Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


TelvisCosta : "usar estes tipos de pedais com voltagens diferentes (abaixo de 9v) e dizem que eles se portam de maneiras diferentes conforme a voltagem usada... sera verdade?"

É verdade sim. Pedais de drive (overdrive, distortion e fuzz) reagem de forma bem diferente dependendo da voltagem usada. Vários makers indicam que alguns dos seus pedais podem ser usados com voltagens entre 5v e 18v. Algumas fontes como a Voodoo Labs Pedal Power 2 oferecem uma saída com regulagem de voltagem (sag) justamente para replicar a voltagem de baterias usadas, com carga menor do que 9v. A Danelectro tem uma fonte simples, chamada de Danelectrode, que pode ser usada normalmente com 9v fixos ou com voltagem variável, entre 3v e 9v. Faz muita diferença no timbre dos pedais.

abs

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


TelvisCosta

Complementando o dito pelo amigo krz4fx, faz diferença nos pedais analógicos. No caso dos digitais, a não ser que tenha sido criado com essa finalidade, o que terá é mal funcionamento em menor voltagem e possíveis danos ao pedal em maior voltagem.
Via de regra trabalhe com o indicado (geralmente 9v) ou menor. Pedais que suportam maior voltagem possuem indicação pelo fabricante.

Há diversos pedais de drive, principalmente fuzzes, que possuem knobs que variam a voltagem (bias, sag, etc.). O Candy Apple Fuzz de um dos últimos vídeos postados possui isso, é o knob "N" (Nature, nome que deram à regulagem de bias)

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


Um fuzz mais comportado da Bearfoot (circuito da BJFE, do Bjorn Juhl), o Arctic White Fuzz:



abs

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


Uma trilha fuzz, de biker movie (filme de motoqueiros) para sexta-feira à noite. Pra quem ainda não conhece, Davie Allan and The Arrows. Gravação feita em 1967:



abs

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Gostei dessa demo (e do pedal):


krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


Bela demo. É um Fuzz Face atualizado com alguns extras, usando os BC183. Gostei muito!

abs

TelvisCosta
Veterano
# set/13
· votar


Pessoal,
Obrigado pelas informações!
Estou com o pedal replica do Tone Bender MKII que mostrei anteriormente pronto. Aos meus ouvidos esta soando uma maravilha, os transistores de germânio realmente são mágicos.
Quero gravar um áudio para vcs dar uma avaliada, mas estou apanhando do programa que tenho aqui, o Ableton Live...

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


krz4fx
MauricioBahia

Não lembro se já compartilhei esse que considero um dos melhores discos de fuzz (fuzz em praticamente todas as músicas). É um material que, por sua raridade (tiragem de 50 cópias) terem tornado ele o disco mais caro no UK, fizeram nova edição em CD com extras (não tão bons). Não conheci ninguém que já tivesse ouvido que não fosse por eu ter apresentado, lamentável para o que considero um bom disco. Acredito que vale a pena:





Ah, ontem comprei minha primeira 'Strato', uma Vintage V6 Icon, logo terei que revisitar os fuzzes... diversão para um bom tempo :)

ogner
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock
minha primeira 'Strato' uma Vintage V6 Icon,
Ai sim!!!!!!! :))

Fotos pra nois!!!! \o/

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ogner
Opa, ela estava na mão agora, já aproveitei e tirei as fotos com meu cel:

Inteira
Knobs, caps e ponte
Braço

Tinha testado algumas SX (achei bom instrumento pelo preço) e Seizi (não gostei), mas o Bertola tinha falado muito bem das Vintage, ainda mais pelo preço, então insisti até testar uma.

Cara, curti MUITO a guitarra, fiquei uns 10 minutos testando, solei em todos os trastes, com todos caps, mudando os pots... quando o vendedor pegou na mão e começou a tocar, em 10seg estava ansioso querendo tomar dele... hehe

Queria pegar uma preta com escala clara (kkk), mas curti tanto essa, estava tão redondinha (ação muito baixa sem nenhum trastejamento, timbre muito bom, muito confortável, etc.) e o preço tão bom, que dei uma volta para respirar, voltei na loja em 5 minutos (como o vendedor tinha dito... rs) e comprei sem receio.

TelvisCosta
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

Cara que somzeira!

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


TelvisCosta
Boa demais essa banda! Achei pesquisando discos de fuzz, um cara postou em um fórum gringo como o melhor disco de fuzz de todos os tempos na opinião dele (era um tópico "diga os 10 melhores discos de fuzz na sua opinião").
Não fosse o Hendrix gostar tanto de fuzzes, eu corria o risco de concordar, bom demais esse disco.

ogner
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

Ó, braço figurado ate!! hehehehe!!
Show!!

Acabei de comprar mais uma stratinho baratinha..O cara ta enviando amanha de SP pra mim!!
\o/
Não resisto... ahuehuahuehhuae!!!

bezerrabru
Veterano
# set/13
· votar


Eu sei que não tem Fuzz certo ou errado.
E muito menos segredo para me indicar um fuzz.

Mas assim, eu tenho só les paul e sg.
Toco um blues e tudo mais.

estou querendo um fuzz não muito rasgado.
Hoje tenho uma réplica do fuzz face, e tiro até que bons timbres.

Pensando nisto, estava pensando em comprar ou o Fuzz Face original ou o Big Muff (vou mandar importar da Europa por um primo meu).

Vejo que muitos utilizam o Big Muff para estilo mais pesado, tem algum destes dois que vão soar melhor para tal estilo?

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


ogner
Pior não sabe, não tinha visto o braço figurado ao comprar!!
Em casa estava tocando e fiquei curioso com o acabamento (gostei bastante do braço dela para tocar) e só então vi. Achei lindão.
Já o corpo claro e relic (nunca fui fã) estou acostumando... por sorte, rápido. :)

A que você comprou está "relic" mesmo, curti! (estou mesmo acostumando... rs)

Aproveitando, qual a diferença da ponte da que peguei e dessa que comprou? Manjo nada de Stratos, tive que caçar onde passar as cordas novas... hehe

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

Strateiro de primeira viagem é assim mesmo!!! Vai curtir muito e vai descobrir que tanto os pedais quanto o ampli vão responder de uma maneira completamente diferente do que está acostumado com os humbuckers.

Parabéns!

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


ogner

Sou eu com os fuzz e você com as Stratos; não dá pra resistir, né?!?!?!

ogner
Veterano
# set/13 · Editado por: ogner
· votar


FBlues_rock
qual a diferença da ponte da que peguei e dessa que comprou?
A diferença é q a sua o pessoal chama de tremolo vintage, os sadles são mais baixos, mas o esquema de passar as cordas por tras é o mesmo, mesmo sistema e mesma coisa pra ajustara entonação ( oitavas ) nesses parafusos q seguram o sadles. Acho que é mais questão estética mesmo, eu ja estou procurando ponte tipo a da sua ( vintage ) pra substituir essa que esta vindo na guitarra, hehe!! Sei que oq faz diferença é o material dos saddles bem como a espessura e material do bloco ( atras ) da ponte.

Alias, essa Vintage V6 é muito bem falada mesmo, depois da uma checada no bloco, acho que não sao aqueles Xnas fininhos não.

krz4fx
Sou eu com os fuzz e você com as Stratos; não dá pra resistir, né?!?!?!
Hehehe, pode crer!! :)

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


krz4fx
Pois é, fuçando aqui já; os fuzzes curtiram muito a guitarra nova também!
O DG-1 deu um timbraço, cabe bastante coisa (músicas) ali.
O Blue Note de um timbre e sustain muito gostoso para Blues, já vi que a dupla vai longe.

Viu o vídeo que postei lá em cima?

ogner, valeu!
Abusando: e os parafusos que vão na frente, entre os saddles e o captador? rs
Vi que tem um para cada saddle, não apenas dois para segurar a ponte; é para regular altura?

ogner
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock
FBlues_rock
Vi que tem um para cada saddle, não apenas dois para segurar a ponte; é para regular altura?
Não não. Ali pra segurar a ponte mesmo, ele ajusta o "molejo" do tremolo tb. Mas geralmente nao precisa regular não. A altura vc vai regular em cada saddle individualmente, com uma chave alien bem pqna, ve ae!! Cada corda tem seu ajuste de altura. é legal acompanhar a curvatura do braço, nao sei qual é o radius dessa strat sua...Mas vai no olho mesmo!! hehe

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock
Curtindo a Vintage??

Acho muito legal as guitarras dessa marca. Tenho uma V100 AFD, inspirada na guitarra do Isléchi. Muito bacana.

Tô pensando em comprar uma strato ou teleca dessa marca. Recomenda a strato?

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

Som bem do início dos anos 70! Gostei!

Este é um Clássico do fuzz, com Robert Fripp e King Crimson (se quiser, pule para os 2:30)




Abs

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ogner
Opa, valeu, consegui identificar na ponte agora. Também curto de fazer "no olho" ou "no ouvido", costuma funcionar bem, às vezes até melhor que aprofundar na teoria.
Agora que troquei a tensão, terei que regular o tensor, mas vou me aventurar a aprender fazendo (com cuidado) :)


GuitarristaDoNickEstranho
Complicado comentar durante a "lua-de-mel"; por outro lado, só entrei nela pq testei bem e achei ela muito boa... :)
Recomendo, achei ótimo custo x benefício.

Escrevi tanto aqui para te descrever que acabei montando em forma de review e postei aqui.

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


Queria muito assistir os vídeos postados mas minha internet tá um cocô!!!! :)

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


krz4fx: alguns dos seus pedais podem ser usados com voltagens entre 5v e 18v

Acho que com 18k o pedal tem mais volume, headroom e, consequentemente, mais dinâmica na palhetada.

;)

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia

Já usei e às vezes uso overdrives/distortions com 18v, mas fuzz, nunca. Vc já usou fuzz com 18v?

abs

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


krz4fx: Vc já usou fuzz com 18v?

Nunca. Nem tenho um com essa opção.

:(

TelvisCosta
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia
krz4fx

Amigos fiz testes com voltagens entre 7,5V até 10V e percebi uma pequena diferença (difícil de descrever), os timbres que me agradaram mais estão nas voltagens abaixo dos 9V, mas como o Mauricio disse com voltagens maiores realmente da impressão de mais volume. (no meu caso relato sobre a réplica do Tone Bender MKII com transistores germânio). Como a fonte para ele tem que ser com terra positivo, eu mesmo fiz uma fonte só para ele que esta com 9V exatos porem pretendo testar algumas variações no circuito para definir uma voltagem ideal.

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


TelvisCosta

Estamos esperando os resultados!

abs

krz4fx
Veterano
# set/13
· votar


E aqui vai um relançamento de um fuzz dos anos 60, o Sam Ash Fuzzz Boxxx:





abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!