Perguntas para AllexCosta

Autor Mensagem
leontad
Veterano
# fev/08
· votar


O Roscoe Boeck IV custa em torno de US 1.600 na musicianfriends.com, ou seja, se comparado a outros instrumentos como Tobias, MM e outros Fenders, e se tratando de analisar a versatilidade do baixo, este, creio eu, é o melhor custo x benefício do mercado.

Interessante que o próprio site da musicianfrinds entitula como "Máxima versatilidade"

allexcosta
Veterano
# fev/08 · Editado por: allexcosta
· votar


leontad

Interessante, nunca tinha visto isso no site da MF, mas esse baixo eh realmente um camaleao. Boa compra, pena q descontinuaram o RB V.

leontad
Veterano
# fev/08
· votar


Allex

Vi em outro tópico a discussão especifica sobre encordamentos. Então uma dúvida surgiu:

Independente do baixo e da madeira que estou usando, posso usar qq tipo de espessura da corda (040/045) de tal modo que não influenciará no tensor e/ou madeira?

Ou para cada tipo de corda tb depende do tipo de madeira?

Exp:

Em um baixo MM, posso a qq momento usar encordamento 040, depois passar a usar 045, dai finalmente voltar a usar 040? OU até mesmo uma corda mais espessa ainda?

abraços

TugaBass
Veterano
# fev/08 · Editado por: TugaBass
· votar


allexcosta

Descontinuaram o RB V? Não fazia ideia!!!!! Alguma razão especial?

Vou falar com o meu amigo que é o responsavel pela importação pela Fender Ibérica para saber qual a razão disso!!!!! Que estranho! De facto, ele disse-me que o meu era o único que tinha vindo para Portugal/Espanha, mas não me falou nada em ser descontinuado... Fixe!!! Tenho o único RB V na peninsula Ibérica.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


TugaBass

http://www.musiciansfriend.com/product/Fender-Roscoe-Beck-Bass-V-5Stri ng-Bass?sku=510157&src=3SOSWXXB

http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=303319

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


leontad
Em um baixo MM, posso a qq momento usar encordamento 040, depois passar a usar 045, dai finalmente voltar a usar 040? OU até mesmo uma corda mais espessa ainda?


Pode, mas a cada troca vc precisa regular tudo de novo. O mesmo acontece com encordoamentos de mesma espessura mas de marcas diferentes. E acontece ateh com o mesmo encordoamento da mesma marca mas de lotes diferentes. Qualquer baixo q presta pega boa regulagem com 045.

TugaBass
Veterano
# fev/08 · Editado por: TugaBass
· votar


allexcosta
Descontinuaram o RB V?

Ok! Já sei a razão e de fonte mais que segura! Tanto o de 4 como o de 5 cordas foram descontinuados. O meu amigo esteve nos States, na NAM com o Roscoe Beck, Stu Hamm, Marcus Miller, etc... O Roscoe disse-lhe que os baixos da série que saiu foram numerados exclusivamente como série limitada. Vai ser feito agora um upgrade na nova série (a sair em breve) com algumas alterações (melhorías, bem espero) como versão "público"... a Fender vai-me enviar um mail com todas elas. Quando receber, logo partilho aqui com o pessoal.

Abraços.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


TugaBass

O de 4 continua a venda aqui nos EUA em qualquer lugar.

crsilva
Veterano
# fev/08
· votar


Oi Alex...

E quanto a Strap Lock... qualquer marca resolve ou tem uma marca melhor, mais confiavel........

Qual software vc recomenda pra estudar tipo Band in a box, existe algo melhor????

GRato.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


crsilva

Schaller ou Dunlop sao bem confiaveis. Qualquer um de marca conhecida q de pra tocar com uma correia normal tah bom. Soh nao gosto dos imbutidos pq se vc esquecer sua correia tem q tocar sentado igual o Anthony Jackson.

Acho o Band in a Box muito bom. Alem disso, acho legal estudar com aqueles metodos "Play along" q tem as faixas com baixo e sem baixo pra vc tocar junto. Se nao me engano o Patitucci tem varios livros desse tipo q vem com CD.

Um deles:

http://www.bassplace.com/FA034.html

TugaBass
Veterano
# fev/08
· votar


allexcosta
O de 4 continua a venda aqui nos EUA em qualquer lugar.

Deve ser por uma questão de as lojas terem stock em armazém! O Roscoe Beck confirmou que a Fender não ía fabricar mais este modelo. Ía sair uma nova linha (upgrade). Mas nestas coisas nunca se sabe...?

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


TugaBass

Nao sei, acho q a Fender ainda nao discontinuou o de 4 porque o site da Fender ainda tem esse baixo. Quando eles descontinuam algum instrumento ele imediatamente sai do site. Apesar de muito bom o Roscoe Beck nunca vendeu muito. Vamos ver como o mercado responde ao novo modelo.

http://www.fender.com/products//search.php?partno=0196402842

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


vamos iniciar a campanha pra assalariar o allexcosta, que esse topico ja ta virando tira-duvidas oficial...

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


allexcosta

cara, vc q entende do assunto, qual a época que os jazz basses da Fender vieram com o som mais aveludado? 74-75?

Já percebi que tem uns com o som bem mais macio enquanto outros tem o som mais ardido...

vlw

leontad
Veterano
# fev/08
· votar


tugabass
allex

realmente esse baixo(suponho) não saiu ainda de linha, no site musicianfriends tem previsão para chegada de alguns modelos (reposição de estoque) "avaliable: 30 days"

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias

Os mais aveludados sao dos anos 60 por causa do corpo de alder e da posicao dos captadores, alem disso nao se usava escala de maple. Nos anos 70 a Fender comecou gradativamente a substituir alder por ash mas a posicao dos captadores mudou definitivamente. Um baixo com corpo de alder, escala de jacaranda e espacamento 70's seria um meio termo. Os mais agressivos sao os ash/maple/70's, tipo o do tio Marquinhos.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


kiki

Hehe. Tem mais gente q tira duvidas aqui. Acho q esse topico podia virar tira-duvidas oficial sobre equipamentos dificeis de achar no Brasil. Tanto eu como os outros membros q moram fora poderiam responder sobre esses assuntos.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


allexcosta
quando este topico passar das 50 paginas (depois disso começa a travar) ai criem outro, com um nome mais generico. se não vai sobrar pra voce! =p

leontad
Veterano
# fev/08
· votar


o tópico foi criado com o propósito de um músico experiente "tirar" dúvidas de todos, se de repente começam a perguntar e gostar de suas respostas, é pq o kara entende mesmo, não é a toa que chegou tão longe (a idéia não é discutir?) mesmo que custe 50, 100, páginas não importa, o tópico sempre será: "Perguntas para allexcosta" parte 1, (se travar faremos parte 2) como queira, ou por sugestão de um moderador(ai sim, poderemos trocar) mas por enquanto vamos deixar como esta (time que está vencendo não se mexe) Nada irá sobrar para nosso estimado colega Alex

leontad
Veterano
# fev/08
· votar


Apenas completando: A não ser que o nosso colega Allex não queira mais responder, ai sim, tb o tópico perde a razão de ser, mas creio que o debate não enriquecerá somente a nós mas tb a Allex uma vez que não somente perguntamos, mas discutimos esse instrumento baixo que nos faz apaixonar cada vez mais...

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


leontad

Claro q nao vai sobrar nada pra mim. :-)
Soh espero q todo mundo entenda q nao sou o dono da verdade e sempre posso estar errado. O ideal eh pesquisar bastante de varias fontes cada assunto discutido. O q sinto q posso ajudar mesmo eh no assunto "equipamentos q nao chegam no Brasil", mas nao esquecam q sou do tipo q acha q com um baixo SX bem reguladinho e com corda nova vc toca ateh com a Madonna. :p)

jkdias
Veterano
# fev/08
· votar


Os mais aveludados sao dos anos 60 por causa do corpo de alder e da posicao dos captadores, alem disso nao se usava escala de maple. Nos anos 70 a Fender comecou gradativamente a substituir alder por ash mas a posicao dos captadores mudou definitivamente. Um baixo com corpo de alder, escala de jacaranda e espacamento 70's seria um meio termo. Os mais agressivos sao os ash/maple/70's, tipo o do tio Marquinhos.

Pois é, vi um vídeo com um série 70's com escala escura q soou bem mais macio q o maple... pelo meu gosto, para pizzicato fica melhor q o som do marcus... já para slap ele é o cara mesmo.

Mais uma dúvida, vc acha q as reedições American Vintage '62 e '75 se aproximam de um série 60's ou 70's original?

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


jkdias

Eh, tambem prefiro escala de jacaranda.
As reedicoes da Fender sao muito, muito boas e talvez soh nao sejam do nivel dos vintage porque nos antigos a madeira tah mais acostumada a ser baixo do q ser arvore, o q nao acontece nos novos. Os baixos "Custom Shop" no entanto, nao devem quase nada aos vintage originais e sao feitos totalmente a mao pelos melhores luthiers da Fender. Vc inclusive pode escolher ser feito por um cara soh ou por uma equipe. Agora o preco, oh...

crsilva
Veterano
# mar/08
· votar


Oi Alex... eu de novo hehe.

Cara, vc que é um conhecedor e admirador nato do J-Retro...

Existe o modelo J-retro 01 que é pros fenders sem ser ativos e o modelo deluxe pros Deluxe...

Minha pergunta: no caso do passivo, esse j-retro 01 vai uma bateria de 9V, onde vai essa bateria ja que o passivo nao tem esse compartimento externo pra bateria? Cabe la dentro sem ter que mexer muito ou tem que fazer uma adaptacao pra bateria caber? E quanto a bateria ficar dessa forma, tem que desparafusar tudo pra poder troca-la? E qual seria o tempo de vida util de uma bateria num circuito desses?

.......... tenho um Jazz Passivo e um ativo, estou muito tentado a instalar um J-Retro em um dos 2 baixos... qual seria na sua opiniao a melhor jogada, instalar no passivo ou no ativo?

Grato mais uma vez.....

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


crsilva

Sou mesmo fan desse pre.
Olha, a bateria vai lah dentro mesmo na maioria dos baixos. Pelo menos nos Lakland nao precisa fazer nada. Nao tenho certeza se cabe perfeitamente nos fender, mas se houver necessidade de modificacao eh soh escavar um pouquinho q cabe. Ateh vc faz isso se tiver um pouco de habilidade. Precisa sim desparafusar tudo pra trocar. Quanto ao tempo de duracao, troquei a minha a ultima vez em novembro de 2006 e toco 5 vezes por semana. O consumo eh muito baixo. De qqer forma, se a bateria acabar no meio de um show nao tem problema. Eh soh desligar o pre na chavinha e vc toca ele passivo.
Eu instalaria no ativo, assim eu ainda teria um baixo passivo e um ativo, se bem q o retro eh passivo/ativo, soh q sempre come som neh...
Esse pre eh um camaleao, cara, de som na cara ateh baixo de reggae, tudo ele faz.

De nada.

crsilva
Veterano
# mar/08 · Editado por: crsilva
· votar


allexcosta
Legal Alex... e quanto aos captadores, deixo os originais Fender ou vc indicaria trocar tambem por outros? Quais?

Ah e quanto aquelas chaves no J-Retro, uma é pra ativo e passivo e a outra?

ABracao.

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


allexcosta
Cara, seria muito difícil de se conseguir por aí, o parafuso do tensor do braço (aquela peça que recebe a chave allen) do meu fender Jass Bass deluxe 22 trastes ano 86? Como eu poderia proceder para comprar esta peça aí e recebê-la aqui? Valeu man.

Cambraia
Veterano
# mar/08
· votar


allexcosta
Fala Alex.Tenho um squier vintage modified jazz e ouvi você falando bem desse baixo.Eu também gosto muito dele mas gostaria de uns caps mais top pra ele pois sinto uma pequena falta quando o assunto é slap.Você acha que um custom shop 60's cairia bem?
Obrigado!

crsilva
Veterano
# mar/08
· votar


Aproveitando que é usuario tambem, fala um pouco sobre os lindy fralin.

Obrigado.

allexcosta
Veterano
# mar/08 · Editado por: allexcosta
· votar


crsilva

Quais os captadores do seu Fender? Eu ficaria com eles, provavelmente.
Os Fralin sao os captadores de hj q soam mais parecidos com of Fender Pre-CBS. Mais ateh q Fender Custom Shop. Alem disso ele re-enrola seu captador de graca quantas vezes for necessario ateh vc chegar ao som q vc tem na mente. Muito bons.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Perguntas para AllexCosta