Ouvido absoluto!!!

Autor Mensagem
rodes
Veterano
# mai/05
· votar


desculpe mas se alguem pudre ajudar... gostaria de ter mais partituras para trompet ou sax num se acha muita coisa, al memos oq eu procuro que são musicas mais antigas ... classicos nacionais das decadas de 40 á 80. de varios estilos e categorias ritimicas. me ajudem por favor quem puder me dar uma dica ow enviar umas partituras seria um favorzão... desde jé agradeço a vcs. rodes (rodeslei@terra.com.br) obrigado

Ray Charles
Veterano
# nov/06
· votar


naka
Gostei do q escreveu.

MacCa
Veterano
# nov/06
· votar


Nas aulas do coro, eles vão exigindo ouvido absoluto, com o tempo. É um pre-requisito pra qualquer músico.

Mutumutum
Veterano
# nov/06
· votar


Conhecia um cara que afinava o violaum com os tons de um telefone ocupado... tu,tu,tu... e dizia q uma cantada de pneu estava em ré alguma coisa (bemol, com sétima... essas coisa q sou burro demais pra entender)...

Mas acho q td músico de conservatório tem essas noções viajadas, neh naum?

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


Mutumutum

do telefone acho q eh la

Digao
Veterano
# nov/06
· votar


ouvido relativo qq um desenvolve com o tempo...

é o caso do cara do q percebe o tom do pneu do carro...

meu afinador quebrou faz tempo, mas mesmo assim eu consigo afinar pq tenho uma determinada nota na minha cabeca...

Digao
Veterano
# nov/06
· votar


Midgard

do telefone acho q eh la

os antigos eram lá... depois mudou... qd foi modernizado....

Midgard
Veterano
# nov/06
· votar


Digao

agora virou um Dó sustenido com a nona no baixo e com a quarta invertida \m/

Digao
Veterano
# nov/06
· votar


Midgard

hahahua vi em algum lugar q mudou pra ab... mas nao fui comprovar... :D

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


cara, ouvido absoluto não é nada além de um ouvido mais sensível, que você tem uma capacidade de perceber melhor a frequência dos sons...

agora se o cara for um leigo em música, ele vai notar que certos "ruidos" distinguem de outros, alguns até chegam a incomodar. POr exemplo.. alguém que ouve sons que ngm mais percebe.. "po esse aparelho aí faz um barulho chato!" mas ngm mais se incomoda.. é pq o cara tem ouvido mais sensível, percebe melhor.

agora se o cara é um músico, com ouvido absoluto, ele identifica bem melhor as notas, POR COMPARAÇÃO

exemplo:
você só conhece o vermelho, azul, amarelo, as cores.. pq um dia vc aprendeu quais cores eram essas.

logo, alguém só vai dizer "a buzina do carro está em ré" se tiver um certo conhecimento musical.

Raven_Heart
Veterano
# jul/08
· votar


com ouvido absoluto, ele identifica bem melhor as notas, POR COMPARAÇÃO

Isso é ouvido relativo. Aliás, muita gente diz que para um músico, ter um ouvido relativo bem desenvolvido é mais útil do que o absoluto...não tenho nem um nem outro, então não sei dizer se é verdade.

TG Aoshi
Veterano
# jul/08
· votar


leviribeiro
Não falou nada com nada...

Além do mais, isso: agora se o cara é um músico, com ouvido absoluto, ele identifica bem melhor as notas, POR COMPARAÇÃO
é ouvido relativo, ouvido absoluto é identificar uma nota sem usar referência alguma.

Diino
Veterano
# jul/08
· votar


Johnny
mas se perde também se vc ficar na frente de um amplificador no "talo" ou do lado de uma bateria!

ihh o meu ja era entao...
:P

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


Raven_Heart

TG Aoshi

vcs não entenderam...

qqr tipo de medida que você define é feito por comparação.
por exemplo... 1 kg só é 1 kg por convenção.

a nota lá se chama lá e tem determinada frequência por convenção.

logo, o ouvido absoluto é aquele que percebe melhor as frequencias dos sons, e tem uma capacidade boa de comparação, identificando imediatamente a nota.

por exemplo, alguem que nunca estudou música nunca vai saber que o som que está ouvindo é um dó ou um ré, mas ele vai reconhecer que é parecido com algum outro som que ele já ouviu antes.

Raven_Heart
Veterano
# jul/08
· votar


leviribeiro
Agora sim, acho que entendi o que vc quis dizer. A pessoa sabe que é "aquela nota", mas não sabe dizer se é Dó, Mi, etc; porque não conhece as notas pelo nome. Isso?

PHRN
Veterano
# jul/08 · Editado por: PHRN
· votar


Phenomenon e Al Majíd

Parem de falar besteira. Vocês estão ALIENANDO as pessoas do fórum.

Ninguém nasce com ouvido absoluto. Isso envolve teoria musical, e não existem bebês que sabem o que é Dó, Dó#, Ré... No máximo percebem diferença entre um som e outro, pois bebês são ótimas receptoras fonéticas. E é muito fácil adquirir ouvido absoluto.

1º: Adquirir ouvido relativo, que é identificar uma nota lembrando dela de uma memória sonora, ou seja, você se lembra que ouviu EM ALGUM LUGAR (lê-se músicas ou comparação de notas próximas a ela). Mas ele não é tão preciso pois a memória sonora vem de um instrumento, e a afinação deles varia. Aí você vai pro segundo passo
2º: Adquirir ouvido absoluto de acordo com a freqüência das notas. É um trabalho bastante preciso e exige muita escuda de músicas, sons de instrumentos diferentes, afinações diferentes e diapasões.
*Dica: ouça coisas com fone de ouvido e com o volume mais baixo possível! Quanto menor o volume mais sensível fica o tímpano, e quanto maior o volume menor a sensibilidade dele!

Eu tenho ouvido absoluto, e já consigo identificar dois comas por semitom, além de compor músicas de cabeça e identificar nota em alguns instrumentos de percussão. Ontem mesmo falei pra minha irmã que ela espirrou em Dó#. Mas apesar de ser fácil é uma verdadeira tortura. Eu comecei ouvindo White Riot no repeat até pensar "agora sim sei o que é um lá". Depois fui ver que algumas bandas como AC/DC e Plebe Rude usam afinações MUITO próximas ao standard, porém não são exatamente standard (eles efinam um tiquinho acima ou um tiquinho abaixo).

As vantagens de ser ter ouvido absoluto? Você deixa de gastar toneladas de folha escrevendo partituras (preservando o meio ambiente) não perde tempo entrando em site de cifras (huahuahahua) e consegue tirar músicas de ouvido quase instantaneamente (e do jeitinho que ela é)!

E pra quem falou que demora anos: eu adquiri o meu em um ano.

NENHUM CONHECIMENTO É HEREDITÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Espero ter deixado isso bem claro com o Capslock.

Edu_Afram
Veterano
# jul/08 · Editado por: Edu_Afram
· votar


PHRN
em um ano? será?será?

vc é mais raro que geladeira preta
indentificar coma é fácil, é so ver se a pessoa parece que esta dormindo,
brincadera!!!
o que é coma e é verdade que vc falow?

PHRN
Veterano
# jul/08
· votar


Comas são intervalos entre semitons. Existem 9 entre cada semiton, ou seja, a cada casa de um violão existem 9 notas!!!!!!!

E sim, tudo o que falei é verdade.

Edu_Afram
Veterano
# jul/08 · Editado por: Edu_Afram
· votar


caramba, são 9 e vc sabe a diferença entre eles?
vc tem o ouvido de tuberculoso, de baleia jubart ou vc ñ tem a visão, paladar e o tato

que dahora, então pra tirar música é dois pulo!

Raven_Heart
Veterano
# jul/08
· votar


PHRN
Como exatamente você adquiriu o ouvido absoluto? Além dessas dicas que você deixou aí, que tipo de exercícios você praticou?

Leblues
Veterano
# jul/08
· votar


PHRN
se eu soltar um peido aqui voce identifica o tom dele pra mim?

Issamu
Veterano
# jul/08
· votar


PHRN

Que exercícios você fez pra alcançar o ouvido absoluto?

Dogs2
Veterano
# jul/08
· votar


Você deixa de gastar toneladas de folha escrevendo partituras (preservando o meio ambiente)

Não entendi. Eu também componho as músicas na minha cabeça, isso antes de aprender teoria musical, mas preciso sempre escrevê-las porque são para mais de um instrumento, a não ser que vc tenha ouvido telepático também pra avisar pra um músico de uma banda o que ele deve tocar.

PHRN
Veterano
# jul/08
· votar


Leblues
Sim.

Raven_Heart
Eu escutei músicas que tivessem todas as notas e as usei como ouvido relativo. Tocar bastante violão também ajuda pra memorizar a freqüência das notas. Cada um pode criar sua lista pessoal pra memorizar, mas as que eu uso:

-White Riot (The CLash): Com ela dá pra identificar Lá, Dó# (com os vocais) e Ré.

-Deixe A Terra Em Paz (Cólera): na verdade eu uso uma música que eu fiz, mas não vou mostrar aqui ehehheehe. Com ela dá pra identificar Mi e Sol. É bastante importante porque aprimora a sensibilidade de variações de um tom e meio, como de Mi pra Sol, de Si pra Ré... Serve mais pra se acostumar com esses saltos de um tom e meio.

-O Que Se Faz (Plebe Rude): Ouvindo ela milhões de vezes dá pra decorar a freqüência do Si e não esquecer nunca mais! É tiro e queda.

-Anything (The Calling): Serve tanto pra acostumar com violão afinado meio tom abaixo quanto pra decorar Ré# e Sol#. Mas tome cuidado: de tanto fazer Ré# Maior o ouvido vai confundir o Sol com o Sol#, pois esse acorde tem o Sol, e tocando essa música com essa afinação faz o cérebro achar que aquela cordainha na primeira casa é um Sol, e não um Sol# (como seria se estivesse afinado standard)

-Wake Me Up When September Ends (Green Day): se quiser ouvir só o final tá de bom tamanho ahhahahaha. A batida constante de Sol no final da música faz lembrar da nota na hora!

-E Quanto A Você (Plebe Rude): Apesar de aquilo não ser um Dó Maior de verdade (porque tem um Fá# ao invés do Sol) ajuda a lembrar do Dó sempre que precisar. Também ajuda a lembrar do Lá menor.

-Envelheço na Cidade (IRA!): Eu ODEIO essa música, mas não lembrei de nenhuma outra que exemplificasse. O esquema dela é a brincadeirinha que rola com Ré: Deixa o ré formado e usa a misinha na casa 0, 2 e 3. Assim, pegando o Fá# na misinha dá pra lembrar do Fá# em outras oitavas. Uso isso (a brincadeira com o ré maior) pra diferenciar um Fá de um Sol.

-If I Were An Artist (Jake Coco): Tem uma parte com Mi maior que toca a 3ª corda na primeira e na segunda casa. Isso ajuda bastante a diferenciar o Sol# do Lá.

-Vai Tomar No * (Criss Nicolti): HAHAHAAHA. Essa música é perfeita pra decorar Fá# (mas na música é Fá# menor).

Pois é. Faltou o Fá e o Lá#, que eu peguei direto pela freqüência. Só usei ouvido relativo pra decorá-los com UMA música, que é minha. Portanto infelizmente não vou poder ajudar com esses dois =/

Mas procurem músicas que tenham notas marcantes (e que durem bastante tempo) para vcs usarem comom ouvido relativo. Quanto mais agradável a música que escolherem melhor, porque esse estudo é uma verdadeira tortura HAHAHAHHA. Pra cs terem noção, ouvir a mesma música um milhão de vezes não é suficiente pra se acostuamr heheheh. Então preparem os ouvidos pra tortura musical :P

Raven_Heart
Veterano
# jul/08
· votar


PHRN
Valeu pelas dicas, cara...vou exercitar, e mesmo que não atinja o ouvido absoluto, pelo menos o relativo vai evoluir bastante, com certeza. Abraços!

Raven_Heart
Veterano
# jul/08
· votar


PHRN
Cara, ainda uma dúvida...enquanto vc escutava essas músicas, vc ficava se concentrando ao máximo nelas, tipo prestando atenção nos intervalos, e tal, ou simplesmente deixava rolar, enquanto fazia outras coisas?

PHRN
Veterano
# jul/08
· votar


Claro que tem se concentrar xD Não é movimento peristáltico nem involutário HUHAAUHHUA (Trocadalho do carilho esse, ein). O cérebro tem que se exercitar pra isso.

Raven_Heart
Veterano
# jul/08
· votar


PHRN
É, eu bem que desconfiava...então é tortura mesmo, mas vale a pena! Valeu!

leviribeiro
Veterano
# jul/08
· votar


Raven_Heart

justamente oq eu quis dizer =)

e o cara ali de cima, do ouvido absoluto, conseguiu com um pouco de esforço

e É ÓBVIO que certas pessoas demorariam muito mais de um ano pra conseguir, e outras podem até demorar menos.

aí entra o caso do ouvido, na fisiologia da coisa.

ouvido relativo e absoluto fazem a mesma coisa, só porque o ouvido absoluto é o que é mais rápido pra comparar as notas.

treinando se chega lá =)

Prof. Grosélio
Veterano
# jul/08
· votar


Ouvido absoluto é meio complicado, dizer se tem ou não. Mas lingua absoluta minha sogra tem, vai conversar fiado assim, no quinto dos inferno. Falando nisso, onde será o quinto dos inferno?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto!!!