Tecladista Sequenciado versus Bandas

Autor Mensagem
max_music
Veterano
# jun/05 · Editado por: Moderador


SOU TECLADISTA E JÁ TOQUEI EM DIVERSAS BANDAS E ACHO QUE OS TECLADOS ATUAIS SÃO CAPAZES DE SUBTITUIR UMA BANDA INTEIRA SEM DEIXAR NADA A DEVER. GOSTARIA DE SABER OPINIÕES DE TECLADO SEQUENCIADO X BANDA P/ TOCAR NA NOITE E SHOWS , VANTAGEM E DESVANTAGENS.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


ACHO QUE OS TECLADOS ATUAIS SÃO CAPAZES DE SUBTITUIR UMA BANDA INTEIRA SEM DEIXAR NADA A DEVER


Eu já vi um tecladista tocar num lava-rápido (?) com um teclado com disquete e ouvi o seguinte comentário: "rapaz, esse homi num canta nada, mas toca um tecrado da peste".

Ou seja, nenhum nem outro hehehe

Eu, digo EU, não me engano e nem pago couver artístico pra ver um teclado substituir uma banda... nem feudeim

Bruno_Guitarplayer
Veterano
# jun/05
· votar


Banda com certeza, se não pra que haveriam outros instrumentos? A música seria feita apenas de teclado.

trovao1
Veterano
# jun/05
· votar


Sem duvida que teclado subtitui MUITAS BANDAS RUINS. Alias, a maioria por ai nao presta pra nada e tende a extinçao em poucas semanas ou meses. Bandas de garagem entao, nem saem da garagem. Hoje em dia nao existe mais essa: "vamos montar uma banda, ensaiar e tocar por ai".
Existe sim cantores famosos que crescem e precisam de musicos bons e acabam por "filtragem" montando uma excelente banda como por exemplo a banda que acompanha Zeze e do Leonardo, sem falar na da Ivete.
Mas como o assunto é tecladistas, sem duvida que enquanto nao precisar ou nao tiver crescido o suficiente na fama e grana, vai se levando com o teclado que rende mais grana, nao dá brigas, problema e despesas e nem se precisa lugar pra ensaiar e ficar trocando algun musico a toda hora. Somos "auto" mesmo.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Hoje em dia nao existe mais essa: "vamos montar uma banda, ensaiar e tocar por ai".

Que mundo você vive?

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


max_music
Vc quer saber um teclado para tocar com uma banda a noite ou uma briga de teclado següenciador x Banda?

LeandroPanucci
Sem dúvidas cara que uma banda é melhor, além de causar um melhor impácto visual, ela tem mais qualidade.

Mas lembrando que temos que abrir também espaço para os músicos que tocam só, como os que tocam só com violão, ou os de teclados, ou muitas das vezes teclado e violão, ou teclado e guitarra, entende?

Cabe a nós, procurar bons músicos, que realmente está tocando ao teclado, e nada de MIDIs, assim também se torna legal e da hora, mesmo se for um teclado bom ou menos bom.

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


edit

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Theo22

É que o pessoal confunde muito a qualidade dos timbres dos instrumentos e do acompanhamento e se esqueçe de uma coisa que, pelo menos eu noto, é a presença espiritual do músico na hora em que ele está tocando.

Não é filosofia a respeito de feelling, filingue, ou outra coisa.

É lógico que valorizo muito 2, 3 ou até uma pessoa tocando e cantando, num barzinho, restaurante, enfim. Mas dou mais valor pro músico que tira proveito do seu conhecimento musical do que cheio de aparato tecnológico.

Certa vez eu vi uma mina que tocava teclado e cantava. Ela usava timbres de piano, ora um órgão e outros timbres, mas tudo na raça, sem acompanhamento eletrônico ou um sampler de metais e etc... bem acústico mesmo.

Agora se for como na maioria dos casos que vejo por aí, de um cara que compra um disquete na banca de revista e desafina a torto e direito, com direito a um acompanhamento de forró made in japan, não vira não... pelo menos pra mim... se é que estou colocando direito o meu ponto de vista.

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


Certa vez eu vi uma mina que tocava teclado e cantava. Ela usava timbres de piano, ora um órgão e outros timbres, mas tudo na raça, sem acompanhamento eletrônico ou um sampler de metais e etc... bem acústico mesmo. Aí é interessante.

Agora se for como na maioria dos casos que vejo por aí, de um cara que compra um disquete na banca de revista e desafina a torto e direito, com direito a um acompanhamento de forró made in japan, não vira não... pelo menos pra mim... se é que estou colocando direito o meu ponto de vista.


exatamente como eu penso, e desculpem se fui meio agressivo no outro comentário...

Theo22
Veterano
# jun/05 · Editado por: Theo22
· votar


Jaum_Paulo
desculpem se fui meio agressivo no outro comentário...

Vc foi meu amigo, infelizmente, acabou comigo que programos meus próprios rítimos e ralo pra caramba pra os deixar com a melhor qualidade possível, vc nem imagina o trabalhão que tenho, e sabia, é até mais fácil tocar um piano, ou um orgão no teclado que tocar com acompanhamento + piano ou orgão?

LeandroPanucci - entendo, vc está certo!

Pessoal, o que quero dizer é o seguinte, apesar de músicos que comprar midis, outros que usam rítimo combinados, ou seja, não foi feito para aquela música, tem uma classe de músicos que trabalham mesmo, toca bem, sabe o que faz, tocar com acompanhamento, é algo muito complicado pra quem realmente toca, se é que alguém me entende.

Eu uso uma guitarra real no esquema, mas aí tenho que controlar o tal do acompanhamento, e isso prejudica na performance da mão direita, ou seja, se levasse no na guitarra e piano, ia ser muito melhor pra mim, mas não, tenho que ficar controlando viradas, notas, tudo tem que ocorrer certo, qualquer descuido em alguma nota que eu de, vcs sabem o que acontence né?

É bom tocar em só, pelo fato de ganhar mais grana, porém ouvir esses comentários, realmete é ruim. Sempre chega gente em mim e pegunta, é gravado, é isso, sabe, ninguém dá mas os parabéns pelo trabalho, vou mudar de profissão enquanto há tempo.

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
vou editar brother

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


em consideração que tu é gente boa... foi mal ae

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Eu acho que esses recursos servem mais pra estudar, arranjar, compor ou transmitir a idéia pra um parceiro musical ou a banda ou gravar uma demo.

Não consigo enxergar isso de outra maneira... acho piegas!

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


max_music

E aí, tu não postou mais nada... qual é a sua opinião?

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Jaum_Paulo
Nem precisava meu, mas valeu!

A todos,
Uma vez estava em uma pizzaria, e tinha uma dupla certaneja que cantava músicas do Bruno e Marrone entre outras do mesmo para outros gêneros.

Atrás deles, tinha um PSR630, então ele ia lá atrás, press play e pronto, cantavam em cima do playback ou midi, aí eu pensei, o que significa isso?

O que vcs acham disso, pois eles não usavam tecladista nem playback gravado em CD (isso sim não me anima, pois não tem minguém pra mim ver tocando). Éra como se fosse um playback, só que estava tocando ao vivo no teclado sem ninguém, aí sempre ele ia e pressplay, fazendo sucesso lá.

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


SUBTITUIR UMA BANDA INTEIRA SEM DEIXAR NADA A DEVER

desculpa.. mas isso é a maior besteira que eu jah li..

cade o TESÃO da batida da bateria fazendo tudo vibrar.. ou entao o puchzao da guitarra..??? com um teclado nao chega nem perto.. pode ser um arranjador de 15 mil .. mas nao eh a mesma coisa. e nunca vai ser!!!

wernegher
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
Eu, digo EU, não me engano e nem pago couver artístico pra ver um teclado substituir uma banda

Gosto muito mais do "punch" que a banda transmite ao vivo. Fica claro quando é MIDI. Creio que teclados tipo PSR e outros do mesmo tipo (não citei outros nomes pq não conheço) são úteis para shows em bares onde o espaço físico não permite a presença de uma banda ou quando a grana é pouca para contratá-la. Qdo penso nestes teclados imagino empregá-los em pré produções, concepção de arranjos, estudo e coisas do tipo.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


possuo um teclado roland g1000 e um modulo technics onde uso apenas os ritmos, não uso sequencia midi, a mão direita vai na raça, posso mudar alguma coisa no solo, ou fazer algum improviso, ou repetir alguma parte da música (ex. dobrar refrão), faço tb algumas musicas só em piano,(uma vez a deu um pire-paque no teclado e no meio da musica parou o ritmo, tive que continuar mas tres musicas só como piano pq o povo estava dançando até poder resetar o teclado)
tenho um grupo onde sou eu um cantor e uma cantora, então rola sempre ensaio, não é uma coisa que vai no oba oba só pq não tem banda, mas concordo que esse tipo de formação é para eventos de pequeno porte tipo: casamentos, festas de aniversario, supermercado...
quem contrata a gente por ser evento particular gerelmente tem que bancar a banda inteira então quanto menos gente melhor, as vezes o local nem comporta uma banda inteira, e se contratar uma banda inteira na hora de dividir o $$$ não sobra quase nada

que é muito melhor banda isso sim, alem de vc ouvir a alma da música a interação com publico é muito melhor (se alguem do publico gosta de batera, presta atenção nela, se gosta de guitarra idem) se só tem teclado vai ter sempre um chato perguntando se vc não toca aquela... (geralmente musica que não tem teclado - moda de viola, cpm22)

o vergonhoso é:
cara que não toca nada mandando vê só no disquete, o cara não fez um ajuste de volume ou alguma alteração de timbre da sequencia que no teclado dele não soa bem, pq mem isso sabe

ver banda completa fingindo que toca e o tecladista com sequencia, uma vez vi uma em que o sequencer parou então os outros intrumentos não estavam nem afinados, os caras não lembravam mais das musicas.

ver casa que só contrata DJ ou barzinho badalado metido a besta com som de radio FM, mem um violãozinho pra animar

nivel baixo de cultura do brasileiro (que chama teclado de orgão e orgão de piano) onde quanquer tipo de barulho (vindo de disqueteiro, dj ou picaretas) que sirva pra balançar a bunda esta bom demais não estando nem ai para qualidade

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


nivel baixo de cultura do brasileiro (que chama teclado de orgão e orgão de piano) onde quanquer tipo de barulho (vindo de disqueteiro, dj ou picaretas) que sirva pra balançar a bunda esta bom demais não estando nem ai para qualidade

ahauhahauuha. exatamente isso!!!

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


Vou (tentar) deixar o fato de eu tocar teclado de lado, e opinar como freqüentador de bares e similares, com música ao vivo.

Pelo menos na região onde moro, que tem um certo "ar" boêmio e muitas choperias e bares, raramente você vê tecladistas/vocais solo, e as bandas dominam. Os teclados com seqüências, aqui na minha cidade (Blumenau, SC) ficam restritos a bares de músicas sertaneja ou tradicionalistas, mais direcionados para o povo dançar. E esta categoria faz muito sucesso e tem público por aqui. Na região mais dedicada à música, e também onde se paga melhor, predominam as bandas, muitas delas com tecladista na sua formação.

Para evitar mal-entendidos, o objetivo desta mensagem foi retratar o cenário musical da minha cidade como o vejo. Tenho certeza que em outras regiões é diferente.

Abraços.

trovao1
Veterano
# jun/05
· votar


Marco Alan Rotta
Nunca fui no OKTOBER FEST. Como é ai? muita festa? dizem que as musicas sao tao ruim que matam. É verdade? Sao de bandas?

ROTTA
Veterano
# jun/05 · Editado por: ROTTA
· votar


trovao1
Nunca fui no OKTOBER FEST. Como é ai? muita festa? dizem que as musicas sao tao ruim que matam. É verdade? Sao de bandas?

A Oktoberfest, que acontece durante 17 dias em outubro, é a segunda maior festa do chopp do mundo (perde apenas para a edição de Munique). Nesta época a cidade fica bastante agitada, mas no restante do ano é tranquila e segura.

A Oktober (como chamamos aqui) é uma festa típica, onde existem normas para as bandas. Existe um percentual mínimo de músicas típicas a serem executadas. 99% do que seu houve na festa é tocado por bandas, algumas vindas da Alemanha e outras locais. Há alguns anos existiam áreas específicas para alguns estilos (especialmente música eletrônica e axé), que foram extintas desde a edição de 2000, com forte apoio popular a favor da música típica.

Mas o cenário musical daqui, fora do mês de outubro, não lembra muito a festa. O repertório das bandas daqui se assemelha muito ao que se ouve no RS, PR e SP. No entanto, ainda falando da festa, o importante não é tanto as músicas, mas o clima que se forma. Pessoalmente, sempre vou para festar com os amigos e beber chope (que é algo que se faz o ano inteiro, diga-se de passagem).

Abraços.

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Marco Alan Rotta

Eu já toquei aí onde rola a a Oktober Fest num encontro de motoclubes... Motoverão.. já ouviu falar aí?

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
Eu já toquei aí onde rola a a Oktober Fest num encontro de motoclubes... Motoverão.. já ouviu falar aí?

Pelo nome não lembro do evento, mas existem eventos do tipo por aqui, e são sempre na PROEB (parque onde ocorre a Oktoberfest). O pessoal do moto clube da cidade se reúne uma vez por semana em um bar a duas quadras de onde moro... :)

Abraços.

max_music
Veterano
# jun/05 · Editado por: max_music
· votar


[SUBTITUIR UMA BANDA INTEIRA SEM DEIXAR NADA A DEVER

desculpa.. mas isso é a maior besteira que eu jah li..

cade o TESÃO da batida da bateria fazendo tudo vibrar.. ou entao o puchzao da guitarra..??? com um teclado nao chega nem perto.. pode ser um arranjador de 15 mil .. mas nao eh a mesma coisa. e nunca vai ser!!!


DECULPE GUSTAVO, MAS VC FOI INFELIZ EM SEU COMENTÁRIO, TENHO QUE DISCORDAR! estou dizendo de usar teclados sintetizadores, workstation e samples de ultima tecnologia, sampleando baterias reais, baixo, guitarra metais e outros, há 8 anos trabalho c/ tecnologia musical uso um XP - 60 da Roland e um computador cheio de instrumentos virtuais como Hammound B3, DX-7 , já gravei diversos CDs TUDO COM INSTRUMENTOS VIRTUAIS E TECLADOS tudo bem tocado, NINGUÉM DIZ QUE É ARTIFICIAL , TODOS DIZEM QUE É UMA BANDA TOCANDO,

QUANDO DISSE DE UMA SEQUENCIA MIDI NÃO DEIXAR NADA A DEVER P/ UMA BANDA , QUIZ DIZER EM USAR UMA TECNOLOGIA FUDIDA PARA ISSO TUDO PARECER REAL E NÃO ESSES TECLADOS PSR QUE Ñ TEM QUALIDADE DE SOM. TECLADOS COMO ROLAND FANTOM - X, KORG TRITON EXTREME E YAMAHA MOTIF ES SÃO CAPAZES DE SUBSTITUIR UMA BANDA SIM PELO MENOS NO SOM. (ESTA É A MINHA OPINIÃO).

É claro que uma banda tem presença visual e é mais flexivel do que um só um teclado, se quiser repetir o refrão ou improvisar na banda dá p/ fazer tudo isso, já numa musica sequenciada é mais complicado pq tá td programado e tem que toca exatamente como programado.

Eu tb vejo pelo lado prático da coisa uma musica sequenciada pode ter diversos arranjos ao mesmo tempo que uma banda não consegue fazer tudo. Imagina numa banda que vc é o único tecladista, tem que tocar uma base de piano e ao mesmo tempo , uma frase de metais e ai larga de tocar piano p/ tocar os metais ou toca só o piano? Qdo. se tem uma Banda enorme de 15 músicos ai sim dá prá fazer arranjos mais pesados e complexos , mas quem é que tem $$$$$ prá pagar uma banda desse porte? A maioria das bandas são 5 integantes e sempre o tecladista tem que ser o camaleão ter que fazer diversos arranjos de metais, pianos , strings e outros ai é foda!
Um sequencia bem programada e sincronizada com uma banda pequena é muito útil e ainda enriquesse muito os arranjos e não fica artificial.

Usar musica sequenciada ou gravada não é vergonha não! bandas como Jota Quest, Mariza Monte, Djavan e outros Usam Notebooks c/ trilhas de audio ou teclados sequenciados junto com a banda o resultado é um som recheado de arranjos e muito mais rico.

O MIDI É O MAIOR AVANÇO TECNOLOGICO NA ÁREA DA MÚSICA , USAR BEM SEUS RECURSOS ESTE É O SEGREDO.

max_music
Veterano
# jun/05
· votar


Nunca fui no OKTOBER FEST. Como é ai? muita festa?

PESSOAL FAVOR NÃO DEVIAR O ASSUNTO!

O TEMA É: TECLADO SEQUENCIADO X BANDA , QUAL ROLA MELHOR NA NOITE?

trovao1
Veterano
# jun/05
· votar


max_music

Vc tem razao em boa parte, digamos que 70%.

No que tem razao:
Sem duvida nenhuma que seria covardia uma banda querer disputar em qualidade de som com um teclado top de linha, o melhor do mercado. Sabemos que os sons dos atuais teclados (os mais caros) foram GRAVADOS com os MELHORES INSTRUMENTOS do mercado. Isso é covardia pois praticamente nenhuma banda carrega os mais caros instrumentos do mundo, contra as fabricas como a Yamaha, Korg, Roland, Solton, etc, se usa deles para samplear seus sons convertendo-os digitalmente em seus timbres. E sem erro e sem distorçao, coisa e extremamente comum se ouvir em toda banda. Quem ja nao viu uma banda com sua guitarra distorcida, seu baixo com som "intragavel" e que incomoda e principalmente sua bateria que nem se ouve o prato alem de ser muito comum ver sua caixa com som pessimo que parece que esta batendo numa panela. É raro se ouvir uma banda afinada. Eu mesmo ja me mandei de muitos saloes que a banda era insuportavel de se ouvir, era só barulho infernal, sem ritmo e sem qualidade (nao estou ainda debatendo sobre os muisicos e nem vocal). Nessa parte é covardia tal comparaçao, mesmo porque nao existe teclado com "som desafinado", ou funciona ou nao funciona. Sobre a quantidade de instrumento só depende do programador de quantas pistas usou, QUAIS TIMBRES (instrumentos) USOU e qual a qualidade da amplificaçao. Pode ate fazer um som mais "completo" que uma banda de 4 ou 5 integrantes.

No que nao tem razao:
Mas onde fica a independencia de cada instrumento? na liberdade de cada musico, na criatividade de cada um? No teclado, quando se ouve um ritmo numa musica durante 3 minutos, sao 3 minutos da mesma "batidada" da guitarra, 3 minutos do mesmo passo do baixo e 3 minutos dos mesmos toques da bateria, tirando as viradas. As vezes se torna insuportavel ver a mesma coisa durante 3 minutos, pior, se o cantor canta 5 musicas seguidas no mesmo ritmo, ai "Deus nos salve"!
Nem no melhor teclado do mundo se aguentaria isso, e é por isso ja é costume de muitos tecladistas se usarem de acompanhates de sax, ou guitarra ou acordeon alem de outros instrumentos. Ou seja, fica a um passo contratar uma bateria e um baixo virando ai ja uma banda. O idela seria (só em sonhos!) uma banda completa mas com os mesmos sons de um teclado top de linha (melhores instrumentos, equalizados e sem desafinaçao) mas isso nao existe.

Tudo isso levando-se em conta que temos os melhores musicos e vocais para ambos. É por isso que sempre teremos espaço (e muito) para ambos. Quem gosta de teclado sempre quer ouvir uma banda e quem gosta de banda sempre ouviria um tecladista.

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


max_music
não adianta cara, pode ser a maior tecnologia de ponta que não substitui o som de uma guitarra de verdade ou de uma bateria ou baixo ao vivo...

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


max_music

Cara em termos de studio, vc está completamente certo, é possível sim gravar cds com alta qualidade em studio usando samples, workstations.

A qualidade e fidelidade, vai depender do programador, do maestro, e existe poucos músicos tecladistas que conseguem fazer uma obra de arte com tais timbres.

Eu estava a visitar um studio que fica em Campinas, um grande Músico Di Mota, que tem um PC assustador, tem Gigas de samples, ele me mostrou uns trechos de algumas músicas, sabe qual o resultado?

Melhor que banda, tudo perfeito, é tanto que ele tava lotado de trabalho, sabe quanto ele cobra por cada arranjo? R$700,00.

Ele tocou um violão lá via teclas, fiquei assustado, tinha todos os detalhes, incrível.

Aí ele monta tudo, equaliza, equipamentos profissionais, fica um cd com qualidade melhor que muitos cds gravados com banda completa.

Cara vcs precisam conhecer para mudar o conceito de vcs sobre o que é tecnologia, o que é a arte de programar, hoje é possível, e futuramente também será.

Agora tocar em lugares, é outra coisa, isso é fora de estudio, é outra área, melhor com banda, pelo fato da presença que uma banda tem.

trovao1
Realmente está certo quando falou que teclados profissionais tem mais qualidade que certas bandas, e isso é verdade.

O que muda completamente, é a maneira de tocar, de tirar o som, a maior realidade certamente, está e sempre estará em uma banda.

Jaum_Paulo
Mas em se tratando de estudio, o max_music está certo, depois do que ouvi, vc também pensará da mesma forma.

A maneira de tocar não, mas em qualidade sim, pois nem todos tem uma guitarra capaz de tirar certos timbres que encontramos em G-70, PSR-3000, entre outros.

A quantidade de baterias que vemos no dia a dia que são ruins, que o teclado tem timbre bem melhor, acontece que a maneira e tocar na bateria é muito mais superior, muito mais completa que o teclado.

Certeza que vc entendeu o que eu quis dizer

ROTTA
Veterano
# jun/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Jaum_Paulo
a maior tecnologia de ponta que não substitui o som de uma guitarra de verdade ou de uma bateria ou baixo ao vivo

Eu concordo... Enfim, acho que já comentei isto, dando exemplo da experiência "quase divina" que tive ao tocar um piano Steinway. Continuo duvidando que seja possível emular "aquilo". Não lembro em qual tópico foi. :-)

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladista Sequenciado versus Bandas