Autor |
Mensagem |
MMI Veterano
|
# fev/14
· votar
Luis A.
Este artigo fala algo bem neste sentido.
|
SkyHawk Membro |
# fev/14
· votar
MMI Gostei do artigo e concordo em todos os aspectos..
|
JJJ Veterano
|
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar
MMI
Sem mordanca... Meu Deus. Nunca tinha ouvido isso... kkkkkkkkkk
Vivendo e "aprendendo"...
|
Luis A. Membro Novato |
# fev/14
· votar
MMI
Pois é.... O pior é q tem gente q gasta, gasta e gasta, e continua brega pelo simples fato de não terem a mínima noção de elegância.... Reflexo de uma galerinha q acha novelas bacana e livros chatos....
Ai depois vemos a molecada de calça de 1500 conto, tênis de 1000, óculos de 750, camiseta de 500 etc...... E pra fechar o look, uma guitarrinha de 300 com "sem mordanca".....
|
Lelo Mig Membro
|
# fev/14
· votar
Luis A.
Concordo..........Sempre falo e repito isso aqui!
Neguinho vive chorando preço de equipos...."Brasil é foda", "Sacanagem" e mimimis....
Mas usa calça de 300 conto, Tênis de 500, IPHone de 1.700, e etc....
E acha uma guitarra de 4 ou 5 paus, que dura a vida toda e mais ainda (porque ele vai morrer e a guita vai ficar pro filho e neto) caro?
Não entendo essa lógica.
Se o neguinho só quer se divertir e tirar onda, tá cheio de instrumento bom e barato prá isso.
Agora, se quer ser músico......já começou errado.
|
MMI Veterano
|
# fev/14
· votar
Lelo Mig
Seus preços de calça, tênis e iPhone está até baratos, neguinho paga mais. Depois reclama de guitarra, ferve cordas, faz o diabo.
|
MauricioBahia Moderador |
# fev/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Madeira é o que mais influencia sim e é fácil notar. Nem precisa plugar. Faça um acorde em Sol, por exemplo, e imediatamente bata o corpo da guitarra em sua cabeça, com feeeling pra não machucar e acabar de "bend". Você vai sentir um vibrato forte, orgânico, e um colorido na vista. Repita o teste com várias guitarras e compare.
Espero ter ajudaaaaAAAaaado.
Abs! :)
ps. cuidado para que o remédio contra dores de cabeça influenciem no teste!
|
Insufferable Bear Membro |
# fev/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar
Fatos: - Nenhuma Gibson vale o preço, o controle de qualidade é uma merda e ela só sobrevive pela tradição. - Madeiras caras são caras porque são raras, não porque são boas. - Madeira não influencia o som da guitarra.
Nem precisa plugar. Precisa sim, e acho que isso já foi dito dezenas de vezes: o som que você ouve da guitarra desplugada é a onda mecânica que se propaga pelo ar e obviamente o corpo da guitarra altera o som por conta de ressonância e blá blá blá. Aliás, se você colar sua guitarra na parede o som também muda!
Mas o som que passa pelo captador é a variação do campo eletro-magnético, e a madeira não influencia no campo por ser isolante.
Mas não, vamos ignorar tudo isso porque a sua opinião é melhor que a de fatos científicos mensuráveis. Vocês não sabem o que é uma FFT mas não precisam saber porque tem ouvidos perfeitos e décadas de experiência com mitos guitarrísticos...
|
Jeff.guitar Membro Novato |
# fev/14
· votar
Madeira não influencia o som da guitarra. Quantas asneiras kkkk’ Estou ao final de um curso de engenharia Elétrica, por sinal umas das engenharias que mais tem cadeiras de cálculo e física, então eu sei o que eu falo, e nem precisa ser engenheiro para saber que a madeira influência no som, mas tecnicamente, se tu fores estudar cada madeira, tu verás o comportamento de uma onda tem em cima da madeira. Os tratamentos acústicos em estúdios tem a base em difusores de ‘madeira’ pela a forma que o som é retratado na madeira e em cada madeira tem uma absorção diferente.
Ah, e outra, a madeira não influência, som de Les Paul é igual a uma tele, que é igual a uma strato, que nem dá para diferenciar de uma semiacústica, eu teria vergonha de sair na rua ao afirmar que madeira não influência no som.
|
JJJ Veterano
|
# fev/14
· votar
Insufferable Bear
Cara, o MauricioBahia estava brincando...
|
# fev/14
· votar
Os tratamentos acústicos em estúdios tem a base em difusores de ‘madeira’ pela a forma que o som é retratado na madeira e em cada madeira tem uma absorção diferente. Porque o som é microfonado...
som de Les Paul é igual a uma tele, que é igual a uma strato Não, captadores mudam o som.
Mas sim, eu concordo que a madeira influencia no timbre da guitarra desplugada, mas você é engenheiro elétrico e deve entender o suficiente de indução electromagnética para saber que as propriedades da madeira não interfere na corrente induzida no captador, não?
|
# fev/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar
JJJ Eu lembro de gente daqui ter comentado aquilo sem brincadeira, tirando a segunda frase que eu não li... hehe he... =/
|
Led Zé Veterano |
# fev/14 · Editado por: Led Zé
· votar
Jeff.guitar Ah, e outra, a madeira não influência, som de Les Paul é igual a uma tele, que é igual a uma strato, que nem dá para diferenciar de uma semiacústica, eu teria vergonha de sair na rua ao afirmar que madeira não influência no som.
Bom, não vou ser radical ao ponto de falar que não influencia pois não posso provar mas uma Les Paul soa como uma Les Paul não por causa da madeira...Tanto que já toquei em Les Pauls de cedro e soam como tal. A diferença está nos caps, massa do corpo da guitarra e o que eu acho que é mais importante: comprimento da escala. A escala mais curta de uma Les Paul é GRANDE parte do seu som , assim como a escala mais longa de uma strato. É só pegar uma ESP eclipse, que tem forma de Les paul mas escala longa..É feita de mogno, usa humbucker mas NÃO soa como Les Paul tradicional( só as de 22 casas). Veja bem , não estou me referindo a madeiras mas sim o que faz um Tele ser uma tele não é madeira. Um Tele de ash Fender e uma de alder Fender soarão como Fender Teles.
|
JJJ Veterano
|
# fev/14
· votar
Jeff.guitar Estou ao final de um curso de engenharia Elétrica, por sinal umas das engenharias que mais tem cadeiras de cálculo e física, então eu sei o que eu falo, e nem precisa ser engenheiro para saber que a madeira influência no som, mas tecnicamente, se tu fores estudar cada madeira, tu verás o comportamento de uma onda tem em cima da madeira. Os tratamentos acústicos em estúdios tem a base em difusores de ‘madeira’ pela a forma que o som é retratado na madeira e em cada madeira tem uma absorção diferente. Ah, e outra, a madeira não influência, som de Les Paul é igual a uma tele, que é igual a uma strato, que nem dá para diferenciar de uma semiacústica, eu teria vergonha de sair na rua ao afirmar que madeira não influência no som.
Então somos colegas, também fiz elétrica.
Mas acho que você misturou coisas aí, colega... A parte referente à acústica de uma sala de estúdio é pra "tratar" o som propagado pelo ar... não tem nada a ver com captação eletro-magnética.
E outra coisa: Les Pauls, Teles e Stratos são diferentes em uma porção de coisas, não só a madeira...
Eu não tenho certezas absolutas em relação à influência da madeira. Mas uma influência enooooorme não é.
|
# fev/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar
JJJ Então somos colegas, também fiz elétrica.
Mas acho que você misturou coisas aí, colega... A parte referente à acústica de uma sala de estúdio é pra "tratar" o som propagado pelo ar... não tem nada a ver com captação eletro-magnética.
E outra coisa: Les Pauls, Teles e Stratos são diferentes em uma porção de coisas, não só a madeira...
Eu não tenho certezas absolutas em relação à influência da madeira. Mas uma influência enooooorme não é.
Fez elétrica? legal velho...Este ano creio que termino, assim espero kk' Elétrica é um estupro mental perto das outras engenharias, não desmerecendo nenhuma claro.
Não misturei velho, mas claro que a questão da acústica de um estúdio e uma guitarra tem relação bem menor e uma guitarra bem muito menos influencia no som na questão madeira. Mas, também acredito que a madeira não influência absurdamente, mas com certeza influência. Mas não somente no tipo de madeiras como Ash, Mogno, Alder, Maple e etc, mas no formato da guitarra, ou como é realizado o corte interno também, tem tantas coisas que influência, e qualquer guitarrista atucanado com timbre, vai sim, levar a madeira em consideração, como cabos, e tipos de pedais e amps e etc... cada coisa por menor que seja a influência, no final da soma faz uma diferente grotesca. Este papo de madeira influência ou não, é tipo gente dizendo que digital é tão bom quanto analógico/valvulado, nunca não se entender, tem gente cega e não há argumentos que mude isto.
|
# fev/14 · Editado por: Jeff.guitar
· votar
Led Zé Compreendo, entendo e concordo que tens outras coisas por trás de um som de guitarra. Mas você há de concordar que uma Tele em alder com escala em rosewood, soará diferente de uma Tele em Ash com escala em maple por exemplo, sim ou não? Mesmo com as mesmas medidas e caps, por causa da madeira ela soará diferente, pode não ser algo gigantesco como alguns dizem, mas que soará diferente soará como nenhuma guitarra soará igual à outra, por 'n' fatores.
|
# fev/14
· votar
Insufferable Bear Mas sim, eu concordo que a madeira influencia no timbre da guitarra desplugada, mas você é engenheiro elétrico e deve entender o suficiente de indução electromagnética para saber que as propriedades da madeira não interfere na corrente induzida no captador, não?
Aí que está o ponto, não devemos analisar somente a indução que o captador faz, e sim como esta indução chega até ele. A madeira não será nenhuma barreira ‘direta’ ao captador, mas será indireta, como assim? O captador não pega somente o som que sai diretamente das cordas, mas também o som ‘processado’ pela madeira, aí está a diferença do som de uma semi-acústica para uma guitarra normal que seja um Strato ou Les Paul. Os captadores recolheu o som direto das cordas, e o som que passou dentro da guitarra e voltou para os captadores. Por isto em algumas guitarras, especialmente semiacústicas, elas conseguem pegar o som da voz.
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# fev/14
· votar
JJJ Exatamente, colega. Também me enquadro no caso de não possuir certezas absolutas em relação ao assunto. Todo bom profissional sabe que para realizar afirmações categóricas sobre uma teoria deve usar fontes de pesquisa(próprias ou não).
Embora olhando apenas 1) o fato de guitarra elétrica não possuir câmara de ressonância 2) os componentes que se usam para captar o som de uma guitarra elétrica e seu funcionamento
a situação da influência da madeira fique meio caída, devemos primeiro descobrir se o mecanismo de produção do som da guitarra é um sistema mais fechado ou aberto => o que possibilitaria mais ou menos influências do ambiente em que está inserido - como se dá a perda de energia nos pontos de contato com a madeira (fixação da ponte, nut, trastes, etc)? Ou a perda se dá praticamente toda internamente na corda?
|
JJJ Veterano
|
# fev/14 · Editado por: JJJ
· votar
Rei Arthur Pendragon Jeff.guitar
Um dos papas da guitarra e acessórios correlatos, o senhor Seymour Duncan, tem uma opinião sobre o tema, que eu até já falei em algum lugar aqui, mas se perdeu no meio de algum tópico (talvez este mesmo... kkkkk).
A opinião dele, se me lembro direito, é de que a madeira, numa guitarra sólida, não influenciaria diretamente o timbre, mas indiretamente, de forma sutil, porque "absorveria" determinadas frequências das cordas. Então, um corpo de mogno, por exemplo, teria um som mais "fechado" porque o mogno "chupa" algumas áreas mais agudas do espectro. Um corpo de alder teria um som mais "aberto" porque o alder "chupa" algumas frequências baixas, e por aí vai. E os captadores então ficariam um pouco privados dessas frequencias, alterando o resultado sonoro final.
Se é fato, não sei, mas é uma bela teoria! hehehe
E vinda de uma autoridade em termos de timbre.
No site da SD tem essa "teoria" em algum doc perdido lá.
|
Ramsay Veterano |
# fev/14
· votar
A maior parte do som de uma guitarra é produzido pelo braço e complementado pelo corpo. Os materiais e a construção do braço é o que tem a maior influência no timbre final do instrumento. Captadores só alteram o som da guitarra em 10 a 15 %. E outra, não adianta botar captador bom em guitarra ruim que o som não melhora em nada.
|
minholi Membro |
# fev/14 · Editado por: minholi
· votar
É claro que a madeira influencia no som do instrumento. Se o som vem da vibração das cordas e se elas estão fixadas a guitarra o conjunto todo vibra ao ser tocado e o tipo de material e a construção do conjunto vão influenciar no resultado final.
O caso é que muitas vezes a influência maior vem da estrutura e da madeira do braço, por ser mais susceptível a vibração, do comprimento das cordas, do posicionamento dos captadores e não da madeira do corpo, que ao meu ver é o que gera mais discussão. É só ver, por exemplo, o quanto a distância da paleta em relação a ponte afeta o som.
Com isso em mente a questão é: O quanto a madeira sozinha influencia no som?
Eu sinceramente não tenho experiência para opinar sobre o assunto, e acho que apesar de existir influência ela é pequena, mas como foi dito aí atrás não é só a qualidade sonora que deve ser levada em conta ao avaliar o instrumento e cada um acaba desenvolvendo suas preferências ao longo do tempo, mesmo que baseado em sutilezas, como no caso da escolha de madeiras, já que existem fatores que influenciam muito mais do que esse.
|
MauricioBahia Moderador |
# fev/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Insufferable Bear
Fiz um brincadeira! Se eu tivesse falando sério, seria louco.
Mas um coisa estou convicto: a madeira não é o mais importante e até frisei na brincadeira com sendo, propositalmente! Percebeu que eu frisei isso?
JJJ: Cara, o MauricioBahia estava brincando...
;) Adoro uma palhaçada... Se deixar, vira bagunça! hehe
Abs!
|
Lelo Mig Membro
|
# fev/14
· votar
MauricioBahia JJJ
Somente para "bem humorados"
Teste simples:
Assinale a alternativa de sua preferência, considerando a qualidade sonora:
A) Fender Stratocaster USA Acrylic Reissue.
b) Tonante Finder Mogmo.
Se você respondeu letra A, e vier defender madeira aqui, vai levar um tiro!
|
SkyHawk Membro |
# fev/14 · Editado por: SkyHawk
· votar
Insufferable Bear Também sou engenheiro elétrico (ô raça !!! Nunca imaginei que fossemos tantos nesse blog, minha sorte é que também fiz economia... Kkkkkk) e concordo com tudo que disse.
Madeira pode ser bacana mas não tem qualquer importância na captação eletro-magnética. Tem função estrutural, durabilidade, estética, peso, resistência a abrasão e a torção e só.
Na verdade o que uma guitarra de qualidade tem é esmero geral em todos seus elementos construtivos, isso sim é muito significativo.
|
SkyHawk Membro |
# fev/14 · Editado por: SkyHawk
· votar
Separando o achismo da física, segue abaixo um link de um estudo sobre captadores de guitarra.
Para quem ainda tem alguma dúvida, leia esse excelente trabalho:
http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_ sem1_2004/008314Cassiano-Mansanares_F809_RF.pdf
|
SkyHawk Membro |
# fev/14
· votar
Se nem assim se convenceram e dominam um inglês básico, leia esse:
http://www.stormriders.com/guitar/telecaster/guitar_wood.pdf
Em resumo, artigo científico da Universidade de Toledo comparando Ash e Alder. Resultado madeira é irrelevante.
|
clguitar Membro |
# fev/14
· votar
Alguém acha que madeira do braço é irrelevante? Ou os "céticos" só desdenham da madeira do corpo?
|
Johnny Favorite Veterano |
# fev/14
· votar
a "parte" da guitarra que mais influência o som são os dedos do guitarrista (clichê FCC). Mas na real, o amplificador faz uma diferença....
|
RenatoSchoen Veterano |
# fev/14
· votar
Não sei dizer ao certo se a madeira influencia no timbre.... existem correntes aqui no FCC que afirmam que sim.... outros que não. Eu fico em cima do muro.
A única coisa que tenho certeza é que, se a madeira tem influência, ela é bem pequena, pois são tantos fatores atuando em conjunto que fica quase impossível determinar o que é o que.
Mas sério.... qual é a importância disso afinal???
Se alguém quer comprar uma guitarra caríssima, de marca top, feita por um luthier famoso, com madeiras raras, acabamento de primeira, etc... que compre ué!!!!
E se outro cara quer comprar uma guitarra apenas honesta, de poplar, confortável de tocar... que seja feliz também!!!
E tenho dito!!!!
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# fev/14
· votar
RenatoSchoen Sim, claro. Mas a importância disso seria obter uma definição dessa questão. Quanto mais informação para o consumidor, melhor. As empresas vendem muito gato por lebre, enchem linguiça e confundem o consumidor. É sempre bom saber exatamente o funcionamento e a capacidade dos dispositivos que a gente adquire. Isso ajuda também na hora de saber o que comprar, aquele produto que é o certo para mim. De resto... curiosidade. :P
|