Tópico destinado a Reviews de Les Pauls - Qualquer modelo e marca

Autor Mensagem
Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/08 · Editado por: Moderador


Olá usuários do CifraClub!

Usei a busca e não encontrei nenhum tópico que tenha a mesma idéia do meu.

Bom, o negócio é o seguinte: Eu tenho uma Epiphone Les Paul Standard, e gosto muito dela, mas me lembro que não achei nenhum review muito detalhado sobre ela.

E como as Epiphones Les Pauls (vale Special, Special II, Ultra, Gold Top, Standard, Custom, Black Beauty, etc.) são muito procuradas, resolvi criar este tópico para que cada usuário que tenha qualquer modelo de Les Paul da Epiphone, ou até mesmo de outras marcas como Condor, Shelter e até Gibson façam um review do modelo que tem.
É só colocar o modelo que você tenha, escrever as especificações técnicas (copie de alguma loja mesmo) e faça um review, levando em conta alguns aspectos:

- Captação (fale um pouco e dê uma nota entre 0 e 10)

- Tarrachas (se seguram bem a afinação - também avalie entre 0 e 10)

- Conforto quando se toca (fale um pouco sobre as configurações do braço, se ela é pesada ou mais leve, sobre a altura das cordas em relação ao braço do instrumento - avalie cada aspecto entre 0 e 10)

- Acabamento (dê uma nota entre 0 e 10)

- Versatilidade (ela serve pra tocar em quais estilos? - Nota entre 0 e 10)

- Sustain (Dê uma nota entre 0 e 10)

- Qual a sua opinião sobre a madeira da guitarra?

Faça, por fim, um pequeno resumo do que você está achando da sua Les Paul.

Enriqueça o tópico com vídeos que você fez, ou viu sobre a guitarra.

Espero que esse tópico esclareça muitas dúvidas!

Abraços.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/08 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


Começando com a minha:

Está totalmente original, é uma Epiphone Les Paul Standard Vintage Sunburst.

- Corpo em Mogno com tampo de Maple

- Braço em Maple

- Escala em Jacarandá com 22 trastes

- 2 Captadores Humbuckers Epiphone (design by Gibson Made in USA)

- Ferragens Cromadas


Excelente guitarra em todos os aspectos.

Captação


Originais da Epiphone, design by Gibson; Gosto muito delas, os Humbuckers são poderosos, a versatilidade é imensa pra tocar desde Blues a Heavy Metal, apesar de que se você quiser um estilo mais próprio, aí troque por uma captação mais específica ao seu estilo. (Ex.: Heavy Metal - Caps EMG, e assim por diante).
Ou seja, tira-se praticamente qualquer som com ela. Tem um som bem limpo, além de que não chia, por ser humbucker ;-]

Nota: 8 - são ótimos, mas os Gibsons, Seymour Duncan e EMG costumam ser melhores.

Tarrachas

Originais da Groover; Seguram bem a afinação, faça bends à vontade sem que a corda desafine, numa apresentação, se não for muito longa, nem precisa afinar. As originais Groover seguram muito bem a afinação, não é nescessário trocá-las, a não ser que você ache-as feias e queira uma que considere mais bonita, ou seja, é questão de aparência mesmo;

Nota: 10

Conforto

O braço dela é bom, apesar de que se você quiser tocar algo mais no estilo de Joe Satriani, malmsten, Paul Gilbert, Steve Vai, Petrucci, etc., os quais são muito mais técnicos e velozes, ficará mais difícil, aí é melhor procurar uma Ibanez, LTD, Crafter, Tagima, etc. Ou seja, a configuração do braço dela, na minha opinião, é semelhante à de um violão.
Por ser de Mahogany, ela é uma guitarra relativamente pesada, mas não é nada de mais, usando uma correia descente, o peso dela nem importa.
A altura das cordas é boa, é bem próxima ao braço, original mesmo. Mas se a Les Paul estiver com as cordas um pouco alta, é só levar a um Luthier que ele resolve o problema.

Nota para o Braço:7
Nota para o peso:9
Nota para a altura das cordas em relação ao braço:10


Acabamento

Excelente, nenhum contra.

Nota: 10

Versatilidade

Serve muito bem para tocar Heavy Metal, Blues, Rock n' Roll e estilos próximos à esses, mas deixa a desejar quando se quer um estilo mais instrumental, no naipe de Joe Satriani, Yngwie Malmsteen, Kiko Loureiro, etc.

Nota: 8

Sustain

Já que a Les Paul possui braço colado, o sustain é bem grande, não é um dos melhores, mas é muito bom

Nota:9

A madeira

Como a principal característica do Mogno, é um tanto quanto pesado, mas que ajuda muito em relação ao sutain, aliado com o fato do braço ser colado + uma boa captação, ajuda muito na excelência do sustin.

Nota para a madeira: 10

Resumo final

Excelente guitarra, boa para tocar Rock e seus derivados, Blues, ou seja, é ótimo para qualquer estilo que não seja tão nescessário o uso constante de alavanca.

Nota pra guitarra: 9

Foto da minha guitarra:

http://img125.imageshack.us/img125/5752/issoquesunburstpq1.jpg

Postem as suas avaliações sobre as suas Les Pauls!

Obrigado. Abraços.

MarcosBorba
Veterano
# set/08
· votar


posta um som dela aí.

Iago
Veterano
# set/08
· votar


Bom, eu nunca tive uma LP mas ja toquei com algumas epiphones, de amigos e em lojas. Sao guitarras muito boas pelo preço. Pra mim, os únicos pontos negativos das Standard "stock" são os captadores originais (eu daria nota 5 ou 6 pra eles) e o controle de qualidade, que as vezes, deixa escapar uma ou outra com trastes um pouco não tão bem polidos e acabados quanto poderiam ser.

Em termos de peso, nunca peguei nenhuma que achasse extremamente pesada, todas dentro do que considero normal, sem ser "quebra-costas". O shape do braço pode ser confortavel pra uns, pra outros não, acho que me dou bem com braços tipo Gibson, então tocabilidade pra mim não é um problema com uma dessas.

foto massa da guitarra, mas tire os adevisos dos captadores hehehe

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/08
· votar


foto massa da guitarra, mas tire os adevisos dos captadores hehehe

Opa, já tirei faz tempo, é que essa foto não tinha nem uma semana que eu tava com ela.

Olhem este vídeo que eu encontrei no Youtube. É um bom teste dela:



Slash Hammett
Veterano
# set/08 · Editado por: Slash Hammett
· votar


LTD EC-50

Corpo: Agathis
Braço/Escala: Maple/rosewood
Controles: 2 volume, tone, 3-way toggle
Captadores: ESP LH-100 set Ferragem: Black
Ponte: Tune-o-matic w/stop tailpiece
Arremate: White (neck, headstock)
Cores: TTM, BLK


captação
os captadores dessa guitarra sao esp lh 100, porem nao sao caps tops. nao sao bons porem nao sao ruins.
seguram bem o tranco e nao embolam (depende dos pedais, amp e etc tb). no geral sao bons caps porem merecem ser trocados quando possivel.
nota: 7

tarrachas
sao da esp tambem. seguram bem a afinaçao e ateh agora nao tive nenhum problema com elas.
nota: 8

conforto
o braço dela eh bem fino (comparado a um modelo les paul tradicional). gosto bastante dele, porem isso eh uma questao de preferencia. uns gostam de um braço mais fininho, já outros preferem um braço mais "gordão".
no mais uma boa regulagem pode deicha-la bem mais macia e gostosa de tocar.
nota: 8

acabamento
apesar de simples eh mto bom. nao veio com nenhum defeito.
nota: 10

versatilidade
tem um otimo som clean e se sai muito bem em grandes niveis de distorção.
consigo tocar com ela desde legiao urbana até metallica.
nota: 8.5

sustain
na minha opniao eh bom. as notas duram um bom tempo, mesmo o braço sendo parafusado. nao tenho do que reclamar.
nota: 8

madeira
o corpo dela eh de agathis. uns falam q eh bom e outros falam que eh ruim, porem mais do q isso eu nao posso dizer, pois nao sou perito em saber distinguir as sonoridades q cada madeira tem.
eh uma guitarra q nao eh pesada e tem um peso (kg)"bem distribuido" se eh q me entendem.
a escala eh de rosewood e o braço de maple.
nota: 7

resumo final
eh uma guitarra legal (ainda mais se levarmos em conta seu preço, q varia de 800 a 900 reais) porem esta longe de ser uma guita top (o q nao a torna ruim).
gosto muito dela e nao penso (pelo menos no momento) em me desfazer dela.
nota: 7.5

fotos:
http://cachepe.samedaymusic.com/media/quality,85/brand,sameday/p20685h -89a3ac27962138016ba9f83c5e9142f1.jpg

http://www.espguitars.com/images/guitars/EC-50_BLKS.jpg

videos:
http://br.youtube.com/watch?v=-PUZfTUtf1s
http://br.youtube.com/watch?v=5-gZ03HdBm4
http://br.youtube.com/watch?v=L1EKKrqI_fU

flws espero ter ajudado

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/08
· votar


Slash Hammett

Valeu por contribuir para o tópico.

E aí pessoal, num é possível que só dois tenham LPs aqui no FCC inteiro, não é mesmo?

Grimc
Veterano
# set/08 · Editado por: Grimc
· votar


Seu filho ouvirá Classic Rock
Captação (fale um pouco e dê uma nota entre 0 e 10)
É boazinha a captação das epiphone standard 8,5
- Tarrachas (se seguram bem a afinação - também avalie entre 0 e 10)
Não posso dizer pois só testei ela na loja, não sei se segura bem mas pareceu boa 9,0

- Conforto quando se toca (fale um pouco sobre as configurações do braço, se ela é pesada ou mais leve, sobre a altura das cordas em relação ao braço do instrumento - avalie cada aspecto entre 0 e 10)
Tocabilidade mto boa, braço macio, boa de dar bends, porém é pesada

- Acabamento (dê uma nota entre 0 e 10)
10. O forte da epiphone standard
- Versatilidade (ela serve pra tocar em quais estilos? - Nota entre 0 e 10)
Da pra tocar desde blues até hard rock por causa da captação HH. 10
- Sustain (Dê uma nota entre 0 e 10)
Ah, isso depende da regulagem, da corda do amp, etc.
- Qual a sua opinião sobre a madeira da guitarra?
Não posso falar muito bem, pois o vendedor não me informou muito. Mas eu gostei do timbre

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/08
· votar


Legal, o pessoal está ajudando bastante a enriquecer o tópico! Obrigado à todos que tiveram a paciência de escrever nesse tópico (já que são muitas perguntas). Valeu pessoal!

megadeth2612
Veterano
# set/08
· votar


Epiphone Les Paul Custom (white, made in korea)

Pickups: 2 Alnico Humbuckers
Hardware: Gold
Scale: 24.75"
Nut Width: 1.68"
Neck Joint: Set
Neck Material: Mahogany
Fingerboard: Rosewood/Block
Binding: Body/Neck/Headstock
Body Material: Mahogany/Alder
Top: Mahogany/Alder

captação

Forte, porém limpa e as vezes é um pouco abafada, principalmente no braço. Nota: 8

tarrachas

Seguram bem afinação, somente a corda Sol que as vezes desafina um pouco. Nota: 8

conforto

Isso já é meio dificil falar, porque quem não curte Les Paul não vai gostar da pegada dela é claro. Mas na minha opnião tem uma ótima pegada. Nota: 9

versatilidade

Dá pra tocar de tudo com ela, ponto. Nota: 9

sustain

Braço colado e blá blá blá, sustain muito bom, principalmente com distorções hi-gain. Nota: 9

madeira

Soa bem, só isso que importa para mim. Comparando com uma strato ela é bem pesada também (dãaaa rsrs). Nota: 8

resumo final

Uma ótima guitarra pelo preço e de fácil revenda. Nota: 9

Se alguns samples para ter uma idéia:

http://video.google.com/videoplay?docid=1350177222903147444
http://br.youtube.com/watch?v=tyufl8yfom8

http://www.4shared.com/dir/7506615/c1e0631e/Soldano_SLO_Pedrone.html

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/08
· votar


megadeth2612
Valeu pela contribuição ;-]

CarlosL33t
Veterano
# out/08 · Editado por: CarlosL33t
· votar


ai galera...
to afim d compra essa dai...
eh uma LP Custom q nem essa q o kra flo ali em cima...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81572356-guitarra-epiphone-cust on-alpine-white-case-gator-_JM

tah valendo a pena???

Valew...

megadeth2612
Veterano
# out/08 · Editado por: megadeth2612
· votar


CarlosL33t

Essa guitarra vale a pena, mas você consegue esse mesmo preço novinha na loja (à vista!).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Recentemente regulei e dei um "up" em uma Epi Les Paul Black Beauty:
O acabamento é muito bom, a pintura (em preto) não apresentava qualquer falha. Os trastes estavam bem colocados e não apresentavam desníveis, ao abrir a guitarra notei muitas colagens internas no corpo e espaços vazios, dando à ela um peso menor que uma Gibson original. Instalei dois captadores SD (JB e SH-4), o que proporcionou um timbre mais agressivo na ponte, com médio-agudos bem pronunciados.
É uma guitarra muito boa, mas não é uma Gibson, porem, ficou Profissional depois do "up-grade".
Abç

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então cara, falando nisso, eu estou pensando em alterar a captação da minha no fim do ano, e eu toco Classic Rock (Led Zeppelin, AC/DC, Black Sabbath, Guns...), Blues e instrumental, pouqupissimo Heavy Metal, aliás, de Heavy só Iron e Metallica, e quando eu preciso mesmo, porque de vontade própria eu raramente toco metal, e o instrumental, aquela coisa meio Satriani, Vai, nesse estilo.

Então, para tocar instrumental, Blues e Classic Rock, eu estava pensando em pegar dois SD Alnico Pro II (da série do Slash), mas vejo que muita gente que pega Seymour, escolhe o JB.

Então a minha dúvida: Qual caps você acha mais indicado para o que eu gosto (não precisa ser nescessariamente da Seymour Duncan, Gibson, DiMarzio e outras também servem, desde que se encaixem melhor no que eu quero.

Então Mauricio, eu sei que você é um famoso luthier, e, então você sabe o melhor Cap para o que eu toco?

Desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
eu sei que você é um famoso luthier
Não sou isso não cara, apenas faço o meu trabalho.
Cara, nesse caso eu indico o SD SH1 59' model e o SH4 JB para a ponte.
Abç

EDER R SANCHES
Veterano
# out/08
· votar


Não deixem de ver esse review.

http://www.youtube.com/watch?eurl=&v=TTzdcOcpyuE

Achei muito pertinente os comentários desse cara.
Recomendo.
Excelente tópico.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Excelente tópico.
É isso aí, já tem gente me falando que o tópico ajudou bastante, afinal perguntas sobre Les Pauls são muito constantes, por isso, peço que o pessoal continue postando seus reviews.

Abraços.

PunkBarney
Veterano
# out/08 · Editado por: PunkBarney
· votar


Tenho uma Standard em Heritage Cherry Sunburst. 2005. (Já vinha com as Grovers).

Acabamento: OK. Nada absurdo. Nada muito tosco. Pelo preço, poderia ser melhor.

Elétrica: Poderia ser bem melhor. Tive problemas com o switch e precisei trocá-lo.

Pickups: Originais, uma porcaria, embolam tudo. Troquei por Malagoli (tem até review aqui no forum)

Conforto: Não acho as LPs confortaveis, mais pelo desenho do corpo e pelo posicionamento do switch (que me incomoda bastante). Mas acho que essas sao caracteristicas do modelo e pra se ter um som caracteristico de LP, tenho que conviver com elas.

Em resumo não é uma guitarra que me conquistou. Recentemente peguei uma SG G-400 numa troca e confesso ter gostado muito mais da SG do que dessa minha Les Paul, tanto pegada quanto acabamento, conforto, afinação e etc.

Acho que a minha ainda vai receber um up de toda a elétrica e se eu ficar maluco, uma bigsby (só se ficar maluco mesmo, não acho que vai ser uma guitarra que vá ficar comigo muito tempo, vai embora junto com a SG dependendo do negócio que aparecer)

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Não tinha notado esse tópico! Não sei se ajuda muito mas aí vai... specs da guitarra senior lá de casa...

1968 Gibson Les Paul Deluxe Goldtop

- "single sharp cutaway 3 piece mahogany/maple body, deeper cutaway binding, bound carved maple top" - não soube traduzir isto, mas é o que é!
- Braço U-shaped gordo em Mogno (Mahogany); 22 trastes c/ marcações em madre-pérola; c/ large headstock com "Gibson" crivado em madre-pérola
- Ponte tune-o-matic
- 2 mini-humbuckers
- gold hardware

Acabamento e Madeira
- Excelente (nota 9)
É impressionante como ela está "inteira" depois de tanto tempo. É uma guitarra bem pesada e maciça, tem uma pegada precisa e é espetacularmente bem equilibrada. Não posso julgar pelo acabamento original mas, além de ser Gibson, até hoje, o friso lateral está intacto, bem como os detalhes do fretboard. Perfeita.

Já ia me esquecendo: a pintura original era Goldtop e aparentemente perfeita, segundo meu pai, o acabamento dela nova era o mesmo de uma real obra-de-arte. Não dúvido pois já tive uma SG Std e sei que a Gibson capricha mesmo. Porém, com o tempo e suor, a pintura foi ficando verde, bem feio na minha opinião. Por isso, dei 9. Considero ela, hj como está, mais bonita que dourada mas é gosto pessoal.

Captação
- Excelente (nota 10)
Gosto muito de mini-humbucker pois, creio que são mais fáceis de modular a intensidade do som do que os humbuckers tradicionais. Consigo uma gama de timbres maiores só mudando a palhetada. Não têm ruído algum. O som limpo é excepcional, bossa, blues, jazz, qualquer coisa fica no mínimo ótimo nessa guitarra. Com distorção, ela fica especialmente boa pra hardrock clássico anos 60/70 e chega com facilidade num Gary Moore/Slash.

Conforto
Nota: 9
Ao meu ver, único 'problema' dela. Ela é pesada e vai cobrar isso se vc estiver tocando por 2 horas em pé. É a única coisa que chamo atenção... mas vale a pena. Passa a sensação de estar com uma obra-de-arte nas mãos.

Versatilidade
Nota: 10
Ela é mais versátil do que minha Stratocaster, pois ela varia do Jazz ao Heavy-Metal. Tanto o som limpo qnto o distorcido apresentam definição fora do comum, com timbres expressivos, limpos e magnânimos. Do bass ao treble. A posição do meio dos caps é uma coisa...

Sustain
Nota: 9
Ela tem um ótimo sustain mas teria mais se tivesse um humbucker, por isso dei 9. É o tipo da guitarra que mesmo desligada, soa alto o suficiente. Como tem o braço colado, ponte fixa, feita em mogno, o sustain dela é garantido.

Segue algumas fotos:
http://img.photobucket.com/albums/v464/HawkBRA/LP6801.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v464/HawkBRA/LP6802.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v464/HawkBRA/LP6803.jpg

Acho que não preciso fazer conclusões. É uma guitarra rara, de um modelo "de luxo", feita por uma companhia renomada. Portanto é díficil de encontrar alguma falha pra descrever. Já tem mais de 40 anos e está muito bem cuidada. É uma senhora guitarra e esses são alguns dos motivos dela ser o sonho de consumo de muita gente.

abraços!

JC_Junior
Veterano
# out/08
· votar


conandrade

pô cara.... ae num vale né?! a galera postando review de epiphone e você coloca uma gibson fodona!!!!

euheuehe zueira.....

belo review e linda guitarra!!!!

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


conandrade
apelo perdeu parceiro! olha o titulo, "Epiphone Les Paul" UAHEuAHEuahe pelo menos fica como um parametro ai! uAHEuaheuahe

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


afff não notei o foco no "Epiphone"!
o fiz pensando em "Les Paul", desculpem-me!

Mesmo assim, é interessante (e pertinente) notar as diferenças de uma Epiphone pra uma Gibson. A gente nota que a madeira usada nas Epiphones são assim como a Gibson, de Mogno tb.

Uma boa Epiphone, com bons hardware e captadores, pode se tornar um colosso de guitarra.

Mais uma vez, desculpem-me o equívoco... mesmo assim, espero que sirva de parâmetro pra alguma coisa...

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


conandrade
Não cara, é só o título mesmo, depois eu especifiquei melhor.

Vale Qualquer Les Paul, coloquei Epiphone no título porque é aminha, mas é pro pessoal fazer reviews de suas Les Paul, seja qualquer a marca.

Olha o que eu escrevi:

resolvi criar este tópico para que cada usuário que tenha qualquer modelo de Les Paul da Epiphone, ou até mesmo de outras marcas como Condor, Shelter e até Gibson façam um review do modelo que tem.


E valeu pela resposta.

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Cara, eu tenho uma Epiphone "Les Paul Custom" que na verdade é akela SG Custom com alavanca, vale ou nao? UAHEuAHe

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


gucrispim

Bom cara, o tópico é só pra Les Pauls mesmo, mas se você quiser postar um review dessa tua SG faça, desde que você ESPECIFIQUE QUE É A SG CUSTOM COM 3 HUMBUCKERS E ALAVANCA, E O ESCUDO DELA DIZ SER UMA LES PAUL. FORA ALGUMAS EXCESSÕES COMO ESSA, PEÇO QUE POSTEM APENAS DE LES PAULS, CASOS À PARTE, ESPECIFIQUEM ALGUMA RELAÇÃO COM LES PAUL QUE A SUA GUITARRA TENHA.
Recaptulando, pode postar, mas escreva antes de tudo que se trata de uma SG. Mas poste sim, afinal, a Epiphone a considera uma Les Paul.

Abraços.

gucrispim
Veterano
# out/08 · Editado por: gucrispim
· votar


Epiphone a considera uma Les Paul
É que foi a primeira SG a ser lançada, na época em que era Les Paul ainda.... por isso o escudo tras Les Paul Custom, como nas Gibson Custom Shop SG Custom, e tals
heheh mas de boa, eh melhor deixa o topico dedicado as Les Paul de fato hehe

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


gucrispim

Então pode mandar ver cara, mas não se esqueça de se especificar.

E lembrem-se que este é um casa a parte, peço que postem apenas sobre Les Pauls aqui.

Grato. Abraços.

coses
Veterano
# out/08 · Editado por: coses
· votar


achei bom este topico, poderia ter feito um review tambem, mais como tenho uma epiphone LP custom nao tem necessidade de outro review.
Como gosto muito de LP e me sinto em parte confortavel com ela daria uma nota 10 no conforto.
E seria legal tambem o pessoal colocar o preco de cada LP que for postada.
abracos

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


coses
Então cara, mas você já teve uma Shelter LP Standard, não é mesmo?

Seria bem legal se você postasse um review dela ;]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico destinado a Reviews de Les Pauls - Qualquer modelo e marca