Correios - A loooooooonga saga de um pedal

Autor Mensagem
crdiegorota
Membro Novato
# mai/14
· votar


Pfff... Eu torço pra que um dia eu chegue em casa e encontre um pacote com dois captadores gibson classic 57 que já estão aniversariando no "fluxo postal"...
Quando eu vejo essas coisas sinto vontade de virar terrorista e explodir Brasília!! kkkkkk
Mas falando sério, quem vai pagar o prejuízo não só do Nefelibata, mas de todos os casos iguais a esse? Orgulho de ser brasileiro!! Só q ao contrário.

Nefelibata
Veterano
# mai/14
· votar


crdiegorota

Obrigado pela compreensão. É muito broxante isso aí.

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Nefelibata

É duro mesmo. Lamentável.

Penta_Blues
Moderador
# mai/14 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

amilanezi
Mas no meu caso recebi um telegrama do correio orientando a preencher o CII e encaminhar para o SFPC do exército (Curitiba-PR) para que fosse liberada a encomenda.
A informação está totalmente equivocada em se tratando de produto não controlado pelo Exército.
O CII (Certificado Internacional e Importação) é uma autorização prévia para a importação de produtos controlados pelo Exército e só é emitido por Pessoas Físicas ou Jurídicas registradas no Exército. Seria necessário então que vc possuísse um CR (Certificado de Registro) que o habilitasse a exercer atividades com produtos controlados.
Mesmo que vc tivesse um CR e que emitisse um CII, este não seria deferido pela DFPC porque não cabe ao Exército autorizar a importação de qualquer produto que não esteja no Anexo I do R-105.

Caso eu não resolva meu problema, qual recomendação você me daria pra tentar reaver minha encomenda?
No seu caso, me parece ser uma aberração a confusão dos Correios.
Vou lhe dar um exemplo mais "justificável" de confusão: é comum que binóculos sejam retidos quando passam por raio-X porque naquela lista dos Correios há uma restrição para equipamentos óticos. Faz sentido porque se o binóculo tiver dispositivo de visão noturna ele é restrito pois equipamento de visão noturna está relacionado como produto controlado no Anexo I do R-105, mas se ele for um binóculo comum não é controlado.
Como os Correios não são especialistas, por via das dúvidas, eles retém o produto e chamam o SFPC para avaliar lá mesmo e liberar quando é o caso.
Mas, francamente, pedal de efeito está bem longe de ser "confundível"...rs
Nos casos em que há equívoco de avaliação, não só dos Correios como da Receita Federal (também faço desembaraço alfandegário no Aeroporto), e tal órgão insiste num posicionamento do Exército, costumo redigir um ofício (que é entregue ao interessado para apresentar no órgão que está retendo o produto) esclarecendo que não se trata de produto controlado pelo Exército e que, portanto, não há de nossa parte nada que impeça o prosseguimento do envio.
Veja se o SFPC da sua região emite algo parecido.

JJJ
Outra encomenda que tive problema (essa nunca chegou) foi de umas tarraxas.
Tive tb problema com tarraxas mas porque a nota descrevia o produto como sendo componente eletrônico e a Receita nem quis saber do que se tratava. Simplesmente taxou 60% e nem avaliou minha alegação de que se tratava de produto sem similar no Brasil.
Como estava demorando muito (nem os Correios, nem a Receita me contatou), resolvi ir pessoalmente para resolver o problema.
Resultado: nem pra mim, nem pra eles. Consegui localizar e resgatar minha encomenda, porém "morri" com o imposto...rs

Valeu!!!

rafael_cpu
Veterano
# mai/14
· votar


Nefelibata
É complicado mesmo... faz tempo que não compro nada em sites gringos por isso (um pedal chegou a demorar exatos 120 dias). Nem tinha mais esperanças, mas chegou.
Boa sorte!

T+

Penta_Blues
Excelente contribuição!
Abç

amilanezi
Veterano
# mai/14 · Editado por: amilanezi
· votar


Penta_Blues
Obrigado pelo esclarecimento Penta...até dá pra entender que estes equívocos acontecem devido ao grande fluxo de encomendas vindas do exterior.

Vou aguardar pra ver se a resposta que me deram se concretiza, assim calculo que devo receber em mais ou menos dentro de um mês...não recebendo volto a entrar em contato...

Infelizmente, neste país, é preciso ter paciência para importar alguns produtos que não são fabricados por aqui, e que se for pagar o preço destes produtos nas lojas, precisamos deixar um rim pra poder ter um produto de qualidade.
Tudo seria resolvido com vontade política mudando legislação, estimulando a indústria nacional, simplificando a tributação, etc, porém os governantes deste país somente sabem governar para perpetuarem o próprio governo...

E o povo? O povo acredita nas promessas e vota em troca de pão e circo?

Funciona desde os tempos do império romano...não é...

Viva o Brasil!

o/

R. Carvalho
Membro Novato
# mai/14
· votar


amilanezi
Isso porque tem gente importando munição, suplemento de venda proibida, produto químico e passando pela receita, que parece não ter critério NENHUM.

Van_Lorien
Veterano
# mai/14 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Eu tô me preparando psicologicamente pra enfrentar os Correios em breve. Comprei umas peças pra guitarra que eu mandei construi (ponte, tarraxas, nut e captadores) e mandei entregar na casa onde uma colega de trabalho está ficando nos Estados Unidos, só que possivelmente alguma coisa (ou tudo) ela vai acabar me mandando por Correio, já que o namorado dela vai trazer bastante coisas de guitarra com ele e aí seria meio arriscado (apesar dele ser americano).

Será que via USPS de pessoa física pra pessoa física (ambos com nomes bem brasileiros) teria muita chance de ser tributado (mesmo com valor declarado de cerca de US$50,00) ou posso me animar em torcer pra que chegue relativamente rápido e sem tributação?

Abraços!

Fisherman
Veterano
# mai/14
· votar


Galera, a coisa está ficando feia...

http://economia.ig.com.br/2014-05-13/receita-estuda-acabar-com-isencao -para-compra-online-no-exterior.html

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Fisherman
Hum... Se isso realmente acontecer, fudeu. As encomendas vão deixar de levar 1-2 meses pra levarem 6-8 meses pra chegarem, porque provavelmente mais de 80% dá importação hoje é feita via internet.

E na matéria, um mané da receita diz que não há amparo legal para isentar importações de até 50 doletas... Oras, existe uma lei da década de 80 (que muito se fala nela hoje em dia) em que ela isenta compras de até 100 doletas.

Um aceno de longe!!!

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


Del-Rei
E na matéria, um mané da receita diz que não há amparo legal para isentar importações de até 50 doletas... Oras, existe uma lei da década de 80 (que muito se fala nela hoje em dia) em que ela isenta compras de até 100 doletas.

Mas isso é só o desejo da Receita em legislar, mas como ela não tem esse poder, a princípio não muda nada por enquanto. E o funcionário da receita claramente alterou a interpretação mais óbvia do texto da lei para parecer que o legislador pretendia dizer "sem lucro", quando me parece claro que o entendimento é "não comercial".

A alegação que o o decreto lei tem mais de 30 anos, e na época não havia internet não quer dizer nada, pois obviamente o recebimento das compras é feita de modo tradicional. A diferença é o meio usado para a compra (mas para a receita tanto faz se foi compra online, por mala direta, telefone, catálogo impresso ou "menino de recado"). Seria como querer mudar a lei quando criaram os celulares, só porque não havia esse aparelho na época da redação da lei, e pode-se comprar através deles.

E a alegação dele que há 30 anos não havia comércio entre envolvendo pessoas físicas entre países é um completa balela. Meus pais compraram coisas por catálogos importados muito antes de existir internet. Era raro, mas não é exatamente uma novidade.

Mas é típico da tradição brasileira querer alterar leis o tempo todo, e tentar colocar na legislação cada maldita possibilidade, ao invés de meramente ter uma redação mais generalista que abrace muitas situações.

Se amanhã inventarem um meio de fazer compras por telepatia a receita vai querer mudar a lei de novo, só porque antes ninguém havia comprado nada à distância usando apenas o poder da mente! Mesmo que a entrega venha basicamente pelo mesmo modo há décadas e décadas.

FBlues_rock
Veterano
# mai/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


makumbator
Sede arrecadatória do Estado + burrocracia + morosidade absurda do judiciário dá nisso.

Sobre a tradição brasileira de querer alterar leis à revelia, temos como maior exemplo o próprio STF, que deveria ser o guardião das leis. Segundo o grande constitucionalista português, o Brasil tem duas constituições, a de 88 e a decidida diariamente no STF. Chegamos ao ponto em que o judiciário brasileiro está mais podre que os legisladores...

Del-Rei
Veterano
# mai/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


makumbator
Concordo com você. O cara viajou.

E vou além. Acho ainda que esse tipo de matéria é publicada com intenção de intimidar os compradores, talvez pra que compremos menos. Ou seja o cara "viajou" nas declarações dele, mas de forma intencional, pois certamente muita gente vai se sentir receosa ao ler esta matéria. E acredito que um cara na posição dele saiba exatamente o que é e o que não é previsto em lei, no que se trata de importação.
Ou pelo menos deveria saber.

Um aceno de longe!!!

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar


E a minha espera continua:

Data Local Situação
11/04/2014 15:38 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
11/04/2014 15:37 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Conferido
Recebido/Brasil
14/01/2014 16:10 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
13/01/2014 15:53 ESTADOS UNIDOS Postado

Mais de um mês na fiscalização e até agora, NADA!!!!

Abs

crdiegorota
Membro Novato
# mai/14
· votar


Pura bobagem essa matéria. Se vc comprar um item com valor até U$ 100,00 vc tem como entrar com pedido de isenção de acordo com a lei de 1980. Li isso em uma matéria q um funcionário da Receita Federal recomenda fazer isso. Claro q a Receita faz vista grossa com essa lei e fica taxando compras acima de 50 dólares, mas se vc entrar com recurso jurídico vc pode conseguir isenção neste outro caso tbm.

Del-Rei
Veterano
# mai/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Só pra avisar a todos... Eu não sabia:

De tempos em tempos a USPS recicla seus códigos de rastreamento. Recentemente fiz uma compra na PGS e quando fui conferir o rastreamento, vi que havia sido postada em 01/01/13 dos EUA e foi entregue em 10/01/13 no Canadá.

Entrei em contato com a PGS dizendo que eles haviam me enviado o código errado, e me responderam explicando que é a reciclagem e que assim que minha encomenda for postada, o rastreamento será atualizado.

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Surreal esse correio.....

Conseguiram dar um "mal encaminhado" duas vezes no meu rastreamento!!!!

15/05/2014 14:31 - CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado - Em tratamento, aguarde.
15/05/2014 01:48 - CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
14/05/2014 16:26 - CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
14/05/2014 14:46 - CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado - Em tratamento, aguarde.
14/05/2014 13:29 - CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
12/05/2014 13:46 - CTE CURITIBA - CURITIBA/PR Encaminhado
Encaminhado para CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
09/05/2014 15:46 - CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para CTE CURITIBA - CURITIBA/PR
29/04/2014 16:51 - UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR - Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
29/04/2014 16:50 - UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Conferido
Recebido/Brasil
27/04/2014 11:52 - ESTADOS UNIDOS - Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
24/04/2014 22:03 - ESTADOS UNIDOS


Um aceno de longe!!!

geronimo.correa
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei
Conseguiram dar um "mal encaminhado" duas vezes no meu rastreamento!!!!
Cacilds... um dos meus últimos pedidos deu "mal encaminhado" também, atrasou 1 semana a entrega rsrs agora na minha última compra estão mandando pro lugar errado de novo, quero só ver rsrs Tem que rir pra não chorar! Abs!

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

Cara, se eu fosse você ligava pro 0800 dos Correios. Pode ser que seu endereço esteja meio ilegível ou mal escrito e os caras estão se enrolando por isso (não creio, acho que é só lambança deles, mas, por via das dúvidas... eu ligava).

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


geronimo.correa
JJJ
Foda... Mas... Liguei pra agência da minha cidade (pior que estou viajando, tive que fazer interurbano) pra saber o motivo disso. O cara falou que isso podia ser um "simples" erro no processamento mesmo, mas que provavelmente não teria problemas. Massss... Me aconselhou a registrar uma reclamação no site dos correios, e eu já registrei... E pedi pra explicarem o motivo desse mal encaminhamento....

Pelo que sei, a merda é quando registram "mal endereçado" no rastreamento... Aí, Fud%€£$@& geral... Mas pelo menos, por enqto, não foi meu caso.....
Vamos ver....

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Car@lho.... Surreal.
3º mal encaminhado.



16/05/2014 12:35 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado Em tratamento, aguarde.
16/05/2014 04:39 CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
16/05/2014 01:58 CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
15/05/2014 15:28 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
15/05/2014 14:31 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado Em tratamento, aguarde.
15/05/2014 01:48 CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
14/05/2014 16:26 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
14/05/2014 14:46 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado Em tratamento, aguarde.
14/05/2014 13:29 CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
12/05/2014 13:46 CTE CURITIBA - CURITIBA/PR Encaminhado
Encaminhado para CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
09/05/2014 15:46 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para CTE CURITIBA - CURITIBA/PR
29/04/2014 16:51 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
29/04/2014 16:50 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Conferido
Recebido/Brasil
27/04/2014 11:52 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
24/04/2014 22:03 ESTADOS UNIDOS Postado

Serviço de merda esse dos correios.
É muita merda.

Pra quem acha que Benfica é o triângulo das bermudas, CEE São Gonçalo é pior!!!!!

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei

Quem sabe você não vai lá? Talvez você possa pegar, com identidade e comprovante de residência.

geronimo.correa
Veterano
# mai/14
· votar


Del-Rei
JJJ
Quem sabe você não vai lá? Talvez você possa pegar, com identidade e comprovante de residência.

Imprime o rastreio também :)

Cacilds... um dos meus últimos pedidos deu "mal encaminhado" também, atrasou 1 semana a entrega rsrs agora na minha última compra estão mandando pro lugar errado de novo, quero só ver rsrs
Dessa vez mordi a lingua... ele foi para lá pq está "aguardando retirada", ou seja, foi taxado, mas não apareceu no rastreio :(((

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Entrou em looping essa merda.
De longe a coisa mais escrota que já vi desses correios. Vocês não fazem idéia da minha raiva.
Foda que estou viajando, não posso ficar ligando pros correios.
Já mandei 3 mensagens no "Fale conosco" deles.


17/05/2014 08:24 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
17/05/2014 08:23 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado Em tratamento, aguarde.
17/05/2014 01:59 CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
16/05/2014 15:44 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
16/05/2014 12:35 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado Em tratamento, aguarde.
16/05/2014 04:39 CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
16/05/2014 01:58 CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
15/05/2014 15:28 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
15/05/2014 14:31 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhado Em tratamento, aguarde.
15/05/2014 01:48 CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
14/05/2014 16:26 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
14/05/2014 14:46 CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Mal encaminhadocEm tratamento, aguarde.
14/05/2014 13:29 CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CEE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
12/05/2014 13:46 CTE CURITIBA - CURITIBA/PR Encaminhado
Encaminhado para CTE SAO GONCALO - SAO GONCALO/RJ
09/05/2014 15:46 CTCI PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para CTE CURITIBA - CURITIBA/PR
29/04/2014 16:51 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
29/04/2014 16:50 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Conferido
Recebido/Brasil
27/04/2014 11:52 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL.

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


Já fiz umas 4 ou 5 reclamações pelo site dos correios...

O mais tosco é que me responderam 2 delas dizendo que já existe uma solicitação referente ao mesmo objeto, e que eu devo aguardar um posicionamento dele antes de fazer novo questionamento desse objeto.

Mas sobre o primeiro questionamento, ninguém responde. Nem devem saber o que responder, claro....

Ai, aí....

Um aceno de longe!!!

krz4fx
Veterano
# mai/14 · Editado por: krz4fx
· votar


Aha, finalmente foi movimentado; apenas 40 dias na fiscalização!!!!!! Isto depois de 90 dias para darem entrada!!!


Data Local Situação
19/05/2014 14:54 CTCI SAO PAULO/GEEXP - SAO PAULO/SP Conferido
11/04/2014 15:38 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
11/04/2014 15:37 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO - SAO PAULO/SP Conferido
Recebido/Brasil
14/01/2014 16:10 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
13/01/2014 15:53 ESTADOS UNIDOS Postado

krz4fx
Veterano
# mai/14
· votar


Será que dá para entender?!?!?! Não estou reclamando, em absoluto, MAS é espantosa a disparidade entre as encomendas: (ah, esta veio de first class!!!)

Data Local Situação
19/05/2014 08:26 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Encaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
19/05/2014 08:25 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Conferido
Recebido/Brasil
15/05/2014 13:45 ESTADOS UNIDOS Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
14/05/2014 18:53 ESTADOS UNIDOS Postado

Del-Rei
Veterano
# mai/14
· votar


krz4fx
Será que dá para entender?!?!?! Não estou reclamando, em absoluto, MAS é espantosa a disparidade entre as encomendas: (ah, esta veio de first class!!!)

Cara... Os correios não seguem padrão algum. Já desisti de tentar entender.
É uma bagunça só, não faz o menor sentido. Seja Priority, First Class, Express, etc, depois que entra nas terras tupiniquins, vira tudo o mesmo drama.

Tive um caso parecido com o seu... Minha encomenda postada 31/12/13 chegou na agência pra retirada (com imposto...) em 13/05/14 - Semana passada. Inacreditável.

Em compensação, uma outra que foi enviada em 01/05 chegou em 12/05...

E estou tentando resolver meu problema da encomenda que está no 4º "Mal encaminhado"...
Sem comentários.

Um aceno de longe!!!

elciosouza
Veterano
# mai/14
· votar


Galera, uma dúvida... é que fiz minha primeira compra "teste" pelo Ebay. Quando passa por essa maldita Fiscalização Aduaneira, é certo ser taxado? mesmo sendo compra abaixo dos R$50?! é que comprei 6 patch cables Fender Custom Shop...abç!

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


elciosouza

Não, nem sempre. Vai ser analisado e depois se vier a palavra "tributação" é que vai ser taxado (embora acho que já aconteceu de ir para tributação e não ser...).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Correios - A loooooooonga saga de um pedal