Tributação pela Receita Federal (envios pelos Correios)

Autor Mensagem
krz4fx
Veterano
# jul/13


Resolví criar este tópico porque os que achei na busca são muito antigos e alguns já fechados.

Já comprei vários pedais, principalmente dos Estados Unidos, e tive diversas situações tanto de cobrança de imposto como encomendas liberadas sem taxação. Ultimamente, porém, fiquei surpreso ao receber 2 encomendas que foram enviadas por Priority Mail, uma com um valor declarado de US$50 e a outra de US$35 e ambas foram taxadas sobre o valor declarado mesmo. Na primeira, somaram o custo de envio para calcular o imposto; já na segunda, foi só sobre o valor da mercadoria. Reparei que a emissão da nota fiscal, NF, foi feita muito rapidamente (de um dia para o outro) e liberaram a encomenda para a entrega pelos Correios. Normalmente demorava mais ou menos uma semana ou mais para a Receita emitir a NF.

Gostaria que relatassem as experiências recentes de voces para ver se é uma nova forma da Receita agir ou se é algo somente temporário. Seria bom se pudessem relatar como foi o envio (First Class, Priority ou Express), o valor declarado, frete e se houve cobrança de imposto. Desta forma poderemos saber melhor o que esperar de encomendas feitas lá fora.

Abs a todos.

Schenker
Veterano
# jul/13
· votar


Não existe almoço grátis:

o governo central está passando por algumas dificuldades orçamentárias depois das várias desonerações feitas.

Alguém precisa pagar, porque a conta precisa fechar. uma forma é aumentar a arrecadação via impostos. Estas mudanças não são a bel prazer, os sinais estão aí. com o dolar em alta pressionando a inflação e aumentando a dívida pública, são necessárias novas fontes de receita . . .

krz4fx
Veterano
# jul/13
· votar


Schenker

Sei disso e é exatamente por este motivo que gostaria de saber as experiencias recentes de recebimentos de encomedas.

abs

maxbqi
Veterano
# jul/13
· votar


krz4fx
Eu como estou fora não tenho comprado nada. Quando comprava antes, a maioria das vezes passou batido. Apenas uma vez que fui taxado. Era um Whammy IV. O engraçado é que constava o valor de 19.99 mais 12.49 de frete. Eles não abriram a caixa, mas me taxaram em 100 obamas. Como era mais barato que o valor eu não falei nada, mas achei estranho. Parece que o cara da receita pegou o pacote na mao, olhou o peso e chutou 100 obamas.

Eu concordo com o Schenker. Provavelmente eles estao intensificando e taxando mais para arrecadação.

Abs

FBlues_rock
Veterano
# jul/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Não estão aumentando a taxação para cobrir déficit não, essa "mudança" começou antes das desonerações.
Praticamente nenhuma compra minha passa batida já faz algum tempo, exceto alguns envios por First Class.

maxbqi
Quando desconfiam do valor declarado taxam por "valor atribuído". É comum pesquisarem em alguns sites (já inclusive me disseram um que usam bastante, mas não lembro qual).
Ocorreu com meu ampli, mas por poucas lojas venderem, atribuiram um valor similiar ao de amplis valvulados + baratos. Alguns pedais que atribuíram também foram valores inferiores, mas já soube de caso inverso também (imp. de óculos), com valor atribuído maior que o pago.

krz4fx
Acho que entre o envio da Receita para os correios e o envio para a distribuidora do município de destino tem algo que registram no prazo errado, pois é comum constar que já saiu da alfândega mas ficar +1 mês no RJ antes de vir, talvez demore na RF mesmo. Fora que às vezes sai de lá e fica no limbo, até resolverem registrar novo andamento e já deixarem na porta de casa.
Fiz umas 4 ou 5 encomendas dos ianques esse ano, teve uma que chegou em menos de 15 dias e outra que levou quase 2 meses.
Há também os períodos de "greve". Como servidor em tese não pode fazer greve, trabalham em operação-padrão conferindo TODAS as encomendas, mesmo que para liberar depois sem tributo, atrasando as entregas.

marcel_olivier
Veterano
# jul/13
· votar


De forma geral, se você tentar dar o tombo na receita, seja por um produto ou outro, ela vai te taxar.

Você até pode comprar um Whammy nos EUA por US$20,00, mais se não tiver uma nota-fiscal de uma loja dizendo que lhe vendeu usado a US$20,00 fica difícil, sobretudo se enviar como "gift".

Uma nota-fiscal, não é um recibo de compra/venda. Um recibo é um papel qualquer relacionado a um valor entregue entre pessoas, uma Nota-Fiscal, é o documento que informa ao governo da sua transação.

Se você comprar de uma pessoa física nos EUA, considerando que a pessoa não precisa comprovar para o Governo que transacionou, como a Receita Federal brasileira, irá aceitar o valor como verdadeiro no momento de considerar a analise dos impostos?

Ta certo que as regras para taxar quando não é possível determinar o valor do produto são bem relativas e muitas vezes incoerentes.

O objetivo da taxação é sobretudo, equiparar o mercado interno com o mercado externo, desta forma o governo consegue forçar o consumo dos produtos internos, dando escoamento a produção. Determinar de alguma forma qual é o preço real de um produto externo em relação a um interno.

É uma medida que ele consegue fazer com qualquer aspecto economico do país, como carros (isenção, menor taxa de juros), casas (incentivo a financiamento), comida (menor imposto de exportação ficando o restolho para o Brasileiro), etc...

Produto + Frete + Seguro < US$50,00 , nunca me taxaram, já enrolaram até 30 dias somente aqui na alfândega, mais nunca taxou.

Porém, nunca comprei absolutamente nada como "gift" e nunca comprei itens que estivessem abaixo de valor de mercado e que foram enviados por pessoas físicas, sempre eram empresas que mandaram para mim.

Até comprei um Engl Fireball 60 Usado de um Guitar Center, que paguei US$ 969,00 + 150.00 de frete e seguro.

Ao chegar no Brasil eles fizeram as contas exatamente sobre 1119,00, desoneraram os 50,00 dollares, e taxaram o resto em 60% + ICMS 18% de MG (para onde mandei), isso sem contar o IOF que já vem recolhido no cartão de crédito.

Sei lá... é sorte e azar... eu prefiro ir comprando de fornecedores mais conhecidos por enviar as mercadorias internacionalmente (pois essas o governo já conhece), do que comprar aleatoriamente de pessoas físicas e correr o risco de taxar.

Abs

maxbqi
Veterano
# jul/13
· votar


marcel_olivier
Eu sempre compro de lojas e o que realmente me intrigou foi o fato deles taxarem sem mesmo terem aberto a caixa para saber o que tinha ali dentro. E mais, dentro da caixa tinha a nota fiscal da loja com o valor correto. Como disse, eles pegaram o pacote e chutaram $100 dolares. Isto é muito estranho.


O objetivo da taxação é sobretudo, equiparar o mercado interno com o mercado externo, desta forma o governo consegue forçar o consumo dos produtos internos, dando escoamento a produção. Determinar de alguma forma qual é o preço real de um produto externo em relação a um interno.

Cara, isto para mim é muito bonito no papel, mas sinceramente só funciona para preservar os lucro das empresas e ferrar com o consumidor. Veja bem, não estou falando que está errado, mesmo pq outros países fazem isto, mas no caso do Brasil o que existe é um protecionismo de uma industria falida e sem condições de competir com o mercado externo em todos os termos possíveis e neste montante o governo protege um produto pior que nunca evolui (quando tem algum), prejudicando o consumidor. Se não bastasse enfiar a faca, o governo a gira pelo alto imposto cobrado no mercado interno. E as empresas meu amigo, elas estão cagando e andando para o consumidor. Elas querem sugar o consumidor até o fim e quando algum problema ocorre eles correm para o governo chorando as mágoas. Tá cheio de exemplos disto em todos os setores. Posso nomear N se quiser.

Voltando ao setor musical quem fabrica Whammy no Brasil? Ninguém, então para que taxar? Vamos para os carros. Para as "fabricas brasileiras de automóveis". Até entendo o incentivo dado as empresas que fixam e produzem no Brasil e sei também que parte da culpa é do governo em jogar impostos altos para o consumidor pagar. Agora é uma baita sacanagem empresas como a Ford e Chevy por exemplo mandarem para o Brasil sucatas que nenhum americano em sã consciencia compraria a preços absurdos e qdo eles precisam de incentivo tá la o governo ajudando. Mas cadê o governo para ajudar a população quando estas empresas estão nos assaltando, luteralmente? Se vc acredita que todo brasileiro é apaixonado por carro, isto não passa de um balela para enganar e nos fazer de trouxas e comprar sucatas a preços exorbitantes. Isto meu amigo, é o que é o protecionismo brasileiro.

Veja bem, não estou direcionando minhas criticas a vc, foi apenas comentarios gerais do que penso de tudo isto. Não vou ficar me estendendo. Apenas tenha em mente que o nosso governo/empresas estão a anos literalmente fu^%&*# a população e nem um creminho para aliviar eles passam.

Abs

Beatlemaniac
Veterano
# jul/13
· votar


Cara, isto para mim é muito bonito no papel, mas sinceramente só funciona para preservar os lucro das empresas e ferrar com o consumidor.

Exatamente como eu penso.
Na minha opinião, sinceramente, protecionismo só serve para punir o consumidor final pela ineficiência de um país para produzir/entregar determinado bem. Acho que mesmo na hipótese de um produto ter um similar nacional (como citado no exemplo do Whammy), cabe ao consumidor escolher os vencedores, e não o governo protegendo a indústria daqui.

Por isso acho legal os handmades de amps brasucas. Tem amp handmade daqui que custa quase o mesmo de um de marca, como Marshall, Fender. etc, e mesmo assim há quem compre, pois alguns desses modelos nacionais são SUPERIORES aos importados...

krz4fx
Veterano
# jul/13
· votar


Acabei de receber um pedal da Stomp Under Foot, enviado por Priority e declarado U$40 e mais U$37 de envio e não fui taxado. Achei ótimo, mas vai entender...

abs

krz4fx
Veterano
# ago/13
· votar


De novo: várias encomendas enviadas por First Class e com valor declarado baixinho, foram paradas pela Receita e foram taxadas! Agora é aguardar a chegada aqui e ver o tamanho do prejuízo.

Como é difícil entender a maneira destes caras trabalharem!!!!

abs

HortaRates
Membro
# ago/13
· votar


krz4fx

O que eu sei é que taxação é por amostragem, e ultimamente parece que esta amostragem está sendo maior.

O que muita gente confunde, é o tal do limite de US$50,00.
Esse limite só é válido quando o produto é enviado de pessoa física para pessoa física. Se você comprar uma palheta de 1 dólar na Thomann, que é uma loja, você corre o risco de ser taxado.
Lembrando que dentro do limite tem que estar o frete também.

FBlues_rock
Veterano
# ago/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


krz4fx
Vixe, tem um Neunaber Wet Reverb Stereo vindo de First Class e muito provavelmente com todos os valores discriminados (agora só compra do próprio fabricante).
Também tem uma encomenda da Prymaxe, um VFE Blueprint e um Henretta Purple Octopus Octave (você tem culpa nesse! hehe), vamos ver o que vira, pois provavelmente irão atribuir valor nesses últimos.
Esperar para ver se realmente aumentaram a amostragem. Até semestre passado achava que não, pelo contrário...

Scolt
Membro
# ago/13
· votar


Fiz a compra de um Time core da NUX, por 49 dolares, até o momento nada de taxação, ta status de conferido no site dos correios, mas é ai que mora o perigo.

Losthors
Membro Novato
# ago/13
· votar


krz4fx

Onde vc compra os negocios la no EUA? Estou querendo comprar coisas de lá tbm mas não conheço nenhuma loja com recomendação.

JJJ
Veterano
# ago/13
· votar


krz4fx
Como é difícil entender a maneira destes caras trabalharem!!!!

Pelo jeito, não existe uma "maneira" padrão. Aliás, como tudo nesse nosso país, né?

Nada é realmente muito claro. Sempre há margem para o famigerado "jeitinho". Sempre há uma "brecha na lei". As coisas acontecem de acordo com a cara do freguês, de acordo com o humor do fiscal, de acordo com o partido no poder... Tô de saco cheio disso.

ROo
Veterano
# ago/13 · Editado por: ROo
· votar


Minha experiência comprando algo acima de $500,00

Abaixo de $500,00 (LEMBRE-SE COM O VALOR DO FRETE), é calculado o imposto e repassado ao correios. Uma guitarra que eu comprei passou direto, paguei apenas o ICMS que foi recolhido nos Correios.

Uma outra que passou de $500,00, é mandada, caso você não tenha um despachante, para o sistema Importa Fácil dos Correios. Isso se dá pela necessidade de emissão de uma declaração específica para produtos que passem o valor de $500,00.
Aí é ser taxado COM CERTEZA.
O valor é calculado assim:
preço do produto + frete x cotação do dólar.
desse valor, acrescente 60% de imposto de importação.
Do valor do produto + frete + a cotação do dólar + 60%, tira-se o ICMS a ser pago
Enfim, você vai pagar quase 100% do valor do produto... além de ser uma PUTA encheção de saco.
Você tem que enviar o registro do cartão de crédito ou do Paypal e se não bater com a nota da caixa, vai tomar mais uma multa. E você tem UM dia para pagar o valor do imposto, SEM CHORO, SEM PARCELAR.

Nunca mais faço uma coisa dessas... sorte que eu havia pesquisado antes e tinha a grana, mas demorou quase 1 mês e a facada foi pesada.

fla3d
Veterano
# ago/13
· votar


Eu já comprei alguns pedais no eBay e nunca fui taxado, também sempre comprei cordas e algumas tralhas no strings by mail sem ser taxado mas mes passado fui taxado em duas encomendas, umas de $42 e outra de $35 com frete incluso. Acho que dei azar, a isenção de $50 é pra pessoa física, pra loja não existe isso, se quiserem eles pegam, foi o meu caso. Aí tacaram o imposto de importação mais ICMS, dizem que não é todo estado que faz isso, mas aqui em Santa Catarina acontece isso.

Mas depois peguei mais 3 jogos de cordas que chegaram ontem pra mim sem pagar imposto.

FBlues_rock
Veterano
# ago/13
· votar


ROo
Felizmente, o que considera regra não é. Já fiz importações de mais de $500 em que não fui taxado. Nas que fui, nunca tive que enviar dados do pagamento, só recolher a guia sem multa, que foi emitida pelo próprio Correio (dói pagar, mas não deu trabalho recolher).

fla3d
Percebi que muda por estado sim, não me lembro de ter pago ICMS mesmo nas vezes que fui taxado.

krz4fx
Veterano
# ago/13
· votar


FBlues_rock
O negócio é ficar torcendo. Mas na Prymaxe, por exemplo, eu sempre peço para retirarem as etiquetas de preço das caixas pq se virem o valor real, fedeu!

Losthors
Ebay, Prymaxe, Pro Guitar Shop, etc.


ROo
Já comprei até guitarra que não paguei 1 centavo de imposto (e foi uma Fender Telecaster Am Standard) e em compensação já me cobraram imposto sobre dvds usados! Não existe uma única linha de trabalho, com certeza.

fla3d
Isto é que é complicado: voce nunca sabe o que vai acontecer! Inúmeras encomendas minhas passaram direto mas volta e meia acontece estas ingratas surpresas. O pior é que além de ter que pagar, a encomenda fica retida uma PORRADA de tempo!

abs

ROo
Veterano
# ago/13
· votar


FBlues_rock
é regra no sentido de que é o que esta escrito nas determinações da alfandega e não regra no sentido de ser o que geralmente acontece.
E usei o "COM CERTEZA" para me referir a quando você cai no Importa Facil.

krz4fx
Veterano
# ago/13
· votar


E hoje, aconteceu o seguinte:

Um fuzz BMF Ge Spot MKI, com valor declarado de U$30 e um custo de envio de U$30, cobraram 60% em cima de U$80! (sabe-se lá de onde tiraram este valor?!?!?)

Um Jimi Hendrix Mini Fuzz Face (da Prymaxe) não foi taxado !

Um fuzz Prune Works Aleister (Rotosound MKIII Fuzz) com valor declarado de U$50 e mais U$25 de envio - não foi taxado!

E fora estes pedais, recebí 2 caixas estanque para fotos subaquáticas, sendo 1 delas com uma camera Sony dentro (foi comprado pelo ebay, de um vendedor na República Tcheca!) - encomendas separadas - nenhuma das duas foi taxada!!!

Volto a dizer: não dá para entender como eles trabalham! Logicamente fiquei muito contente em ter sido taxado somente em uma encomenda, mas ainda assim foi usado um critério todo deles para o cálculo.

abs

FBlues_rock
Veterano
# ago/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ROo
:)

krz4fx
Acho que o pessoal da Prymaxe já está acostumada com o Brazil, pois já nem preciso mais pedir, vem sem :)
Agora o que me preocupa é o Neunaber, virá declarado, etiquetado, tudo com valor cheio... é esperar para ver.

Te mandei uma mp pedindo um help.

HortaRates
Membro
# ago/13
· votar


krz4fx

Eu acho realmente que é pura sorte. Imagina o tanto que de encomenda que chega por dia ao país? Não dá pra olhar todas, nem quase todas. Se sua caixa for grande e brilhante, provavelmente alguém vai se interessar nela, mas se for uma caixa de papelão comum como as milhares de outras que chegam todo dia, há uma grande chance de ela passar despercebida. Depende da sua sorte.

JJJ
Veterano
# ago/13
· votar


HortaRates
É, tem sorte na jogada sim. Mas acho que eles estão apertando... Nunca havia sido taxado, agora acabei de receber a "bela" notícia que meu corpo de teleca que comprei no ebay caiu no imposto. Como se já não bastasse esse dólar estratosférico...

krz4fx
Veterano
# ago/13
· votar


JJJ

É frustrante demais, né? Ainda mais porque a gente não sabe qual o valor que foi cobrado de imposto até a hora de retirar a encomenda nos Correios. Boa sorte; espero que aliviem no valor.

abs

altirock
Veterano
# ago/13
· votar


Caras, importei um Carl Martin Plexitone Pro Series, com taxa do PayPal + taxa de cartão internacional + frete saiu R$625, desde a compra demorou 40 dias pra chegar. Foi taxado em 57 reais. É o segundo pedal que compro da Prymaxe (o outro foi um Mi Effects Super Crunch Box, não foi taxado).

JJJ
Veterano
# ago/13
· votar


krz4fx
Até agora não sei quanto foi porque parece que a Receita ainda não enviou o papel deles lá... A parada já está aqui na minha cidade e eu não posso pegar... Dureza!!!

geronimo.correa
Veterano
# ago/13
· votar


altirock
Caras, importei um Carl Martin Plexitone Pro Series, com taxa do PayPal + taxa de cartão internacional + frete saiu R$625, desde a compra demorou 40 dias pra chegar. Foi taxado em 57 reais. É o segundo pedal que compro da Prymaxe (o outro foi um Mi Effects Super Crunch Box, não foi taxado).


Qual tipo de frete vc pegou?

JJJ
Veterano
# ago/13
· votar


E agora ainda vem mais a conta da Receita Estadual... Fala sério... Todo mundo quer tirar uma lasquinha...

Putz, se vier alto, vou reclamar. Afinal de contas, importei um corpo de madeira. Produto musical (portanto, de natureza cultural), sem fim de comércio (é pra mim, e eu sou músico) e sem similar nacional. Acho que isso devia ser o suficiente pra nem ter taxação nenhuma. Mas, tudo bem, se vier de tamanho razoável, eu pago. O duro é se vier num valor absurdo...

Alguém aí já reclamou do valor do imposto arbitrado pelos caras?

krz4fx
Veterano
# ago/13
· votar


Ao menos, tenho uma BOA notícia:

Foi fechado um acordo entre os Correios do Brasil e o Serviço Postal dos Estados Unidos, USPS, e todas as encomendas FIRST CLASS enviadas para o Brasil a partir de 13 de agosto de 2013, terão rastreamento!!!!

Já ajuda bastante, mas eu imagino que a quantidade de reclamações de sumiço de encomendas first class após entrarem no Brasil foi TÃO GRANDE que provocou este novo acordo.

Enfim...

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tributação pela Receita Federal (envios pelos Correios)