Migrando de tecladista de buteco para tecladista de banda

Autor Mensagem
El Cabriton
Veterano
# nov/11


Olá pessoal, tudo bem? Resolvi recorrer aqui para encontrar algumas respostas que não encontrei em outros tópicos. (desculpa qq coisa moderador)

Toco teclado hà cerca de 12 anos, porém somente atuei como tecladista de buteco. Já participei de uma banda (não profissional), mas somente para diversão. Como tecladista de buteco sempre toquei naquele estilo pobre e sem graça: acordes na esquerda, solo na direita.

Estou querendo ingressar em alguma banda de baile, dessas que tocam de tudo um pouco. Gostaria de saber o seguinte:

1 - Quais as técnicas/características mais relevantes exigidas de um tecladista de banda?

2 - Por alto, como funciona um teste para ser tecladista de banda?

3 - Como é a procura por tecladistas?

4 - Alguém tem algum conselho a mais para me passar?

Era isso pessoal, obrigado e até mais

viktor 999
Veterano
# nov/11
· votar


vou te responder com minha pouca experiência
1-cara depende muito da banda , do tipo musical , se for uma de Rock vc deve saber bem usar um Piano , ter uma pegada de Blues , e teve ser bom para pegar os detalhes mínimos das musicas..

2-nunca fiz mas acho que eles te convidão para um ensaio , pra vc tocar algumas musicas , se vc se sair bem..

3- vixi tem muita procura pela net , só que pela net tem seus problemas , por exemplo , o marcos delgado do RIO que faz cover do bon jovi me chamou pra tocar com ele , ele estava muito interessado , mas devido a distancia não teve jeito , mas aqui em minha cidade a procura e por Boca - a boca mesmo , e agora tem muita procura por tecladista bom .

4- numa banda cara uma coisa muito importante e a humildade , não se ache acima de ninguém isso desgasta a banda , saiba fala e ouviu também...

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


eu jah vi assim ...

1 - Quais as técnicas/características mais relevantes exigidas de um tecladista de banda?
todas as utilizadas nas músicas tocadas por eles .. não existe um pacote .. tem q saber tocar ...

2 - Por alto, como funciona um teste para ser tecladista de banda?
como qqer outro teste ... eles batem um papo contigo, analisam o teu conhecimento, algumas vezes tua rotina ...

3 - Como é a procura por tecladistas?
já vi ... por gostarem de ver um cara tocando dae vão lá e chamam o cabra ... por indicação de outros colegas ... e por último em anúncios desesperados ...

4 - Alguém tem algum conselho a mais para me passar?
estude muito e esqueça de querer tocar o que gosta .. vai ter q tocar de tudo e mais um pouco.

El Cabriton
Veterano
# nov/11
· votar


Obrigado pelas colaborações _BLACKMORE_ e viktor 999.

Assim gurizada, meu estilo sempre foi voltado aos butecos hehehe. Sei tirar de ouvido, me defendo bem com escalas, formação de acordes, campo harmônico, etc. Mas sou muito fraco ainda com arpejos, técnicas de improviso. Faz pouco tempo que faço solo nas duas mãos...

Saberiam me dizer onde posso encontrar um NORTE para me aperfeiçoar? Não achei materiais muito bons na net/youtube sobre estes assuntos, a maioria dos vídeos que vi explicam as mesmas coisas.

obrigado, até mais

fernando tecladista
Veterano
# nov/11
· votar


2 - Por alto, como funciona um teste para ser tecladista de banda?

alô, é o fernando tecladista?
sim
eu tenho uma banda de baile, tem data livre para o dia xx / xx,
sim
a paga é xxx,xx
blz
te mando o repertorio por mail com os tons a gente se vê no dia
vai rolar algum ensaio?
não tá em cima da hora, estou correndo atras de baterista

--------------------------------

falando sério
eles geralmente vão marcar algum ensaio, te passar algumas músicas pra você tirar e conversar como funciona a banda

------------------------------------



1 - Quais as técnicas/características mais relevantes exigidas de um tecladista de banda?
não ter frescura, tocar em banda de baile muitas vezes vai ter que usar timbres de sax, violino solo, flauta, metais, sanfona.... coisa que nem todo tecladista toca
ter um ouvido bom, pra tirar varias músicas para algum evento proximo

coisas além do teclado, se tem alguma visão sobre voz, fazer segunda, cantar alguma coisa ajuda também (nisso eu sou uma negação)

--------------------------------------------------------
3 - Como é a procura por tecladistas?
por aqui pro meu lado tá boa, a maior reclamação e que até encontram tecladistas, mas é tudo fresco, que não tiram as músicas, só querem fazer improvisos e que tem muito de "isso eu não toco" (palavra de quem me liga)

4 - Alguém tem algum conselho a mais para me passar?
tenho além de seus instrumentos, seus materiais: cabos e etc... apareça com soluções não com problemas, como comentaram: humildade, ouvir

paciencia: tocar em uma banda de baile vai ter em média de 5, 8 10... músicos, algumas com dançarinos (4), equipe de som... você vai tocar por ai, muitas vezes vai dormir durante a viagem no onibus, ou vão te mocozar em um hotel dormindo 6 no mesmo quarto, você é mais um no meio de uns 20 e não a estrela

tenha um carro, de curiosidade eu procurei no "forme a sua banda" se tinha alguem de sua cidade procurando tecladista e não vi ninguem, vi que a sua cidade é pequena e que as cidades vizinhas são longe e as maiores muito mais longe

Razgriz
Veterano
# nov/11
· votar


Cara tu vai sentir tua mão esquerda podre.

Eu aprendi a tocar como arranjador, sempre tocando sózinho e com ritmos, dai me convidaram p tocar em banda, manow, me vi completamente perdido, aí que percebi que eu tinha "intrevado" minha mão esquerda, passei uns seis meses pra pegar bem a pratica com a mão esquerda, não minto até hj sou melhor com a mão direita.

Dica pra tu é tentar exigir mais da sua mão esquerda, comer toda e qualquer tipo de escalas, campo harmônico e talz, isso vai te ajudar a tirar as musicas rapidamente assim como os solos.

R Santiago
Veterano
# nov/11
· votar


El Cabriton

Para começar a tocar em banda como tecladista vc vai ter que aprender a utilizar sintetizadores e conhecer mais sobre timbres. Isso se vc já não conhecer :))
Em banda a utilização dos timbres corretos é fundamental para um bom desempenho como também saber a hora certa de solar e mesmo não tocar. A maioria das banda de baile prezam por tirar as músicas bem parecidas com o original. Então vc terá que pegar vários detalhes e programar uma série de timbres.
Como o pessoal comentou; humildade e ouvido serão fundamentais :))
No caso se vc tem um aranjador será legal se vc puder trocar ou mesmo comprar um sintetizador.

Artref
Veterano
# nov/11
· votar


1-Ouvido bom pra tirar as coisas, conhecimento de harmonia, conhecimento de programação para conseguir fazer tudo que tem nas músicas, conhecimento e bom gosto para timbres, conhecimento da execução e das particularidades de cada instrumento que vai emular, teclado no mínimo profissional, etc, etc, etc. Tem MUITA COISA. Ah, e sim: mente aberta e preconceito zero pra tocar todos os estilos musicais.

2-Normalmente dão um CD pra você tirar ou mandam as músicas por e-mail e depois marcam um ensaio. No ensaio vão ver se você tirou as harmonas e solos corretamente, vão ver como você se porta tocando com os outros, se você ouve os outros músicos, etc. Meu pai teve banda de baile e o que mais avaliávamos era se o cara era desses que parece estar tocando sozinho. Às vezes compensa contratar um músico não tão técnico/'bom" mas que se encaixe com a galera musicalmente falando.

3-Aqui na minha região (interior de SP) tecladista bom de banda baile vale ouro. Não tem.

4-Procure tirar os detalhes das músicas, e seja cuidadoso com a escolha/programação de timbres. Se souber sequenciar, melhor ainda. Um teclado bom vai te ajudar muito também, de preferência um top.Tem muito conhecimento que você pode adquirir que acabará sendo seu diferencial. No meu caso, por exemplo, ganho um cachê maior que os outros músicos pois sequencio algumas músicas.

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


El Cabriton:

Uma coisa que é MUITO vizada por produtores é o seu modo de ser: Não basta apenas tocar, vc tem que saber se "comportar" quando está tocando.

Se quando vc tá tocando, vc ficar afobado olhando pros outros músicos, vai pegar mal! Tenta ficar na sua, sussegado, de boa. Se vc errar no meio da música, concerta e continua sem por a culpa nos outros e admitindo seu erro.
Se os seus parceiros errarem no meio da música, nem ligue, afinal, vc está fazendo sua parte, e OBRIGATORIAMENTE, os outros tem que se corrigir.

Resumindo: *Calma
*Paciência
*Fica de boa
*E obviamente treine a mão esquerda

El Cabriton
Veterano
# nov/11
· votar


Mais uma dúvida pessoal, conto com a ajuda de vocês mais experientes hehe.

Quando eu tocava em butecos, gravava tudo em MIDI e tocava apenas o principal ao vivo.

Mas por exemplo, tem uma música que estou tirando que tem uma contra-melodia com String, e um arpejo de piano de fundo, simultaneamente. Fica bem claro no som que não é a mesma trilha, precisaria 3 mãos e 2 teclados pra tocar hehe.

O QUE FAZER NESSE CASO? Levando em conta que a música tem que ficar o mais próximo possível do original

Artref
Veterano
# nov/11
· votar


El Cabriton no geral você faz split com os dois timbres e faz cada parte com uma mão. Ou adapta o arranjo pra fazer quase tudo, de modo que ninguém perceba que você tirou os baixos do piano, por exemplo (o que é um exemplo plausível numa banda com baixista, hehe).

Melhor cê postar o exemplo. Em último caso você pode sequenciar, mas com vc mesmo fazendo, e sequenciando só o que você não consegue fazer. Pegar MIDI da internet e soltar na hora pra mim é uma coisa muito feia de se fazer, hahaha.

Gus79
Veterano
# nov/11 · Editado por: Gus79
· votar


and92272

Como assim, não olhar para os outros músicos?

Acho que não entendi o que você quis dizer.

El Cabriton

Tem duas opções:
1. Fazer um layer com os pianos e os strings, caso os strings sejam somente uma cama.
2. Caso os strings façam uma linha melódica, a solução é sequenciar e colocar o batera no click mesmo.

Edit: Ou faz isso que o Artref falou mesmo.

El Cabriton
Veterano
# nov/11
· votar


Artref, no meu caso eu não baixava da net heheh, nem tinha muito disso naquela época (2004), pelo menos pra mim heheh. Então eu gravava o acompanhamento automático e algumas trilhas de apoio, e fazia o solo principal + uma base com acordes(coisa que nunca mais farei hehe). Na época eu tocava sozinho nos bares de Torres/RS com um PSR 540.

Valew pela dica, obrigado também aos demais.

and92272
Veterano
# nov/11
· votar


Gus79 :

Eu conheço um exemplo de músico que é criticado por ficar olhando (reparando) muito nos outros músicos e por causa disso, acaba esquecendo de fazer a parte dele e se atrapalha todo entendeu?

Videomaker
Veterano
# out/14
· votar


El Cabriton
Se vc errar no meio da música, concerta e continua sem por a culpa nos outros e admitindo seu erro.

Aproveita também e deixa teu celular ou (mini-gravador) gravando todo o ensaio escondido.

Se um dia alguém lhe culpar de erros que você não cometeu, você passa na cara dele(s).

Em bandas sempre tem algum músico puxando tapete de músico.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Videomaker

Vai mesmo desenterrar tópicos de anos atrás?

Videomaker
Veterano
# out/14 · Editado por: Videomaker
· votar


Ismah
Vai mesmo desenterrar tópicos de anos atrás?


Cara, quando um tópico não está fechado (igual aos tópicos que criei) o referido tópico ainda não está fechado.

Claro que o membro não pode citar um assunto que não seja relevante ao tópico.

Valeu...!!!

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Videomaker

o membro não pode citar um assunto que não seja relevante ao tópico

Bem relevante vc mandar o cara gravar o ensaio e jogar na cara do outro, caso reclamar.

Videomaker
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Bem relevante vc mandar o cara gravar o ensaio e jogar na cara do outro, caso reclamar.


Citei relevante no assunto do tópico, não na gravação.

Se câmeras de CFTV já servem para provar algo, por que uma gravação de uma banda não serviria...????

Ismah
Veterano
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar


Videomaker

Cara, o que tu tá insinuando que processaria um colega de banda por ele te acusar de tocar mal/errado?!

Bicho tua experiência com banda - principalmente de baile (que o que ele se refere é outra coisa, mas é como vcs conhecem aí em cima as bandas que tocam quase que direto, de tudo um pouco. Essas são conhecidas por bandas show aqui, banda de baile seria um estilo regional de pop) - tá negativa, não só zerada. Lá tá todo mundo cagando no mesmo buraco, e comendo do mesmo prato.

Difícil um músico reclamar diretamente - talvez até te de "um toque/a letra" - se o fizer vai ser com o dono da banda. Na pior hipótese ele chega e te dá os 30, e alega que vc não se encaixa no projeto dele. FIM.

Videomaker
Veterano
# out/14
· votar


Cara, eu citei gravar o áudio do ensaio da banda, (não processar).
Com o áudio em mãos tem como provar quem errou, caso alguém venha com besteira pro teu lado.

MInha "experiência" em banda (de igreja e baile) foi das mais péssimas possíveis.

Por isso eu apenas emprestava a caixa de som e meu teclado e também filmava os eventos e ensaios.

Prefiro tocar como hobby mesmo, pois não tem ninguém por aqui que curte os sons que eu curto e também nenhum músico tocaria do jeito que eu exigiria.

Pra mim, música é igual a uma pintura, quem usa o pincel é o pintor, mesmo que seja abstrata e ninguém entenda nada.

https://www.youtube.com/watch?v=cpmTNCc1TJI&list=UUROus9v5zmAS9cdg0YEv dAg

Eu citei, "Se" com câmeras de CFTV serve como prova de algo,
por que não o áudio de uma banda...???

"Dar o toque" é sim é uma reclamação, só que mais leve.
Se o dono da banda alegar que você não se encaixa no projeto,
deixa um CD do último ensaio que o dono não gostou em cima da mesa dele,
pra ele ouvir quem era o músico que tava fora dos padrões do "projeto".
Fica a dica...!!!

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Videomaker
Se o dono da banda alegar que você não se encaixa no projeto,
deixa um CD do último ensaio que o dono não gostou em cima da mesa dele,
pra ele ouvir quem era o músico que tava fora dos padrões do "projeto".


Bicho, vc pensa feito criança. Banda é a coisa mais suja que tem, antes de mais nada, então esquece um pouco da lei...

O proprietário, nunca vai dizer que não gostou do teu trampo, e tá no direito dele. Se ele tá te demitindo, não interessa se o baixista toca 30 vezes pior que vc, o guitarrista não tem tino de tempo e diabo a quatro, o assunto não são eles. É vc. Também é de direito dele contratar um músico ruim, se assim achar que deve. Penso que ele tá no direito - espera-se que cumprindo com os direitos contratuais - de te mandar embora.

Com o áudio em mãos tem como provar quem errou, caso alguém venha com besteira pro teu lado.

Espero eu que pra chegar a esse ponto, tenhamos profissionais, não hobbystas (de forma literal), então se alguém reclamar é porque de fato tem motivo... Se não tiver, é melhor seguir a velha fórmula do "entra numa orelha, e sai na outra..." É treta que não precisa.

fernando tecladista
Veterano
# nov/14
· votar


bater boca em ensaio de banda é perda de tempo e perda de carreira musical
a banda não vai pra frente nunca e vai acabar no maximo em 2 anos

se você entra em um projeto onde você nota que sempre tem alguém culpando outro que não fez a cagada, onde tem 2 ou 3 que formam uma panelinha o que dá sempre tem voto na maioria, ou que dono da banda não sabe nem tocar campainha é simples:

faz igual quando mulher termina namoro:
fala que não são eles que é você, fala que deles ainda quer a amizade, diz que tem muita coisa pessoal pra resolver e não teria tanto tempo pra dedicar a banda o quanto ela banda merece, que a banda é super legal e merece uma pessoa melhor que você....

passa duas semanas eles te vem tocando com uma banda chulé em uma espelunca e você diz que só tá ficando com ela

Synth-Men
Veterano
# nov/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


bater boca em ensaio de banda é perda de tempo e perda de carreira musical
a banda não vai pra frente nunca e vai acabar no maximo em 2 anos


Em menos tempo meu caro.


faz igual quando mulher termina namoro:
fala que não são eles que é você, fala que deles ainda quer a amizade, diz que tem muita coisa pessoal pra resolver e não teria tanto tempo pra dedicar a banda o quanto ela banda merece, que a banda é super legal e merece uma pessoa melhor que você....

passa duas semanas eles te vem tocando com uma banda chulé em uma espelunca e você diz que só tá ficando com ela



kkkkkkkkkkkk! Muito boa descrição meu caro. É um bom jeito de se esquivar de problemas.

fernando tecladista
Veterano
# nov/14
· votar


Synth-Men
e é assim
quando eu era mais novinho já tive tretas de banda, coisa de "sofrer" na banda já vi também alguns amigos meus assim
no final da história alguns tem um sonho com tal banda, de querer que fosse uma familia e tal
mas ai você vê que outros tem o ego nas alturas e nome da banda deveria ser "fulano fodão e os restos miseraveis" tudo girando em torno de um, que sempre tava certo, os lugares que eu outros marcassem trampos nunca prestavam era sempre queimar o filme ou caches fechados por outros nunca eram bons, mas as espeluncas que os outros marcavam com paga miseravel eram bons porque ali abria portas, coisa que nunca vi
e a lista de coisas que virou briga em ensaio vai longe...

mas ai você fica mais velho e só de conversar você que aquela banda não vira, outras fui a um ensaio e cai fora

como comentei é perder tempo, se viu os mesmos sintomas de bandas com as tretas já conhecidas, é melhor cair fora

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fernando tecladista

Vc esta correto, amigo!


Mas, essa gurizada precisa sair do palco, rodar, tomar garrafada na cabeça, ter cachê roubado pelo "empresário". Ir prá putakipariu de Van, se sentindo o Michael Jackson e voltar de busão, sem 1 real no bolso e carregando equipamento.

É muita moleza, muito mimimi... muito "mimo".

Estuda em casa, grava video no Youtoba e quer sair do quarto pro palco do "Drim Títi".

Vida de músico NÃO difere em nada da de nenhum trabalhador!

- Tem tapete puxado, tem tapa na "orêia", tem safados e picaretas.
- Tem um brother que te ajuda na pior hora, tem uns baita caras legais, tem muita diversão, aventura e prazer.

Bora tocar gurizada! Tirar essas bundas gordas da frente do PC e cair na estrada.

Vou contar uma coisas prá vocês, que nem sei se eu deveria:

Uma época tocava no Domingo numa igreja e na sexta e sábado numa boate (puteiro)!

Na igreja, todo mundo comportado, só educação e sorrisos. Se não gostassem, você até percebia, mas eram polidos.

No puteiro, amigos, se não agradava, não botava a galera prá dançar, voava garrafa de cerveja!

Resultado: Aprendi a lidar com platéia, mais no puteiro que na igreja!

Como já diziam os Novos Baianos nos anos 70:

Caia na estrada e perigas ver!

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Verdadeiramente, músico que é músico e não tocou em casa de meretrício (ó como so chique HUE), não é músico... Vc só aprende na estrada...

fernando tecladista
Synth-Men

Sinto falta dessas "bandas bando de amigos", aqui tem bastante bandas de contratados... Cheguei a formar família assim, mas a bada decaiu (galera sem pegada), sobraram só os proprietários de originais...

No meu caso (e de muitos), que vivem da noite, às vezes precisa-se engolir sapo, engolir o orgulho pq é o que tem pra hoje... Eu tava numa banda boa, por motivos contratuais saí, hoje to de roadie tocando duas vezes por mês.

Videomaker
Veterano
# nov/14 · Editado por: Videomaker
· votar


Ismah
Bicho, vc pensa feito criança.

Não só penso, eu sou igual a Tv união, jovem de cara e de coração...!!!

Ismah
Banda é a coisa mais suja que tem

E músico de banda é uma das piores raças que existe...!!!
Por isso toco sozinho!
Pois toco mal e nenhum tocaria como eu quero.

Ismah
Espero eu que pra chegar a esse ponto, tenhamos profissionais, não hobbystas

Então desculpe-me! Eu sou hobbysta e pensava que estava conversando com outro.

Ismah
é melhor seguir a velha fórmula do "entra numa orelha, e sai na outra..."

Usar esse "método" é para os fracos.
Eu sairia da banda, mas passaria o CD na cara deles,
aí o verdadeiro instrumentista vacilão ia seguir o mesmo caminho...!!!
FIM................................

fernando tecladista
Veterano
# nov/14
· votar


Videomaker
Eu sairia da banda, mas passaria o CD na cara deles

você acha mesmo que após uma briga de saida de banda se você deixar um CD lá eles vão perder tempo com isso
um dos fatos de briga é dos músicos não se "auto ouvirem" e culpar os outros, acha que eles vão se ouvir nessa hora?
se ouvirem vão levantar 500 defeitos seus e se vangloriar dos trechos que eles acham que tocaram certo

quando eu era novinho, no seculo passado, tinha uma banda uma banda nesse naipe, que eu fui ver um ensaio e eles tocando uma música instrumental em Fa, a segunda parte muda pra Fa menor, e tinha um REb na segunda parte que o solista tocava como RE natural, e o desenrolar foi assim:

-esse ré da segunda parte é REb
-é ré natural tenho certeza tirei de ouvido e confirmei na partitura
- levei o xerox de uma partitura no dia seguinte
- mas essa partitura está errada
- levei uma fita K7 com uma gravação de um LP no dia seguinte
- não não, essa cara tocou errado, talvez ele tenha a mesma partitura errada que você tem é ré natural

então fio, pau que nasce torto nunca se endireita, perdi meu tempo, perdi duas idas de carro na casa do sujeito, xerox e minha fita que ficou lá, e fiquei com fama de mala, chato pra carai que não sabe nem a diferença de um REb pra um ré normal....

Videomaker
Veterano
# nov/14
· votar


fernando tecladista
fiquei com fama de mala, chato pra carai

Eu não me importaria se fosse chamado de chato, etc....
mesmo que fossem falar depois de ouvirem a (prova)gravação.

Se contrataram é porque toca bem, melhor ou igualmente aos outros..

Nem ligaria pro que os outros fossem falar, pois, não vive de música.

Então cito:
"Quem vive de música, continuem tocando certo e
aceitando os erros dos outros eternamente". rsrsrs....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Migrando de tecladista de buteco para tecladista de banda