Duvida na arte da canfecção, aprumação e ligação do instrumento a qual o fórum é destinado

    Autor Mensagem
    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05


    Como posso cortar o corpo de uma guitarra que estou fazendo??? Tentei a furadeira mas quebrei duas brocas =P, serrar com srra de arco é duro e demorado, o que mais da pra fazer?

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    por favor

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    obrigado

    gauchito
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Johnny B Good 6

    faz o desenho dela...dae pega uma serra tico-tico e vai cortando ela...

    eh obvio que a furadeira ia kebrar a broca...dãããããã

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    gauchito
    não era tão obvio pra mim =P

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    gauchito
    o desenho tá pronto já, é uma lespa

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Caras, vcs estão totalmente errados e estão correndo o risco de se machucarem sériamente...
    Corpos de guitarras são cortados com serra de fita, que é uma máquina industrial, ou fresa de bit vertical.
    Se vcs não tem experiência prévia com as mesmas, não mexa nelas pois são máquinas perigosas, peça a um profissional experiente para cortar p/ vc.
    Construir instrumentos exige um aprendizado prévio de marcenaria e do uso destas máquinas, que, vía-de-regra são perigosas.
    Abç

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Se eu levar em uma madereira a madeira desenhada eles cortam pra mim?

    squee
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Johnny B Good 6
    com laser

    se tu paga eles devem fazer o formato q tu pedir

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Johnny B Good 6
    Sim, desde que o dono ou gerente da mesma autorize.
    Abç

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ele não quer ganhar dinheiro??? pq não autorizaria?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Johnny B Good 6
    Por várias razões: Tempo, pois cortar um corpo é demorado; risco de quebrar a máquina (arrebentar a fita); do operário se machucar (o que seria uma grande dôr de cabeça para qualquer dono ou gerente), babaquice do cara, etc.
    Abç

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ah sim, obrigado cara, valeu

    henriquejensen
    Veterano
    # set/05
    · votar


    na boa cara....compra uma tonante q vai sair mais barato e pelo menos ela já vai tá pronta e vc não corre o risco de perder os dedos numa serra.

    eu faço algumas coisas simples com madeira (vou fazer o gabinete de meu futuro combo valvulado) e já me estresso um monte imagina uma guitarra, q além de exigir muita tecnica de marceneiro ainda exige técnica de lutheria (oque é mais foda ainda)

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    henriquejensen

    valeu o incentivo, mas todo mundo começa assim

    SinceDead
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    sim ...tem isso q vc falo e mais bobaseiras... O mais certo eh corta numa CNC ( espécie de robo o qual vc da todas as cordenadas no computador e a ferramenta vai lah e faiz oque vc mando ) ... ou com laser neh filho ...isso voce manda ai em qualque loja de moveis , berços , camas ...etc e eles te fazem velhow...e eh barato .......

    Cara esqueça essa merda de Tico tico ......isso eh pra vc corta qualque merda ai pra faze um brinkedinho pra vc se diverti na praia -.- fica totalmente mal acabado e vc nao modela do jeito q quer.....

    Entao mande numa Fábrica de cozinhas ou moveis q eles tem a tal de CNC ou uma maquina a laser....onde as peças saem com perfeição =)

    SinceDead
    Veterano
    # set/05
    · votar


    [/i]Se eu levar em uma madereira a madeira desenhada eles cortam pra mim?[i]


    não , faiz o seguinte.....eles vão precisar de todas as medidas ....então o melhor eh vc pega um exemplo numa revista de uma guitarra e da pra eles....soh q vc vai ter q por em proporções reais ....ou seja...ter as medidas pelo menos de comprimento e largura do corpo da guitarra real....q o resto(curvas ..cantos ) eles calculam e dexam proporcional ás medidas q vc deu da largura .....ou seja vai t sai um corpo perfeito em mãos ........se vc quise saber de pintura......meu pai mexe mto com isso na fabrica dele ... posso dar umas dicas

    abraço ^^

    SinceDead
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Vo escreve meio sem me aprofunda muito porque to sem tempo ...mais aí soh vai umas dicas :

    1. Antes de tudo vc lixa todo o corpo com uma lixa grossa ( 60 - 80 ) ou cum Dremel......
    2-depois da o acabamento com uma mais fina ( 120 -150 ) , dando atenção aos cantos......( eh necessário deixar bem lisa pra não da merda na pintura ...bolha ...etc )
    3 - se tive aqueles aparelinho de lixa q ficam girando , melhor .
    4 - VocÊ vai da a primeira base de pintura ...o chamado Prime !
    5- Aconselho vc a usar a tinta ''PU''
    6- essas primeira base deve-se proceder com pistolas de ar
    7 - dexe a peça secando em sombra e em um local ventilado
    8 - cerca de 1 hora depois vc da a segunda camada
    9 - Nesta etapa vc usa tambem a pistola de ar , soh q vc dá varias camadas de tinta ( passe umas 10 x em movimento Vertical sobre cada pedaço até chegar o fim ) isso garante a durabilidade da tinta e o acabamento.
    10- USE a pistola de ar....ou se não espere uma pintura nojenta escorrida q vai descascar em 10 dias
    11 - EH MUITO IMPORTANTE que você faça a primeira base ....para a madeira ''absorver'' a tinta ! Nunca deixe secar no sol , e nunca em local q não esteja arejado
    12 - LIXE , LIxe , LIXE até deixar a madeira perfeita
    13 - Pode diluir a tinta em agua..... mas como vocÊ quer uma guitarra Bunita brilhante aconselho você a por apenas 1/2 copo de agua para cada 2 litros.....

    Eh soh alguns conselhos..... tanto o corpo como o cabo podem ser feitos desde MDF ( Medium Density Fiberboard ) que é resistente e barata ...até madeiras de uso de confecção ´profissional de guitarras...basswood rosewood......mogno( mais simples)se não me engano ^^ .

    espero ter ajudado...quando eu tiver tempo vo da uma passada na fábrica do pai e fazer um tópico bem aprofundado no assunto....aí sim ...e tambem posto sobre a confecção

    abraço ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida na arte da canfecção, aprumação e ligação do instrumento a qual o fórum é destinado