A Realidade é dura porém levem guitarra como 2° plano

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


na musica nao existe sorte!! é dificil é, assim como qual quer outra profissão!!!

primeiro, só sobrevive quem é bom, quem nao for, pode ser o q for, vai viver mas sempre naquela vida regulada!!

segundo esse tipo de pensamento é coisa de amador, se o cara quer ser profissional é melhor ter outro tipo de pensamento senao é uma carga negativa do seu lado

terceiro, se ardanuy, kiko loureiro, solari, sobrevivem pq nao eu?? nao vejo o pq de voce nao conseguir sobreviver de musica, se eles podem voce pode tb,é só voce estudar e confiar em voce! se dedique o maximo que puder, lembre-se se voce acha que é bom, amanha ja tem mais de 100 tocando melhor que voce, entao estude, pratique, e o mais importante, SEM PRECONCEITO, um dia voce nao vai negar em tocar numa calypso pq eles pagam bem!! entao CABEÇA ABERTA SEMPRE!!!

nao existe musica boa e ruim, existe MUSICA!! gosto é pessoal, mas lembre-se voce é musico, entao se bote no lugar do artista que voce acha que é merda e que nao deveria estar ganhando milhões!!

Bog
Veterano
# fev/07 · Editado por: Bog
· votar


Eta pensamento derrotista. "É muito difícil, então é melhor nem tentar". Ok, música é uma área incrivelmente competitiva, e a diferença entre o "bem sucedido" e o "mediano" é absurda. O mesmo acontece com outros artistas e com esportistas. Mas o título do tópico dá a impressão de que NINGUÉM conseguiria levar a vida como guitarrista - o que obviamente não faz sentido, já que existem guitarristas profissionais.

Por outro lado, tem gente que simplesmente não sabe a hora de largar mão de coisas para as quais elas não tem competência. E claro, existem fatores externos (chamem de "acaso", "destino", "sorte", ou "Deus").

A opinião abaixo contém links divertidos

Para começo de conversa, para viver como guitarrista você precisa ter isso como uma ambição, como um sonho. O problema é que muitas pessoas acabam exagerando na confiança, acreditam ter um potencial que não têm, não enxergam suas próprias limitações. Depois de um tempo, muitas pessoas admitem a derrota e se conformam. Outros vão ficar dando murro em ponto de faca, e estão destinados ao fracasso e à humilhação eternos. Alguns chamam isso de persistência, mas a verdade é que não passa de estupidez. Mas é claro, sempre tem uns poucos que conseguem ir adiante. =)

luxcax
Veterano
# fev/07
· votar


Chimbinha

cara, sinceramente, concordo com vc...
A vida de musico nao é nenhum pouco facil mesmo, existe muito preconceito e o trabalho nao é valorizado.
Mas existe o outro lado tambem. Tenho 23 anos, vivo da musica. Estou me formando em licenciatura, curcei 2 anos da facul do Souza Lima. Tipo, o retorno nao veio rapido e nem facil. Trabalho como professor em duas escolas, fora os bicos. Acho q o grande problema é que musico nao quer trabalhar, tipo, algo como um estagio em estudio, em escolas, se vc quiser passar a vida tocando em boteco, ou virar um rock star, esquece mesmo. Pra entrar na midia hj tem q "pagar ingresso" e viver com cache de 10 reau + uma cachaça num boteco logico q nao da neh.

Meu conselho é o seguinte: Se vc quer viver da musica, pense bem, mas muito bem mesmo, pq é dificil, vc tem q estudar mais q medico se bobear, e tem q ter muita paciencia... mas, vale a pena !!!

BlacK Dog
Veterano
# fev/07
· votar


Resumindo o que escreveram aqui:

"A carreira de um músico é como a de qualquer outra profissão. Quem é bom se estabelece. Quem é ruim tem mais é que se foder mesmo."


O que pega é que na visão de certas pessoas(como a criatura que criou este tópico), quando alguém é músico, TEM que ser mundialmente famoso, aparecer em todas as revistas possíveis, aparecer na TV, ser bilionário e etc. Quando, óbvio, não é nada disso.

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


BlacK Dog

Para cada diretor, existem 10 gerentes, 100 servidores administrativos, 1000 operários e um punhado de escraviários. Será que só o diretor é bem sucedido? Hhehehe

BlacK Dog
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Será que só o diretor é bem sucedido?
Para certas pessoas, sim! hehe

PS: Você não entra mesmo no MSN? Poxa, to querendo falar com você, mas por email eu não gosto! haha
Acho que você nem se lembra mais de mim. hhaaha
Me envia um meru ai: fernando_vh90 no hotmail.

UGO_RJ
Veterano
# fev/07 · Editado por: UGO_RJ
· votar


JoeCruzGuitar
Musica = Profissão <> de montar banda pra aparecer na tv e tocar na radio

concordo...

nego acha que musica é formar banda... isso pra mim no brasil n da futuro nenhum, a não ser que vc "chupe o p..." do liminha

hoje em dia musico que se preze (e os que ganham melhor tb) são os musicos contratados...

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


é . . .

Eu fiz faculdade, trabalho e a guitarra ainda me dá uma graninha extra.

Não toco o que gosto... curto In Flames, CoB, Soilwork e toco Jota Quest, Incubus, Skank e essas coisas....

mas tiro uma graninha com isso, mas claro, o foco é minha profissão "formal"

Schenker
Veterano
# fev/07 · Editado por: Schenker
· votar


a todos os amigos do fórum . . . o que vcs tem em mente que seria uma boa remuneração??

pq estamos falando de ser ou não isto e ter ou não certa profissão, mas de repente os parâmetros podem estar um pouco fora da realidade.

quem realmente vive de música aqui (ou sabe de alguém que viva exclusivamente de) ganha quanto por mês?? (por favor, não estou querendo saber quanto cada um ganha, somente ter uma idéia de quanto um músico realmente tem condições de fazer, em termos de $$$).

luxcax
Veterano
# fev/07
· votar


Schenker

cara, pra ser bem sincero, nao quero contar nada ou querer aparecer com o q vou escrever. Só quero mostrar q, um musico, SE QUISER TRABALHAR DE VERDADE consegue se sustentar tranquilo.
Como ja citei, tenho 23 anos, dou aula em duas escolas, ganho atualmente R$3600,00. Tenho atualmente 40 alunos, R$90 por aluno. Claro q esse numero esta sujeito a alteração, acaba saindo ou entrando alguns alunos. Ae faço alguns workshops, free lance, e tenho um gig de jazz num restaurante chic daki... :D

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar


Sim, um músico. Aquele que projetou sua vida para isso. Ou seja, você não tem saída...ou ganha a vida com isso do modo que mostrou ou sai fora.

UGO_RJ
Veterano
# fev/07 · Editado por: UGO_RJ
· votar


luxcax

putz cara, legal!



mas tipo, uma coisa é vc se sustentar, outra é sustentar e ter tempo pra criar sua familia...

o melhor amigo do meu pai é um Flautista famoso de Choro, "Alexandre Maionese" o nome artistico dele, ele sempre é convidado pra tocar com Zeca Pagodinho, gravações de novela etc...

mas ao mesmo tempo ele tem uma firma de Vendas de Peças Industriais com meu pai...

ele mesmo diz que se fosse viver de musica hj ele ia ganhar mais do que ganha na empresa, só que tem um detalhe..., ele ia ter q viajar o ano todo pra tudo q é canto, ai n da pra criar a familia... ele tem 2 filhos , fica complicado

r2s2
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

Excelente seu post cara, tinha que dar stick nele.
\o/

luxcax
Veterano
# fev/07
· votar


UGO_RJ

mas entao cara, no meu caso, nao trabalho muito por dia.
Atendo 8 alunos por dia de segunda a sexta...
e a gig de jazz é só nas quintas. O meu salario q escrevi em cima, é só das aulas, o q eu considero o meu emprego, o restante (free lance, works, gigs) é só bico... :D
E o mais legal, trabalho com alvara de professor, sou funcionario das escolas, e nao apenas prestador de serviço (o q ocorre com a maioria das escolas), ou seja, tenho direito a aposentadoria, e tudo mais.

Sobra um bom tempo pra eu curtir minha mulher, sou casado e nao tenho filhos. Quando acabar a facul, posso dar uma esticada no meu horario e atender ateh uns 12 alunos por dia, ae ganho mais dimdim :D

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


r2s2

Sou fã desses demotivators! Ou como diria o grande guru da verdadeira auto-ajuda:

"Esses livros sobre vencer sendo você mesmo são uma grande bobagem. Se ter sido você mesmo tivesse ajudado, você não ia estar procurando esse tipo de leitura, para começo de conversa"

=)

Fahrenheit
Veterano
# fev/07
· votar


Me disseram que o Tom morello abandonou a faculdade aos 22 anos para começar a tocar guitarra, ou seja, ele ainda ia aprender tudo...
E chegou onde chegou...
Vou ver se acho a biografia dele pra confirmar a história...se alguém puder confirmar diz aê...!!!

Vlw

Schenker
Veterano
# fev/07 · Editado por: Schenker
· votar


luxcax

é uma remuneração legal, com certeza. mas, vc tem como ampliar ela?? digo, este é o patamar máximo?? pq chega uma hora que vc simplesmente não consegue dar aula para, digamos, 200 alunos. aí vc chega em um limite.

digo isto pq. eu tinha uma remuneração parecida quando tinha a tua idade (se bem que eu ganhava isto a quase 10 anos atrás). hoje em dia, uma remuneração desta não daria para eu viver (claro, mantendo o mesmo padrão de vida que eu tinha quando tinha a tua idade, pq neste país se consegue sobreviver até com 400 pratas por mês . . .), com 2 filhos, mulher, etc etc etc.

é que fico me imaginando se eu conseguiria ter o mesmo sucesso que tive na área financeira e com o mesmo tempo de dedicação (faculdade, MBA, cursos extras, etc) na área musical. às vezes me fica a impressão que não . . .

Raizen
Veterano
# fev/07
· votar


Schenker
Veterano


Área de finanças deixa milionário mesmo ^^

Eric Clapton
Veterano
# fev/07
· votar


Vão estudar, se preocupem em entrar numa faculdade fazer um curso superior
se vc for levar a guitarra como seu sustento principal vc vai se ferrar legal, tanto guitarra quanto violão. hj em dia vida de musico é mtoo complicado... ou seja não fique na ilusão de que vai aprender a tocar tdo e vai seguir carreira de musico que não vale a pena de jeito nenhum.
Muitos vão comecar a achar ruim deu ter falado isso, porém estou apenas falando a verdade... e mostrando parq vc ´s como é a realidade das coisas hj em dia.Vida de musico hj não Brasil não ta com nada, vc rala, rala e rala e mal sai do lugar, as coisas são bem dificeis, portanto quem ta querendo seguir a carreira de musico...pense mto bem antes de ingressar nesse mundo[apesar que é bem loco hehe] masss...

No brasil há um certo preconceito perante isso, por ex vc fala para pessoa que é musico[nem todo mundo tem essa visão] mas mtaa gente acha que musico é gente atoa...outro ex.: qm aki tem pais que deixariam seguir a carreira de musico? poucas pessoas!!
bahh



Isso depende!!!! Eu senmpre estudei e sei que sempre vou estudar!!!! Isto é uma questão de sobrevivência no mundo em que vivemos...Mas isso não vai me impedir de levar uma vida sossegada caso meu esforço seja reconhecido pela minha habilidade no innstrumento...As vezes eu comparo as Histórias de vida de grandes musicos e vejo que além do esforço eles tiveram muita sorte. O B.B King largou sua vida de catador de algodão em Indianola para viver na cidade grande com apenas uma guitarra e U$2,50 e hoje é um dos musicos mais bem sucedidos da América. Muddy Water antes de ser conhecido era motorista de caminhão, Eric Clapton antes de ser considerado "deus" da guitarra era ajudante de pedreiro com seu avô, Rod Stewart era covereiro, etc...

Eric Clapton
Veterano
# fev/07 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Mas eu amo minha guitarra, e nada e ninguem vai me impedir de me separar dela!

Fahrenheit
Veterano
# fev/07
· votar


Murillo Wendel

e nada e ninguem vai me impedir de me separar dela!

então vai separar mesmo?

Eric Clapton
Veterano
# fev/07
· votar


Fahrenheit

então vai separar mesmo?

Ultimamente ela tá gritando muito !!! Só encosto nela e me dá choque!!!Não tem jeito!!! Vou ter que me separar!!! :P

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


Schenker
boa questão também
é difícil de ter uma "carreira" como músico

luxcax
Veterano
# mar/07
· votar


Schenker

Entao cara, como falei, atendo apenas 8 alunos por dia.
Eu tenho a minha manha, e a tarde livres.. ou seja, depois q eu terminar minha faculdade, vou ter a manha disponivel tambem, vou poder abrir mais uns 5 horarios na minha agenda... q daria 13 alunos por dia, o q daria um salario de R$5850,00. Acho q o meu salario atual ja da pra se sustentar (e como da), sendo q tem pais de familia q se sustentam com um salario minimo. Graças a Deus, ja pude comprar meu proprio apartamento e carro, ja tenho um pouco da vida encaminhada e vou encarar a compra de um segundo imovel agora (pra gerar uma renda extra do aluguel).
Resumindo, acredito q posso me sustentar com meu salario atual, e ainda tenho a possibilidade de amplia-lo. Mas mesmo assim, quero garantir uma renda extra investindo em imoveis entende.
E, sinceramente, prefiro ganhar um pouco menos fazendo o q amo, do q ganhar bastante grana indo sem vontade todo dia pro trabalho.

desculpa pelo tamanho do livro ae... XD

BlaCk LaBeL
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Hehehehe! Muito bons os posts! Também sou fã de desmotivators. Hehehe! \o/

Savant
Veterano
# mar/07 · Editado por: Savant
· votar


Após ler esses comentários eu confesso que fiquei com uma grande dúvida.
Existe alguma coisa fácil na vida? Pq parece que qualquer outra profissão exceto músico dá dinheiro e que ser músico não vale a pena.
Qualquer profissão dá dinheiro, qualquer uma mesmo. A questão é como você encara o trabalho. Já cansei de ver caso de cara que apostou num ideal e está bem de vida, assim como já vi muita gente se ferrar. Faz parte da vida subir e descer. Outro dia vi uma frase interessante que diz "Os vencedores são aqueles que conseguem se levantar depois de uma derrota".
Já vi muito médico que não ganhou grana e é taxista, já conheci cara que não queria estudar e ficou bem de vida e outros milhares de casos.

A questão maior não é a música, é simplesmente a vontade de lutar.
As pessoas tem andado imediatistas e preguiçosas demais....

luxcax
Veterano
# mar/07
· votar


Savant

concordo com vc cara...
acho q, quando o objetivo principal da pessoa for o dinheiro, e nao o prazer de fazer algo, nao vai dar muito certo. Teria as excessoes é logico. O importante é conseguir um equilibrio, entre, fazer o q gosta e ganhar o suficiente pra viver. Ninguem precisa ser rico pra viver bem.
A maioria quer fazer medicina, direito, informatica só pela grana q acha q da, mas hj vc chuta uma pedra na rua, e sai um medico e um advogado de baixo.
Sempre falam da musica, mas é q a maioria dos musicos nao quer trabalhar, quer só ter uma banda pra ganhar rios de dinheiro e comer 30 mulheres por dia.
Se o cara quer trabalhar, ele leva a vida como musico sim.

Savant
Veterano
# mar/07
· votar


luxcax

Concordo plenamente.
Cara, a vida dá muita volta. Quando eu tinha 18 anos, decidi entrar na área de engenharia pq naquele momento eu tinha certeza absoluta de que era isso que eu amava, ganhando o salário que for. Ainda trabalho com isso e ainda amo. Só que desde meus 12 anos eu também amo música, só que era tanta paranóia que eu mesmo inventava (vários argumentos que escreveram no tópico já são velhos na minhca cabeça) que me convenci que era melhor esquecer isso.
Agora mais velho eu vejo como fui tolo por desistir tão fácil.
Hoje estou estudando música, fazendo tudo o que posso e vou correr atrás do que eu quero.

Agora, seguir aquelas ilusões clássicas:
"Vou ser médico, advogado ou engenheiro pq isso dá grana"
"Vou fazer adm ou economia prá ser diretor de uma empresa enorme"
Sempre será furada.

Aliás, o que eu já vi de iludido e incompetente que vive com o dinheiro dos pais que é médico, advogado, engenheiro, administrador e economista....

luxcax
Veterano
# mar/07
· votar


Savant

eu tenho um aluno q é um empresario muito bem sucedido.
Tem 38 anos.
Na ultima aula, ele falou pra mim "vejo meu sonho realizado em voce".
O cara é maior rico, mas um tanto frustrado.
Talvez nao valha tanto a pena neh.

Savant
Veterano
# mar/07
· votar


luxcax
Aí no ultimo segundo de vida, vc relembra todo seu passado e tem a brilhante dedução: "busquei o caminho errado" ou "nunca fiz o que amei" ou pior "fui infeliz".
Isso deve ser a pior coisa na vida de um homem.

É melhor seguir o que ama *independente* da opinião dos outros e viver feliz do que morrer assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Realidade é dura porém levem guitarra como 2° plano