A Realidade é dura porém levem guitarra como 2° plano

Autor Mensagem
Rafael do Baixo
Veterano
# fev/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


A chance de vc ter êxito em alguma outra profissão,é a mesma de vc obter êxito na música,50% pra cada lado.Eu conheço muita gente do meio musical e eles dizem q o músico q estuda seu instrumento e q corre atrás dos seus sonhos não morre de fome e tem uma graninha no bolso,pq o talento um dia é reconhecido,pode não ser reconhecido por 500 milhões de pessoas,mas mesmo assim é reconhecido por alguém.

Eu prefiro morrer um pobre feliz mas fazendo o q eu gosto,do q rico infeliz fazendo o q não gosta só pra ter dinheiro,dinheiro não traz felicidade,mas a realização de um sonho sim.

Música é algo q tem "mercado",pq SEMPRE VAI TER GENTE OUVINDO MÚSICA,assim como sempre vai ter gente adoecendo e morrendo,e gente bebendo,isso é fato incontestável,mas nem sempre vai ter gente construindo prédios ou fazendo plástico.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Ric-fuchs
Grande verdade, em países desenvolvidos qualquer profissão é reconhecida, por aqui acho que não rola essa parada, músico só é reconhecido no momento que esta tocando ou quando é famoso, aí todo mundo é amigo dele.

Ric-fuchs
Veterano
# fev/07
· votar


Rafael,

É otimo você pensar assim, se a sua prioridade é a relização do seu sonho e você tem convicção disso, perfeito. Agora tem muita gente tambem que tem como prioridade por exemplo dar conforto para a sua fámilia, ou simplesmente ter grana no fim do ano sobrando pra viajar para outros países e conhecer outras culturas, sei lá, por isso que na minha opinião o principal e saber bem o que realmente querer pra sua vida.

Agora acho que tambem sempre existirão pessoas construindo prédios e fabricando plastico, queira você ou não.

abço

Silas Hammett
Veterano
# fev/07
· votar


O Chimbinha escreveu uma realidade no post dele,mas é facil ver o medo do fracasso no post dele e no de muitos q postaram aqi,o negocio é fazer o q gosta sempre.Si vc gosta de Metal,entenda a realidade do estilo,nao é todo lugar q vc vai tocar e o pessoal vai curtir,no fundo vc gosta msm é d MUSICA,entao aprenda a tocar de tudo um pouco pois assim as possibilidades crescem.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Tenho um brother aqui no trampo, que o filho dele acabou de prestar musica na Unicamp e passou.

Acho que pra seguir a vida como musico, é legal realmente se profissionalizar.

Hoje em dia existem inumeros cursos tecnicos, registrados e certificados, diversos cursos de graduação nas mais respeitadas universidades do pais, e até cursos de pós-graduação.

Acho que se o cara seguir nessa linha, vai se tornar um profissional como outro qualquer (Contador, Analista Sistemas, Engenheiro, Medico, etc.)

E o espaco pra trabalhar é bem grande : Cinema, TV, Teatro, Produtoras, Marketing, Jingles, Estudios, Orquestras, Gravadoras, Escolas de Musica, Bandas... etc...etc...etc...

Só acho furada o cara se internar num quarto, e se tornar um virtuose no instrumento, e deixar de lado esta parte do estudo academico, pra tentar ganhar a vida com uma banda e ser um rockstar.

Acho que ter um dominio espetacular do instrumento não garante ao cabra o pagamento das contas no final do mes.

Mas fazer uma boa faculdade, pode garantir sim, como qq outra profissão.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


E engracado que eu amo musica, e vivo com musica desde pequeno. Mas nunca nem passou pela minha cabeca viver disso.

Na adolescencia me apaixonei por informatica, e ai dedici ganhar minha vida (e alguns cabelos brancos, gastrites, etc..) nessa profissão.

Fiz a escolha certa, e continuo amando musica da mesma forma de sempre.

Dou maior apoio pra quem vive de musica, principalmente pra galera que corre atras pra fazer bons cursos e garantir alguns bons diplomas na parede do quarto, mesmo que isto não se traduza em dinheiro no bolso no futuro. Mas eu acho q desta forma da pra garantir sim.

E não tem essa de guitarrista de metal heheheh

Se o cara tá na estrada, garantindo o ganha pão dele, vai ter que tocar samba, axé, calypso, rock, sertanejo, e tudo mais o que aparecer.

Vai ter que tocar em banda, acompanhando cantores, em bar, em casamento, em velório, o que aparecer é lucro e dinheiro no bolso.

UGO_RJ
Veterano
# fev/07
· votar


Chimbinha

isso n é geral, é tudo uma questão de contato, musica é mais politica do que qualquer coisa, tenho um amigo q ta ganhando mais trabalhando com gravações do que se tivesse fazendo estágio de direito, mas tanto eu como ele cursamos direito...

agora se vc vai tocar guitarra, e so gosta de metal, rock, e afins, n escuta certos generos, e é cheio de preconceitos, caia fora pq o mercado de musica é feito pra quem saber tocar mais coisas, e não quem é o mais técnico em uma coisa só

UGO_RJ
Veterano
# fev/07
· votar


JoeCruzGuitar
Se o cara tá na estrada, garantindo o ganha pão dele, vai ter que tocar samba, axé, calypso, rock, sertanejo, e tudo mais o que aparecer.
Vai ter que tocar em banda, acompanhando cantores, em bar, em casamento, em velório, o que aparecer é lucro e dinheiro no bolso.


exatamente isso, o famoso sideband

conheço alguns... tem gente que ganha R$250 por show dependendo do lugar, como musico contratado, se tiver agenda cheia, da pra tirar uma grana no fim do mês...

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


UGO_RJ
sim musicos e guitarristas, alguns são os dois alguns são aloprados.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Como guitarrista de banda de rock é facil, vire-se e olhe ao seu redor, de repente o que vc vê, um bando de drogados ou bêbados que não correm atrás de nada além de drogas e encheção de saco, não dividem nada além do cachê, nem sequer possuem equipamentos completos, no máximno lhe perguntam quanto rola pra tocar lá? precisa responder?
Nenhuma profissão aceita este tipo de desaforo e senso de equipe, se vc não perceber isso em tempo tá mals mesmo.

Chimbinha
Veterano
# fev/07
· votar


MANFREDINI
negocio é FAZER música e não simplesmente fazer cover de outras bandos, tipo cantor de churrascaria, barzinho, radio de motel (vc sabe qual a semelhança entre estes? você toca enquanto os outros comem huahauha), fazer música e não fazer lixo.


Eu não mencionei em lugar algum que fazer musica é lixo!
CAra as coisas são assim...vc tem que entender...ou vc acha que fui eu que impos isso para vc´s?

r2s2
auhuhauhuAHUAH
e ae man \0/
cadê a jem?

Aff..ele que pulou da sacada juro pra ti que não tive nada com isso!
JURO!

Jg Destroyer
Concordo plenamente com o mestre das fenders...o rei do topete..o CHIMBINHA xD


AEee \0/ .... vc é apenas mais um que veem as coisas realmente como elas são...ñ deixou levar pelo o encanto da musica, achando que é tdo um mar de rosas!




Percival
Me diga o que vale a pena nessa vida então!?

=XXX

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


jimmt vandrake

Sem generalizar certo ? heheheh

Conheco varios guitarristas de rock, ultra-tecnicos, que são excelentes pessoas, e excelentes profissionais.

Pra não ir muito longe, vamos pegar o exemplo do Vern e do Michel Top aqui do fórum.

Eles passam bem longe do esteriótipo, bebados, drogados, e bagunceiros heheheh

Mas eu entendi o que voce disse, acontece mesmo. Mas não dá pra generalizar.

Chimbinha
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Não está fácil pra ninguém e o que faz a diferença entre um bom profissional e um ruim é a dedicação, o empenho, a atualização constante.
Portanto, seja qual for a carreira escolhida, esta terá dificuldades, percalços e obstáculos, mas também terá sua recompensa caso se trabalhe com amor, com honestidade e com afinco.
O fracasso, assim como o sucesso, existe em todas as carreiras a diferença é que os fracos não sabem que o único lugar em que SUCESSO aparece antes de TRABALHO é no Dicionário...
Valeu!!!


Vc ta falando isso pq deve ser um musico bem sucedido
e outra coisa...vc acha que mta gente nao da o sangue pra ver a banda crescer nao?
Claro que dá mano..mas nao adianta...nem com reza.


Mr.Guitar
tu é mesmo o chimbinha?
Sim. o próprio!
prazer ;)

Ric-fuchs

falou tdo em man \0/


sugesto
gostei muito desse tópico
é bom pra quem é mais novo, não trabalha,
colocar os pés no chão... mas tb nao precisa tirar a cabeça das nuvens


Vlw cara hehe..meu objetivo é exatamente esse!
yeahh! (Y)

Gan
Veterano
# fev/07 · Editado por: Gan
· votar


o pessoal que quer ser músico aqui no Brasil tem que colocar uma coisa na cabeça: vc não vai fazer sucesso com sua banda, salvo raríssimas exceções.
o que dá pra se fazer e viver uma vida razoável é além de ter sua banda pra descontrair, tocar acompanhando vários outros artistas, além de dar aula. Mas vale salientar que pra fazer isso o principal é vc ter uma versatilidade boa, pq tanto faz hoje vc tá tocando rock como amanhã pagode ou reggae.

perfeito, mas se for pra dar aula, ser músico de estúdio, tocar cover, esse tipo de coisa prefiro tocar como o hobby e continuar fazendo programa : /

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


JoeCruzGuitar
Pelo amor de Deus sem generalizações, é uma questão comportamental e não de função na banda, eu particularmente vivenciei isso várias vezes, experiência própria e que acho que muitos já passaram por aqui. Como sou um dos caras mais velhos do FCC lhes digo, já vi neguinho morrer de tão cheirado, ou já internamos alguns que estão fudidos até hoje e nem culpo ninguém não cara, por que acho que quando a gente é jovem não sabe o que esta reservado para cada um, ninguém sabe o que cada um escolheu ou esta escolhendo para si. a medida que o tempo passa a gente se torna consequencia das nossas decisões, é isso, é o limite de sonhar e acordar sabendo o que pode realizar. Só o toque, eu também sonhei, quando acordei vi que não era pro meu bico, que eu não sabia conviver com pessoas como citei acima, e que para conseguir alguma coisa como guitarrista de rock teria que fazer algo diferente (profissional) e eu estava sozinho. Assim como eu uma porrada de gente não conseguiu juntar uma galera para fazer o sonho se tornar real.
Isso esta em todos os níveis, vejam a trajetória de Cazuza, as entrevistas do Frejat, até entre os tubarões o buraco é bem fundo.

Releed
Veterano
# fev/07
· votar


Chimbinha
só aceito sua opinião se acontecer aquela parada rara ^^

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


EU, repito, EU, acho que pra ganhar dinheiro com música hoje em dia depende muito da sorte.
eu adoro matemática, vou fazer faculdade da mesma (ou seguir carreira militar) pra ganhar bem (mas gosto muito das duas coisas)

Gi_Fo
Veterano
# fev/07
· votar


Na minha opinião o cara tem que ter estudo e um outro emprego, viver da música, e se quer tirar uma grana mais ou menos tocar baile ajuda muito, mas tem que se virar e pegar o que aparecer.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa noite!!!

Chimbinha

Vc ta falando isso pq deve ser um musico bem sucedido
Não, não sou um músico mas sou um profissional, graças a DEUS, muito bem sucedido (tanto que posso fazer da música meu hobby) e como tal me ponho na situação de um exemplo de que em qualquer atividade, seja ela na minha profissão, seja na música, é perfeitamente possível ser bem sucedido. Basta trabalhar pra isso...

e outra coisa...vc acha que mta gente nao da o sangue pra ver a banda crescer nao?
Onde foi que vc leu isso, ou que eu dei a entender isso?!

Claro que dá mano..mas nao adianta...nem com reza.
Tenho absoluta certeza de que isso acontece, agora se um músico tá carregando o piano sozinho e não vê ou não consegue obter resultados satisfatórios, das duas uma: ou ele procura uma forma pra que todos, assim como ele, dêem o máximo ou que busque praias onde seus colegas de trabalho sejam tão dedicados quanto ele...

Quem planta, colhe meu camarada. Mais cedo ou mais tarde mas é inevitável que os resultados apareçam, principalmente quando o plantio é bem feito. Só que dá trabalho, então, como eu já disse anteriormente, tem que arregaçar as mangas e trabalhar.
Vou repetir: o único lugar em que SUCESSO aparece antes de TRABALHO é no Dicionário...

Valeu!!!

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


ou das 3, melhor dizendo

Fermc
Veterano
# fev/07
· votar


Chimbinha

Concordo completamente com você...

Esses garotos acham que vão formar uma banda, fazer umas músicas que falem da mulher que largou eles, ou que não da bola pra eles, e achão que vão ficar rico assim.

Se fosse fácil desse jeito, não existia trilhões de bandas falidas por aí...

Fahrenheit
A banda é formada por amigos...a gente se conhece desde a 7ª série...

Nossa velho... Você vai estragar a sua vida completamente por causa de uma amizade de banda? Você acha que vale a pena isso?

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Ser musico profissional, não está relacionado a formar uma banda e virar um rockstar pra tocar em radio fm e ir no faustão.

Enquanto não entenderem isto, não vão poder entender que musica é uma profissão como outra qualquer.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Vou repetir: o único lugar em que SUCESSO aparece antes de TRABALHO é no Dicionário...

Perfect hehehe

Tá anotada essa, genial !!!

tiago0101
Veterano
# fev/07
· votar


Chimbinha
Concordo plenamente com o que o mestre ximba´s disse. Eu to tocando porque já to bem no meu curso, não largo o curso pra tocar nem se tiver algo garantido...e olha que eu amo a música...mas sem grana como vou custear meus equipos?

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Quem cursa um bom conservatorio, e ingressa numa boa universidade de musica, não está necessariamente pensando em montar uma banda e sair tocando por ai.

O campo de trabalho é infinitamente superior a isto.

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
cara, concordo em quase tudo
mas eu acho que os resultados apresentados para o músico são ínfimos, quando comparado ao esforço que foi feito (no caso de um músico aplicado mesmo)

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa noite!!!

ki_suco
acho que pra ganhar dinheiro com música hoje em dia depende muito da sorte.
Vc pode ganhar dinheiro sim com a música, agora querer ficar milionário é pra poucos e depende de sorte como vc disse. O problema é que se tem uma idéia equivocada de que só os famosos são bem sucedidos. Mais ou menos como jogador de futebol. São poucos os que ganham milhões e aparecem na mídia, mas certamente existem muito outros com uma carreira bem sucedida e quem não estão tanto sob os holofotes da fama.
Sucesso é uma coisa, fama é outra bem diferente. Um não precisa estar necessariamente atrelado à outra...
Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Eu não concordo com o que o Chimbinha comentou !!!

Estamos num forum de musica, amamos musica, e nós mesmos vamos julgar a profissão dessa forma ????

De forma simplista e preconceituosa !!!

Ser musico e viver de musica não é montar uma banda, e achar que vai fazer sucesso tocando um unico estilo musical. As vezes da certo, tipo uma e um milhão de tentativas.

Quer viver de musica ? Se profissionalize, seja versátil, faça contatos, toque de tudo, com todos, sem pré-conceitos.

Faça um curso de produção, de regencia, ou de qq outra area relacionada.

Ingresse numa boa universidade, existem varias, das mais respeitadas no Brasil que oferecem esse tipo de curso.

Fermc
Veterano
# fev/07
· votar


Jg Destroyer
Garanto q na musika pode vim ate coisa boa, ms na facul nao vai vim coisa mto boa nao mano..te garanto..

É por isso que o Brasil é o que é hoje... Pessoas achando que faculdade é pra burros, que a vida é feita de música. E é por isso que existem pessoas que num sabem nem o que fazer com tanta grana, porque enquanto uns pensavam que faculdade é só pra perder tempo na vida, eles tavam lá ralando todo dia, e hoje, olha a vida dos que ralaram e dos que acharam que ralar não dá futuro...

Eu acho que se o cara quer seguir as duas coisas dá tranquilo, mas só que com a música sempre em segundo plano... Por exemplo, no final de semana rola um show pro cara fazer, aí ele vai lá e ganha a grana dele e segundona tá ele lá trabalhando e estudando de novo. Se for assim, eu concordo!!

Mas se o cara larga tudo, joga tudo pra cima pra querer viver de música, você até vai conseguir, mas vai ser tocando numa praça com um chapéu no chão esperando a esmola de algum generoso... =\

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


ki_suco
mas eu acho que os resultados apresentados para o músico são ínfimos, quando comparado ao esforço que foi feito (no caso de um músico aplicado mesmo)
Nisso vc tem toda a razão, meu camarada. Mas não se trata de infortúnio exclusivo de músico não...
Vc já teve oportunidade de ver o trabalho de um siderúrgico numa laminadora de aço? Já pôde acompanhar a vida de estudos de um pesquisador e constatar o quanto ele ganha com seu trabalho e sua contribuição para o bem-estar da Humanidade?
Infelizmente nem todos ganham o que merecem ou o que mereceriam ganhar por seu trabalho e sua dedicação. Por isso existem os obstinados...
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Realidade é dura porém levem guitarra como 2° plano