Perguntas para AllexCosta

Autor Mensagem
allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


leontad

Vou ler de novo quando nao estiver com sono. Num entendi nada agora.

Abraco.

jkdias
Veterano
# mar/08
· votar


allexcosta

Cara, vc já tocou num F-Clef? Se tocou, o q achou?

Outra, o q diferencia (no som) o epaçamento 60' e 70' dos caps nos JassBass?

Valeu!

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


jkdias

Nunca toquei mas soh ouco falar bem. Deve ser do nivel do Alleva Coppolo e Pensa.

Tendo o captador da ponte mais perto da mesma e mais longe do captador do braco resulta, em teoria, em mais agressividade e medio-agudos mais pronunciados.

crsilva
Veterano
# mar/08
· votar


Oi Alex, e quanto as cordas, quais sao as marcas de cordas que o pessoal mais curte por aí, e vc? E a razao...

Abraco.

allexcosta
Veterano
# mar/08 · Editado por: allexcosta
· votar


Sadowsky, Fodera, DR, Elixir, Thomastick, LaBella.

Uso Fodera e D'Addario XL, normalmente, ou entao a q estiver em promocao.
Gostava muito da D'Addario Prism, mas foi substituida pela ProSteels, q na minha opiniao nao fala bem os medios.

Acho as XL boas e baratas, geralmente eh minha opcao.

bnnunes
Veterano
# mar/08
· votar


leontad
Esse assunto de vcs eh interessante e me fez lembrar que qdo estudei baixo, meu professor dizia que aquela curva e na parte de trás do baixo (aquele, vamos dizer... desnível) eh justamente para moldar o baixo ao corpo do baixista, verdade isso? Pois bem, estando ele (baixo) mais junto ao corpo, talvez isso compensa de alguma forma o peso, tornando-o mais "leve".

faz sentido sim, qndo eu comprei o meu baixo, joguei a correia la embaixo, alguns minutos dps ele ja tava bemmmm + alto, i to pensando em erguer ele um pouco pra fik + confortavel...meus tios e primos q tocam guitarra deixam ela bem baixa tmbm, i qndo eu vo pega fik mto desconfortavel a pegada, parece q eu perco toda a mobilidade da mao esquerda, principalmente fazndo pestana...eu costomu , qndo estou tokndo em peh,deixar meus instrumentos na altura que ficam qndo estou tokndo sentado +-, fi + confortavel...afinal, gosto eh gosto...essa "curva" q vc diz eh na parte superior do baixo neah...
abraços...

leontad
Veterano
# mar/08
· votar


bnnunes

Pois eh... estava dizendo que, dependendo do modo como coloca a correia, talvez compensasse o peso do baixo, mas ateh a pegada influencia tb, e muito...

Sim eh essa curva mesmo, já vi muitos baixistas erguerem pra valer o baixo aproveitando justamente essa curva, e todos eles excelentes baixistas... (com exceção do baixista do Red Hot Chili Peppers, que toca muito, mas com o baixo lá embaixo)

bnnunes
Veterano
# mar/08
· votar


leontad
eu reparava q qndo ele tava + baixo eu sentia menos o peso...soh q fica ruim a pegada...ele + alto parece q fik + pesado, + nda paga a pegada melhor q c tem...
abraços...

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


leontad
Esse assunto de vcs eh interessante e me fez lembrar que qdo estudei baixo, meu professor dizia que aquela curva e na parte de trás do baixo (aquele, vamos dizer... desnível) eh justamente para moldar o baixo ao corpo do baixista, verdade isso? Pois bem, estando ele (baixo) mais junto ao corpo, talvez isso compensa de alguma forma o peso, tornando-o mais "leve".

Ainda nao entendi q curva eh essa...

leontad
Veterano
# mar/08
· votar


allexcosta

é praticamente o "contorno" do corpo do baixo, a parte que parece "adaptar" ao corpo do baixista... eheh deixando a catacrese de lado, dificil definir, por isso dissemos "curva", e na parte de trás do baixo, tem aquele "desnível" juntamente com o contorno, mas a questão principal é se essa característica comum nos baixos ajuda a compensar o peso do instrumento, se vc tocar em um baile de 5 horas, por exemplo, essa "maneira" pode vir ajudar em muito o musicista... Não sei se consegui explicar...

abraços

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


allexcosta
Ainda nao entendi q curva eh essa...
Cara, deve ser uma "escavação"que alguns baixos têm na parte superior, onde a gente apoia o braço direito, não é não? De qualquer forma, a curva inferior do corpo do meu baixo tem se encaixado ergonomicamente muito bem na minha barriga hoje em dia. Inclusive, o criador dessa curva teria sido nosso Luizão Maia... RSRSRSRSRS...

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


leontad
Cara, eu acho que entendi o que vc quer dizer. Seria aumentar a superfície de contato do corpo do baixo ao corpo do baixista, distribuindo mais o peso sobre o abdome e tórax e menos sobre o ombro. É isso?

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


leontad

Hummm, acho q entendi agora. Parece q o senhor Leo Fender sacava um pouco de ergonomia, jah q o design original eh usado ateh hoje. Esses arredondamentos ajudam ao conforto, eh soh tocar um baixo sem eles pra vc sentir a diferenca. Inclusive aquele corpo curvado dos Spector (q a Warwick copiou descaradamente) eh muito confortavel.

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


allexcosta
Cara, é engraçado, mas acho que o formato vem do violão que inspirou a guitarra que inspirou o baixo elétrico do tio Leo. O violão tinha aquele formato para se tocar sentado, com o joelho entre as curvas. Acho que não pensaram no formato para se tocar em pé não. Aliás, isso poderia ser explorado pela indústrias sim.

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


vefer

Acho q nao estamos falando da mesma coisa. Falo dessa curva da figura.

http://i107.photobucket.com/albums/m290/allexcosta/55U-3724_body-back. jpg?t=1206668295

leontad
Veterano
# mar/08
· votar


vefer e allex costa

isso...

Mas eh lenda ou fato que esse aspecto ergonomico do baixo ajuda distribuir o peso do instrumento? Seria interessante, pois sei que muitos tocam(trabalham) mais de 01 hora com baixo, é uma vantagem e tanto em se tratando de se "cansar menos".

abraços

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


leontad

Ajuda muito na minha opiniao, mas mais q isso o equilibrio de peso entre braco e corpo eh fundamental. C falou em 1 hora? Lah na Bahia as gigs demoram de 8 a 12 horas, sujeito a sol e chuva.

Jiroumaru
Veterano
# mar/08
· votar


O lance da ergonomia depende muito do corpo do baixista também. Eu tenho quase 2 metros de altura e quando pratico sentado meus braços ficam muito dobrados. É bem difícil chegar nos trastes mais perto do corpo ( nos 18, 19 trastes em diante eu tenho que afastar bem o baixo do meu corpo).
Em pé eu coloco baixo um pouco mais em baixo do que o normal para os braços ficarem num ângulo mais confortável. Não chega a ser no joelho pelo menos.

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


Jiroumaru

Claro, por isso cada um se adapta bem a um instrumento. Tocar sentado e em peh sao duas coisas completamente diferentes. A primeira coisa q peco aos meus alunos eh pra levantarem, nem todos gostam. Pergunto se eles vao tocar em publico sentados, aos q respondem q sim eu falo: "Tah bom, senta entao..."

crsilva
Veterano
# mar/08 · Editado por: crsilva
· votar


TugaBass
allexcosta
Existiu o modelo Fender Roscoe Beck Custom? Ou o cara customizou?
Vejam as fotos:
FOTO 1
FOTO 2

Achei bem interessante a alternativa de tornar um Roscoe beck que ja e muito versatil num baixo com um pre pancada....

allexcosta
Veterano
# mar/08 · Editado por: allexcosta
· votar


crsilva

Num saco muito esse lance de cor. "Customizar" eh personalizar neh? Todo mundo fala assim aih? Deve ser sim. Eles tem o "shoreline gold" mas nao parece com essa cor.
Em relacao ao pre, eh instalado sim... Tah com cara de um pre Marcus Miller, mas vai saber. Talvez a Fender faca isso de fabrica por uma grana a mais.

denismonteiro
Veterano
# mar/08
· votar


crsilva
allexcosta

o pré do marcus miller tem 1 chave só! talvez o cara tenha colocado o J-Retro ou customizou tbm o pré!

crsilva
Veterano
# mar/08
· votar


Grande Alex, vc citou atras o Spector, fala um pouco deles....

E os Yamaha BBNE2 e o TRB5P2?

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


crsilva

Os Spector USA sao dos poucos baixos inteiricos q gosto. Uma tocabilidade impecavel, conforto, ergonomia, balanco. Som moderno e versatil. Muito bons.

O Yamaha Nathan East eh muito legal, mas nao gosto do TRBP. Acho o slap deles fraquinho, prefiro os TRB parafusados, aqueles mais baratos, feitos no Japao eh claro, os coreanos sao ruins...

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


denismonteiro

Nao eh J-retro com certeza...

crsilva
Veterano
# mar/08
· votar


Grande Alex, tava olhando na musiciansfriends alguns Spector... tem uns com uns precos absurdos pra mais de 5000 dolares, os intermediarios custam de 1600 a 1900 dolares... mas sao muito bonitos... porq essa diferenca tao grande de preco?

Duvida: Vi que tem spector inteirico e parafusado tambem... quanto a ser inteirico é mais facil de o braco apresentar problema e se apresentar o instrumento como um todo esta condenado? E quais as vantagens e desvantagens de ser inteirico ou parafusado?

ABraco.

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


crsilva

Os Spector USA sao instrumentos pareo pra qualquer baixo do mundo. Os mais baratos sao feitos na Europa, Iugoslavia se nao me engano. Os mais baratos ainda sao coreanos. As madeiras usadas na linha A sao muito boas, escolhidas a dedo, praticamente tudo eh feito a mao, como Fodera e Ken Smith.

Problema serio em um instrumento desse quilate eh muito raro, mas se der, realmente o negocio complica se o braco for inteirico.

Vantagens:

Inteirico - Mais sustain (controverso) e melhor tocabilidade (tambem controverso), geralmente dah pra fazer uma regulagem bem baixa, quase colada.

Parafusado - Mais ataque, dah pra trocar o braco caso necessario, muito melhor pra slap, se a construcao for boa tambem pega regulagem baixa. Em geral eh a melhor opcao, na minha singela opiniao.

Os bracos colados supostamente seriam o melhor dos dois mundos, mas o "punch" nem chega perto dos parafusados. Fodera e Smith conseguem fazer umas colagens interessantes e simular o efeito da junta.

crsilva
Veterano
# mar/08
· votar


TAva pesquisando aqui e o europeu e feito mais precisamente na republica thecka......

crsilva
Veterano
# mar/08
· votar


Alex, vc conhece os baixos do Nino Valenti?

allexcosta
Veterano
# mar/08
· votar


crsilva
TAva pesquisando aqui e o europeu e feito mais precisamente na republica thecka......

Eu tava em duvida entre esse pais e Iugoslavia, mas como eu nao sabia escrever "Czhekoslovakia" resolvi escrever o outro. :0)

Alex, vc conhece os baixos do Nino Valenti?

Claro, baixos admitidamente montados de partes, com alto nivel de controle de qualidade e som muito bom, ele trabalhou na Sadowsky e faz baixos de qualidade bem similar a preco mais acessivel. O Nino eh membro do TalkBass e gente boa.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Perguntas para AllexCosta