Perguntas para AllexCosta

Autor Mensagem
leontad
Veterano
# dez/07


Já percebi que todos aqui perguntam pra ti, e que creio que eh unanime o seu conhecimento por baixos, então, se não importa, criei esse tópico, lembrando que já foram sanadas muitas dúvidas minhas, e que não seria justo, penso eu, não dar esta mesma chance a outros baixistas iniciantes como eu

Abraços

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Saco razoalvemente de baixos. Algumas das minhas opinioes sao bem controversas.
Nao sei quase nada de efeitos, mas sei de pre-amp. De amp sei razoalvemente tambem.
O q eu souber respondo, por favor entendam q as respostas sao baseadas no meu gosto pessoal e nao servem pra todo mundo.

Abraco.

leontad
Veterano
# dez/07
· votar


Viu só pessoal, o kara eh modesto, rsrsrs

abraços!

Perguntem!!

Basshero
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
Aproveitando uma pergunta que fiz em outro tópico, vou engatá-la aqui...rsrs
Seguinte Allex, tenho dois baixos da marca SX...não sei se voce conhece eles ai....pois bem...queria pegar esse Squier Deluxe ativo, porém, um sx é jazz com captação fender custom shop, badass e o outro é um precision com captação original fender.
Eu não teria um baixo com características bem parecidas já com esses dois citados?seria melhor acabar optando por outro baixo?

Leofunkbass
Veterano
# dez/07
· votar


Allex
O que exatamente não te agrada nos captadores Bartolini? Me refiro aos Bartolini mesmo, não os MK-1 coreanos

leontad
Veterano
# dez/07
· votar


Allex

Tb to interessado nessa pergunta do leofunkbass, e a omplemento: em qual baixo (madeira, braço) fica melhor esse captador MK-1, ou em nenhum fica bom?

abraços

Muniz DH
Veterano
# dez/07
· votar


opa.. sobre a pergunta do pessoal aí acima.. :D

estava perguntando ao allex exatamente sobre isso num tópico... mas o que realmente não te agrada nos bartolini (mk-1)..

e os mightymite ???

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Basshero

No mais famoso estilo "faca o q digo mas nao o q faco" eu compraria o Squier Deluxe e venderia os 2 SX e usaria a grana pra educacao. Uma vez q vc se torna um baixista de 5 c nao desenvolve bem em 4 cordas. Se vc sente necessidade de ter um som passivo, fique com o SX jazz. Nao sou fan de Precision, por isso mandaria ele embora.

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Leofunkbass

O som nasalado, centro de frequencias q nao me agrada e um som de slap feio. Pra fretless sao legais...

leontad

Q eu tenha visto, nenhum... Nao acredito nessa historia de madeira mudar som de instrumento tanto assim. Som eh o seguinte: Captadores e eletronica, espacamento dos captadores, cordas e tipo de construcao. Diferenca entre uma escala de maple e uma de jacaranda eu ateh ouco, mas entre um corpo de ash e um de mahogany, na boa... toca de olhos vendados q eu quero ver...

Muniz DH

Pra mim, o "holy grail" dos baixos eh o Fender Pre CBS. Quanto mais uma eletronica se afasta desse som menos eu gosto. O Bartolini MK-1 consegue se afastar ainda mais q o Bart normal. Na banda ele nao corta e o som de slap eh feiao... Como curto slap, passo raiva com ele...
Nao lembro do som dos MightyMite, mas sei q achei razoavel na epoca q testei um.

Basshero
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta
Obrigado pela resposta. Vou pensar nisso.
Aproveito para parabenizá-lo pela sua colaboração no fórum de contrabaixo. Com toda ctz já está imortalizado ao lado de outras feras que passaram por aqui como o pagodealtoastral, edson, nukebass entre outros

Abçs

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Basshero

Acho q nao mereco parabens. Falo o q acho segundo minha experiencia. To errado pra uns e certo pra outros. Agora, conselho meu q todo mundo devia seguir:
Baixo de 400 conto e investir em educacao, estudo. Hj mesmo toquei com um baixo q me custou 300 Reais... Toquei pior? Acho q nao...

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/07
· votar


Bom galera eu já toquei em uns 6/7 baixos com essa captação,e já tive um baixo com os Bartolini MK1(Cort Curbow 5),e já testei vários baixos com MightyMite (hoje tenho um até),então vou dar a minha opinião sobre estes caps.

Eu achei eles captadores legais até,e em todos os baixos ele puxava bastante pro médio-agudo,mas não embolava nos graves,tinham um som bem limpo e firme,funcionavam muito bem pra tapping e slap,aquele slap cheio de brilho nos agudos,até meio estalados,mas sem aqueles médios encorpados característicos do slap em um Fender JB.

Porém ele como todos os Bartolini,tem um ganho muito pequeno,e precisam de um senhor empurrão do circuito do baixo,pra poder falarem alto,isso acaba deixando o som natural do instrumento um pouco mascarado,algo que muitos baixistas não gostam.

Apenas nos Curbow esses captadores não tinham presença de banda,sumiam independente da equalização que você usasse(isso não só comigo),nos demais baixos ele tem um boa presença de banda.Creio que isso se deve ao corpo de luthite e a escala de ebonol (materiais sintéticos) do Curbow.

O baixo que eu achei que esses Bartolini MK1 se saíram melhor foi no Ibanez BTB 556,tinham um som de respeito.

Já pude testar os Curbow com captação MightyMite passiva e eles não tinham esse problema,o timbre não era tão limpo quanto o dos MK1,mas tinham uma puta presença numa banda.

Já testei alguns Cort Artisan antigos que vinham com captação MightyMite também,e achei o som deles muito bom e com presença.

Hoje eu tenho um baixo 6 cordas fretless com captação MightyMite ativa,e com circuito ativo também (captadores e circuito alimentados por bateria,18V),e acho o som do baixo bem legal,os captadores tem um bom ganho e um timbre bem legal e limpo,tanto nos graves quanto nos agudos.

leontad
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta

Li em outro tópico comentário seu sobre os instrumentos scratched and/or dented e gostaria de saber até que ponto posso confiar em comprar um instrumento assim, Um Jaco Pastorius fretless USA de 04 cordas blem custa 1.220, que realmente eh um sonho de consumo.

Aproveitando, qual melhor baixo fretless em sua opinião? Qual vc tem?

abraços

Muniz DH
Veterano
# dez/07 · Editado por: Muniz DH
· votar


allexcosta

realmente o pré cbs "é o cara", mas tb gosto de outros timbres diferentes, slap eu curto um pouco, mas mesmo assim não gosto daquele timbre horroroso (como no meu baixo atual)...

Rafael do Baixo

vc acha que um cort A4 com mightymite tem mais presença que um MK-1 ???

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/07
· votar


Muniz DH

A presença de ambos é praticamente igual,não somem na banda,mas o ganho do MightyMite é bem maior que o do Mk1,isso eu considero uma grande vantagem desse captador sobre o Bartolini.

Muniz DH
Veterano
# dez/07 · Editado por: Muniz DH
· votar


Rafael do Baixo

eu estava discutindo isto até em um tópíco que criei...

o que vc acha desse cort ??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64263222-baixo-cort-artsam-capt aco-ativa-braco-interico-_JM

diz o vendedor que é com mightymite, mas ainda não fui la na loja pra ver...

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/07
· votar


Muniz DH

É um baixo muito bom,mas o vendedor tá abusando no preço,tem um de 5 cordas fretless numa loja na tijuca (acho que é violão carioca o nome,fica na conde de bonfim) custando 1500,já ví também um de 4 cordas por 1400,que é um preço mais cabível a esse instrumento.

O lance é você testar o baixo pra ver se curte o som dele,se gostar,tenta chorar um desconto com o vendedor.

fabricio 12
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta

Allex, beleza cara meu próximo baixo será um WW Corvette Bubinga 5c, vc que está nos EUA e tem acesso a varios instrumentos de qualidade, tu já tocou num desse? Se já fala aí os prós e os contras porque aqui no Brasil os WW não são valorizados e isso é até bom pq um Fender JB = $1300,00 no Brasil chega a R$6800,00 eu WW Corvette = $1300,00 chega aqui a R$5000,00 (Facadas da Importadora).
Fala aí, aguardo sua resposta.

Valeu. Abç.

chr19
Veterano
# dez/07
· votar


Alex tenho um Washburn xb920 americano, captação bartolini, não é o som que quero, mais acho um bom baixo, sempre quis ter um Jazz bass fender, será se eu vender saio perdendo e pq este baixo é tão desvalorizado aqui no Brasilm ja que penso ser um bom baixo...

leontad
Veterano
# dez/07
· votar


Legal fabricio quase comprei esse baixo tb nos EUA, la esse baixo custa 1.260, mas disseram que ele eh meio pesado (eu acho o único desfavor), certamente o allex vai dizer que os melhores WW são os streamers, mas tb esse baixo que vc quer comprar eh uma máquina! MAs siga do conselho do kara!

abraços

Muniz DH
Veterano
# dez/07 · Editado por: Muniz DH
· votar


Rafael do Baixo

aqui na minha cidade é tudo mais caro... beem mais.. em torno de 10% a 20% ou mais em alguns casos...

mas com certeza se eu for ficar mesmo, vou pedir um desconto... e ele aceita troca tb... vou ver se ele fica com meu baixo (que não vale muito) e meu amp de baixo deu problema, e devo vender pro cara que ta arrumando pq ele trabalha com som essas coisas...

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


Rafael do Baixo
Porém ele como todos os Bartolini,tem um ganho muito pequeno,e precisam de um senhor empurrão do circuito do baixo,pra poder falarem alto,isso acaba deixando o som natural do instrumento um pouco mascarado,algo que muitos baixistas não gostam.

Exato, diria q mascara muito e depende muito do pre.

já pude testar os Curbow com captação MightyMite passiva e eles não tinham esse problema,o timbre não era tão limpo quanto o dos MK1,mas tinham uma puta presença numa banda.

Percebi isso e concordo.


O baixo que eu achei que esses Bartolini MK1 se saíram melhor foi no Ibanez BTB 556,tinham um som de respeito.

Nunca testei esse baixo, minha experiencia com MK-1 eh de Curbow e Lakland 55-01 e de ver neguinho tocando por aih.

leontad

Li em outro tópico comentário seu sobre os instrumentos scratched and/or dented e gostaria de saber até que ponto posso confiar em comprar um instrumento assim, Um Jaco Pastorius fretless USA de 04 cordas blem custa 1.220, que realmente eh um sonho de consumo.

Aproveitando, qual melhor baixo fretless em sua opinião? Qual vc tem?


Tem blem q c demora meia hora pra achar um arranhao atras da mao, tem blem q tem uma marca feia na frente, ou algo assim. 90% dos q eu vi aqui venderiam como novos e perfeitos na Playtech.
O melhor fretless? Talvez um Pedulla Pentabuzz ou um Celinder Custom. Tenho um Cort Curbow com MK-1 q me custou 100 dolares. Nao uso ele.

fabricio 12

Allex, beleza cara meu próximo baixo será um WW Corvette Bubinga 5c, vc que está nos EUA e tem acesso a varios instrumentos de qualidade, tu já tocou num desse? Se já fala aí os prós e os contras porque aqui no Brasil os WW não são valorizados e isso é até bom pq um Fender JB = $1300,00 no Brasil chega a R$6800,00 eu WW Corvette = $1300,00 chega aqui a R$5000,00 (Facadas da Importadora).

Jah, por questoes ergonomicas, os unicos WW q gosto sao o FNA Jazzman e o Streamer II. O feeling do braco dos outros nao me agrada e muitos WW sao "neck heavy".
WW sao baixos bons, bem construidos, soam bem, resistentes. Mas nao eh pra todo mundo. A maioria tem a corda sol sem peso, e isso me incomoda demais, tem gente q nao liga. Se Warwick eh sua onda, vale a pena. Se fosse eu, compraria um Squier e usaria a grana pra educacao, seja de musica ou outra coisa. Ah, os Corvette novos nao sao nem sombra dos antigos... Vale a pena tentar arrumar um baixo direto daqui, um amigo meu comprou um Marcus Miller semana passada zerado por U$550.

chr19

não é o som que quero

Vc jah disse tudo aih... A vida eh muito curta pra tocar num som q vc nao gosta. Vende ele e compra um Squier Vintage Modified. Vc vai ser mais feliz assim. Esse Squier bem reguladinho com corda boa eh o melhor JazzBass na faixa de preco. Boa sorte.

leontad
Veterano
# dez/07
· votar


Allex

dah uma olhada nesse baixo e veja se ainda eh melhor comprar um lakland 55 01 ou esse fender mexicano...

Possui captadores saymour duncan, são bons esses pickups??

http://www.musiciansfriend.com/product/Fender-Jazz-Bass-24-V-5String-B ass?sku=511893

abraços

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


leontad

Se for pra manter os dois originais fico com o Fender, a tocabilidade e construcao do Lakland eh melhor, principalmente a corda SI q eh bem tensa e brilhante. Esses Fender em geral tem uma SI um pouco abafada, mas esses captadores Duncan sao muito legais. Como sempre com Fender, o certo eh tocar varios. Lakland c pode comprar sem ver, a unica variacao minima pode ser no peso. E o Fender deve ter um bom valor de revenda no Brasil. Mais uma coisa pra lembrar eh q o Lakland tem escala de 35" e nem todo mundo se adapta. Eu nao sinto diferenca.

eltonbass
Veterano
# dez/07
· votar


Nao acredito nessa historia de madeira mudar som de instrumento tanto assim.
O Igor Porto tb pensa que o Braço é responsavel por 70% do timbre.

O braço é a alma do instrumento e é responsável por volta de 70 % do som e da tocabilidade. Os outros 30 % são divididos entre corpo, ponte e captação.

leontad
Veterano
# dez/07
· votar


Allex

Deixa ver se entendi... originais que vc diz são os captadores "fender" mesmo? Mesmo esse baixo fender sendo mexicano(ou nada perde para os americanos)? AHAH vc está quase me convencendo a compra um lakland de 05 cordas.

Allex e Eltonbass

Qual madeira então é a melhor para o braço, já vi de tudo: maple, wenge, pauferro, rosewood, afinal, o que devo atentar para compra quando se observa o braço especificamente? Tensor tb?

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


leontad

Original eh do jeito q tah na loja.
Digo isso porque nao gosto de Bartolini e nao conseguiria conviver com o som de um. Se trocar captadores for uma opcao, o Lakland eh melhor, se nao for fico com o Fender.

C quer dizer pra escala neh? Sou fanatico por Jacaranda brasileiro, mas gosto das outras tambem, wenge eh massa. Nao sei porque mas nao curto muito ebano. Maple nao gosto muito do feeling na mao.

leontad
Veterano
# dez/07
· votar


allexcosta

Especificamente no braço do baixo:

Lendo novamente me deparei com uma duvida: Tb Ja vi em outro lugar que a madeira(braço) faz diferença, mas eh na escala ou no braço todo? naquela parte de traz da escala, e a headstock? não faz diferença alguma? só na estética? O material usado no tensor tb influencia??

Perguntas amadoras, mas essenciais para entender como surge a qualidade do som em um baixo. Assim podemos saber comprar melhor um instrumento!

Abraços

allexcosta
Veterano
# dez/07
· votar


leontad

Primeiramente, perguntas nada amadoras. Esses assuntos sao bastante controvertidos e nao ha um consenso.

Acho q a madeira do braco todo faz diferenca. Os Warwick por exemplo tem parte do seu som das madeiras exoticas usadas no braco e escala. Baixos com braco de maple e escala de wenge soam um pouco diferentes de baixos com escala e braco em wenge, por exemplo.
Tenho impressao tambem q o shape do braco tem a ver. Braco mais fino define melhor os medio-graves.
Headstock tem uma relacao direta entre massa e sustain, portanto, se feito com madeiras mais densas devera ter mais sustain.f

Nao sei se o material do truss rod influencia, mas sei q quanto mais firme e duro o braco, mais sustain e melhor intonacao o baixo terah.

killbebes
Veterano
# dez/07 · Editado por: killbebes
· votar


allexcosta


Legal vc ajudar a galera com seus conhecimentos!!! Parabens!!!

Agora gostaria de sua opinião sobre este baixo :

http://www.samash.com/catalog/showitem.asp?ItemID=34729

To querendo ir bucar um destes....

Hoje uso um Yamaha RBX760AII

Abs.,

Kellerson

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Perguntas para AllexCosta