ajuda curso ouvido absoluto

    Autor Mensagem
    Paulinho RockStar
    Veterano
    # dez/12


    eu estava fazendo um curso de ouvido absoluto até que eu cheguei numa parte que eu tinha que saber ouvir a harmonia e diferenciar os dois sons do mais agudo pro mais grave e EU NÃO CONSIGO já faz umas duas semanas mais ou menos eu realmente empaquei nessa parte

    Jeff.gomes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Paulinho RockStar
    Velho, até onde eu sei, ouvido absoluto é talento, acho que seria ouvido relativo isso? (não lembro direito), eu tambem treino meu ouvido, é tranquilo sacas as diferenças de tons e intervalos etc, mas bater a porta e dizer que é um Fá maior, é coisa só de ouvido absoluto mesmo (talento).

    acho que é isso =P

    ps. qual a moral do tópico, compartilhar sua incapacidade ou preguiça de continuar tentando e estudando para passar esta parte?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Paulinho RockStar
    já faz umas duas semanas mais ou menos eu realmente empaquei nessa parte
    ouvido absoluto não é algo que você aprende como aprender teoria de escala

    não sei a quanto tempo você toca, mas eu comecei com 10 anos, e fui ter começar a ter esse ouvido com 14 anos

    Jeff.gomes
    até onde eu sei, ouvido absoluto é talento
    sobre isso tem uns trocentos tropicos com umas cem brigas sobre ser ou não ser talento, gente que não acredita

    sobre o que eu acho que deu certo
    como comecei em teclado/piano você começa com partitura, então fica vários anos lendo e lendo e tocando e lendo e tocando junto, então com isso seu cérebro associa o visual (partitura) com o som que você toca e grava essa referencia
    se eu tivesse começado com guitarra e ficasse subindo e descendo o braço com um dedilhado pronto onde eu nei sei que nota estou tocando, talvez eu não teria, pelo menos acho isso

    leo-guitar94
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Cara, ouvido absoluto acho um pouco exagero. Reconhecer algumas notas, acordes, intervalos, tirar musicas apenas de ouvido acho mais útil (estou considerando ouvido absoluto saber, por exemplo se o La está em 440hz ou 442hz).

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Paulinho RockStar

    Identificar as notas numa escala de um instrumento, com precisão, é possível. Isso é ouvido relativo e basta treino.

    Ouvido absoluto é perceber uma nota, com precisão, independente do timbre ou fonte sonora geradora. Por exemplo, identificar um "Sol#" num guincho de um porco. Isso é ouvido absoluto.

    Como disse o fernando tecladista existem dezenas de tópicos, discussões e controvérsias sobre o assunto.

    Em meus 50 anos metido com música, conheci uns 100 músicos que diziam ou achavam que tinham ouvido absoluto.

    Nenhum tinha de fato!

    Fique de costas e eu faço alguns acordes em instrumentos que eu quiser, numa sanfona, num bandolin, numa viola, por exemplo. Me diz o nome de nota por nota que formam os acordes... aí te digo se tem ouvido absoluto ou não. Pode não servir para nada, nem fazer diferença alguma, mas isso é Ouvido Absoluto, o resto é vaidade!

    A propósito, proponha esse teste para o "professor de ouvido absoluto".

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eiita... eu nem sabia que existia curso pra isso... hauahuah, eu acho q isso eh uma coisa q vc nasce e pronto...

    Eu já me contento em tirar musicas de ouvido msm e pra mim ta de bom tamanho.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    leo-guitar94
    estou considerando ouvido absoluto saber, por exemplo se o La está em 440hz ou 442hz
    Isso não existe, é menos que a capacidade do ouvido em captar a diferença. Dá pra saber (nem precisa ter um ouvido bom) se tocar os dois lás juntos ou por comparação entre a mesma música com as duas referências, pelo mesmo conjunto. O que você consegue saber com ouvido absoluto, por exemplo, é que o 6º parcial da sua corda mi está levemente agudo demais e que outro parcial qualquer está entre um mi e um fá.

    A verdade é que ouvido absoluto quase não serve pra nada - a não ser te deixar paranóico (não te garante uma boa técnica musical - você desafina levemente uma nota qualquer e sua cabeça começa a pegar fogo) ou atrapalhado (nunca ouviu a história do cara que tinha ouvido absoluto e não conseguia tocar no estúdio porque o motor do ar condicionado emitia um fá# e as músicas da banda eram em C e G?)

    Sabe o que é mais tenso? Conheci uma vez um cara fera em percepção melódica, acho que ele tinha algum tipo de ouvido absoluto sim. Mas pra sons harmônicos, o cara era um zero à esquerda. Pra saber se um acorde tonal era maior, menor, aumentado ou diminuto o cara tinha que separar as 3 notas e contar os intervalos, ao invés de ouvir de cara a qualidade do acorde. É uma loucura isso tudo.

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    No livro Alucinações Musicais do Oliver Sacks tem relatos de pessoas que tem ouvido absoluto e não tem a menor aptidão musical. São interessantes também os casos de ouvido absoluto acompanhado por sinestesia.

    Aliás, parece que o Hendrix era sinestésico.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    waltercruz
    Músico gosta de ser sinestésico né não, ouvir brilho, calor... Parece até que pegamos o som e transformamos em um objeto concreto

    Mas voltando... Escola de Ouvido Absoluto, me parece um curso de percepção musical com um nome inadequado, quando empacar, continue treinando, o uso de solfejo e canto orfeonico ajuda e muito a treinar o ouvido

    Hoje depois décadas sou treinado a perceber e tirar musicas de ouvido com certa facilidade, mas não acredito ter nem atingido o relativo, imagine um absoluto, nunca vi um de perto

    Paulinho RockStar
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Paulinho RockStar
    · votar


    ps. qual a moral do tópico, compartilhar sua incapacidade ou preguiça de continuar tentando e estudando para passar esta parte? acho que é meio óbvio que eu quero ajuda pra tentar passar essa parte do curso
    A verdade é que ouvido absoluto quase não serve pra nada tipo no livro o cara realmente convence você de que o ouvido absoluto muda a sua forma de ouvir a música, como se você estivesse passando de uma tv preto e branca pra uma colorida, que você vai sentir muito mais prazer na música e tal o que pra mim parece interessante
    essa parte é justamente pra você diferir as notas dentro de um acorde eu ainda to tentando e não to conseguindo de jeito nenhum


    Aliás, parece que o Hendrix era sinestésico.
    O.o que eu saiba quem é sinestésico é o eddie van halen não o jimi hendrix

    foi mal a demora pra responder galera eu não to acostumado a mexer nisso aqui ainda :P

    Epstein
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Só pra acrescentar: alguns disseram que ouvido absoluto é talento, coisa que já nasce com a gente. Só lembrando que todos somos iguais, nascemos iguais, com a mesma quantidade de cromossomos, ou seja, ouvido absoluto é treino.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Epstein

    Cara, isso é conversa de músico, mas a verdade não é essa.

    Assim como têm gênios, na matemática, fisíca, biologia e etc., que podem ser ignorantes em outros assuntos, ouvido absoluto é uma qualidade inata, que pode ser desenvolvida, mas não conquistada.

    Ninguém é igual, têm pessoas com percepções matemáticas diferentes, o cérebro interpreta diferente. Maior reflexo, maior capacidade de abstração, maior concentração, maior poder de absorção, mais reflexos e etc.

    Quer dizer que para ser um Isaac Newton, um Einsten, um Mozart, em Leonardo Da Vinci ou mesmo um Pelé, basta querer?

    Balela, papo de livro de auto ajuda......

    Não confundam ouvido absoluto com ouvido relativo. Uma coisa é memorizar o som das notas na escala de seu instrumento, outra e identificar se um peido esta em Ré ou em Fá#.

    Ninguém é igual...ainda bem!

    ácido francis
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Paulinho RockStar

    Acho que a verdadeira questão é: preciso mesmo de ouvido absoluto?

    Não se frustre não, cara. Se preocupe em ser bom músico, ter um bom ouvido relativo, perceber a distância dos intervalos...

    O ouvido absoluto está mais para quem deseja ser objeto de estudo científico do que instrumentista em questão. =D

    Rick Rock
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu vi na tv, no programa Domingo Legal faz uns 10 anos mais ou menos, o Alexandre Pires, (aquele cantor de pagode, que abraçou o Bush saca?) dizendo que tem ouvido absoluto. Então o Gugu pediu para a produção colocar uns sons diferentes lá como o de buzinas de carros, campainhas, e tal. E o cara ia falando se era um G, um F# etc. A produção disse que ele acertou tudo.

    Me lembro que fiquei meio cético, já que programas de tv costumam ser maquiados, mas vai saber né!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Epstein
    Então somos todos iguais...
    Já ouviu falar de pessoas que são visuais, outras auditivas, e ainda outras cinestésicas... Os cromossomos são os mesmos sim, mas todo o resto... Quanta diferença AINDA BEM

    Ser um imcompetente Inconciente posso ser em muitas coisas, agora se tornar competente conciente em algumas tarefas pode ser impossível, mesmo com extenso treinamento

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Alguns trechos do alucinações musicais sobre esse assunto:

    As pessoas com ouvido absoluto podem distinguir imediatamente o tom de qualquer nota; não precisam pensar nem comparar com um padrão externo. São capazes de fazer isso não só com qualquer nota que ouvem, mas com qualquer nota que imaginem ou ouçam em sua cabeça. (...). A precisão do ouvido absoluto varia, mas estima-se que a maioria de seus portadores pode identificar mais de setenta tons na região média da faixa de audibilidade,
    e cada um desses setenta tons possui, para esses indivíduos, uma qualidade exclusiva e característica que o distingue de qualquer outra nota. (...)
    Muitas pessoas com ouvido absoluto, escreveram Daniel Levitin e Susan Rogers, quando "ouvem uma música conhecida tocada no tom errado ficam agitadas ou perturbadas. [...] Para ter uma idéia do que isso representa, imagine que você vai ao mercado e descobre que, devido a um distúrbio temporário do seu processamento visual, as bananas parecem alaranjadas, as alfaces, amarelas, e as maçãs, roxas".

    (...)
    Transpor música de um tom para outro é uma tarefa que qualquer músico competente faz com facilidade, quase automaticamente. Mas, para a pessoa com ouvido absoluto, cada tom possui caráter único, e o tom em que ela sempre ouviu uma música tende a ser sentido como se fosse o único correto. Para essas pessoas, transpor uma música pode ser análogo a pintar um quadro com todas as cores erradas.

    (...)
    De certo modo, parece curioso que o ouvido absoluto seja tão raro (algumas estimativas apontam que menos de uma em cada 10 mil pessoas o possuem). Por que todos nós não distinguimos a qualidade do sol sustenido do mesmo modo que distinguimos a cor azul ou o aroma da rosa? "A verdadeira questão no que respeita ao ouvido absoluto", escreveram Diana Deutsch et al. em 2004, "[...] não é por que algumas pessoas o possuem, e sim por que ele não é universal. é como se a maioria das pessoas tivesse uma síndrome relacionada à nomeação dos tons equivalente à anomia para as cores, na qual o paciente pode reconhecer as cores e discriminá-las, mas não consegue associá-las a seus rótulos verbais."

    (...)

    Para dar-lhe uma idéia de como a ausência de ouvido absoluto parece estranha a quem o tem, façamos uma analogia com a nomeação das cores. Suponha que você mostre a alguém um objeto vermelho e lhe peça para dizer o nome da cor. E suponha que a pessoa responda: "Posso reconhecer essa cor e distingui-la das outras cores, mas não sei dizer o nome dela". Então você põe ao lado um objeto azul, diz o nome desta cor, e a pessoa responde: "Bem, já que a segunda cor é azul, a primeira tem de ser vermelha". Acho que a maioria das pessoas acharia esse processo tremendamente bizarro. No entanto, da perspectiva de quem tem ouvido absoluto, é exatamente assim que a maior parte das pessoas nomeia os tons musicais


    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Aliás, parece que o Hendrix era sinestésico.
    O.o que eu saiba quem é sinestésico é o eddie van halen não o jimi hendrix


    Então, sobre Hendrix é mais especulação, e como não é possível mais entrevistá-lo, nunca saberemos :) (A não ser que você creia em outras vidas, vida pós-morte, mas aí já passa do escopo desse fórum!)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a ajuda curso ouvido absoluto