ou com pessoas q não se achem amigos, pra mim isso tudo acabou, depende de como os amigos e não amigos interpretarem situações.

Espero ter sido claro!!!!!
Agora, vc poderia colocar uns links mp3 pra galera entender suas opiniões, e para q se for da minha capacidade, eu possa rebater, se não for da minha realidade, aceitarei sua opinião com prazer!!!!!!

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Achei um site do Ellis Hall na epoca q ele usava o PSR2000... Agora falta acha-lo com o PSR3000.

Tbm achei uma foto aonde os NSyncs falam q usam os Motifs Yamaha, agora falta achar o Justin Timberlake com o PSR3000.

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


ThePrinceOfArrocha
O Marco Alan Rotta me passou um site, aonde tem algumas músicas do ElliHall, o cantor e tecladista da música TisForTyros

Pois é, Vinicius. Conforme comentei no tópico onde informei sobre o Ellis, eu "acredito" que seja ele, pois ele grava demos para a Yamaha há um bom tempo.

Abraços.

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Marco Alan Rotta
É ele mesmo!!!!!!
Comprovei isso!!!!! Só precisava lembrar o nome dele, e no proprio site q vc deu, tem algumas demos feitas com o PSR3000 q eu ja tinha no pc!!!!

Muito grato!!!!!

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Estou aqui, hoje, disposto a discutir com demonstrações, seja com amigos ou com pessoas q não se achem amigos, pra mim isso tudo acabou, depende de como os amigos e não amigos interpretarem situações.

Não pareceu, pela alfinetada gratuita, sem sentido e absolutamente sem fundamento lá em cima. Mas tudo bem.

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Leslie_Overdrive
Não pareceu, pela alfinetada gratuita, sem sentido e absolutamente sem fundamento lá em cima. Mas tudo bem.

Pode passar uns links legais em mp3?????
Seria legal q vc participe desta maneira... O tópico ta tão bom para ser distorcido por outros caminhos!!!!!

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Pois é, eu sei como devo participar. E foi lá em cima no seu post q ele foi distorcido.

Mas aí vai.

www.clavinet.com

(Varios clips em mp3 e real audio)

http://www.clavia.se/downloads/mp3/index.htm

(Procura os Clavinets do Nord Electro)

Douglas Cristino Leal
Veterano
# jun/05
· votar


Olá Pessoal!

Bom.... Não vi todos os posts e portanto não sei se já falaram isto:

Os teclados hoje em dia são ótimos IMITADORES de insrumentos. Mas não os SÃO! Por mais que se aproximem!

Apenas Uso uma seqüência para fazer algo que eu não conseguiria fazer no palco. Ou seja, algo que tem vários timbres que um tecladista teria que fazer, ou até mesmo algo muito rápido. em introduções ou certas partes da música quando tocar com UMA BANDA, apenas. Aí sim eu concordaria.

Mas tem muita gente que engana, ou quer enganar, o público leigo apenas colocando disquetes que nem ao menos foram eles que produziram e sairem fingindo que tocam num PSR 520.

Este foi o meu desbafo!!!!!

Abraços!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladista Sequenciado versus Bandas