Ouvido absoluto, quanto tempo demoraram para adquirir?

    Autor Mensagem
    Renan_Wikipédia
    Veterano
    # dez/11


    Eis a questão, o ouvido absoluto, muito desejado por todos os músicos. Vocês tem? Quanto tempo demorar para adquirir?

    juninholiveira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    What?

    guizimm
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    acho que isso eh uma coisa que a gente tem que nascer sabendo,mas acho que treinando muito a sensibilidade da pra ficar próximo de quem tem mesmo

    Diego Young
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    acho que cada um tem um tempo... eu, com 7 anos de guitarra, identifico perfeitamente de ouvido os acordes, fraseados e tudo das musicas que eu escuto... pouco tempo atrás não conseguia =)

    ROo
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: ROo
    · votar


    Isto é tema de debate nas produções acadêmicas em Música. Não há um tempo determinado para que essa ferramenta seja adquirida.

    Eu creio, ao contrário do guizimm, que algumas pessoas possuem determinadas faculdades perceptivas acentuadas que podem, se treinadas, desenvolver o ouvido absoluto e não que necessariamente nascem com ele.

    Renan_Wikipédia
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bom eu toco violão a uns 5 ou 6 anos, Tenho 15 anos. E já consigo identificar alguns tons, acordes maiores e menores até alguns #. Era uma curiosidade pra ver se eu estou me saindo bem com esta questão.

    malucobeleza666
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara, esse negócio de ouvido absoluto é bem complicado eheh. Na minha concepção, a pessoa já nasce com a predisposição, e ao longo do tempo estuda para desenvolver o ouvido relativo, chegando ao ápice, no caso o ouvido absoluto. Estudo ajuda (e muito ahha) mas acho que só quem já nasceu com a ''coisa'' consegue chegar a tal patamar. Ouvido relativo não, a gente consegue com muito estudo eheh, prefiro estudar para objetivos mais pálpaveis ehhe, ouvido absoluto para mim, é muita utopia ehhe(para mim...xD)

    Natis
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    MU-HA-HA-HA-HA ouvido absoluto se você não nasceu com ele só treinando TODOS OS DIAS percepção durante uns 6 , 7 anos aí sim você se torna expert e identifica qualquer coisa em até 4,5,6, vozes diferentes, mas para isso exige muito esforço e estudo e ESPERANÇA principalmente.

    EdmauroCGMS
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    sei lá

    ivandeff
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    É como o malucobeleza666 disse, o verdadeiro ouvido absoluto só consegue quem tem uma pré-disposição natural, claro que eles tem que treinar e estudar para compreenderem tal habilidade. Mas qualquer músico com bastante treino consegue adquirir um bom ouvido musical. O negócio do ouvido absoluto é mais complexo, pessoas com essa habilidade, depois de lapidarem ela, conseguem identificar notas musicais a partir de qualquer som que escutem, pelo menos foi assim que eu li na net.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não vou ter nunca, mesmo treinando extensivamente percepção, escutando músicas direto, e principalmente tentando tirar as melodias diversas

    E só tenho 25 anos de instrumento... será que é fácil ter tal ouvido ??

    Nunca vi um cara que seja 100% absoluto na minha frente, só mesmo caras muito bons de ouvido, absoluto, é algo muito extremo, o cara dá a nota do meu peido hehehe é um genio na minha opinião

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Edson Caetano: Nunca vi um cara que seja 100% absoluto na minha frente,

    Nem eu. Sempre davam uma "escorregada" antes de chegar na nota certa. Assim, até eu. Enfim...

    Pra quem quiser treinar, tem vários tópicos indicando programas para esse fim.

    Abs

    Btardelli
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    MauricioBahia
    Edson Caetano

    Eu vi uma vez, uma mulher que deu uma palestra no conservatório, ela dava a nota de varios instrumentos, até virou para o cordenador do curso de guitarra e disse "era pra ser a nota tal, mas você não afinou a guitarra direito" e ninguem tinha percebido isso, ficou todo mundo de cara!

    abç

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Não tenho !!

    Tenho sempre que ouvir uma nota referencial, para a partir dali saber as outras.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ouvido absoluto, quanto tempo demoraram para adquirir?