Ouvido absoluto!!!

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Só não vale usar o violão ou teclado, fechado?

Vou mandar um lá, depois três acordes e 4 intervalos.
Descubra a partir do lá os acordes, senão só diga o tipo, como Xm7. Os intervalos se não conseguir as notas, diz só os intervalos, tipo, quinta justa.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Aposto com você que se eu gravar um acorde no piano e postar aqui você não sabe dizer qual é.
Cabe ressaltar que é um treino comum em práticas de percepção a percepção de acordes.

Eu aposto que você não consegue destinguir nem o tipo de acorde que é, com exceção das tríades, obviamente, que até meu cachorro que tem 13 anos e tá um pouco surdo consegue.


velho pq vc ta com essa raiva toda no coração? eu nao tenho teoria musical nao cara, como saberia dizer q o Si é bemol se eu nao conheço o q q SI BEMOL quer dizer?

agora, me mostra um varias notas d uma vez, falando o nome de cada uma, tipo: joao, maria, josé, paulo, fernando e leôncio.

ai depois de 1h vc pega e toca uma dessas notas, eu diria: é PAULO!

Sacou?????

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Nao existe modo de desatrelar uma coisa da outra.

Olhe para uma folha de alguma planta, verde certo?

Eh isso. Eh o ponto em que o cara tem percepcao e fundamento teorico tao desenvolvidos que fica obvio.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


pra mim tríade é uma nota formada por várias notas iguais em oitavas diferentes? é isso? acho q é, mas nao sei!

ta vendo, cara, entende minha situação.

Eu sei dizer a diferença de um Am7 para Bm pelo SOM, e não contando intervalo...

E se eu tiver q tirar uma musica, escuto o Bm em algum lugar e acho ela na hora no instrumento q eu tiver na mao (seja ele qualquer um q nao exija tecnica pra emitir som, tipo flauta transversa, sax e etc).

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Complementando, quem ja trabalhou com fotografia sabe que a visao tmb pode ser desenvolvida da mesma forma.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


shoyoninja

justamente, mas se o cara for surdo-mudo e nao souber q aquilo chama "VERDE"? Ele vai conseguir pegar a paleta de tintas dele e pintar um quadro do mesmo jeito.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
eu nao tenho teoria musical nao cara, como saberia dizer q o Si é bemol se eu nao conheço o q q SI BEMOL quer dizer?

Eu sei dizer a diferença de um Am7 para Bm pelo SOM, e não contando intervalo...


Então como você vem me dizer que tem ouvido absoluto?!
Dizer que sabe dizer que nota é é muito fácil, basta ter um violão ou teclado do lado
E se eu tiver q tirar uma musica, escuto o Bm em algum lugar e acho ela na hora no instrumento q eu tiver na mao (seja ele qualquer um q nao exija tecnica pra emitir som, tipo flauta transversa, sax e etc).

Se você fizer um Bm numa flauta ou sax eu te dou minha Gibson.

Voltando ao negócio dos acordes, eu já dei um lá antes deles, não precisa dizer que acorde que é já que você não sabe, diz apenas as notas que tão sendo tocadas em cada um. Nem vou botar os intervalos.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Nao existe modo de desatrelar uma coisa da outra.

eu acho q tem como desatrelar sim, se não não existiriam jimmies hendrixes da vida q aprenderam a tocar fazendo um som na guita, ainda com ela invertida e sem mudar as cordas. com ctza se ele tivesse um professor provavelmente o cara ia obrigar ele a trocar as cordas de posição e cagar no talento nato dele :P hueaheau.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Aqui.

Pra acertar isso nem precisa de ouvido absoluto hein? Basta um bom ouvido relativo.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Ele tmb nao escreve?

Msmo que seja surdo-mudo a mae dele deve te-lo ensinado a distinguir cores. Esse eh o embasamento teorico. Alguem ensina criancas a distinguir notas?

Sharper
Veterano
# ago/08 · Editado por: Sharper
· votar


pedrito
Cara, é muito fácil vc saber isso. Pega um piano (ou teclado) e aprende o nome das teclas. Só tem 12 em cada oitava e qualquer um sabe qual é qual.

Olha aqui: http://www.macleay.cncfamily.com/Piano_Keys_small.gif
A 1a é dó. A última é si.

Fica apertando elas e grava o nome de cada uma (em vez de joão, paulo, etc). Vira de costas, pede pra alguém apertar uma tecla e vê se vc sabe dizer o nome dela sem olhar.

Simples assim.

Se não tiver acesso a nenhum piano ou teclado, baixa um imbecil qq pro PC. Deve ter zilhões de programinhas freeware (ou shareware q serve pra vc fazer esse teste).

Agora para de papo furado, faz lá o teste, aprende o nome das notas e diz pra gente o resultado. :)

EDIT:
Link pro piano virtual (só 19K): http://www.pablosoftwaresolutions.com/files/piano.zip

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


E ai...

eu sei q vc começou com um Lá...

mas como eu represento os outros??? É ai q eu apanho, mas o LA (q eu conheço de tanto afinar meu violao) eu ja digo facil...

nao sei se os outros sao bemol, menor, com sétima e etc., mas sao variacoes de La's, o q eu posso tentar dizer é quais outras notas compoem os outros La's...

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Eu te falei que a primeira nota era um lá.
Já que você não sabe reconhecer acordes, diga as notas que fazem parte deles.

mas sao variacoes de La's, o q eu posso tentar dizer é quais outras notas compoem os outros La's...

?
Nenhum acorde aí é lá.

Sharper
Veterano
# ago/08
· votar


Ae, pega o piano e faz o teste q falei. Coloquei o link no post anterior.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


e outra, eu to no trabalho e nao tenho nenhum outro instrumento aqui pra comparar... se eu tivesse com o violao na mao era mais facil ne...

q q eu faço?

Sharper, nao é questão de papo furado nao velho, q q eu ganho na vida falando q meu ouvido é assim ou assado? eu nao sou musico profissional, nem trabalho com isso, é só uma caracteristica q eu carrego comigo há muito tempo.

O cara me diz pra falar a quinta sônica sei la o q, nem sei q q é isso, como vou dizer?

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


voltando a questao das cores, conheco gente que consegue decompor uma cor qualquer usando rgb ou cmyk com precisao.

Vc acha que alguem nasce sabendo isso?

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


velho, RGB e CMYK são padrões desenvolvidos pelo homem.

É claro que ninguem nasce sabendo isso.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
E a escala diatônica não é um padrão desenvolvido?


E ae? Descobriu as notas já?

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito

Você nem tem, nem sabe o que é ouvido absoluto

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Eu te falei que a primeira nota era um lá.

como assim? vc me passou um arquivo só com as notas!

ow, porra, vcs tao me colocando na parede como se eu fosse uma experiencia...

ja falei, nao sei colocar em palavras qual o nome da nota nao ué...

tao me espremendo igual uma laranja pra falar uma coisa q eu nao sei...

como eu vou falar q a nota é um Bm7 se eu nao sei como é um Bm7? o La, eu sei! falando nisso ele ta no mesmo tom de linha do meu telefone aqui.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
e outra, eu to no trabalho e nao tenho nenhum outro instrumento aqui pra comparar... se eu tivesse com o violao na mao era mais facil ne...

Porra, com violão quem vai acertar não é teu ouvido né?!
Quem tem um bom ouvido relativo consegue descobrir a partir do lá, os acordes que eu toquei, consegue entender quais sons fazem parte de cada acorde e descobrem que notas são a partir do lá.

Você já passou do "sei reconhecer as notas de ouvido" pra "Pedro e José", e agora foi pra "não tou com o violão aqui".

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
como assim? vc me passou um arquivo só com as notas!

Eu falei em 3 posts "vou tocar um lá e depois os acordes".

ja falei, nao sei colocar em palavras qual o nome da nota nao ué...
como eu vou falar q a nota é um Bm7 se eu nao sei como é um Bm7?

Isso não são notas, são acordes.
Cada acorde tem 3 ou 4 notas, no caso o primeiro e o segundo tem 4, o terceiro apenas três.
Não quero que você diga o nome dos acordes, só as notas, entendeu?
Tipo:
"no primeiro acorde tem as notas dó, mi, sol e si."

Sharper
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Cara, vc leu o meu post q ate tive o trabalho de achar um piano virtual pro PC pra vc saber se vc tem ou nao ouvido absoluto?

Sao 7 notas musicais... Nao eh dificil aprender o nome delas. Se vc fizer o teste SIMPLES q te passei, vc vai saber se tem ou não ouvido absoluto.

O papo furado que quis dizer é que continuar de papo aqui no forum NAO vai te dizer se vc tem ou nao. Fazer o teste q te passei, vai.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


cara, se eu tivesse com o violao, eu ia achar a nota nele, olhar no meu caderninho e dizer: ISSO É UM C#M! (isso com o meu ouvido)

Quem tem um bom ouvido relativo consegue descobrir a partir do lá, os acordes que eu toquei, consegue entender quais sons fazem parte de cada acorde e descobrem que notas são a partir do lá.

é mesmo? pra isso bastar se ter um bom ouvido ou pelo menos alguem ter te explicado o q é um intervalo? uma oitava? etc?

agora, faz o seguinte, dá um nome pra cada uma dessas notas (sei la, acho q foram 4), depois faz um lick usando SOMENTE elas q eu coloco ele aqui escrito pra vc :)

pode chama-las de 1 2 3 4, sei la. Eu NAO sei os NOMES! Nao sei q q é intervalo. Não sei q q é triade. Nao sei, foi mal.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito

Se você precisa usar o violão pra achar a nota seu ouvido não pe absoluto

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
cara, se eu tivesse com o violao, eu ia achar a nota nele, olhar no meu caderninho e dizer: ISSO É UM C#M! (isso com o meu ouvido)


Minha priminha de 9 anos faz isso.
Desculpa cara, mas você não sabe o que é ouvido absoluto, e tá bem longe de ter.

é mesmo? pra isso bastar se ter um bom ouvido ou pelo menos alguem ter te explicado o q é um intervalo? uma oitava? etc?

Não, basta saber a escala diatônica, aquela que te ensinaram quando você tinha 3 anos de idade. Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Claro que pra saber isso você tem que saber quais intervalos fazem parte da escala.

Faz o teste que o Sharper postou então.

agora, faz o seguinte, dá um nome pra cada uma dessas notas (sei la, acho q foram 4), depois faz um lick usando SOMENTE elas q eu coloco ele aqui escrito pra vc :)

Você entende que qualquer um consegue fazer isso?

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms

Velho, le tudo q foi escrito antes.

O post começou falando q ouvido absoluto se adquiria de nascença.

Eu disse q nao, pq pra se conhecer as notas, precisa-se saber qual nome dar pra elas.

Eu nao tenho teoria musical e nao sei nomes de notas.

Ouvido absoluto é de nascença? Se é, eu tenho! Eu consigo identificar as notas uma da outra com facilidade, montar melodinha, solinho e etc., tudo sem saber nome.

Consigo deixa-los harmonicos e tudo, improvisando.

Eu tenho solo meu improvisado aqui no violao q eu nao perco a harmonia... eu ja estudei escala? modos gregos? arpeggios? intervalos? tríades? NÃO!!!


Se ouvido absoluto é SABER DAR NOME PRA NOTA, por favor, nao tentem me convencer q isso é de nascença.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Exatamente.

Entendeu?

Eh obvio que vc percebe diferencas entre sons diferentes.

Mas perceber e entender essas diferencas requer que voce tenha um embasamento.

Exemplo, qdo vc era crianca vc usou os sons das teclas e criou na sua mente um jeito de identificar as notas e os intervalos.

Agora imagine um metodo igualmente criado para isso, desenvolvido e documentado, estudado por sei la qtos anos por sei la qtas pessoas, infinitamente mais complexo e abrangente que seu sistema de discagem por tons.

Esse eh o conhecimento necessario.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Ouvido absoluto é de nascença? Se é, eu tenho!

Não!

Eu consigo identificar as notas uma da outra com facilidade, montar melodinha, solinho e etc., tudo sem saber nome.

Qualquer criança de 8 anos consegue fazer isso cara, desculpa, mas você não é especial.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Não, basta saber a escala diatônica, aquela que te ensinaram quando você tinha 3 anos de idade. Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Claro que pra saber isso você tem que saber quais intervalos fazem parte da escala.



entao pronto cara, fechou. ouvido absoluto é saber dizer certinho qual nota é exatamente qual. eu só sei da escala diatonica, pq é a unica escala q eu conheco. Sem intervalo. sem nada.

Sei Do re mi fa sol la si.

agora o q eu fico impressionado é q vcs com teoria musical NAO TÊM ouvido absoluto! d boa, é a coisa mais imbecil de se conseguir, só decorar, nao precisa nem pensar.

fala sério, tou de cara.

e vc Minow, nao adianta ficar falando q sua priminha leprosa aidética de 9 anos consegue fazer isso e aquilo, pq d boa eu nao sou retardado e muito menos mongol. Eu convivo diariamente com seres humanos e vejo gente q escuta uma musica e tenta reproduzir e ela sai com som de buzina estragada.

se for pra fazer o exercício do Sharper vai dar na mesma q eu pegar o violao e olhar...

mas eu ja entendi. o conceito q eu tinha de ouvido absoluto era outro. pra mim nao era simplesmente ouvir uma nota e saber DIZER O NOME DESSA NOTA (q foi inventado por um ser humano qualquer), pq isso pra mim nao tem nada de talento nato além de estudo e DECOREBA.

Sacou? Então por favor, vamos encerrar esse papo de ouvido absoluto SER UM TALENTO DE DEUS, pq vcs realmente ja me convenceram q nao passa de treino.

Saber nome de nota? Fala serio q coisa mais imbecil, inutil e retrograda, isso só serve pra escrever música e essa ser lida por outra pessoa (padrão). Sem padrão, o mundo não se entende.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto!!!