Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!

Autor Mensagem
krz4fx
Veterano
# out/13
· votar


Fuzz+ semi com P90's...+ GCJ ao vivo = som do c@r@lho!!!

Bom demais!!! Vlw pelo post, MauricioBahia!!!

abs

krz4fx
Veterano
# out/13
· votar


Um pouquinho de Eric Johnson e seu Fuzz Face não faz mal a ninguém:
Vá até 1:10, depois 2:33 e 4:41



abs

EDER R SANCHES
Veterano
# out/13
· votar


Pessoal, tranquilo?


Me sinto até envergonhado com a pergunta que irei fazer. Mas confesso que nesses anos todos tocando guitarra nunca olhei com interesse pra um fuzz. Tenho me interessado muito recentemente por esse efeito, e como qualquer entusiasta iniciante minha ignorância é muito grande sobre esse efeito.

Gostaria de saber quais as diferenças básicas no som de um Fuzz de Germânio e no som de um Fuzz de Silício?

Se essa pergunta já foi sanada antes me desculpem, mas ler 60 páginas é um pouco difícil.

Agradeço a ajuda e mais uma vez desculpem a pergunta.

Abraço a todos.

Éder.

FBlues_rock
Veterano
# out/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


EDER R SANCHES
Eu nunca sei se ajuda ou atrapalha, mas olha aqui (link).

(EDITADO, TINHA INVERTIDO INFOS)

Entretanto porém todavia, não aprofundei nos Fuzz Face, pois como era o que menos me interessava à época, não tinha conhecimento algum para detalhar, por menos que fosse.

Vou falar o pouco que sei hoje, com certeza tem outros colegas do fórum que podem aprofundar mais e melhor depois:
A diferença dos Fuzz Faces de Silício e de Germânio é tanto no timbre e ganho quanto na dinâmica.
Como exemplo, salvo engano, o Hendrix usou Ge em suas primeiras gravações, depois passou a usar o de Si, por ser menos temperamental (o Ge é afetado por variações de temperatura).

O de 'Si' é mais agressivo (oferece maior ganho), mas não limpa tão bem com o pot de volume como o Ge.
O de 'Ge' é menos agressivo, razão pela qual alguns que não querem um fuzz mais rasgado, mas "amaciado" (rs) preferem o de Ge. Responde muito bem ao knob da guitarra; um colega do fórum, salvo engano o ogner (certo?), chegou até a reclamar pois o pedal dele de Ge limpava rápido demais no pot de volume, bastava baixar um pouco e limpava bem.

Isso é "regra geral", de pedal para pedal há outras diferenças na construção que podem mudar bem o descrito acima, assim como há os modelos "híbridos" (com Ge e Si) que tente reproduzir o melhor de ambos (na visão do fabricante).

Seguem uns vídeos comparando (O "Hendrix" é um Si "vintage"):






E a "variação" (baseado no) Fuzz Face que é meu sonho de consumo (feito de Si):



EDER R SANCHES
Veterano
# out/13
· votar


FBlues_rock

Opa, muito obrigado pelas informações. Mas a diferença é basicamente esse então: Si => Mais rasgado, limpa mais no por de volume, Ge => menos rasgado, obedece menos no por de volume?

Lógco, bem em linhas gerais.

ogner
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia
Fuzz ao vivo! É isso! É isso!!
Visceral!!! \m/

FBlues_rock
Veterano
# out/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Pô, ogner, falei bobagem e vc nem me corrige!? kkkkkkk


EDER R SANCHES, inverti, foi mal, Ge é que limpa bem com o pot de volume; o resto acredito estar correto (se não tiver, peço algum colega corrigir).

Vou corrigir o post, aí deleta tudo que tinha lido e lê novamente.

krz4fx
Veterano
# out/13
· votar


EDER R SANCHES

Bom saber que mesmo depois de muito tempo tocando, você achou o fuzz! O FBlues_rock já passou um monte de informação que vai te ajudar bastante a conhecer este novo "mundo". Como sugestão, se você não pode ter contato direto com vários pedais de fuzz (amigo, loja, etc.), procure no youtube os vídeos demonstrando diversos destes pedais para que você comece a perceber as diferentes linhas de fuzz e suas particularidades.

Os pedais de fuzz são extremamente diversos e você vai se divertir muito descobrindo novos sons e novos interesses de agora em diante.

abs

FBlues_rock
Veterano
# out/13
· votar


krz4fx
Estou bem satisfeito com o DG-1 até hoje, não era só GAS não... hehe
Aliás, com o Blue Note, Boiling Point, Skin Bender MKIII e o DG-1 acho que estou bem servido de pedais de ganho, o que acha?
De vez em quando balanço em pegar o Lunar Module Dlx, o Mini Bone e o Candy Apple, nessa ordem.
Interessei muito nos 3, mas vejo mais aplicação prática do LMMD; como a grana está meio apertada, não quero arriscar comprar um para ficar parado, tem que ser para ficar na board, para bastante uso ou para boa diversão em algumas músicas.
Se quiser(em) opinar, opinião é sempre bem-vinda (mesma que seja contrária)!

ogner
Veterano
# out/13
· votar


FBlues_rock
Pô, ogner, falei bobagem e vc nem me corrige!? kkkkkkk
Ixa!! Nem acompanhei!!! hehehe!!

FBlues_rock
Veterano
# out/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MauricioBahia
O Gary Clark, o Jordan Cook (Reignwolf) e Black Keys tiram timbres de fuzz que curto demais!
Se souber de outros, compartilha aí conosco, essa turma é boa d+! :)

ogner
Tranquilo, só brincando! hehe :)

krz4fx
Veterano
# out/13
· votar


Só pra complementar o que já foi dito a respeito das diferenças entre fuzz de Si e Ge, o que foi descrito pelo FBlues_rock se refere ao Fuzz Face (quase que exclusivamente) e outros fuzz baseados no mesmo circuito. Outros tipos de fuzz como os Tone Benders tem uma resposta muito diferente com a variação de volume no pot da guitarra (um Tone Bender não limpa com o volume mais baixo na guitarra, mas se aproxima muito do timbre de um overdrive; eu, como muitos usuários deste tipo de pedal gostamos muito desta característica!).

O ajuste de bias em alguns circuitos fazem uma enorme diferença na maneira do fuzz atuar, tornando-o mais, ou menos, agressivo, com mais, ou menos, ganho, mais, ou menos, grave, etc.

Já postei isto antes, mas acho que vai ajudar bastante a entender as diferenças entre os principais tipos de fuzz:

"Quatro pedais de fuzz que todo guitarrista deveria conhecer" Máquinas de Música

Pedais de fuzz parte I: Maestro Fuzz Tone e Tone Bender

"Usando fuzz e wah wah juntos" Máquinas de Música

Espero ter ajudado e curta a sua viagem à Fuzzyland.

abs

RafaelBernatto
Veterano
# out/13 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Sou iniciante no mundo da guitarra. Mas pelos testes que fiz o efeito que "mais se parece" com o que eu imagino de timbre numa composição em especial é o FUZZ. \o/
Eu quero um som meio "vrüüüh" do lado esquerdo e meio "vréhnhn" do lado direito :D

EDER R SANCHES
Veterano
# out/13
· votar


Muito obrigado pelas dicas aí pessoal.

krz4fx
Veterano
# out/13
· votar


RafaelBernatto

Que tal você mandar um link para o som que procura para que a gente possa te ajudar?

um som meio "vrüüüh" do lado esquerdo e meio "vréhnhn" do lado direito


Está me parecendo um Big Muff no canal esquerdo e um Fuzzrite no direito. lol

abs

krz4fx
Veterano
# out/13 · Editado por: krz4fx
· votar


Algo bem diferente: Steve Kimock, usando um fuzz Bone Machine do Paul Trombetta com uma guitarra fretless
Começa a brincadeira mesmo aos 3:08. Reparem nos sons de trompete/trombone extraídos do Bone Machine!



abs

RafaelBernatto
Veterano
# out/13
· votar


Uai krz4fx tá meio que no início ainda. Não sei nem o BPM...
E estou "tocando" em vsts... Tanto os efeitos quanto as guitarras...

Musiquinha, como diria Raul, estilo Bob Dylan, só vai, não volta. rsrs
Enfim, não está como deveria, na verdade, está longe, mas ouça aí.

Sem voz;

Com voz(preciso fazer várias alterações, mas dá pra ter uma ideia eu acho)

MauricioBahia
Moderador
# out/13
· votar


RafaelBernatto

Tá legal, mas faltou presença na voz, aqui nos meus fones. Ou seja, destacá-la. Talvez menos graves, mais médios!

:)

RafaelBernatto
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia

Valeu!. Tô ligado que tá meio "opaca", a voz, mas é que acho que tá meio ruim mesmo, e eu meio que tentei esconder colocando a voz meio entre os instrumentos rsrs, quando o ideal seria colocar à frente..
É que eu sou meio fraco nesse quesito. No canto e na equalização e efeitos. Essa é a segunda vez que gravo e dei uma piorada. Vou gravar com a voz mais soprada e um pouco sussurrada (ao menos em outras musicas soa melhor) em algumas partes. Tenho que trabalhar além da afinação, a forma como vou cantar.
Mas é um projeto bem pessoal que terá bastante atenção. :)

Desde já agradeço.

E quanto aos timbres dos "FUZZes", tá bom? ... (Aqui só ouvi com meus headphones)
No refrão penso em usar uma terceira guitarra (não sei como isso vai ficar no pan) pra dar uma completada, ou harmonizada no som, não sei.. afinal.. são power chords dos dois lados aí. Acho que vai dar uma "musicalizada" no refrão, tocando os acordes com as primeiras cordas...

krz4fx
Veterano
# out/13
· votar


RafaelBernatto

Pô, legal. Já pensou em colocar mais uma camada com um fuzz bem ardido, seco, sem reverb, uma vibe dos fuzz dos anos 60?

RafaelBernatto
Veterano
# out/13 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


krz4fx

Não entendi muito rsrsrs.
Pois é acho que tá faltando uma guitarra mais suave.. sem tanta oscilação... e distorção... pra dar uma preenchida...
Vou ver se dou continuidade nos outros trechos.. pra eu ter uma ideia de como ela vai ficar como um todo... Pra depois finalizar... Afinal são vsts... difícil de programar, mas fácil de arrumar. :)

Tem algum exemplo desse 60's?

Edit: era pra ter mais um synth.. mas não entendo nada... talves eu coloque a guitarra.. aproveito e deixo a musica mais grunge e menos industrial..

krz4fx
Veterano
# out/13
· votar


RafaelBernatto

Na verdade, tinha pensado em algo exatamente oposto:




Ou um fuzz do tipo Big Muff, com muito sustain e ambiência (reverb/delay) fazendo uma linha melódica mais ao fundo (mixada mais atrás)

abs

krz4fx
Veterano
# nov/13
· votar


RafaelBernatto

Você não usando nenhum pedal de fuzz, né? Pergunto porque o som na gravação está mais parecido com distorção do que com fuzz.

abs

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


krz4fx
Algo bem diferente: Steve Kimock, usando um fuzz Bone Machine do Paul Trombetta com uma guitarra fretless
Começa a brincadeira mesmo aos 3:08.


Q sonzeira velho, me amarro nesses grooves!! Que fuzz louco!! Trombetta mesmo, heuhauheuhuae!!

Detalhe pros P-90 ( preciso de um guita com p-90) e o Two Rocks dele!!!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/13
· votar


Videozinho do Vox Trike Fuzz



Ramsay
Veterano
# nov/13
· votar


Não adianta!!!!!!!!
Podem postar quantos vídeos quiserem que nenhum pedal de fuzz supera o som do Wampler Velvet Fuzz.

Das duas uma:
1- A guitarra do cara é uma handmade americana de qualidade muito superior a das Fenders normais e alavanca o pedal pra cima.
2- O Wampler Velvet Fuzz é isso tudo mesmo.
Se for, virou sonho de consumo!!!!!

krz4fx
Veterano
# nov/13
· votar


Ramsay

Todo bom fuzz é sonho de consumo!!!

abs

krz4fx
Veterano
# nov/13 · Editado por: krz4fx
· votar


ogner - "Que fuzz louco!! Trombetta mesmo, heuhauheuhuae!!

Detalhe pros P-90 ( preciso de um guita com p-90) e o Two Rocks dele!!!"


É muita coincidência o sobrenome do cara ser Trombetta!!! Também não tenho uma com P90 e nem o Two Rock!!! (Mas não me importaria nem um pouquinho em ter ambos lol!!!)

abs

MauricioBahia
Moderador
# nov/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


krz4fx: Algo bem diferente: Steve Kimock, usando um fuzz Bone Machine do Paul Trombetta com uma guitarra fretless

Sensacional. A guitarra tá falando! Ou melhor, o músico está falando através dela! o/

Fuzz+ semi com P90's...+ GCJ ao vivo = som do c@r@lho!!!

O Gary Clark tem um bom gosto danado. Faz o "simples" com um toque refinado. Categoria pura!

ogner: Detalhe pros P-90

P-90 é duca! Tenho uma SG da Vintage com eles. Que som!

:)

Kleber Blacklock
Veterano
# nov/13
· votar


Amigos,

Nunca fui fã de fuzz até começar a ouvir Secos e Molhados e afins. Acabei por adquirir um Joyo Voodoo Octave... não rolou muito, já que esse pedal é possuído pelo chifrudo que ilustra sua carcaça (tá, na verdade sou eu que não tenho a técnica necessária para usá-lo). Amanhã cedinho penso em ir até a Teodoro Sampaio e voltar com um fuzz bom, bonito e barato...

Duas perguntas:

1 - sei que falar de fuzz é a mesma coisa que falar de drive, existem bilhões de variações, de modelos e de timbres. Também entendo que a pergunta soará meio genérica. Ainda assim, levando em consideração que já possuo um Joyo Voodoo Octave e achei ele extremamente barulhento, que opções vocês me sugerem para um fuzz em conta e que não seja tão complicado de domar? Não quero nada muito caro, já que ele não seria meu efeito principal nem de longe.

2 - o que me dizem do seguinte pedal?

http://www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/fender-classics-seri es-fuzz-wah-pedal

É um bom Wah e um bom Fuzz ou nem um e nem outro?

Abraços!


Kleber Blacklock

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fuzz Club - Dicas, truques e sugestões dos apaixonados por fuzz!