Tecladista Sequenciado versus Bandas

Autor Mensagem
V. Augusto
Veterano
# jun/05
· votar


Marco Alan Rotta
Você tocou em um Steinway no Brasil?

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Você tocou em um Steinway no Brasil?

Não.
Abraços.

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


observem que no meu comentário eu disse ao vivo, em estúdio realmente fica mais facil enganar os ouvidos, já que tem o processo de digitalização do som da guitarra, e o teclado fica bem próximo, mas mesmo assim perde-se muito pelo modo diferente de tocar os instrumentos...

um exemplo: aqueles "gritinhos" (harmonicos artificiais) das guitarras, pois cada guitarrista faz um h.a. diferente, até mesmo os mais experientes guitarristas acham difícil fazer um h.a. sair igual ao outro

tem muitos outros exemplos dessas técnicas, como aquela palhetada forte fazendo as cordas "estalarem", ligados, notas abafadas, feedback, harmonico natural e outros...

mas realmente, com melodias sem esses efeitos, EM ESTÚDIO, já vi trabalhos impressionantes de guitarras sendo feitas no teclado...

max_music
Veterano
# jun/05 · Editado por: max_music
· votar


trovao1

É exatamente isso que queria dizer com um teclado profissional de ultima geração e ou sampler desde que bem programados e tocados ficam melhores que uma banda.
No meu ponto de vista que sou afixonado por qualidade é muito prazeroso ouvir um som perfeito, equalizado e mixado de um teclado e em uma banda é muito dificil de se ver isso porque depende de uma séries de fatores: técnica dos musicos, qualidade e dos instrumentos e equipamentos e a competência do téccnico de audio.

É claro que a máquina não substitui o homem, um teclado de ritmo pode se tornar repetitivo e massante, sempre aquela mesma bateria, a mesma guitarra, mas em um teclado workstation, o tecladista pode sequenciar da mesma forma que os instrumentista fariam, mas para isso ficar real o tecladista não basta saber tocar teclado tem que saber como cada instrumento toca: como fazer o ritmo na bateria, a levada do baixo, o riff da guitarra, o ataque dos metais, sabendo como tocar cada instrumento , ai sim se tem uma coisa realista. Há musicas midi na internet tão bem sequenciadas que se reproduz fielmente a performance dos musicos, é claro que a qualidade do midi vai depender do isntruemento que se reproz em um teclado da cassio o som não vai ficar bem , mas se for em um Roland a qualidade fica muito melhor.[b][/b]

max_music
Veterano
# jun/05 · Editado por: max_music
· votar


Theo22

Acredito em vc , pois trabalho da mesma forma há 8 anos em termos de sonoridade é possível substituir uma banda ou mesmo uma orquestra, a única forma de denunciar é se o musico produtor não for bom o suficiente p/ reproduzir por exemplo uma técnica de guitarra ou qualquer outro instrumento. Sou pianista e tecladista e para tocar e bateria convincentemente no teclado, fui estudar bateria, estudei diversos métodos de bateria no teclado e hoje toco tanto como um baterista, não sei tocar a bateria real, mas no teclado conhecer todo mundo que aquilo é bateria e não uma coisa mecânica, o sequencer reproduz fielmente tudo que é tocado nele, basta saber tocar bem, não adianta ter o melhor teclado e equipamentos se o tecladista não for bom vai continuar soando artificial e mecânico.

Não é a toa que cada dia são lançados cada vez mais softwares, para computador possíveis de reproduzir fielmente instrumentos reais ex:

• The Grand 2 - Steinberg , reprodução fiel do Steinway & Songs (o melhor piano do mundo) são mais de 5000 samples de todas as notas e dinâmicas que variam do pianíssimo ao fortíssimo;
• Virtual Guitarist - Steinberg, sampleado das melhores guitarras do mundo e amplificadores valvulados,
• Battery 2.1 – native isntruments – sampler de bateria coleção de baterias e percussão de sadar inveja a qualquer , baterista.

Utilizo esses programas e realmente são iguais ao real, programas assim são lançados facilitar cada vez mais o acesso dos músicos à instrumentos de qualidade.

Jaum_Paulo

Quem é quem tem US$ 65.000,00 para pagar em um piano Steinway? Mas o programa simulador é tão bom quanto ao original e custa 100 vezes menos, o mesmo com guitarra e bateria, isso proporciona um acesso muito maior a instrumentos de qualidade ao baixo custo. Há dez anos atraz poucos estúdio usavam computador , hoje todos os estúdios não sobrevivem sem um computador, O mesmo vai acontecer com os sintetizadores daqui alguns anos. Os instrumentos virtuais já são muito usados em trilhas de cinema, você ouve e pensa que é uma orquestra, mas na verdade são computadores , samplers e teclados, quando custaria pagar o cachê de 50 músicos, studio e equipamentos especiais p/ isso, com a tecnologia se tem o mesmo resultado com 100 vezes menos custo. Esta é a realidade queira ou não aceitar.

Eu já tive o DX-7 da Yamaha e hoje tenho o FM-7 – programa sintetizador é uma replica perfeita , tem os mesmo sons perfeitos até a parte de síntese funciona exatamente igual ao original DX-7 e neste caso o FM – 7 é muito melhor pois não é limitado como o DX-7.

ACREDITO FIELMENTE NOS SYNTHS E SAMPLERS VIRTUAIS!!!

Com a tecnologia atual é possível transportar para o palco a mesma qualidade do estúdio sem ter que levar uma parafernália de instrumentos e equipamentos, gravadores digitais, notebooks e até mesmo teclados são capazes de gravar e reproduzir áudio em multi-track que podem se gravados em estúdio e ser disparados no palco , junto com a banda, um exemplo é a banda Jota Quest, o baterista usa um Notebook e dispara trilhas de áudio gravadas o resultado é um som super rico em uma banda de 5 integrantes.
A tecnologia veio para facilitar a vida do musico.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


max_music
Falou bem amigo, é isso aí, certeza que a qualidade parte desse princípio.

A TODOS
Sempre tem músicos hiper-preocupados e já chegam falando;

Nunca um tecladinho vai substituir uma banda...
... mas é claro que não, e quem tá falando isso?

Aí vem um cara e fala, bateria de teclado não presta, mas é claro, o cara não sabe tocar, toca tão ruim, que sôa como um quadrado.
Quem toca bem, fica legal sim, quem programa bem fica bom sim.

Ainda mais se usando samples de bateria, ou seja, qualidade melhor que muitas bateria, pois aquele sample foi gravado de uma mega bateria.

É muito fácil entender o que quero dizer!

Os únicos instumentos que realmente eu usaria real hoje se fosse gravar um CD, seria os nipes de metais, violão e guitarra, embora esses dois últimos já temos ótimos samples.



ACREDITO FIELMENTE NOS SYNTHS E SAMPLERS VIRTUAIS!!!
Digo o mesmo, e veja o trabalho que dá pra pegar um instrumento e reproduzir fielmente.

Gosto muito dos Synths virtuais por eles serem mais leves, ocuparem menos espaço em disco, como o FM7 que é perfeito, hammond B4, que agente compra um módulo de hammond e não fica melhor que o Hammond B4 virtual..hehehe

max_music
Veterano
# jun/05 · Editado por: max_music
· votar


Theo22

É extamente o ponto que queria chegar, muito mais do que timbre e ter os melhores samples é saber tocar.

Eu fui estudar bateria, para tocar aprender a tocar bateria convincente no teclado, não sei tocar bateria real, mas no teclado toco muito melhor do que muitos bateristas por ai hehehe! Mesmo que eu toque bateria em um tecladinho da Cassio (bem podre!!!) , mas tocando bem dá prá ter um resultado incrível e niguém vai falar que aquela bateria do teclado tá horrível.

Mas se saber tocar bem uma bateria no teclado e usar mais os melhores samples de bateria, ai sim o resultado é muito melhor do que um baterista tocando. Os estudios começando a fazer isso, ao invés de montar uma sala p/ a bateria, ter microfones p/ cada peça(bumbo, caixa, pratos...) é muito mais prático, rapido e o resultado é mellhor e mais barato usar samples e sequenciando a bateria, o custo cai p/ menos da metade, tocando bem a bateria no teclado é claro!

Qdo. vou me apresentar eu não toco c/ baterista, só toco com guitarrista, saxofonista e vocal, no final do show as pessoas pe peguntam como vc não tem baterista e a bateria ficou tão real no teclado? pq bateria de teclado é td ruim. Eu digo que uma bateria de teclado bem tocada fica tão boa qto. uma real.

O que quero dizer é que qualquer, instrumento bem tocado fica bom e não adianta tem o melhor instrumento se não saber tocar, a qualidade vai ficar ruim , o mesmo digo com uma musica bem sequenciada, fica perfeita independente do teclado, mas mal sequenciada fica parecendo que é um robô tocando, td. quadrado e mecânico.

As pessoas tem o conceito errado de que a banda do teclado não presta, pq só estão acustumadas a só ouvir aqueles teclados de ritmo como os PSR e outros, ai sim o sim fica sempre aquele ritmo sempre rititivo, cansativo e mecânico. É por isso que NÃO gosto dos teclados de ritmo e sempre serão considerados teclados amadores, os teclados sintetizadores e workstations são muito mais superiores, tocando e usando bem seus recursos é possível ter sim uma banda tocando no teclado. É claro que um teclado não enche o palco, mas em lugares pequenos , que não comportam uma banda, os teclados (bem) sequenciados, são muito bem vindos.

Theo22
Veterano
# jun/05 · Editado por: Theo22
· votar


max_music
Ou ou , vc defende usar teclados com gravações midis (músicas seqüenciadas) em lugares, ou seja, o músico só toca no player?

Um ponto importante amigo:
Nem todos os teclados arranjadores são amadores.

Sintetizadores e workstation são teclados profissionais pra banda, sendo que o último tem um seguencer, que possibilita ao músico seqüenciar.

Temos os Workstation Arranjadores, que tem recursos de workstation e trás consigo a possibilidade de acompanhamento com a mão esquerda, são profissionais e mais caros que os workstation, exemplo o G-70 Roland, ou um PSR-3000 Yamaha.

Lembre-se do que tudo tem haver com a capacidade do músico, quanto melhor ele programa e toca, melhor seras seus rítimos de acompanhamentos.

Eu defendo mais o músico que faz tudo ao vivo, toca com rítimos, e sabemos que o rítimo é bem inferior ao midi, a música feita em seqüencia.

O midi é legal pra ouvir em uma gravação, ao vivo o pessoal fala um bando de coisas, como o cara não está tocando, enfim..

Vc trabalha com que workstation? Gosta do Yamaha MoTif?

Até amigo! Eu trabalho com teclado com Rítimo + guitarra real e violão.

Anselmo Delfino
Veterano
# jun/05
· votar


Qual a finalidade de se perguntar o que rola melhor na noite,Se quem perguntou já tem uma opnião muito firme a respeito.

Creio eu que é para gerar polemica.....

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


Uma banda, com certeza... Sem mais explicações...

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


mano_a_mano

De acordo!

Eu prefiro banda a só teclado, e pra mim, banda tem que ter teclado, apesar de muitas não terem.

max_music
Veterano
# jun/05
· votar


Anselmo Delfino

Não é questão de criar polêmica e sim ver as opiniões dos 2 lados: tecladistas e bandas e confrontar ideias. Em momento algum isto significa competição. É claro que tenho um bom conhecimento na área a tecnologia musical e por estar neste lado, tenho bons argumentos p/ dizer que os teclados de hoje tem a mesma qualidade em audio do que uma banda, isto não quer dizer presença em palco. Espresse tb a sua opinião todas serão bem aceitas.

maggie
Veterana
# jun/05
· votar


max_music
Desligue o CAPS LOCK aí.
:]

wernegher
Veterano
# jun/05 · Editado por: wernegher
· votar


max_music
p/ dizer que os teclados de hoje tem a mesma qualidade em audio do que uma banda,

Desculpe, ..o papo não é comigo mas eu discordo.
Não há teclado no mundo - pelo menos por enquanto - que reproduza com 100% de fidelidade um som de saxofone por exemplo, com todas as suas nuances: digitação, respiração.... Existem sons legais que lembram e bem um sax, mas não com a mesma qualidade (ou fidelidade, melhor dizendo) de um instrumento ao vivo.
Acho muito fácil tirarmos essa dúvida toda. Se quisermos por exemplo saber se o som de violino do nosso teclado é excelente (perfeito nunca!!) ou não, chame alguém que toque o instrumento de verdade para ouvir o timbre do seu instrumento....

Atenção: não estou falando de samplers, de VSTs, de Synths Virtuais. Estou falando de teclados.

max_music
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22


Defendo sim os Telcados Sinterizadores e Workstation, ambos premitem modificar sons da maneira que quiser e isso em uma produção musical é essencial assim como ao vivo. Já os teclados de ritimo não permitem esse tipo de coisa, sou o tipo de musico que se não to conente c/ um som eu mudo ele p/ ficar do jeito que eu quero. Outra coisa é que os ritmos automaticos não tem aquela virada ou intrudução desejada, sou muito mais de tocar por ex. o baixo na mão mesmo do que contar c/ um baixo de ritmo automatico, só a bateria que é sequenciada e mesmo assim é tocada de forma que não pareça mecânica.
O G-70 é um teclado de ritmo revolucionário, que merece repeito, pois possui os mesmo sons do Fantom - X e seus Sons são 10. O mesmo digo sobre o Motif ES e o Triton Extreme que estão no mesmo patamar de qualidade. Possuo um XP-60 e Triton Extreme , já toquei em diversos PSR , ñ toquei em um PSR 3000 , mas os PSR que experimentei , nunca superam a qualidade de som do XP-60 e mto menos do Triton.
Reclado de ritmo é prático p/ quem toca sozinho e sempre tem aquele que pede musica e vc tem que improvisar na hora, dai põe um ritmo e toca na hora , já no Workstation, o que não tiver programado não sai na hora. o teclado de ritmo desse ponto é mais prático. Mas os sintetizadores são fexiveis e acho que é nisso que ele ganham dos teclados de ritmo.

max_music
Veterano
# jun/05 · Editado por: max_music
· votar


wernegher

Concordo até certo ponto com vc.

Os teclados mesmo os workstation de ultima geração não tem todos os detalhes dos instrumentos por motivos de memoria, os sons de teclados são sons sampleados de instrumentos reais, esses samples consomem muita memoria e tem que se colocar centenas de sons e se todos os sons fossem amostrados com qualidade máxima teria que ter um teclado c/ gigas de memoria e por a memoria dos teclados serem limitadas os sons de teclados perdem perdem um pouco a riqueza de detalhes do isntrumento original. Mas dependendo da tecnica usada, a sintese e a mixagem de uma musica é possível enganar até mesmo um maestro que esta acosumado a ouvir violinos por exemplo.
Por outro lado, Hoje teclados como Fantom - X, Triton Extreme e Motiff ES, tem a capacidade de Samplear e ai sim podem ser capitados todas a nuances do isntrumento desejado, existem CD de samples , impressionates em termos de Realismo e esses samples podem ser introduzidos nesses teclados e se ter um realismo impressionante, mas acima de tudo tem que conhecer o intrumento. Mas isso são detalhes que só que toca aquele isntrumento (pode ou não perceber) , para 98% de um público que é leigo no assunto passa despercebido. Pouquíssimas pessoas comseguem perceber qdo. um cantor desafina ou um músico erra geralmente nem percebem e muito menos quanto ao timbre de um isntrumento. Existem muitas bandas hoje que gravam disco tudo sequenciado como: Skank e Jota Quest e vendem como banda, vc ouve o CD e diz que é uma banda tocando, isso reduz custo e tempo de studio e ao vivo eles tocam mesmo com a banda.

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


max_music
Existem muitas bandas hoje que gravam disco tudo sequenciado como: Skank e Jota Quest e vendem como banda, vc ouve o CD e diz que é uma banda tocando, isso reduz custo e tempo de studio e ao vivo eles tocam mesmo com a banda.

Com certeza... E junto com eles tbm gravam em sampelr 50% a 80% do CD, o Angra, Obituary, Teatre of tragedy, Creed, The Calling, bandas de axé (tribalistas, Ivete Sangalo, Harmonia do Samba, etc), algumas bandas de forró (Magnificos, Mastruz com leite, Calcinha Preta), algumas bandas pop (N´Sync, Backstreet Boys, Alicia Keys, Brian Mcknight, etc)...

Eu desafio qualquer um aqui a tentar identificar alguns playbacks q eu possuo q foram feitos com bandas ou com sampler... GARANTO QUE NÃO TEM ESSE AQUI QUE CONSEGUIRÁ IDENTIFICAR QUAL MÚSICA É BANDA E QUAL É SAMPLER

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


max_music
já toquei em diversos PSR , ñ toquei em um PSR 3000 , mas os PSR que experimentei , nunca superam a qualidade de som do XP-60 e muito menos do Triton.

Então agora vc terá q mudar de opinião geral sobre os novos PSRs (PSR1500-3000-Tyros-PSR9000Pro), pois os mesmos já estão sendo usados em diversos estúdios, em exceção o PSR1500, eles possuem timbres variados dos teclados Motifs Yamaha, e o PSR9000Pro, ainda possui placas de expansões de timbres... Estes teclados citados não devem ser comparados com os teclados PSR2100 – 2000 – 1100 – 1000 – 740 – 730 – 640 – 630 – 550 – 540 – 530 – Etc. Pois os PSRs1500-3000-9000Pro-Tyros são bem superiores tanto em funções de sampleamentos, edição de timbres, criação e execução de ritmos e programação midi!!!!!!

Vamos conhecer um pouco a qualidade do PSR3000, partindo como exemplo, uma música gravada em tempo real, aonde, uma pessoa canta com o microfone ligado no próprio teclado e utilizando o Vocalist (Função back vocal) tbm do próprio teclado, levando em conta q a gravação tbm foi feita a partir de um ritmo Ao Vivo. PS: Esta gravação não possui pré-materização nenhuma, é tudo tirado direto do teclado pro pc

Música Americana e cantor americano desconhecido (por aqui), voz e teclado ao vivo, com Vocalist

Comparações de timbres do PSR2100 com o PSR3000.
Nestes arquivos de áudio, até a metade de cada gravação, os timbres são do PSR2100, após a metade da gravação, os timbres passam a ser do PSR3000. Não precisa eu dizer os tempos exatos, pois vc sentirá a diferença de peso e de timbre.

Clean Guitar - PSR2100 VS PSR3000

Strings Ensemble - PSR2100 VS PSR3000

Baixo Fingered - PSR2100 VS PSR3000

Steel Guitar - PSR2100 VS PSR3000

Aí tem umas demos, lembrando... Do começo até o meio de cada música, os timbres são tocados no PSR2100... Do meio até o final, os timbres são tocados no PSR3000... Vc notará a diferença logo de cara!!!!

Agora... Escute alguns trabalhos feitos por mim no PSR3000.

Gravação vocal: Vinícius Augusto – Backs Vocais: Teclado PSR3000 – Instrumental: Teclado PSR3000 – Arranjos e composição: Vinícius Augusto

Coração de saxofone – Arranjos, composição e instrumental: Vinícius Augusto – Teclado: Yamaha PSR3000

Música: Cristal Quebrado (Versão original: Magníficos), Releitura e arranjos: Vinícius Augusto, Vocal: Vinícius Augusto, Instrumental: PSR3000

Espero q por enquanto, estas demos lhe ajude a conhecer melhor os novos PSRs.

Grande abraço...
Vinícius Augusto
www.viniciusaugusto.k6.com.br

Leslie_Overdrive
Veterano
# jun/05
· votar


Ora, ora, ora...

:)

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Leslie_Overdrive
Ora, ora, ora...

:)


Oi amigão!!!!!
Sentiu saudade????
Seja bem vindo ao tópico!!!!! :)
heheheheheheheheheehhehehe

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


Existem muitas bandas hoje que gravam disco tudo sequenciado como: Skank e Jota Quest e vendem como banda, vc ouve o CD e diz que é uma banda tocando, isso reduz custo e tempo de studio e ao vivo eles tocam mesmo com a banda.

E junto com eles tbm gravam em sampelr 50% a 80% do CD, o Angra, Obituary, Teatre of tragedy, Creed, The Calling, bandas de axé (tribalistas, Ivete Sangalo, Harmonia do Samba, etc), algumas bandas de forró (Magnificos, Mastruz com leite, Calcinha Preta), algumas bandas pop (N´Sync, Backstreet Boys, Alicia Keys, Brian Mcknight, etc)...

Vocês tão loucos?!
Angra gravando via sequencias midi?!
Quer dizer que eles vão pra alemanha, fazem pose nas fotos de studio, microfonam a bateria e armam toda a parafernalhas só pra tirar fotos e enganar o povo?!
Vão dizer agora que o som que eles fazem é tudo feito via midi no teclado?!

Os outros grupos que destaquei também duvido que sejam via midi sequenciado no teclado! Mas como não conheço muito bem deixa pra lá...

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


Ivete Sangalo, Harmonia do Samba, etc), algumas bandas de forró (Magnificos, Mastruz com leite, Calcinha Preta

esses eu não duvido não... aquele somzim deles lá...

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Jaum_Paulo
Oi amigo!!!!! Tudo bem?????? heheheheehehehe

Sobre sua dúvida com o Angra!!!!!!
Vc acha q aqueles Cds ao vivo q eles gravaram, são 100% ao vivo?????
Não se engane por estes marketing's mentirosos... Geralmente as vozes e alguns instruentais são regravados em estúdio... Outro detalhe é q boa parte da bateria é sampleada!!!!!! Agora vale ressaltar q eu não disse todos os CDs, mas q eles já usaram em gravações, já usaram... Se eu não me engano, tem uma edição da Home Estúdio q eles assumem isso!!!!!

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Os outros grupos que destaquei também duvido que sejam via midi sequenciado no teclado! Mas como não conheço muito bem deixa pra lá...

Eu tenho alguns playbacks do Creed e do The Calling gravados com banda e outras versões com Midi-Sampler!!!!! será q vc consegue identificar qual é banda e qual é sampler?????

Se quiser tirar sua dúvida pessoal, mesmo com todas as intrigas, eu teria o prazer de te ajudar e passar todos estes arquivos mp3!!!!!!

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


ThePrinceOfArrocha
a única coisa que eu acho que é playback no show do Angra é aquela micro introdução, que também tem no cd, que é orquestrada e lá eles não levam orquestra, mas eu tenho o dvd ao vivo deles aqui e fora a introdução dá pra ve que é tudo ao vivo mesmo... e é claro que eles já devem ter usado em estudio, para gravar os teclados ué, mas para substituir os outros instrumentos nunca...

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


Eu tenho alguns playbacks do Creed e do The Calling gravados com banda e outras versões com Midi-Sampler!!!!! será q vc consegue identificar qual é banda e qual é sampler?????

esses ae como eu disse não conheço muito bem, só SUSPEITO que eles não façam isso pela fama deles, não conheço nem as músicas deles... então não duvido de nada...

ThePrinceOfArrocha
Veterano
# jun/05
· votar


Jaum_Paulo
ThePrinceOfArrocha
a única coisa que eu acho que é playback no show do Angra é aquela micro introdução, que também tem no cd, que é orquestrada e lá eles não levam orquestra, mas eu tenho o dvd ao vivo deles aqui e fora a introdução dá pra ve que é tudo ao vivo mesmo... e é claro que eles já devem ter usado em estudio, para gravar os teclados ué, mas para substituir os outros instrumentos nunca...


Não se deixe enganar por imagens!!!!!! Os bumbos de alguams gravações, qd vc escutar muito pesado e seco... Pode apostar q é sampler!!!!!! blz??????

esses ae como eu disse não conheço muito bem, só SUSPEITO que eles não façam isso pela fama deles, não conheço nem as músicas deles... então não duvido de nada...

Não é pq eles são famosos q eles não sam sampler!!!!!! Quer conferir depois????? Se quiser, pode me procurar sem medo!!!!!!

wernegher
Veterano
# jun/05 · Editado por: wernegher
· votar


max_music

cara,... não tenho dúvida da qualidade de teclados como Triton Extreme e MOTIF, pois sou usuário dos dois, principalmente do MOTIF 6.
Eu já dei um exemplo aqui no fórum que eu mesmo vivi esse ano.
Estávamos gravando o 4º Cd do nosso grupo este ano e decidimos gravar as cordas (strings) sampleadas, via Giga Stúdio. Contratamos dois músicos para gravar violino e cello, apenas para fazer alguns detalhes (pontas).
Po, os timbres das cordas do Giga Studio eram surpreendentemente reais... impressionante mesmo. Só para se ter uma idéia, a soma dos samplers de cordas de um banco apenas totalizavam 2Gb e alguma coisa.
Ficaram realmente demais. Gravamos com pedal de volume, para dar dinâmica à execução. Além disso, somamos aos timbres do Giga Sampler, timbres do MOTIF 6 e do TRITON EXTREME (os 3 midiados ao mesmo tempo). Cara, ficou demais... sério mesmo. Fantástico.

Po,..tudo beleza e tal, mas quando os músicos contratados entraram no stúdio, resolvi testá-los e perguntei o que achavam dos "violinos" gravados. Aí um deles me falou: "Po, tá muito manero mesmo, mas é teclado né...".
Detalhe técnico: são músicos do Teatro Municipal aqui do RJ, ou seja, não são qualquer um.

Cara, depois dessa eu não tenho dúvidas: nada substitui o ao vivo com 100% de fidelidade. Talvez eu, que não sou especialista em violinos, ou pianos, ou saxofone e até mesmo não sou técnico de som para detectar se o timbre de bateria é real ou não, não conseguiria distinguir um do outro em casos como o citado acima, sei lá, pode até ser. Mas para tirar "a prova dos 9" é só chamar um profissional de cada área para dar o parecer.

wernegher
Veterano
# jun/05
· votar


ThePrinceOfArrocha

pra mim vc pode mandar os Mp3. Quero escutar.... São esses aí que estão no post ?

Lembra que eu já tinha lhe pedido há tempos ?!

OBS: Por favor amiguinho, Não tenho a pretensão de desafiá-lo, ok ?!

wernegher
Veterano
# jun/05 · Editado por: wernegher
· votar


ThePrinceOfArrocha

a propósito, a tal música americana que vc citou acima não é feita no PSR 3000 e sim no Tyros né. (só confirma pra mim...)
Tem um timbre nessa música que parece querer imitar uma guitarra ou uma clave com efeito wha-wha... po, tá bem executado e tal, mas nem de longe lembra uma né... e outra, ..tá na cara que é teclado. (tudo bem quem é um demo do Tyros e isso já ajuda a deduzir, mas a execução denuncia na cara !!)
Qto a tecnologia do teclado em capturar voz, realmente é legal mesmo. Com certeza agrega valor. E o cara canta muito bem também....

Se quiser que eu avalie também as outras MP3 é só falar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladista Sequenciado versus Bandas