Influencia da madeira no som da guitarra.

Autor Mensagem
ROo
Veterano
# nov/12
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Catado de textos, pra quem tiver interesse. O texto não fará você mudar sua percepção, ou fazer jogar fora sua guitarra, é questão de estudo e de conhecimento que é legal ser disponibilizado
http://www.dega-akustik.de/fachausschuesse/ma/dokumente/FAMA2001V.pdf
(trabalho de H.Fleischer, sobre os aspectos mecânicos)

http://maji.utsi.edu/courses/08_aeroacoustics/ref_ac2_Science_and_Appl ications_of_Acoustics_2e_Raichel.pdf
(trabalho excelente sobre acústica)

http://hal.archives-ouvertes.fr/docs/00/53/83/50/PDF/000124.pdf
(estudo sobre o comportamento mecânico de três diferentes telecasters)

http://www.acoustics.org/press/137th/fleischer.html
(sobre Dead Spots, também comportamento mecânico)

http://www.lam.jussieu.fr/Publications/Conferences/Pate1_Acoustics2012 .pdf
(estudo sobre as diferentes formas de junção corpo-braço)

http://www.acs.psu.edu/drussell/guitars/guitars-ASA.pdf
(mais aspectos mecânicos)

rodrigojrr
Membro Novato
# jan/14
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Alguém pode me explicar qual a diferença entre o basswood e o solid-basswood. O que muda no timbre de cada um?

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
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E o número de emendas no corpo, alguém já fez um teste pra isso?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/14
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Não sei se já postaram, mas olhem esse teste:



Acho que deveriam realizar testes mais avançados nessa linha. O teste dele é bem primitivo, mas é um bom começo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/14
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rodrigojrr
Alguém pode me explicar qual a diferença entre o basswood e o solid-basswood. O que muda no timbre de cada um?
Nenhuma...
Abç

Led Zé
Veterano
# jan/14
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É apenas uma maneira de dizer que não é madeira laminada.

JJJ
Veterano
# jan/14
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Rei Arthur Pendragon

Pena que o cara é muito lerdo, mas o vídeo é bem interessante.

Ramsay
Veterano
# fev/14
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Pelo que lí em fóruns gringos a maior parte do som de uma guitarra vem do braço, e a madeira do corpo só complementaria o som.

Mas, honestamente falando, eu não acredito nisso.
Porque se isso fosse verdade, as Gibson não seriam tudo o que são, simples assim...

ROo
Veterano
# fev/14
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Ramsay
Mas o status de uma empresa é dado apenas por sua qualidade, ou mais especificamente por causa da qualidade das madeiras selecionadas para o corpo do instrumento? Ou fatores como o Marketing, por ex, são desconsiderados?

Pesquisando sobre isso, já que é o tópico que eu escolhi para desenvolver o trabalho acadêmico, a conclusão é a seguinte: não dá para saber.
Testes apenas de espectrograma são simplórios, não que não sejam úteis, mas é apenas uma faceta. A maioria desconsidera outros tipos de trabalhos com outras técnicas para caracterização de fato do timbre.
A área é pouco explorada e por tudo que eu pesquisei e juntei, por diversas abordagens, seja de luthiers da frança, de trabalhos da Alemanha, análise de frequência e etc. é que falta muita coisa para chegarmos em algum lugar.

rodrigojrr
Membro Novato
# fev/14
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Mauricio Luiz Bertola

Por que guitarras feitas do mesmo material, mudam seu timbre somente pelo fato de serem de outros modelos?

Por exemplo, a minha guitarra é uma strato da michael feita em solid-basswood. A michael tbm tem uma LesPaul que é feita tbm em solid-basswood, mas soa como uma les paul. Eu queria saber como acontece essa bruxaria. O que influencia? É a ponte? O formato do corpo? O que?

Eu to afim de comprar uma Les Paul ou uma SG de marcas mais simples mesmo e depois ir customizando, e tenho o medo de não conseguir o tão almejado som clássico de Les Paul ou SG.

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
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rodrigojrr

Pq os outros componentes sao completamente diferentes, principalmente os captadores....

kiki
Moderador
# fev/14
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rodrigojrr
Eu queria saber como acontece essa bruxaria. O que influencia? É a ponte? O formato do corpo? O que?

em primeiro lugar, captador. influencia mil vezes mais que o tipo da madeira.

depois, todas as outras peças. principalmente a ponte.

em seguida, o formato, a quantidade de madeira. uma lespaul é muito mais espessa que uma strato.

por fim, a mesma madeira pode ter variações, afinal é um pedaço de uma planta que nao é homogenea.

rodrigojrr
Membro Novato
# fev/14
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Mauricio Luiz Bertola

Outra dúvida que eu tenho é mais uma vez sobre madeira.

Dentre as guitarras que procurei para comprar, tive a oportunidade de testar uma delas por uma semana. Quando estava com ela, pude perceber que ela era muito mais leve comparada a minha guitarra strato,e elas são feitas de basswood.

Eu estou com um Malagoli HB HOT para colocar na minha futura les paul ou sg. O timbre que procuro, além de ser clássico de les paul, tem que ser aberto, pois na minha strato ele é um tanto fechado (Mesmo sendo um timbre ótimo). Então a minha dúvida é: qual seria as possibilidades que eu teria colocando essa cap numa guitarra de basswood bem pesado,e numa guitarra de basswood mais leve. E quanto ao sustain? Qual vai me proporcionar melhor sustain?

kiki
Moderador
# fev/14 · Editado por: kiki
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rodrigojrr
de nada

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
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rodrigojrr

Compra uma Gibson Les Paul Lucy e seus problemas estarão resolvidos....

rodrigojrr
Membro Novato
# fev/14
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kiki

kkkk Desculpa cara, vlw aew pela ajuda.

rodrigojrr
Membro Novato
# fev/14
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Luis A.

kkkk Infelizmente não tenho grana pra uma gibson.

Mas depois de ver esse vídeo, me convenci de que posso ter uma guitarra com o som muito bom e não gastando muito.




SkyHawk
Membro
# fev/14 · Editado por: SkyHawk
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Rei Arthur Pendragon
Muito bom o teste, bem feito e bastante realista pois o corpo ruim não é só ruim..... É horrível !!! Pura serragem colada !!!

Eu estou me convencendo na mesma linha, a cada dia que passa ligo menos para esse bla, bla, bla de madeira, até mesmo porque estudei engenharia e essa coisa da importância de transmição de vibração e ressonância em corpos sólidos na captação de vibração eletromecânica não me convencem !!!! Captador pega som da vibração da corda !!! Tira as cordas de uma guitarra, pluga ela no amp sem corda e bate na madeira para ver se o captador pega alguma coisa !!!!! Nada !!!!

O som vem 99,99% do captador, do circuito elétrico e da construção (comprimento da escala, tipo de ponte e cordas), e da forma de ataque (palheta, figerpicking e pegada), o resto é irrelevante !!!!

MMI
Veterano
# fev/14 · Editado por: MMI
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Isso ae!!! Malandro que é malandro pega guitarra de compensado porque Gibson 59 de 500 mil dólares e um compensadão tunado é a mesma coisa!!!! \o/

JJJ
Veterano
# fev/14
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MMI

O que seria a "mordanca" de um captador??? rs

SkyHawk
Membro
# fev/14 · Editado por: SkyHawk
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MMI
Caro MMI eu sei que tens instrumentos desse pedigree, eu também tenho umas coisinhas legais, mas convenhamos é OVER um exagero bobo !

É uma área com muito interesse comercial e tem muito fetiche envolvido, na verdade não existe qualquer guitarra que justifique mais de US$ 3.000,00 no mundo. Essa é minha opinião, respeito a sua opinião também e admiro muito sua coleção, mas o valuation desse tipo de guitarra é intangível apenas.

Da mesma maneira que vinho a partir de US$ 150,00 é tudo bom, e praticamente tudo igual, tem gente que paga bem mais que isso por um Vega Cecilia e talves até um Petrus.

Luxo, exclusividade e raridade não tem limite de preço, já qualidade tem e nem é tão alto assim e isso serve para tudo: casa, carro, roupa, relógio, bebida, comida, viagem, etc, etc, etc, e guitarra. Um Swatch é um relógio de altíssima qualidade, caneta BIC idem.

Eu sou hoje muito cético com esse negócio de madeira de guitarra, tenho muita coisa boa e a minha turna de adolecência que toca junto até hoje tem TUDO que o mundo produziu de melhor em instrumentos e equipamentos na história (só de PRS temos mais de 15 e nenhuma SE, a maioria é custom, e tem uma autografada pelo Santana) ao todo acho que são mais de 40 guitarras. E vou ser bem sincero tudo igual e a Squire tunada é melhor que a maioria delas e o corpo é de BASSWOOD, com sabe-se lá quantas partes coladas, envolto em uma linda pintura industrial de PU Daphne Blue !!!

Respeito as sutilezas, adoro o blog do Paulo May (aprendi muito com ele), mas que é uma frescurada só isso é !!!! Kkkkkkkkk

Eu me assumo como fresco e detalhista, mas só como hobby e diversão, gosto de música e motos (e te garanto que coleção de motos é mais caro do que de guitarras), coleção de capacetes, jaquetas, relógio, wisky, charuto, DVDs, flâmulas de universidades, caneca de chopp do mundo todo..... Kkkkkkkkkkk !!!!

Resumo, madeira para uma boa guitarra é muito questionável mesmo !!! Pode ser qualquer coisa e ter um monte de partes coladas, se o acabamento é de nitroceluose fininho em no máximo 2 camadas ou não então..... Dá um tempo né !!!!!!

Finalizando: camiseta branca, calça Levi's 501, óculos RayBan, All Star e um bom relógio tem mais estilo e atitude que um monte de Giorgio Armani gayzinho de boutique por aí, e para guitarra vale a mesma lógica => Capatador RULES, Madeira SUCKS.

Falei !!!!

MMI
Veterano
# fev/14
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JJJ

O que seria a "mordanca" de um captador??? rs

Não conhece a mais famosa marca de captadores para tunar guitarra de isopor, a Sem Mordanca? Esse é o segredo! Fora isso, é tudo igual, aprende no fórum....

minholi
Membro
# fev/14
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Sem Mordanca?

Seymour Duncan = Sem Mordanca! rsrsrs

renatocaster
Moderador
# fev/14
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Eu evito comentar nesses tópicos até mesmo por um pouco de falta de conhecimento de causa. Nunca tive instrumentos "premium" para poder fazer um comparativo. O mais perto que cheguei disso foi uma Gibson Studio Tribute, mas essa guitarra está loooonge de ser um modelo "premium".

Mas eu tenho dois exemplos (sobre essa questão da madeira do corpo influenciar no timbre ou não) a dar aqui que são no mínimo, curiosos. E que envolvem dois guitarristas profissionais com anos de bagagem, não estou falando de hobbistas e afins.

Um exemplo é o do Nuno Bettencourt, do Extreme (acho que a maioria aqui conhece, então dispensa apresentações). Pois bem, em um dessas Expomusics da vida ele deu uma entrevista falando sobre a guitarra dele, a Washburn N4. Ele estava dizendo na entrevista que na época que essa guitarra foi lançada, a Washburn queria pintá-la, para competir com as outras marcas.

Isso foi no final dos anos 80, então era moda essas fabricantes de modelos "superstrat" pintarem as guitarras de rosa, verde fluorescente, azul "cheguei", dentre outras cores chamativas. Só que o Nuno bateu o pé e disse que não era para pintar a guitarra, pois a madeira com o corpo pintado, segundo ele, alterava o timbre (!!!).

Ele falou que havia recebido o primeiro protótipo sem pintura, e logo se amarrou no timbre da guitarra assim. Tanto que ele insistiu que a Washburn lançou a guitarra sem pintura mesmo. Depois lançaram algumas versões pintadas, mas por questões mercadológicas. Essa entrevista dele tá no Youtube pra quem quiser ver.

O outro exemplo é o do guitarrista Reb Beach (Winger, Dokken, Whitesnake, Alice Cooper, etc.). Atualmente ele tem um modelo signature da Suhr, e essa guitarra tem uma seleçao de madeiras de cair o queixo. Corpo em Koa, escala de jacarandá da Bahia (brazilian rosewood), etc. Enfim, só madeira top de linha, em comparação ao que o mercado "convencional" oferece.

Mas reparem os captadores. O cara usa numa guitarra dessa um set de EMG ativos! E acho que todo mundo aqui conhece aquele lema: Captador ativo é interação zero com a madeira! Então porque usar uma guitarra com uma seleção de madeiras como essa? Uma guitarra feita com o corpo de madeira de caixote já seria o suficiente!

Ahn, mas é a Suhr, uma empresa que preza pelo uso das melhores madeiras na construção de suas guitarras. Ok, mas e quando ele usava uma Ibanez? Esse modelo aqui, a Ibanez Voyager? Sabemos que a Ibanez é uma marca com uma amplitude maior e que atende a vários níveis de consumidores. Logo, não é tão "zelosa" assim quanto a Suhr em termos de construção (salvo algumas exceções). Mas podem notar que é a mesma guitarra, o que muda são detalhes estéticos.

O que quero dizer com isso tudo é o seguinte: Para que usar captadores ativos numa guitarra com essa construção? Bastava para ele ainda na época da Ibanez usar um modelo qualquer com o corpo em basswood, para captação ativa (segundo nossas "teorias") já atenderia perfeitamente.

Do Reb Beach eu nunca li nenhum depoimento a respeito, mas alguma razão deve ter para ele querer uma guitarra com corpo de Koa e caps ativos. Como falei, se não influenciasse, nesse caso, era só colocar uma outra madeira qualquer, até uma mais "sem vergonha".

Enfim, são meros depoimentos de dois guitarristas. Acredita quem quiser no que os caras dizem a respeito. Não é nada cientificamente comprovado. Nesse assunto existe muito mito, muita paixão, gente querendo comprovar cientificamente o contrário, e isso tudo faz parte.

Mas eu particularmente sou mais cuidadoso em afirmar que a influência da madeira do corpo no timbre final é quase nenhuma. Há casos e casos, não dá pra cravar que isso acontece em 100% deles. Mas de uma coisa eu tenho certeza: Eu compro aquela guitarra que quando eu toco o som dela é agradável aos meus ouvidos. Isso é mais importante do que qualquer outra questão envolvida.

Lelo Mig
Membro
# fev/14 · Editado por: Lelo Mig
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Caraca!!

Em pleno século 21 neguinho ainda fica discutindo madeira de guitarra? Achei que fosse assunto ultrapassado.......

Esqueçam estes testes "científicos", meia boca, porque se fossem feitos por cientistas não eram meia boca.

Esqueçam estes "enólogos" de guitarra... muita coisa é baseada em crença, e crença não é ciência. Muitos estão aí para fazer "grifes" e levar sua grana.

Então como fazer para saber?

Apenas use a sua razão, não é preciso ser nenhuma sumidade para tal.

1- Jogue um pedaço de MDF e um de Jacarandá no quintal e deixe-os expostos ao tempo. Em 3 meses o MDF esta todo funhanhado e o Jacarandá intacto. Então você conclui, que pelo menos como qualidade construtiva, uma madeira de lei é melhor.

2- Toque, sem ligar no ampli, sem captação, guitarras com formato, ponte e tarraxas iguais feitas em madeiras diferentes. Têm diferença? Sútil, mas têm.

O que "qualquer um" pode concluir?

O que mais vale numa guitarra (além da qualidade de seu projeto e construção) são os metais e elétrica usados.

No entanto, uma madeira de boa qualidade, é sempre bem vinda.

Simples, objetivo, até mesmo superficial. Contudo, suficientes.

O resto é viadagem...........

renatocaster
Moderador
# fev/14
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Lelo Mig

Que merda, cara. Vc disse em poucas palavras tudo o que eu queria dizer naquela massaroca toda que escrevi ali em cima, rsrsrsrs

Luis A.
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: Luis A.
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rodrigojrr

Cara acho q vc entendeu q eu sugeri a Lucy de zueira....

Achei a sua primeira pergunta bastante desnecessária, uma breve pesquisa no google sobre os principais modelos de guitarra iria te dar as respostas de maneira bem completa. E se vc pretende aprender a tocar, é importante ler sobre o assunto....

Quanto à velha questão de comprar uma guitarra de 300 conto, trocar o captador e ela virar uma Les Paul 59, isso é uma enorme ilusão....

Guitarra nao é só captador, questões relacionadas à tocabilidade, tais como ergonomia, estabilidade e durabilidade tmb são relevantes....

Oq eu penso q muita gente nao entende é que, comprar uma guitarra de 300 conto e trocar captadores, ponte, tarraxas, retificar os trastes, luthier etc etc....
Se formos levar em conta os preços de bons componentes, somado aos demais insumos (q vao desde as taxas dos correios ou o transporte ate o luthier), sairá ao msm preço de comprar uma guitarra de qualidade.....

E no fim das contas vc nao terá nada mais do q um pedaço de compensado com componentes caros, sujeita ao ataque de cupins e falta de estabilidade caso a madeira seja muito nova.... Sem contar q problemas ergonômicos estarão sempre prejudicando sua performance....

Na minha opinião, se vc tem uma guitarra q está quebrando o galho, aguente com ela e vá juntando grana pra investir em algo de qualidade. E nesse meio tempo pesquise bastante para saber qual é o instrumento ideal para vc.....


Edit:

Lelo Mig

Realmente simples e objetivo! Boa!

minholi
Membro
# fev/14 · Editado por: minholi
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Se madeira faz diferença não sei, mas certamente a marca no headstock e o preço da etiqueta não fazem. Se uma Squier com elétrica, captadores e ferragens atende/agrada ao seu gosto, então porque investir 20x o seu valor em outra? R: Satisfação pessoal, ok. Mas daí a achar que adquiriu a 8a. maravilha do universo e que todo o resto não presta tem uma diferença muito grande.

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
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minholi

Claro q Gisbon e Fender standard nao sao a 8ª maravilha do mundo... Nao sao fabricadas para serem, e nao tem preços absurdos para o mercado onde sao fabricadas, basta entrar nos sites dos fabricantes e conferir os preços....

O q vc disse se aplica tmb às Squiers q sao guitarras de 150 dólares e sao vendidas a quase 2000 aqui....

E se uma tonante agrada seu gosto pra q uma squier?

O Brasil deve ser o pais onde a "Mais Valia" é mais explorada no mundo e isso nao vai mudar enquanto o brasileiro manter o seu gosto por ostentação com a ridícula ilusão de q isso o torna "chique".....


.

minholi
Membro
# fev/14 · Editado por: minholi
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Luis A.

O Brasil deve ser o pais onde a "Mais Valia" é mais explorada no mundo

Pois é, infelizmente isso é uma realidade mas o pior reflexo disso é a crença de que qualidade é diretamente proporcional ao preço, e não é. Mesmo que isso valha fora daqui, onde a diferença de preço é menor e as coisas se mantem mais proporcionais, com exceção para os itens de luxo/colecionador onde o valor é determinado pela raridade do objeto.

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