Tópico destinado a Reviews de Les Pauls - Qualquer modelo e marca

Autor Mensagem
Miguel Ceano
Veterano
# out/08
· votar


Poxa, esse tópico tá demais.
alguém teria essa Les Paul da Ibanez pra fazer um review??
IBANEZ ART 320 c/ Captação Ativa

um-tecladista-thiago
Veterano
# out/08
· votar


meu e uma guitarra comparada muito bem a guipson

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


assim q der tb posto uns reviews das minhas guitas!

bpv
Veterano
# out/08 · Editado por: bpv
· votar


1o tópico no fórum - sempre frequentei aqui mas nunca me cadastrei, nunca quis me manifestar (apesar de sempre ler muitos absurdos e coçar a mão pra escrever uma resposta), mas achei esse tópico interessante e de grande utilidade para aqueles que estão em busca de uma tão sonhada les paul.

Vamos lá

---------------------------------------------------------------------- -----------

Minha guit: EPIPHONE LES PAUL STANDARD PLUS

É uma epipoca standard, acho que o PLUS só diz a respeito das cores das guitas desse modelo mesmo, tem várias cores diferentes. a minha é a BLUEBURST, um degradê azul. Linda +, nunca vi pessoalmente uma guita mais linda que a minha.

Captação
Captadores originais da EPIPHONE, dou nota 8 para eles. Posteriormente coloquei um Seymour SH-4 JB na ponte, agora sim - nota 10, o incrível foi o casamento da captação, casou muito bem com o da Epiphone, mas ainda tenho planos de colocar o Jeff Beck (59') no braço. Dá pra tocar muita coisa. Meu estilo é puxado pro Hard/Classic Rock e blues basicamente. Tb curto mto zakk wylde (na minha conta do youtube tenho o solinho de bark at the moon inclusive).

Tarrachas
Tarrachas Grover - Nota 9, seguram bem a afinação para o momento (se vc afinar bem, claro) mas depois de 1 dia ela já deu uma desafinada, diferente de outras guitas que tenho (como a minha squier tele california, tb tenho uma squier FAT STRAT com floyd, mas tem trava, então não conta). A tele leva uns 2 a 3 dias para desafinar, e essa era pra ser a guita com as piores ferragens dentre as guitas q eu tenho. seria uma milagre da luthieria?

Conforto
Bom, acho q Les Paul muito confortável em vários pontos. Só não gosto de tocá-la sentado, pra mim les paul foi feita pra tocar em pé. Obviamente é uma guitarra pesada (é uma Les paul, vc quer o que :P), braço grosso digno de LP, acho super confortável, mas ainda acho minha squier strato mais confortável por ter o braço mais fino. Levo pelo menos 4 horas pra sentir o peso dela nas costas, mas obviamente nunca toco durante esse tempo todo, ao menos sem intervalos.

Acabamento
Desse quesito eu não tenho do que reclamar, acabamento de gibson mesmo. Vejam vocês mesmo nos vídeos abaixo.
Nota 10

Versatilidade
Bom, se vc quer versatilidade é melhor comprar uma strato. Vai levar nota 10 por ser uma les paul e fazer o seu papel de Les Paul. Dá para mandar rock n roll and blues em todas as suas ramificacoes! E claro, outros sons mais pesados tb saem dessa guita, mas aiírecomendaria o uso de captadores EMG ou Seymours, etc etc. Ou então compra uma Jackson ;) Mas como disse lá na captação, eu as vezes coloco uma distorção de peavey 5150 (simulado na Gt8), simulo tb um cry baby e toco zakk wylde numa boa.
Nota 10

Sustain
Delícia. Já comparei com o sustain de uma gibson studio (faded) e não senti diferença.
Nota 10

Qual a sua opinião sobre a madeira da guitarra?
Acho a madeira ótima, mesmo sendo secada quimicamente como de costume (nas Epipocas) ela não deixa a desejar, o som da guita desplugada é muito bom mesmo, as vezes toco ela desplugada só pra sentir o drama (ahaha) :D
Nota 9 - somente pelo fato da secagem, senão era 10.

Pintura (acabamento parte 2)
PERFEITA! Estou anexando vídeos para vcs verem.
NOTA 11 ! haha.

STAIRWAY TO HEAVEN LIVE SOLO (BBC) - se vcs estiverem procurando o do THE SONG REMAINS THE SAME eu tb gravei lá, 2 vídeos, um com a telecaster e outro com a lespa. Vídeo ainda com a captação epiphone + zoom 505 =+ peavey rage 15w. Ou seja, equipo de merda meeesmo! Mas o solo foi bem executado.




PARANOID SOLO (com SEYMOUR JB!)
aqui eu já usava uma BOSS GT8 + FENDER FM212R. EQUIPO COMPLETAMENTE DIFERENTE :) Mas a minha pegada saiu meio fraquinha nesse vídeo.




Espero que gostem. Abraço!
Qualquer coisa pergunta aí!

masc073
Veterano
# out/08
· votar


bpv
Ótimo review, amigo. Eu acredito que o principal problema da Epiphone hoje em dia seja a captação. É uma ótima guitarra com captação fraca. Quando se troca a captação, o som melhora 100%.
Gostei dos vídeos também. Apesar do primeiro estar mais bem tocado (minha opnião), o timbre do segundo está melhor. Claro, com Seymour Duncan x caps originais, Boss GT-8 x zoom 505, FENDER FM212R x Peavey Rage 15w hehehe. Covardia, né.

PEMAMETAL
Veterano
# out/08
· votar


Até agora acho que a minha guita é a que tem nota mais baixa.
hahahaha
Engraçado isso!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


PEMAMETAL

Acho que Gibson é pior que Epiphone ...

Massonic
Veterano
# out/08
· votar


Em breve irei postar o review da LTD EC-500 !!!

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


Até agora acho que a minha guita é a que tem nota mais baixa.
hahahaha
Engraçado isso!

huhuhuha! Eu já falei antes que ia ter que baixar a nota da minha depois de vc ter postado a nota da sua.
Vc é como aquele professor carrasco que olha para a turma e diz: aluno tira no máximo 9, porque 10 já é do professor hehehehe.

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


Bom... To sem nada pra fazer, então resolvi "falar" um pouco da minha Les Paul.

Minha LP é de uma marca desconhecida fora do Japão (onde moro), chamada History.
A dona dessa marca é a maior rede de lojas de instrumentos do Japão, e infelizmente suas guitarras são feitas apenas para o mercado nacional.
Ela é fabricada aqui mesmo no Japão, na famosa Fujigen. Fábrica responsável pelas antigas Orville (by Gibson), e as séries Prestige e J. Custom da Ibanez, além da própria marca Fujigen.
Pra qm se interessar, aqui vai um video bastante interessante, com um tour pela fábrica.

Enfim, vamos à minha guitarra. Não vou dar notas, pq acho isso muito subjetivo. OQ é 10 pra mim, pode não ser para outras pessoas e vice-versa.

History ZLS9-CFS

Madeiras
Segundo o fabricante, as madeiras utilizadas nessas guitarras são de troncos de árvores q passaram de 70 à 250 anos mergulhados em lagoas. E isso faz com q os poros e veios da madeira sejam limpos pelas bactérias existentes na água. Resultando em uma madeira de melhor qualidade e uma ressonância 30% maior.

Sinceramente, não sei até q ponto isso é verdade. Mas mesmo com a guitarra desplugada, eu percebo realmente uma ressonância maior do q outras guitarras.

O corpo é em mogno, com flame maple no top.
Na foto não dá pra perceber direito, mas além dos "desenhos" do flame, ele tem tb uns "riscos" q me lembram bastante o spalted maple.
Particularmente, eu acho lindo esse top.
Qm me conhece, sabe da minha paixão pelo spalted maple.

O braço é em mogno tb, com escala em rosewood.
O Braço é levemente mais grosso do q a Gibson LP Standard. Mais arredondado, eu diria.
Para qm gosta de fritar à partir da 15ª casa, complica um pouco.
Mas pra mim, q mal sei tocar, não me incomodo.
Tenho outra guitarra com o braço ultra-fino mesmo.

Os trastes medium tem uma peculiaridade...
O tal do Circle Fretting System.
Eles são levemente curvados fazendo com q todas as cordas tenham a mesma distância entre os trastes.
E não é só papo de fabricante não! Hehehehehehehe!
Agora, eu não tenho ouvido suficiente pra afirmar se isso faz taaaanta diferença assim mesmo.

As tarrachas são Grover. Normais... Seguram muito bem a afinação.
Não tenho do q reclamar.
Uma boa opção para tarrachas boas e baratas.

Captação
Os captadores tb são originais da marca. Chamam-se Louis.
À princípio, pensei em trocá-los, mas depois acabei me acostumando com eles.
Eu sou meio de lua, e toco de tudo com essa guitarra.
Desde baladinhas mela cueca pra agradar a muié, até heavy metal true from hell.
O captador da ponte me dá uma distorção bem nervosa. Tem um peso legal, e aguenta sem problemas.
No clean o timbre é um pouco "seco". mas a ressonância q eu falei no início ajuda, e o timbre não chega a ficar "duro".
O cap do braço já é masi grave, "aveludado". Tem um clean bem gostoso. Mas com distorção pesada ele não vai bem. Embola fácil... Evito de usar ele nessas ocasiões.
E a construção da guitarra em si já ajuda bastante no sustain dela.
O headstock tem 18º de inclinação em relação ao braço.

O acabamento é impecável! Não tenho uma vírgula sequer do q reclamar.
Mas a gutiarra é pesada. Depois de 1hrs em pé com ela, o ombro começa a latejar. E olha q eu comprei até uma correia especialmente pra tocar com ela, com aqueles estofados na parte q vai no ombro...

Bom, acho q é isso.
E o melhor de tudo é q, cmo os mais antigos aqui já sabem, essa guitarra foi ganhada! Eu não desembolsei nada por ela! hehehehehehhehehehe

MauricioBahia
Moderador
# out/08
· votar


Soulface

Interessante esse Circle Fretting System...

Linda guitarra!

Abs.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


Soulface

vale lembrar q em geral a history tem um preco igual ou superior ao das gibsons!

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Soulface
Só por curiosidade,como você compararia essa lp sua com uma tokai e uma edwards?

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


Soulface
History tem guitarras muito bonitas, só isso que posso dizer, pq meu compreendimento de japonês não me permite ir além de sushi, sashimi, temaki e hot roll
uAHEuAHEuaheuhaE

Regnum_irae
Veterano
# out/08
· votar


Espaço reservado para Review..... em breve!
Obs quando digo breve, é breve mesmo!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Pessoal, só mais uma coisa, volto a agradecer à todos que fizeram os reviews de suas Les Pauls até agora, o tópico estava meio "parado" nas últimas semanas, mas tão ressussitando ele e todo mundo que postou mensagens aqui estão ajudando bastante, ainda está aberto para reviews, se todos continuarem ajudando assim, nem vou fechar o tópico, só quando chegar no limite máximo de respostas, ou se algum moderador, por algum motivo, decidir intervir. Mais uma vez, muito obrigado à todos, especialmente para:

Iago
Slash Hammett
Grimc
megadeth2612
Mauricio Luiz Bertola
EDER R SANCHES
PunkBarney
conandrade (linda a sua guitarra!)
coses
masc073
PEMAMETAL
bpv
Soulface

Obrigado à todos, mas principalmente à esses que postaram reviews de suas Les Pauls, alguns em vídeos, mas a maioria escrito mesmo. Valeu!

Soulface
Veterano
# out/08
· votar


japaubatuba
vale lembrar q em geral a history tem um preco igual ou superior ao das gibsons!
Hehehehehehehehe!
A minha não chega à tanto. Mas eu já comparei lado à lado com Gibsons, e não deixa nada a desejar não. Pelo menos pra mim.
Agora, o modelo TOP da History, q é a guitarra dos meus sonhos, custa o preço de 2 ou 3 Gibsons mesmo.

Rod Turtle
Bom cara, eu sou suspeito pra falar, pois adoro a minha LP.
Já toquei em algumas LPs da Edwards tb.
Elas tem o braço um pouco mais fino, e pra algumas pessoas iso pode significar maior conforto. Mas o acabamento da History é mais refinado.
O timbre já depende do gosto de cada um.
Quanto às Tokai, tb fazem ótimas guitarras. As Burnny LP são excelentes.
Mas ainda ficam um degrau abaixo.

PEMAMETAL
Veterano
# out/08
· votar


Ae, eu tinha postado aqui umas fotos da minha guita, mas esses dias eu entrei na página do luthier que eu levei ela pra regular e vi que ele upou umas fotos dela quando tava com ele. Ficaram muito bonitas fotos, a camera do cara é profissional.

Quem tiver curiosidade de uma olhada.

http://fotos.luthier.com.br/gallery/5685004_HdUqf#350369289_ppYdw

Abraços

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


PEMAMETAL
Estão bem mais bonitas que as do Orkut. Lindíssima essa tua guitarra velho!

EDER R SANCHES
Veterano
# out/08
· votar


Olá Pessoal,


Estava cá em cassa pensando esses dias e duas dúvidas me ocorreram:

1. Vocês acham que, de fato, a linha de guitarra da Epiphone Les Paul modelo Slash apresenta alguma vantagem (além dos captadores, é claro) em termos de qualidade sobre as demais Epiphones Les Paul Standard? Por que pra mim é a mesma guitarra equipada com dois SD Alnico II Pro. Ou eu estou enganado? Existem diferenças? Eu nunca encontrei nenhuma informação sobre isso, quem souber por favor poste a fonte também, para que possamos nos afastar do "eu acho" e nos aproximar do que ocorre de fato.

2. Essa dúvida é bem menos importante e parece meio tosca, mas vai lá. É possível retirar o escudo da Les Paul sem que fique a marca dos parafusos que prendiam o escudo?

Valeu pessoal.

Abraço.

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Só por curiosidade alguém pode me dizer quanto pesa uma epiphone standard/custom?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Rod Turtle
Que pergunta estranha, mas beleza, hoje eu estou sem tempo, mas terça eu vou na academia e levo ela pra pesar aí eu te falo.

Abç.

masc073
Veterano
# out/08 · Editado por: masc073
· votar


1. Vocês acham que, de fato, a linha de guitarra da Epiphone Les Paul modelo Slash apresenta alguma vantagem (além dos captadores, é claro) em termos de qualidade sobre as demais Epiphones Les Paul Standard? Por que pra mim é a mesma guitarra equipada com dois SD Alnico II Pro. Ou eu estou enganado? Existem diferenças? Eu nunca encontrei nenhuma informação sobre isso, quem souber por favor poste a fonte também, para que possamos nos afastar do "eu acho" e nos aproximar do que ocorre de fato.


Eu não acho que seja só captação. É uma série limitada. Segundo o site da Epiphone, o mogno é selecionado à mão e é premium. Ou seja, é superior ao mogno empregado nos outros modelos. Acredito também que o acabemento seja mais cuidadoso.

2. Essa dúvida é bem menos importante e parece meio tosca, mas vai lá. É possível retirar o escudo da Les Paul sem que fique a marca dos parafusos que prendiam o escudo?

A madeira tem os furos para fixação do escudo. ENtão, tem que ter marca, concorda? Senão seria mágica. Tem gente que tira o escudo e pões o parafuso de volta. Acho que assim fica melhor. Olhem só essas fotos de um Epiphone Les Paul ELitist. Fotos de Epiphone Elitist sem Escudo

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# out/08
· votar


Tem gente que tira o escuro e pões o parafuso de volta. Acho que assim fica melhor.

Depende da guitarra, a minha é Vintage Sunburst, então ela vai do preto para ao natural, então, a não ser que você olhe para ela bem de perto, nem dá pra perceber os buracos. Ai na minha que é assim, eu nem coloco o parafuso, mas se eu tivesse uma Cherry Sunburst, aí sim, eu colocaria os parafusos.

masc073
Veterano
# out/08
· votar


pessoal, vamos postar mais reviews.

pacificpoker
Veterano
# out/08
· votar


tenho curiosidade da epiphone zakk wylde... queria saber se ela vale tudo isso mesmo.. ou é só o nome... se alguem puder fazer um review eu agradeço

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08 · Editado por: japaubatuba
· votar


bom agora q tenho um tempo vou postar uns reviews das minhas guitas!

comecando pela mais simples!

Yamaha rgx 620j (superstrato)

bom eh uma guitarra bem velhinha (1990 de acordo com o ex dono) peguei ela num rolo

- Captação


bom a captacao dela eu troquei toda ela eh S-S-H

ta com dois fender american vintage e um bustbucker gibson

tah com um som bem legal tanto clean no braco e drive na ponte!

nota 7

- Tarrachas

guitarra micro afinada segurar a afinacao ela segura mas se vc for pra um show e arrebentar a corda vc tah fudido!

nota 5 (nao pelas tarrachas em si mas sim pela ponte flutuante q eu nao gosto por varios fatores!

- Conforto quando se toca

ela tem um braco fino lembra as rg da ibanez na verdade eh a msm coisa das ibanez mas com o nome yamaha quem curte esses modelos iria curtir essa guitarra ela eh bem confortavel com uma acao bem baixa tb ( eu q regulo)
nota 7

- Acabamento
nossa ela tah totalmente acabada de tao velha q eh che a ser dificil achar uma parte q nao foi batida nota 10 rsrrss

- Versatilidade



ela serve pra tocar tudo porem ela nao fica bom em nada tipo aquelas guitarras bombril

mas ela tem muito a ver com metal!

nota 4


- Sustain

vixi nota 5

- Qual a sua opinião sobre a madeira da guitarra?

ela eh leve e bem gostosa de se usar pra ensaios e estudo bem bacaninha! mas nao eh o tipo de guitarra que eu curto!

nota 6 geral

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


pacificpoker
tenho curiosidade da epiphone zakk wylde... queria saber se ela vale tudo isso mesmo.. ou é só o nome... se alguem puder fazer um review eu agradeço


epiphone zakk wylde vamos lah

- Captação
ela vem com uns emg ativos
ela tem um clean estranho nao gosto parece q nao tem ataque!
parece com o som da guitarra desligado soh q bem mais alto!
pra um drive bem pesado fica bom som limpo etc...

afinal isso eh o forte dessa guitarra!
nota7

- Tarrachas
se as cordas estiverem colocadas corretamentes sem problemas!
se bem q prefiro as tarrachas das fenders japonesas
nota 10

- Conforto quando se toca uma les paul bem leve pra minha surpresa braco tb confortavel acho boa
nota 7

- Acabamento
aqui o bicho pega!

a pintura dela eh meio fuleira a parte de traz do braco nao eh pintada no entanto a parte de traz do headstock eh pintado e na uniao da parte pintada com a parte nao pintada se vc passar a mao vc percebe o relevo da tinta e como se tivesse uma fita adesiva colada no braco e eu fico doido de vontade de meter a unha ali!

de resto td normal das epiphones!

nota 5

- Versatilidade
dah pra tocar tudo q usa drive nota 7

- Sustain
nota 6

- Qual a sua opinião sobre a madeira da guitarra?

sei lah soh acho leve!

nota 7

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


depois posto as outras!

bpv
Veterano
# out/08
· votar


japaubatuba

se vc passar a mao vc percebe o relevo da tinta e como se tivesse uma fita adesiva colada no braco e eu fico doido de vontade de meter a unha ali!

AUUAAUAHUAhuHAUHAUHAUHAuahuhau!

http://www.epiphone.com/press/Zakk_UC1.jpg

essa parada aí né? tb acho muito feio isso. acho que deviam pintar o braço tb, ou deixa o headstock sem tinta. Eu gostaria de ter uma zakk wylde camu só pra ter uma lespa blonde haha =D aquela marcação de custom branca fica irado nela.

mas putz cara, achei que essa guita era um pouco melhor que isso. estou na esperança de que, na verdade, você seja muito rigoroso com guitas ;P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico destinado a Reviews de Les Pauls - Qualquer modelo e marca