Ouvido absoluto!!!

Autor Mensagem
O pianista
Veterano
# dez/03
· votar


Conheço muita gente que tem um verdadeiro ouvido obsoleto, não consegue cantar no tom, pensa que a nota é mi quando na verdade é lá, uma beleza...
Também, ouvindo tanto lixo hoje em dia, não é de se estranhar esse tipo de coisa.

GrungeMan
Veterano
# dez/03
· votar


00000
pode crer.... tem musica que de tanto eu ouvi e tocar eu ja acostumei com as notas e reconheço algumas vezes.... como o F do começo do smells like teen spirit... o A# do in bloom... e o E do freak e do paranoid..... algumas vezes eu escuto uma nota q lembra bastante essas musicas ai vo ver no violao e ta certo ! hehe...mas nao e toda hora .. tem q ta com a distorção parecida tb ! hehe
=)

Arghinimigo
Veterano
# dez/03
· votar


véio...que dumal esse ouvido!!!muito louco!

Arghinimigo
Veterano
# dez/03
· votar


véio...que dumal esse ouvido!!!muito louco!

FyLeReN
Veterano
# set/04
· votar


Oi gente, eu mesmo tenho o ouvido absoluto e fiz um trabalho sobre o assunto....
Depois de ter lido todos os posts que vcs escreveram, posso dizer que teve muitas besteiras como muitas verdades.....

Tem muitas perguntas ainda sem resposta sobre treinar o ouvido... Eu tentei ensinar alguém esse "dom", a pessoa melhorou muito, mas ela sempre terá que se servir de seu ouvido relativo, que é a comparação dos tons, calculando a distância entre eles, para poder identificá-lo.... o ouvido absoluto ouve a frenqüência e a identifica com perfeição, sem tom de comparação....

Existem vantagens e desvantagens em ter o ouvido absoluto.. Existem pessoas que se dão bem com o ouvido absoluto e o usam pra seu bem, como outras que se atrapalham um pouco ou até se sentem incomodadas com um piano fora do tom ou um cantor que "errou" por um quarto....

Uma coisa é certa.... Não é necessário ter o ouvido absoluto pra ser um bom músico e quem o tem, tbm não quer dizer que será bom músico....
Outra coisa.. o treinamento no Japão que foi citado várias vezes tenta fazer as crianças reconhecerem os tons com mais facilidade, mas nenhum deles terão o ouvido absoluto no final... A pessoa que treina anos num determinado instrumento saberá todas as notas "de cor" nesse instrumento, mas não reconhecerão as notas de um outro instrumento, que possuem uma outra "cor", como se diz...
Esse assunto é muito complicado... Eu fiz um trabalho sobre isso e fiz experiências com amigos e tal....
Descobri sem querer que tinha esse dom, eu pensava no começo que todos eram como eu... :-)

Mas é isso aí! Qualquer dúvida sobre isso, só me perguntar.... renaud@brasil.ch

Abraços!

Renaud

Al Majíd
Veterano
# set/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Definitivamente, ouvido absoluto não se consegue com treino. A pessoa já nasce assim. O que todos podem fazer, é treinar bastante o ouvido relativo conseguindo o seu máximo desenvolvimento a ponto de reconhecer as notas, quase como o ouvido absoluto consegue. Existe um teste denominado "Eartest", que foi desenvolvido para o treinamento do ouvido. O solfejo também é extrema importância para o desenvolvimento. Eu tenho o "Eartest", mas não tenho tempo, nem ânimo pra ficar treinando. Prefiro solfejar mesmo.

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


FyLeReN

Concordo com tudo o que você disse!!!!

Barbara Jolie
Veterano
# set/04
· votar


FyLeReN
Tem como tu disponibilizar para nós o seu trabalho sobre o ouvido absoluto?Jah que o fez para entender o seu "dom".

Tem uma menino no conservatório, o único, ele tem 12 anos, e possui ouvido absoluto, mas ele eh mó relax, não estuda mto o instrumento que toca e tals. Se o fizesse, daria um grande música, e penso que vai dar sim, é pq ele é criança ainda, mas fico impressionada qndo minha professora toca um acorde e ele diz o nome de todas as notas. =]

Sincero
Veterano
# set/04
· votar


O meu professor de guitarra tem isso ai

Akan
Veterano
# set/04
· votar


Conheço muita gente que tem um verdadeiro ouvido obsoleto, não consegue cantar no tom, pensa que a nota é mi quando na verdade é lá, uma beleza...
Também, ouvindo tanto lixo hoje em dia, não é de se estranhar esse tipo de coisa.[u][/u]


hahahahahahahahah

Danielc
Veterano
# set/04
· votar


eu tenho ha ha ha

FyLeReN
Veterano
# set/04
· votar


Barbara, infelizmente eu não tenho cópia dele no computador, pq eu fiz mais na prática, e a parte teórica está em alemão... hehe, aí fica difícil....

Mas se estiver interessada, a gente pode discutir sobre o assunto sem problemas... eu tenho MSN com o mesmo endereço que eu dei acima... pode me contactar....

FyLeReN
Veterano
# set/04
· votar


Uma dica para quem gostaria de treinar o ouvido, existe um site com exercícios próprios pra isso, com score e tudo...

é o www.prolobe.com

No começo eu fiz, mas depois não tive mais tempo.... é bem bacana!

Boa sorte galera!

Abs!

king_arthur
Veterano
# set/04
· votar


po jah que tocaram nesse assunto vou falar de uma experiencia que meu professor de guitarra teve...

ele me disse que tinha um aluno com ouvido absoluto, mas era meio autista... ficava olhando pro chao assim no meio da aula e meu professor explicando a materia dai falava "ei, psiu... ô, meu, tu ouviu o que eu falei" dai o cara falava "sim sim, tu falou que bla bla bla" e dizia direitinho tudo o que meu professor tinha falado....

bom, teve um dia que meu professor tava explicando uns negocios sobre acordes e tal dai fez um mi maior de violao, ali perto da pestana... dai mostro e disse "oh esse eh o mi" e o maluco falou "nao professor... eh um D#" e o meu professor "nao cara! eh um mi, olha soh, sexta corda solta oh!" e o maluco continuou teimando que era D#... beleza, dai meu professor foi tirar a prova... pegou o afinador e testou... a moral era que ele tinha dexado a guita solta por um tempo e a afinacao caiu... bem, tava lah: D# ... hehehehehh meu professor ficou de cara!

maggie
Veterana
# set/04
· votar


Ouvido absoluto

O meu é obsoleto.

Gabriel_Bp
Veterano
# set/04
· votar


o que O Pianista e a FyLeReN disseram tá certíssimo. outra coisa que eu queria acrescentar é que todas as pessoas nascem com ouvido absoluto. é assim que agente aprende a falar, ouvindo as outras pessoas e depois imitando. acho que lá pelos 3 anos tu perde isso só que algumas pessoas continuam com esse dom/problema. eu, particularmente, prefiriria ter um ouvido relativo perfeito do que ouvido absoluto pois o 1º é muito mais útil musicalmente.

Alessandra
Veterano
# set/04
· votar


Uma vez li uma reportagem da Superinteressante com celebridades que tinham ouvido absoluto.
Julie Andrews, Bach, Elton John e mais uns 6 ou 7 que eu não lembro.

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


Gabriel_Bp
o que O Pianista e a FyLeReN disseram tá certíssimo. outra coisa que eu queria acrescentar é que todas as pessoas nascem com ouvido absoluto. é assim que agente aprende a falar, ouvindo as outras pessoas e depois imitando. acho que lá pelos 3 anos tu perde isso só que algumas pessoas continuam com esse dom/problema. eu, particularmente, prefiriria ter um ouvido relativo perfeito do que ouvido absoluto pois o 1º é muito mais útil musicalmente.


Concordo.

Tuarelli
Veterano
# set/04
· votar


Olha esse texto:

O que é ouvido absoluto?
Uma pessoa tem ouvido absoluto quando consegue reconhecer uma nota musical sem que outra tenha sido tocada como referência. Os músicos têm o ouvido treinado para distinguir as notas a partir de outras tocadas anteriormente. Até há pouco tempo, acreditava-se que ter ouvido absoluto era um privilégio inato e raríssimo. Hoje, pesquisadores defendem que todos nascem com este potencial, basta apenas desenvolvê-lo.

Mikhaelis
Veterano
# abr/05
· votar


Sou pianista e concordo com O Pianista.

Acrescentando, ouvido absoluto não é útil musicalmente, mas o ouvido relativo bem desenvolvido é 90% da percepção musical. O que é uma nota? Absolutamente nada, pois qualquer coisa na natureza emite uma frequência de onda... quem percebe ou não essa frequência tem uma habilidade que não passa de uma curiosidade.

É possível memorizar um tom e seguir mentalmente a escala até o tom proposto. Portanto, qualquer um tem ouvido absoluto desde que tenha um ouvido relativo extremamente apurado.

Abraços!

olkol_
Veterano
# abr/05
· votar


bethoven... o cara tocava por vibração... e compos a 9ª sinfonia SURDO

spy2k
Veterano
# abr/05
· votar


Em relação as cores que citaram aí em cima, isso tem haver com sinestesia?

Não é sempre, mas existem certas notas ou acordes que eu reconheço de cara, sem comparação nenhuma. Isso é oq? Um ouvido meio-absoluto?

Dado Viciado
Veterano
# abr/05 · Editado por: Dado Viciado
· votar


como alcançar o ouvido absoluto??

Eh hereditário??


BloodyBass
Veterano
# abr/05 · Editado por: BloodyBass
· votar


Eu consigo reconhecer um lá e um Mi...mas nem toda hora.
Ouvido relativo mto útil pra quem vai prestar pra faculdade de musica. Parte da prova prática é reconhecimento de intervalos.

Pra adquirir ouvido absolto existe um curso no emule:

Procurem por Absolute Pitch. Esqueci o nome do cara...mas é um curso só com esse nome. Em video. com 4 partes acho.

kikopap
Veterano
# mai/05
· votar


eu conheço um cara que tem ouvido absoluto... toca violão, só não toca melhor que o Yamandu porque trabalha e não tem muito tempo para ensaiar... é um monstro.... da vontade de parar de tocar, o cara escuta qualquer música e sai tocando... mesmo que nunca tenha ouvido... é incrivel

Alan411
Veterano
# mai/05
· votar


Da pra atingir com treino sim

olkol_
Veterano
# mai/05
· votar


conferi com a minha professora... e ela disse q a pessoa pode atingir isso com o tempo... disse tbm q os violinistas tem esse esperiencia pq o violino tem o Db e o C#... os instrumentistas q tocam instrumentos de corda sem acho traste (acho q eh assim) tem esse ouvido

conte
Veterano
# mai/05
· votar


Não é sempre, mas existem certas notas ou acordes que eu reconheço de cara, sem comparação nenhuma. Isso é oq? Um ouvido meio-absoluto?

talvez vc tenha um ouvido absoluto q precisa ser desenvolvido
na verdade eu naum sei....
naum saco mto sobre esse assunto

no meu caso eu acho q eh um ouvido relativo desenvolvido..eu ja tenho algmas notas na minha memória..intaum por comparação eu sei chegar as notas q eu quero saber

roseniltonreis
Veterano
# mai/05
· votar


Gostaria que alguem me desse uma dica pra treinar o ouvido gente, por favor me ajudem!!!!!

roseniltonreis
Veterano
# mai/05
· votar


Karas eu agradeceria muito se algum de vocês me indicassem uma forma de treinar o ouvido, obrigado!!!![b][/b]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto!!!