Ouvido absoluto!!!

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# jul/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Deve ser depois do terceiro e do quarto.

pedrito
Veterano
# ago/08 · Editado por: pedrito
· votar


galera, eu nao sei como testar se fulano ou ciclano tem ouvido absoluto, mas eu por exemplo posso escutar quase qualquer som e reproduzir na hora com a voz, no mesmo tom, sem desafinar.

posso nunca ter ouvido uma musica, mas reproduzo o som dela cantando.

desde mulek, berço, o q eu mais gostava de fazer era ouvir musica.

minha teoria musical é zero, se eu ouvir uma nota nao sei dizer se é Lá bemol com sétima diminuta bla bla, mas se vc me mostrar 2 notas, uma maior, outra menor, uma com sétima e outra sem, eu sei dizer a diferença...

inclusive eu tb afino meu violão de ouvido. já jogo ele em mi de cara sem usar nenhum outro som como referência.

uma das minhas maiores tristezas é nao ter estudado música desde cedo. se existe alguma parada de ouvido absoluto, eu acho q eu tenho. se nao, meu ouvido é bom. mesmo assim sei q nao sou bom musico comparado à maioria d vcs, pq nao tenho mesmo teoria e nem prática.

ah, e outro detalhe: qdo escuto alguem desafinando, ou eu desafinando a voz, percebo com mta facilidade e a sensação é a mesma de alguem enfiar uma faca no meu cérebro e rodar uahhuaha... :P

flw.

ehhehe... abraços!

Luiz Rhoads
Veterano
# ago/08
· votar


Meu ouvido é uma porcaria.

Ontem mesmo falei pra minha irmã que ela espirrou em Dó#.

Huahsuhaushuasa, true.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


PHRN

E pra quem falou que demora anos: eu adquiri o meu em um ano



É verdade, agora que tá facil arrumar financiamento com o banco ta mole de adquirir um ouvido absoluto top de linha. 12 Vezes sem juros.

Eu comprei um também, ta chegando dos States, comprei pelo Ebay. Vou pagar em 12 vezes também.

Agora vou poder sair por ai descobrindo o pitch do peido das pessoas. E quem sabe não arranjo um emprego de afinador num set de pedais.

Eric 146
Veterano
# ago/08
· votar


Eu tenho ouvido absoluto
Ja volto minha mãe ta me chamando la do outro lado da cidade

jessica_...
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms
Eric 146
Hashuahsuhaushuahushuahsuhuhsuahuhsuahusuahsuahsuhauhsua!

qdo escuto alguem desafinando, ou eu desafinando a voz, percebo com mta facilidade e a sensação é a mesma de alguem enfiar uma faca no meu cérebro e rodar
É verdade!

pr0view
Veterano
# ago/08
· votar


qdo escuto alguem desafinando, ou eu desafinando a voz, percebo com mta facilidade e a sensação é a mesma de alguem enfiar uma faca no meu cérebro e rodar

conheço dois caras que sentem uma dor na nuca quando escutam algo desafinado, eles tem ouvido absoluto tbm. seria algo do tipo neh?

Invalid User
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
galera, eu nao sei como testar se fulano ou ciclano tem ouvido absoluto, mas eu por exemplo posso escutar quase qualquer som e reproduzir na hora com a voz, no mesmo tom, sem desafinar.

Eu achava que todos conseguiam fazer isso... oÔ

uma das minhas maiores tristezas é nao ter estudado música desde cedo. se existe alguma parada de ouvido absoluto, eu acho q eu tenho.

Desculpe mas eu duvido... não tão simples assim.

james_the_bronson
Veterano
# ago/08
· votar


Eric 146
Eu tenho ouvido absoluto
Ja volto minha mãe ta me chamando la do outro lado da cidade


=S

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
cara, sou exatamente assim como você disse. Inclusive esse dias o baterista da minha banda tava batucando um balde na casa dele enquanto eu guardava o meu baixo e eu disse: esse balde tá soando um Sol, ai ele desdenhou, falou: ahhh tá bom. Ai eu fui e peguei o violão e a droga do balde tava mesmo soando um sol. O cara ficou assim oh o_O ahahahaha

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


po galera ces tao zuando e tal, mas d boa, como saber se eu tenho ou nao tenho? falando serio agora...

se um neguim nasce com ouvido absoluto e mora a vida inteira numa caverna, como q ele vai saber q a gota de mijo de morcego q cai no chão tá em Lá?

Ele escuta, interpreta, reproduz, entende, mas nao sabe dizer pq essas terminologias todas foram criadas.

tem hora q eu penso q a questao de ouvido absoluto, se for igual todos estamos falando aqui, é muito mais uma questao de aprendizado (associar o som ouvido a uma nota existente e mensurável) do que qualquer coisa.

claro que um ouvido bom ajuda. se for isso, eu tenho uai. nao to querendo tirar onda nao, mas se for de nascença, bom pra mim, porém isso nao me faz melhor q ninguem nao ue :P

como eu disse, vcs todos devem tocar bem melhor q eu (nao to sendo cinico nem ironico).

qdo escuto alguem desafinando, ou eu desafinando a voz, percebo com mta facilidade e a sensação é a mesma de alguem enfiar uma faca no meu cérebro e rodar

conheço dois caras que sentem uma dor na nuca quando escutam algo desafinado, eles tem ouvido absoluto tbm. seria algo do tipo neh?


fala sério né bixo, se quiser me zoar, pelo menos zoa mais inteligente né. assim nao da vontade nem de rir.

flw.

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Ei meu, eu não tava zuando não, falei sério ali.

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


mas eu acho esse negócio de ouvir alguém cantando desafinado muito mais ums sentido melódico do que ouvido absoluto. Agora ou vir uma nota ejá dizer na lata qual é...ai sim...as vezes eu consigo, as vezes eu erro em meio ou até um tom. Mas um acorde fica bem fácil de saber.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Agora vou poder sair por ai descobrindo o pitch do peido das pessoas. E quem sabe não arranjo um emprego de afinador num set de pedais.

velho, um medidor de tensão de pele de batera não custa barato. sou mais afinar elas no ouvido mesmo (e economizar grana).

um afinador de cordas tb (violao, guitarra e etc) tb nao custa barato. mais uma vez, economizei uma grana.

alem disso, sentir o som do instrumento BEM, pra q nao sabe ou nao entende, nao sabe o prazer q é.



Eu tenho ouvido absoluto
Ja volto minha mãe ta me chamando la do outro lado da cidade


fala sério, ainda acha q a gente tá falando de Heroes aqui.

galera, sinceramente, eu pelo menos tou conversando com vcs na boa e trocando experiências. como falei, nao sei afirmar se meu ouvido é assim ou assado, mas continuei o topico justamente pra gente ir discutindo na boa...

agora, parece q tem uns aqui, q se eu pudesse chutar diria q tem uns 12, 13 anos de idade (pelas piadinhas e etc), e nem sequer se importam em OUVIR (no caso, ler), e mal sabem que é assim que a gente aprende e amadurece na vida.

E aposto que algum desses moleques vai dizer: aposto que vc deve OUVIR muito bem com esse seu ouvido absoluto bla bla bla, entao por favor poupem a piada, já.

Adoro piada, mas só as boas. Flw.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Johnny

cara, realmente parece que isso é treino... saca só...

eu sei claramente diferenciar uma nota da outra (inclusive intervalos, dissonancias e etc), como falei, nao tenho muita teoria musical nem prática... entao, por exemplo, no violao gosto muito de tocar blues, usando muita pentatonica em Mi... entao, meu ouvido foi acostumando a isso tb e etc bla bla bla, entao qdo escuto Mi, facilmente eu reconheço. Se escuto uma vibração, tipo essa q ta rolando aqui na sala (ar condicionado), por comparação eu sei dizer em qual nota (freq.) ela ta vibrando. Isso é ouvido absoluto? Nao sei... mas eu consigo reproduzir no violao, ou na voz e etc., a vibração desse ar condicionado (claro q nao vai ficar nem parecido, mas pelo menos vai tar no mesmo tom :P )

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Invalid User

Ce tá errado meu velho, foi mal. Tem gente que não sabe nem controlar a respiração e o diafragma direito, dessa forma nao consegue MESMO reproduzir com a voz os sons que ouvem.

Se fosse assim, nao existia intérprete desafinado, nao é?

Para canto também existe técnica e etc., nao é simplesmente chegar e começar a soltar o ar pela güela nao!!

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Você não tem o ouvido absoluto.

Raven_Heart
Veterano
# ago/08
· votar


Minow
E por que você afirma isso com tanta certeza?

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Mas uma coisa é vc pegar o violõ e tocar direto algo que vc tá ouvindo, isso é normal de qualquer musico experiente. Outra é você ouvir um lá 20% desafinado e dizer, pow isso ai tá perto de um lá, sem simplesmente ter um instrumento por perto.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


Raven_Heart
Ele acha algo extraordinário conseguir reproduzir um som na mesma freqüência que ouve.

Depois diz:

eu sei claramente diferenciar uma nota da outra (inclusive intervalos, dissonancias e etc), como falei, nao tenho muita teoria musical nem prática...

Portanto, duvido.

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
no caso acho que vc tem um bom ouvido relativo

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Minow

Se ouvido absoluto é uma coisa de natureza, que diferença faz se eu tenho teoria musical ou nao? :)

Se vc me der uma folha em branco e pedir pra eu desenhar uma sinfonia, nao vou conseguir, pq nao sei colocar isso em papel (ai q entra a teoria).

Agora, eu componho ela toda pra vc cantada, nos tons e intervalos certinhos, pq isso eu sei criar e/ou reproduzir muito facilmente, vc pode ir colocando ela no papel pra mim (ja q tem teoria). nao tou dizendo d VC, especificamente, mas qualquer pessoa competente para tal.

a gente ta chegando numa conclusão então: ouvido absoluto = ouvir as notas e identificá-las em tempo real. Como a identificação foi criada pelo HOMEM (e não pela natureza), isso não é uma condição natural, e sim adquirida.

É isso?

Não sei como vc pode dizer com tanta ctza q meu ouvido não é absoluto, se nem EU sei, que dirá vc.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Johnny

Não sei, sério mesmo... Mas eu tenho certeza absoluta que se eu pegasse para treinar, ouvindo as notas e reconhecendo cada uma separadamente, com todos os intervalos, oitavas e whatevers, eu saberia dizer qual é qual.

Mas com certeza isso me exigiria prática. O ouvido eu já tenho e tá bem aqui colado na minha cabeça.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Ele acha algo extraordinário conseguir reproduzir um som na mesma freqüência que ouve.

Cara, nao fiz aula de música nem tenho contato com músicos como vc provavelmente tem. Igual qdo a bola do seu saco dói e vc nao sabe se isso acontece com todo mundo pq nao é o tipo d coisa q sai se perguntando por aí.

Eu acho legal reconhecer e reproduzir sons sim... ja tive mais d uma banda e vocalista q apanhava pra conseguir pegar o tom de uma música. Não acho isso extraordinário, mas com ctza meu ouvido nao é ruim mesmo... desde mulek eu tirava as musiquinha no teclado de ouvido...

tirei até um trecho d beethoven no telefone (apertando teclas: 33 6 99 63211 233 22) qdo tinha 6 anos, à toa, sem teoria, sem nada, só de ouvido mesmo...

agora tudo ta me levando a crer mesmo q ouvido absoluto é uma condição desenvolvida com muito estudo e prática. Ter um bom ouvido, nao é nada mais que só um REQUISITO.

pedrito
Veterano
# ago/08 · Editado por: pedrito
· votar


a musiquinha do telefone agora, versao completa:

33 6 99 6 3 2 11 2 33 22

33 6 99 6 3 2 11 2 3 2 11

22 3 1 2 363 12 363 2 1 2 * (asterisco, essa nota nao fica boa mas nao tem outra no tel q substitua a original)

3 3 6 99 6 3 2 11 2 3 2 11.

huahuahuahua.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


ah, detalhe:

mi mi fa sol sol fa mi re do do re mi mi re re

mi mi fa sol sol fa mi re do do re mi re do do

re re fa do re mi fa mi do re mi fa mi re do re mi (uma oitava abaixo).

e ai vai...

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Genial...

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Se ouvido absoluto é uma coisa de natureza

Mas não é, é uma questão de treino, muito treino.

Aposto com você que se eu gravar um acorde no piano e postar aqui você não sabe dizer qual é.
Cabe ressaltar que é um treino comum em práticas de percepção a percepção de acordes.

Eu aposto que você não consegue destinguir nem o tipo de acorde que é, com exceção das tríades, obviamente, que até meu cachorro que tem 13 anos e tá um pouco surdo consegue.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Minow, entao posta que a gente vê.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


E mesmo assim nao faria muita diferenca pq eu poderia simplesmente compará-las com outras notas ate descobrir :P

ainda mais se vc mandar um Ab7m++-+-ºº uahhudhudhu...

ta vendo, nessa hora a gente ve q ta bem mais em torno da propria teoria...

nao tem ninguem ai q tenha um ouvido absoluto CLINICAMENTE COMPROVADO q possa nos esclarecer essas duvidas nao?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto!!!