Correios - A loooooooonga saga de um pedal

Autor Mensagem
krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


Vendo uns comentários acima sobre a taxação da receita federal, li em um site que a receita federal não pode cobrar impostos de produtos importados com valor abaixo de $ 100,00, diferente da política da mesma de taxas qualquer produto acima de $ 50,00. Outro detalhe, não tem esse negocio de pessoa física pra pessoa física, se vc é pessoa física, tem o direito de importar abaixo de $100,00 sem ser taxado pela receita.

Vejam esse site, explica tudo direitinho, e tem até mostrando como entrar com um recurso solicitando a restituição da cobrança indevida, pelo que o cara fala no vídeo, se vc entrar com recurso é causa ganha.


http://bjc.uol.com.br/2014/01/30/a-justica-decidiu-compras-abaixo-de-1 00-dolares-nao-podem-ser-tributadas/

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


Del-Rei

O que você não souber (endereço do remetente, por exemplo) dá um chute razoável.

Na verdade, a resposta que vão te dar é a mesma que dão pra todo mundo.

Mas eu acho importante a galera pedir o PI, nem que seja só pra mostrar indignação...

krixzy

Já foi comentado por aqui. Não há nada conclusivo.

Del-Rei
Veterano
# abr/14
· votar


JJJ
Na verdade, a resposta que vão te dar é a mesma que dão pra todo mundo.
Mas eu acho importante a galera pedir o PI, nem que seja só pra mostrar indignação...


Pois é.
Pra ser sincero, acho que na maioria dos casos de importação, a maior demora é com a Receita. Creio que esse registro de reclamação/informação deveria ser feito junto a ela.

Mas... Já mandei vários e-mails, pra vários locais diferentes da RF, e sempre respondem (depois de uma demora escrota) que esse tipo de questionamento deve ser feito junto ao setor específico, mas ninguém informa o contato da P@#$!! do setor específico....
Foda... Estamos bem servidos.

Um aceno de longe!!!

krz4fx
Veterano
# abr/14 · Editado por: krz4fx
· votar


Porr@, ainda estou com uma encomenda com mais de 100 dias que foi enviada e até agora NADA!!!!! Fiz um PI há mais de um mês, mas só recebí aquela resposta padrão!

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy
JJJ
Funciona assim: eles cobram e ponto, se você quiser que entre com ação para discutir judicialmente. Provavelmente ganhará, mas depois de um loongo tempo e com custas bem maiores que o valor a ser ressarcido (é nisso q se albergam p/ continuarem cobrando)

R. Carvalho
Membro Novato
# abr/14
· votar


krz4fx
Normal cara. Fiquei com uma encomenda por meses marcada apenas como enviada. Atualizou tem alguns dias, na vespera do feriado, como encaminhada para fiscalização. Já era para terem alguma resposta, tenha sido ela taxada ou não, mas tenho a impressão de que ninguém trabalhou na fiscalização aduaneira na volta do feriado, devem ter emendado :P
Só tenho medo de acontecer como no caso do Del-Rei, que ficou com a encomenda meses parado e ainda teve que pagar cafezinho para Dilma. Ai é uma baita sacanagem!

krixzy
Veterano
# abr/14
· votar


FBlues_rock
Na verdade vc n gasta nada, nem precisa de advogado, e acho que não demora tanto não, dar meu dinheiro de graça pro governo por preguiça de correr atras do que é meu eu não vou, se minha encomenda for taxada vou correr atras do que é meu, e dane-se o governo com a robalheira de impostos, sou brasileiro mas não aceito que o governo tome o que é meu por direito não, se tenho direito de importar sem ser taxado, então eu vou.

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


krixzy
Legal, belo discurso, etc., mas o que te falei não é minha opinião, é fato, estava indo além no assunto.
Me referi à via judicial, você está falando da via administrativa (utilizar de 'recurso administrativo' na própria RF); pode e deve tentar, mas se quiserem batem o pé pois sabem que a via judicial é mais cara, além de morosa.

R. Carvalho
Membro Novato
# abr/14
· votar


Del-Rei, meu pedal ta parado desde o dia 15 como encaminhado pra fiscalização! To com medo de acontecer que nem contigo... já aconteceu semelhante com você, mas depois passar batido sem imposto?
Abçs!

krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


R. Carvalho

Eu estou com um meu parado desde o dia 11/4, também encaminhado para a Fiscalização Aduaneira. Infelizmente todas as vezes em que demorou muito era porque estavam emitindo a nota para o pagamento dos impostos!!! Tomara que não seja nem o seu nem o meu caso, mas...

abs

Schenker
Veterano
# abr/14
· votar


krz4fx

o meu está desde o dia 04 . . .

R. Carvalho
Membro Novato
# abr/14
· votar


Eu estou com um meu parado desde o dia 11/4, também encaminhado para a Fiscalização Aduaneira. Infelizmente todas as vezes em que demorou muito era porque estavam emitindo a nota para o pagamento dos impostos!!! Tomara que não seja nem o seu nem o meu caso, mas...

abs

krz4fx
Esse é o meu medo chapa, sempre que demoram assim é porque tão dando uma caprichada no teu pacote :(

Del-Rei
Veterano
# abr/14
· votar


R. Carvalho
já aconteceu semelhante com você, mas depois passar batido sem imposto?

Fala, cara!
Eu já comprei muita coisa, e no meu entender não há padrão.

Já tive coisas que demoraram meses e não rolou imposto, enquanto em outras bem rápidas tive que pagar uma coxinha pro governo.

Inclusive já tive encomenda que apareceu "TRIBUTADO - EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO" e chegou na minha casa, isenta. O rastreamento não é 100% confiável.

Eu acho que é mais uma questão de desorganização do que algum tipo de procedimento padrão.

Um aceno de longe!!!

FBlues_rock
Veterano
# abr/14
· votar


Del-Rei
Eu já comprei muita coisa, e no meu entender não há padrão.

Já tive coisas que demoraram meses e não rolou imposto, enquanto em outras bem rápidas tive que pagar uma coxinha pro governo.

Inclusive já tive encomenda que apareceu "TRIBUTADO - EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO" e chegou na minha casa, isenta. O rastreamento não é 100% confiável.

Eu acho que é mais uma questão de desorganização do que algum tipo de procedimento padrão.


+1

Schenker
Veterano
# abr/14
· votar


Fala, cara!
Eu já comprei muita coisa, e no meu entender não há padrão.

Já tive coisas que demoraram meses e não rolou imposto, enquanto em outras bem rápidas tive que pagar uma coxinha pro governo.

Inclusive já tive encomenda que apareceu "TRIBUTADO - EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO" e chegou na minha casa, isenta. O rastreamento não é 100% confiável.

Eu acho que é mais uma questão de desorganização do que algum tipo de procedimento padrão.

Um aceno de longe!!!


Na verdade é mais por amostragem. a realidade é que falta fiscais mesmo. o déficit é de quase 100%, deveria dobrar o núemro de fiscais, mas aí, enquanto população, íamos chiar porque gasta-se tanto com salários, benefícios ,etc . . . o Brasil está com um problema de cobertor curto gravíssimo.

A LRF foi ótima para algumas coisas, mas péssima para outras. nós estamos afogados na própria lama que criamos e isto trava o desenvolvimento assustadoramente.

Del-Rei
Veterano
# abr/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Recebi a resposta padrão dos Correios....

"Caro cliente, Em atenção à sua manifestação, esclarecemos que houve um aumento significativo no volume de carga proveniente do exterior, e blá blá blá whiskas sachê"


Schenker
Na verdade é mais por amostragem. a realidade é que falta fiscais mesmo. o déficit é de quase 100%, deveria dobrar o núemro de fiscais,

Então... Concordo em partes.
Acredito que a demanda seja grande sim, mas temos uns procedimentos altamente burocráticos que atrasam muito.

Mas pra entrar nesse assunto de défict/demanda, debateríamos muitas outras coisas que precedem isso, como a falta de incentivo do governo à indústria interna. Se tivéssemos bons produtos nacionais a preços justos, não haveria tanta importação, pra início de conversa. A coisa seria outra...

Enfim, isso seria muita desvirtuação.... rsrsrs.

Mas... sobre os correios/fiscalização alfandegária... Nos EUA, que são muito mais rigorosos com encomendas (devido a terrorismo, etc), as encomendas chegam no destinatário em uns 4 dias após entrar no país. E digo isso porque já mandei várias vezes encomendas pra lá. Chega a ser ridícula a diferença daqui pra lá.


mas aí, enquanto população, íamos chiar porque gasta-se tanto com salários, benefícios ,etc

O problema é que fiscal da receita recebe um salário gordo enquanto a média de salário da população é bem abaixo da metade disso. Sem falar nas condições de trabalho, assédio moral, horas a mais de trabalho sem receber, etc, etc. Não tem como comparar.

Sem falar no "pequeno" detalhe: É essa população que ganha menos que paga o salário desses fiscais que ganham mais. Aí, a revolta é certa.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# abr/14 · Editado por: JJJ
· votar


Del-Rei
Nos EUA, que são muito mais rigorosos com encomendas (devido a terrorismo, etc), as encomendas chegam no destinatário em uns 4 dias após entrar no país. E digo isso porque já mandei várias vezes encomendas pra lá. Chega a ser ridícula a diferença daqui pra lá.

Efetivo dos Correios - Brasil: 125.337
fonte: http://www.correios.com.br/sobreCorreios/empresa/quemSomos/principaisN umeros.cfm

Efetivo dos Correios - USA (2010): 583,908
fonte: https://about.usps.com/who-we-are/postal-history/employees-1926-2010.h tm

E ainda tem gente que fala que tem muito servidor público aqui...

O problema não é esse...

Schenker
Veterano
# abr/14
· votar


Na verdade eu acho é que temos servidor de menos, tinhamos que ter pelo menos o quádruplo do atual (em todas as áreas, vide PF que não consegue nem dar conta das nossas fronteiras . . . ). mas aí nosso déficit vai pras cucuias (se bem que é isto que os EUA fazem e eles cagam pra isto, se tiver que colocar 200 caras pra examinar um carro na fronteira eles colocam, mas, isto é outros 500 . . .).

o nosso problema é falta de produtividade mesmo e maior controle da população sobre eles. falta gente e vergonha na cara. é o velho ditado: "se cobrássemos nas outras áreas como cobramos do técnico da seleção brasileira . . ."

não acho salário do servidor público alto não. é o correto. os outros é que são baixos demais. nosso país está extremamente caro e custoso.

Milton.Jr
Membro Novato
# abr/14
· votar


não sei se já viram esse artigo deste blog, tava vendo o forum do Handmades e achei interessante:

http://bjc.uol.com.br/2010/08/13/sua-encomenda-internacional-esta-atra sada-reclame-no-lugar-certo/

JJJ
Veterano
# abr/14 · Editado por: JJJ
· votar


Milton.Jr

Uma correção ao texto: o cara fala que tem muito funcionário em relação a governador, prefeito, deputado, vereador, sei lá... OK, mas isso é LEGISLATIVO ou ASSESSORIA dos governos. E, nesses casos, tem "assessor" a dar com pau realmente. E muitos são ASPONES mesmo.

Mas nas empresas e instituições do EXECUTIVO, a regra é ter falta de funcionário.

Del-Rei
Veterano
# abr/14
· votar


Recebi hoje a mensagem abaixo, sobre minha reclamação:

"A pesquisa do Código de Rastreamento no site dos Correios informa que sua mercadoria já foi tributada e encontra-se em digitação dos dados do Destinatário e emissão da Nota de Tributação Simplificada ? NTS, operação a cargo dos Correios, em razão do interesse direto na solução de constantes problemas de erros no endereçamento feito pelo Remetente.
Contate a Gerencia Operacional dos Correios, responsável pela movimentação das cargas internacionais desembaraçadas pela RECEITA FEDERAL, pelos Fones: (11) 4313-8445 / 8468 / 8483 / 8485 / 8486 / 8489 / 8400. solicitando agilização desse procedimento.

Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.

Atenciosamente,

Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda
"

Foda é ainda ter que fazer interurbano pra resolver problema..... E na boa, esse papo de "em razão do interesse direto na solução de constantes problemas de erros no endereçamento feito pelo Remetente" é muito tosco.

Claro, sempre tentam tirar o deles da reta.
tománoc#!!!

Um aceno de longe!!!

R. Carvalho
Membro Novato
# abr/14
· votar


Del-Rei
Uma atualização, finalmente!
Amém cara... pra mim, ta parado aí desde o dia 15 na tributação, um absurdo sem tamanho.

Del-Rei
Veterano
# abr/14
· votar


R. Carvalho
Uma atualização, finalmente!

Putz... Responderam minha reclamação mas a encomenda está parada desde 08/04 pra tributação.... E foi postada 31/12/13!!!

Acabei de fazer essa ligação interurbana pro cara dos correios me informar, por telefone, a mesma ladainha: "devido ao aumento do fluxo de encomendas, blá blá blá whiskas sachê"...

Falei pra ele que tinha algo errado, porque em março comprei coisa dos EUA que já chegou, eqto essa postada ano passado estava perdida no mundo... Ele disse que isso "é normal, acontece...".

VAITOMARNOC*!

Um aceno de longe!!!

R. Carvalho
Membro Novato
# abr/14
· votar


Del-Rei
Mas ai mestre, uma coisa que já vi nos grupos... não sei se é verdade ou não. Mas se tu parar para reclamar nessa situação, de "ah, minha encomenda ta parada na tributação tem x dias", os caras te fazem de trouxa, e ainda fazem questão de dar uma atenção especial para o teu pacote para tributar. Eu digo isso porque não é o primeiro caso que vejo acontecer isso, por isso, to aguentando a espera calado, para ver se consigo passar batido. Pode ser paranoia, mas não é o primeiro caso que vejo acontecer isso, nos grupos do facebook tem muita gente que tomou ferrada nessa!

krz4fx
Veterano
# abr/14
· votar


R. Carvalho

Acho que não tem nenhum padrão; fiz 6 PI's e a resposta foi a mesma, padronizada, sobre "devido ao aumento do fluxo de encomendas...." e até agora 5 chegaram sem nenhum tributo. Estou esperando a última, que foi enviada 15/01 e que no dia 11/4 foi encaminhada para fiscalização (e até agora, nada...).

Del-Rei
Veterano
# abr/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


R. Carvalho
Sim, tenho quase certeza que de tanto reclamar, vão olhar de cara feia pro meu pacote. Não duvido nada, e pra falar a verdade, já espero que isso aconteça.

Mas... Sempre que importo algo, já conto com os devidos tributos. Se passar isento, ótimo. Caso não, ok, já era esperado.

Estou preparado pra pagar o tributo, só não estou preparado pra esperar 5 meses pela encomenda.

O que eu imagino que possa acontecer, é tributarem bem acima do valor devido. Já aconteceu, tive que fazer um requerimento de revisão, preencher um formulário e anexar cópia de cartão de crédito com o valor pago pra comprovar quanto realmente paguei. Demora um pouco mais, mas resolve.

Às vezes, mesmo que seja tributado pouca coisa acima, nem ligo, porque o trabalho não compensa. Até porque no geral, estou no lucro, a maioria passou isenta pra mim.

O que não dá é pra esperar eternamente. Absurdo demais isso. Mesmo que eu tenha que pagar o café da Dilma, ok, mas ande com minha encomenda!!! Rs....



krz4fx
fiz 6 PI's e a resposta foi a mesma

Sim, PI nos Correios não influencia no valor do tributo, já que os Correios só entregam. Quem tributa é a Receita, e já mandei mensagem pra uns 6 e-mails diferentes dela e inclusive já liguei pra ouvidoria.

Um aceno de longe!!!

Schenker
Veterano
# mai/14
· votar


e a saga continua (a passos de cágado, mas continua . . .)

LZ157583045USRastreamento
O horário apresentado no histórico do objeto não indica quando a situação ocorreu, mas sim quando os dados foram recebidos pelo sistema, exceto no caso do SEDEX 10 e do SEDEX Hoje, em que ele representa o horário real da entrega.
Objeto encaminhado
06/05/2014 10:44 RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR

Imprimir Receber por SMS 06/05/2014
10:44
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade Administrativa em RFB - TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR
04/04/2014
10:25
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para Unidade Administrativa em FISCALIZACAO ADUANEIRA / BR
04/04/2014
10:24
SAO PAULO / SP Objeto recebido no Brasil

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar


Schenker

É uma sacanagem, né? Quer tributar, tributa, mas reter a encomenda por mais de 3 MESES é fod@!!!

O meu pacote recebido dia 11/04 (enviado dia 14/1) está na fiscalização ainda; já estou esperando a informação sobre a emissão da NTS!!!

Haja paciência!!!!!

abs

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


05/05/2014 15:27 CTCI SAO PAULO/GEEXP - SAO PAULO/SP Conferido
15/04/2014 14:06 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR

Galera, porque meu pacote foi para esse lugar estranho? Pesquisei na net, alguns pacotes que foram para este lugar, foram direto para os correios das cidades, outros voltaram para a fiscalização e depois mandados para os correios, tributados ou não. Q doidera é essa? :S

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Bom... meus 2 pacotes do início de fevereiro chegaram. 3 meses de espera. Pelo menos chegou sem imposto (eram coisas pequenas).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Correios - A loooooooonga saga de um pedal