.: Review guitarra Vintage V6 Mrww Icon Series (Strato SSS) :.

    Autor Mensagem
    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13 · Editado por: FBlues_rock


    Review - Vintage V6 MRWW ICON Series

    Introdução
    Foto da Guitarra
    Queria pegar uma Strato que não fosse cara para depois fazer os upgrades que quisesse; testei algumas SX (achei bom instrumento pelo preço) e Seizi (não gostei), mas como o Bertola tinha falado muito bem das Vintage, ainda mais pelo preço, insisti até testar uma e encontrei essa da Série Icon (estilo "relic").

    Curti MUITO a guitarra, fiquei uns 10~15 minutos testando, solei/improvisei em todos os trastes, com todos os caps, mudando a regulagem dos pots... quando o vendedor pegou na mão e começou a tocar, em 10seg estava ansioso querendo tomar dele... hehe

    Queria pegar uma preta com escala clara e sem ser relic (kkk), mas curti tanto essa, estava tão redondinha (ação muito baixa sem nenhum trastejamento, timbre muito bom, muito confortável, etc.) e o preço tão bom pelo que oferece, que dei uma volta para poder pensar melhor e logo voltei até a loja e comprei sem receio.

    Descrição fabricante
    Corpo: Eastern Poplar
    Braço: Hard Maple – Bolt On
    Fingerboard: Rosewood
    Escala: 25.5”/648mm
    Fretes: 22
    Neck Inlays: Pearloid Dot
    Tuners (afinadores): Wilkinson® WJ55 E-Z-Lok™
    Vibrato (ponte): Wilkinson® WVC
    Pickups (captadores): Wilkinson® Single Coil x 3 (N) WVS (M) WVS (B) WVS - Alnico V
    Hardware: Nickel
    Controles: 1 x Volume/ 2 x Tone/ 5-Way Lever

    Corpo (foto inteira e foto braço figurado)
    Apaixonei no braço e nem foi só por conta da madeira figurada :), achei muito confortável de tocar, desliza bem e gostei bastante do formato "C" dele. Sem emenda no braço. Parafusado, não fosse ter visto os parafusos, diria ser colado, não há folga mínima sequer.
    Capotraste (nut) é de plástico grafite; embora seja bem rígido, talvez prefira trocar por um de osso ou outro material.
    O corpo em si é um pouco pesado; pelo que li é de madeira maciça, uma emenda ou duas (como considero isso irrelevante, não aprofundei na pesquisa).
    O knob de volume fica bem próximo à mão, achei isso ótimo pois gosto de fazer swells e regular o ganho (principalmente fuzzes) através desse knob.

    Ferragens (ponte, tarraxas, etc) (foto aqui)
    Foto do bloco da ponte aqui
    São Wilkinson e aparentam serem ótimas. Funcionam muito bem, as tarraxas travam bem (mais do que estou acostumado) e a ponte é bem estável, estilo "vintage" :); não posso opinar pela durabilidade ainda. A alavanca é de encaixe, não uso/usei para opinar. O jack estava um pouco solto, só apertei e pronto.

    Captadores
    Os captadores já estavam predestinados à substituição, mas tive grata surpresa; os caps Wilkinson são de Alnico V e são superiores ao que esperava para a faixa de preço, tocaria numa boa com eles. Trocarei pelo conjunto Lollar Dirty Blackface, mas sem pressa.
    O cap do braço soa bem agradável, mais "cheio", inspira tocar um bom blues até rocks mais "agressivos" (ficou bom bagarai com meus drives e fuzzes!); o cap da ponte foi um susto para quem não está acostumado com Stratos: som estalado, com agudos "na cara". Imagino que para alguns estilos seja bem convidativo, mas não é o meu caso, então descobri algo que deve ser regra nas Stratos: o pot de Tone é muito + funcional que nos meus humbuckers e nessa guitarra parecem ser logarítmicos pela boa resposta em toda a rotação. Após regular o tone, acabei conseguindo timbre melhor nele do que no braço, logo resolvi regular o do braço também e gostei bastante do resultado geral, muito bom para cleans até fuzzes :)
    Para singles, considerei o nível de ruído baixo, embora haja algum.

    Regulagem
    Ação das cordas veio bem baixa (é a que uso), me causou espanto pegar um instrumento de mostruário com ação tão baixa sem nenhum trastejamento. Agora que troquei a tensão para .011 terei que ajustar um pouco o tensor, normal.

    Os trastes vieram sem arestas, se tocar envolvendo o polegar no braço não precisará trabalhar eles.


    Opinião (resumo)
    Guitarra de ótimo custo x benefício, possui hardware (ferragens) Wilkinson, acabamento muito bom e captadores superiores a outras marcas na mesma faixa de preço. Muito confortável de tocar, tanto pelo braço como pela boa regulagem "de fábrica", ponte e tarraxas boas e estáveis.
    Se o que lhe interessa é ter um instrumento muito bom e não o que vem escrito no headstock, recomendo fortemente testar uma dessas Vintage Icon.

    Nefelibata
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock

    Mto bonita sua guita cara! Escudo estilo 62 mint green ehehehe. A guita q tou montando vai ter um escudo desses, mas com access hole por causa do tensor.

    Posta uns sons ae.

    Nunca toquei nessas vintage, mas pelo q manuseei nas lojas parecem bem interessantes, em vista da pegada, acabamento e ferragens melhor q a média.

    Abraço

    Will Bejar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    toquei uma dessas e o único defeito que vi/senti, foram alguns trastes meio pontudos... fora isso, guitarra sensacional!!! Deveria ter comprado uma quando estava uns R$800,00
    Parabéns!

    Alessca
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Parabéns pela aquisição, fiquei curiosa sobre o som do captador depoente, pois curto mais os timbres agudos e estalados. Se puder posta uns samples do som dos captadores dela. Abraço.

    john Norum
    Veterano
    # set/13 · Editado por: john Norum
    · votar


    FBlues_rock

    Parabéns pela guitarra tenho uma les paul dessa mesma marca, as guitarras da vintage são muitos boas pelo preço, pena de falar tão bem delas aqui no fórum o preço aumentou muito.
    Cara mas acho que a especificação ta errada, essa sua vintage e da serie icon e todas da serie icon vem com corpo em alder.

    ogner
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Ia falar isso, pra vc colocar logo 0,11 nela!!!

    \o/

    Aee simmm!!!

    :))

    Will Bejar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    john Norum
    essa sua vintage e da serie icon e todas da serie icon vem com corpo em alder.
    Eu vi no site, tá certim a descrição!!!

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Will Bejar
    Prestei muita atenção ao braço e trastes, inclusive sobras, etc. (também dou muita importância). Estava redondinha, bem gostosa de tocar, foi a primeira coisa que me surpreendeu nela.
    A propósito, tem certa culpa na compra! Faz um tempo que deixei de querer ser +1 a dizer que tem marca "F" ou "G", invejava mesmo uns colegas que postavam suas "gambiarrocaster"! :) Pena que essa já veio com ferragens muito boas e bem regulada, menos componentes para ficar trocando! hehe

    Nefelibata
    Alessca
    Não sei se eu tocando vai ajudar, podem achar que um bom instrumento é ruim... hehe
    Mas se gosta de caps agudos/estalados, o cap da ponte com o Tone no 10 é um prato cheio!
    Curioso isso, vi muitos falarem bem desse cap em reviews em inglês. Eu gostei bastante, mas após mudar o Tone, talvez por ainda estar acostumado com o som de humbuckers (tenho semi-acústica com Seymours Jazz Model e JB).

    john Norum
    Opa, obrigado. Nessa cor parece ser Poplar mesmo, a Sunburst acho que é Alder. Para ser bem sincero, acho que toco e estudei componentes de guitarra por tempo demais para me importar com madeira do corpo e braço colado x braço parafusado; diria que 80% do timbre está na mão, 10% no amp e 9,5% nos captadores e cordas, o sustain no amp, caps e cordas (a não ser que sua captação seja piezo... ;)). Os 0,5% é aquilo que imaginamos que é... :)

    Não sei se o preço aumentou pelo fórum, a regra de empresas ingressando em novo mercado é iniciar com menor margem até conquistá-lo.

    ogner
    Curti mais com .011 mesmo!
    Só coloquei .011 porque ainda tenho algum receio de colocar .012 nas minhas guitarras, usava Chromes .012 e a corda Sol enrolada e polida vivia cortando meu dedo nos bends (dei meu sangue pelo timbre! kkk). Sou fã do sustain e som mais encorpado das cordas mais espessas, se pego uma guitarra com .009 na mão parece que estou tocando com um brinquedo! hehe

    Will Bejar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Estava redondinha, bem gostosa de tocar, foi a primeira coisa que me surpreendeu nela.
    Isso aí!!! Matou a pau!!!

    Faz um tempo que deixei de querer ser +1 a dizer que tem marca "F" ou "G", invejava mesmo uns colegas que postavam suas "gambiarrocaster"! :)
    hueheuheuheuheuheuheu... Fender nunca é demais... mas se pintar guitarra boa, tá valendo!!!

    o cap da ponte com o Tone no 10
    Ué??? O tem pot de tone pro captador da ponte???

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Will Bejar
    Yep! Um Tone para braço e meio, outro para ponte! :)

    Will Bejar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Pô, bacana isso aí!!!

    Nefelibata
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Will Bejar

    Yep! Um Tone para braço e meio, outro para ponte!

    A strato q eu vendi era quase isso nos tons. Era um pro braço e o outro pra meio e ponte. Gostava assim.

    Tou montando uma strato nova agora e comprei o escudo com tudo montado já desse jeito. Rocks a lot!

    Guitar Center Music
    Membro
    # set/13
    · votar


    Quem tiver a oportunidade de testar uma guitarra vintage vai ter a primeira surpresa ao ver que a substituição de tarraxas é totalmente desnecessária . Os captadores envolvem a questão do gosto pessoal, mas quem procura o típico som estalado da strato vai ficar mais que satisfeito com os wilkinson. Na Les Paul o pessoal se surpreende mais ainda com a clareza do timbre e o sustain do instrumento e vai pensar várias vezes antes de trocar os caps . É uma das melhores marcas do mercado nesta faixa de preço !

    lukas_alvs
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Bela Guitarra! Na internet ta difícil de achar ela. rsrs

    Guitar Center Music
    Não tive a oportunidade de testar cara. E pesquisando aqui na net achei a V6 com preços entre 1.300 ~ 1.500... Vale mesmo por esse preço? Achei uns modelos interessantes de Squier Deluxe e Classic Vibe na mesma faixa de preço... e uma Tagima Special 735 Gold Ash correndo por fora... Estou pretendendo adquirir uma Strato por esses dias.

    JJJ
    Veterano
    # set/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    FBlues_rock
    ogner

    O que é o gosto, não?... Corda 011 pra Strato eu acho grosso demais. 012 então... é o fim da picada! kkkkkkkkkkkkkk
    Pra mim, no máximo 010! E olhe lá! Strato e Tele eu só uso com 009. Les Paul e SG com 010.
    Bom... Mas isso cada um tem sua escolha... O importante é que seja feliz com a guitarra FBlues_rock. Curta bastante!

    Will Bejar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    lukas_alvs
    Achei uns modelos interessantes de Squier Deluxe e Classic Vibe na mesma faixa de preço... e uma Tagima Special 735 Gold Ash
    Squier Deluxe, só se for das antigas, essas novas são todas em basswood. A Classic Vibe me parece boa opção. A Tagima tb não testei.
    Tive uma dessa aqui e afirmo que ela era pau-a-pau com minha Fender Am. Traditional.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505263008-guitarra-fender-squie r-deluxe-custom-caps-fender-e-h777-_JM
    Há 2 semanas atrás tinha um cara vendendo uma dessas por R$600.00 e eu tava sem grana... =(

    V6 com preços entre 1.300 ~ 1.500...
    Tá mais ou menos... se conseguir chorar um pouco tá bom... R$1500.00 acho que já é meio caro!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Corroboro o que vc disse em seu bom review.
    Só não curto acabamento "relic"! Kkkkkkk.....
    Abç

    lukas_alvs
    Veterano
    # set/13 · Editado por: lukas_alvs
    · votar


    JJJ
    Concordo plenamente! Mas gosto é gosto. rsrs

    Will Bejar
    Ainda tem a Serie Deluxe em Agathis.
    Squier Deluxe

    Will Bejar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    lukas_alvs
    mmmm... boa!!! Mas o importante mesmo é testar e curtir o som da guitarra!!!

    ogner
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Na minha leitura dinâmica aqui no tópico não achei o valor.
    Quanto pagaste nela??

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13
    · votar


    lukas_alvs
    Verdade, tem pouca na net. Por sorte rodei uma dezena de lojas e achei uma, quanto mais toquei com ela, mais empolgava em levar.
    Considero a Vintage mais instrumento que as Squier que toquei, mas se achar em um bom preço, puder testar e gostar, pq não levar? Se quiser gastar menos, gostei das SX que testei então sugiro que vá em lojas e teste algumas para sentir se rola. Agora se quiser gastar um pouco mais em um bom instrumento, recomendo muito buscar testar uma Vintage. :)
    A dica mais importante o Will Bejar já deu, testa cada uma e descubra qual curte mais.

    JJJ
    Estou mesmo curtindo, "traí" temporariamente o clube das Teles, mas será a próxima.
    É bem isso que falou, não tem certo e errado, mas o que mais gosta para ouvir e tocar. Não sei se encarava umas .013 como o SRV usou, deve parecer baixo as mais graves (ou não...)
    Estou pensando em repintar a Vintage, até estou acostumando com a cor, mas nem tanto com o relic e quero 'botar a mão' nela e nas andanças pelo fórum vi que um cara manja bastante disso! :)


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu, Bertola! Não fosse nossa conversa não teria insistido em testar uma e provavelmente estaria com um instrumento inferior hoje.
    Também não consigo curtir relic não, embora agora entenda o apelo. Arrumando tempo vou conversar com alguns colegas daqui e tentar brincar de pintar e envernizar.


    ogner
    Pergunta de ouro! hehe
    Paguei 1200 à vista e "cavei" um encordoamento D'addario .011 junto.
    Na loja perguntei se encomendavam de outra cor, disseram que sim mas já avisando que pagaria um pouco mais caro por conta da variação do dólar.

    lukas_alvs
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    Inveja(ON) rsrs! Foi um bom preço cara. Pelo visto as Vintage e AXL estão diminuindo nas lojas, comparado há alguns meses atrás. Belas marcas pra fugir um pouco das "grandes".

    ogner
    Veterano
    # set/13
    · votar


    FBlues_rock
    As relics sao um pouco mais caras mesmo.
    Mas pagou preço do mercado mesmo. Teve 10% a vista?

    overset09
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Subiram demais no preço.
    Já não sei se valem mais a pena pelo alto valor que os lojistas estão pedindo.

    FBlues_rock
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ogner
    ~6%

    overset09
    Pelos relatos, com certeza subiu bastante, mas pela qualidade se compara com guitarras bem mais caras, sendo que vem com caps Alnico V e não os cerâmicos das Fender MIM, por exemplo. Mas se a qualidade "headstock logo" pesa, melhor olhar outras ;)
    Tudo que eu disser vale pouco, vá em uma loja e teste com outras, inclusive mais caras, quem tem que gostar é você :)

    Will Bejar
    Veterano
    # set/13
    · votar


    overset09
    FBlues_rock
    Em resumo, se eu fosse comprar uma guitarra nova 0km, consideraria MUITO uma Vintage!!!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    FBlues_rock
    Vou dar uma upada aqui pra te perguntar uma coisa...

    Como é a resposta pelo controle de volume? Estou na seca pra comprar uma Vintage V6 ou uma V52 (tele). Eu acho irado o visual e o estilo da tele, mas ao mesmo tempo acho que a strato vai me dar mais opções de timbre.

    Tenho uma AFD Paradise, da mesma marca. No pot de volume da ponte, quando eu reduzo é tranquilo, o timbre praticamente se mantém. Mas no do braço perde muitos agudos. Estou vendo se arrumo um ferro de solda por aí pra fazer uma treble bleed mod e ver se resolve.

    No caso da sua guitarra, você percebe essa perda de agudos quando baixa o volume?

    FBlues_rock
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Não vou conseguir dar uma resposta satisfatória, infelizmente.
    Bastaria eu plugar ela e testar, mas está desmontada esperando eu terminar de lixar o corpo, tingir a madeira e encerar, com o agravante que depois irei refazer as soldas já com os novos capts.

    Pelo que me lembro, não dá perda significativa de agudos não, entretanto eu quase sempre a usei com OD ligado, isso quando não rolava compressor e EQ Paramétrico junto, fora que não atentei a isso minuciosamente.
    Algo que posso adiantar é que gostei MUITO do funcionamento dos pots de Tone, tanto pela resposta em toda a extensão (imagino que sejam pots "Audio", logarítmicos), quanto por um dos Tones corresponder à ponte, apenas. Para mim que não sou strateiro, reduzir o som estalado do cap da ponte com facilidade foi ponto bastante positivo.
    Só a título de exemplo, na minha semiacústica os pots de Tone não funcionam tão legal, pois até o 7 a diferença é pequena e depois vai se tornando cada vez mais agressiva.

    Também posso dizer que a guitarra sobreviveu à lua-de-mel, ainda enxergo todas as qualidades que citei no review; bem como não encontrei até hoje instrumento e faixa de preço similar que fosse tão bom quanto.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    FBlues_rock
    Bacana. Tô pensando seriamente em comprar uma dessas. Acho que a versão na cor Laguna Blue, preferencialmente sem o acabamento relic.

    Eu sou da turma da Les Paul, mas toco em igreja e a gente toca de tudo lá, vários estilos diferentes, então acredito que uma strato será uma boa adição ao set por enquanto. Como continuo gostando da minha AFD, passa pela minha cabeça adiar um pouco a encomenda de uma lespa no luthier.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a .: Review guitarra Vintage V6 Mrww Icon Series (Strato SSS) :.