Ouvido absoluto!!!

Autor Mensagem
Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito

Isso que você falou ai, todo mundo faz, é assim que as pessoas tiram músicas de ouvido, já ouviu falar?

Escuta-se a música, pega o violão e vai achando as notas.

Isso tá longe de ser ouvido absoluto.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Saber nome de nota? Fala serio q coisa mais imbecil, inutil e retrograda, isso só serve pra escrever música e essa ser lida por outra pessoa (padrão). Sem padrão, o mundo não se entende.


Realmente retrograda, pra que estudar música? pra que saber teoria? pra que ler música? pra que escrever música?

Pra que ler? Pra que escrever?

É só comprar um ouvido absoluto e pan!

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito

É trilhões de vezes mais util saber teoria musical, ler e escrever música do que ter um ouvido absoluto, mesmo que ele seja de verdade!

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Pois é, mas ouvido absoluto tá longe de ser uma coisa especial.

Qualquer pessoa q estudar uma coisa documentada durante um tempo vai aprender aquilo de um jeito ou de outro. Cadê o DOM ai na historia toda? Nao existe.

Minow

de ouvido mesmo, nao sei dizer, mas parece q todas as notas estão entre Sol e Lá, mas eu realmente teria q escutar todas e treinar pra poder te dar uma resposta concreta (estudar muito).

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Vc nao entendeu. Nao eh questao de saber o nome das notas, o nome eh apenas uma convencao para que a teoria em si possa ser transmitida.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


agora o q eu fico impressionado é q vcs com teoria musical NAO TÊM ouvido absoluto! d boa, é a coisa mais imbecil de se conseguir, só decorar, nao precisa nem pensar.

fala sério, tou de cara.


Hahahahahaha

e vc Minow, nao adianta ficar falando q sua priminha leprosa aidética de 9 anos

Não me lembro de ter faltado respeito com você em parte alguma.

Qualquer pessoa q estudar uma coisa documentada durante um tempo vai aprender aquilo de um jeito ou de outro. Cadê o DOM ai na historia toda? Nao existe.


Claro que existe.
Não é "só" treinar. Não é tão simples assim.

de ouvido mesmo, nao sei dizer, mas parece q todas as notas estão entre Sol e Lá

Só existe uma nota entre sol e lá...............................................

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


É trilhões de vezes mais util saber teoria musical, ler e escrever música do que ter um ouvido absoluto, mesmo que ele seja de verdade!


Veeeeeeeeeeelho pelo amor de Deus, nao existe essa de ouvido absoluto de verdade não!!!!!!!

Ouvido absoluto é uma condição que se adquire com muito treino!

Vc pode pegar um tanto de africano aborígene, dar-lhes uns tambores de tamanho e afinação diferentes q eles podem montar uma sinfonia inteira pra vc sem sequer saber o q é um DÓ (ou C, nos EUA, ou 6&ZA$ em Marte).

A música é puramente sonora. A escrita da música foi desenvolvida pelo HOMEM (ao contrário do som propriamente dito que vem da NATUREZA), que visa MENSURAR aquilo que o nosso ouvido OUVE, de tal forma que uma música possa ser tocada por mais de uma pessoa em lugares diferentes sem necessariamente precisar-se ouvir a música de verdade.

é isso.

ouvido absoluto = treino e decoreba.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
O dom nao existe msmo.

Uns tem facilidade (talvez pq qdo criancas ficavam fazendo barulho no celular) outros nao.

Algumas pessoas realmente nao conseguem reproduzir uma nota com a boca, mas todos podem aprender.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Uma sinfonia também é treino e decoreba.
Você diz isso porque nunca estudou música, porque é o tipo de coisa que quanto mais se estuda, menos se sabe.
Ou melhor, quanto mais você estuda, mais tem a noção de que não sabe nada.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Só existe uma nota entre sol e lá...............................................

Whatever, nao sei a diferença entre nota, variação e dissonância.

Não faltei com respeito, nem sei se vc tem uma prima aidética e leprosa. Se tiver, por favor me desculpe. Só falei isso pq vc tava me comparando a uma criança, como se eu tivesse falando a maior bobagem aqui.

Agora, desculpe, é só treinar SIM. Pelo menos pra mim, seria só isso. Se vc nao pensa assim, talvez isso lhe afaste de conseguir essa condição. Acredite e conseguirá. Eu consigo facilmente perceber a diferença dos acordes q vc fez, entao se eu os DECORASSE eu saberia SIM dizer qual é!

Qts acordes existem? Nao tenho ideia. Mas vamos por q existam 1000.

Eu com ctza tenho mais de 1000 nomes de músicas (por exemplo) decorados na minha cabeça. No final das contas, qual a diferença? Vc escuta a música (composição de acordes bla bla bla) e sabe dizer de quem é. É tudo questão de associação e ouvido.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Só falei isso pq vc tava me comparando a uma criança, como se eu tivesse falando a maior bobagem aqui.

Olha cara, não estou te comparando a uma criança, mas é uma coisa que crianças normais tem a capacidade de fazer, não te torna nem de longe especial, entende?

Eu consigo facilmente perceber a diferença dos acordes q vc fez, entao se eu os DECORASSE eu saberia SIM dizer qual é!

Não, não consegue... se eu tocar o mesmo tipo de acorde com notas diferentes você não vai saber dizer qual tipo que é.

Eu com ctza tenho mais de 1000 nomes de músicas (por exemplo) decorados na minha cabeça. No final das contas, qual a diferença? Vc escuta a música (composição de acordes bla bla bla) e sabe dizer de quem é. É tudo questão de associação e ouvido.

É completamente diferente.
Completamente mesmo.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Pois é galera, o grande motivo de eu ter colocado todos esses pontos aqui, é pra gente sentar, analisar, discutir (juntos) e concluir algumas coisas.

Qdo eu comecei a ler o post (na primeira página) tinha uma galerinha meio sem noção falando q ouvido absoluto se adquiria hereditariamente (fala serio).

Alguns tem talento pra musica, outros não. Eu acho que eu tenho sim. Não tenho teoria, nunca estudei mas tenho vontade, pena q meu trabalho me toma muito tempo e eu nao largaria tudo pra virar músico mais (ja pensei nisso).

Mas música com ctza é o q mais me atrai nesse mundo q a gente vive. Música cuidou de mim qdo eu tive sozinho, qdo tava triste, qdo tava feliz... Eu sempre fui guiado por música e é isso q faz meu coração bater.

Queria mesmo saber ler partitura, mas só sei ler mesmo partitura de batera (ah, pq na verdade esqueci d dizer q é esse o instrumento q eu toco de verdade, e por favor nao façam piadinhas por causa disso), eu gosto muito de ditar o ritmo e deixar a melodia por conta de quem realmente dá conta de colocar ela pra fora.

E eu canto tb nas minhas horas vagas e dentro do chuveiro. E toco violão tb. E guitarra. Nao toco bem, mas nao toco MUITO MAL.

isso ai.

Abraço e desculpa por favor qualquer pessoa q tenha ficado ofendida com qualquer coisa q eu disse.

Mas acho q agora todos chegamos num denominador comum.

Isso aí.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Não, não consegue... se eu tocar o mesmo tipo de acorde com notas diferentes você não vai saber dizer qual tipo que é.


cara, se vc pegar um violao pra mim, fazer um Dó com pestana e outro sem e me dizer: Pedro, esse DÓ é COM PESTANA. Depois fazer o outro e dizer: Pedro, esse DÓ é SEM PESTANA.

Ai eu viro as costas e vc fizer um DÓ COM PESTANA, eu vou te dizer: ESSE É COM pestana.

Sacou?

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Meu ouvido É bom, mas minha teoria é -56.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Você não entendeu...
E cara, acho que praticamente qualquer um, mesmo sem treinamento musical consegue fazer isso.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Não, não consegue... se eu tocar o mesmo tipo de acorde com notas diferentes você não vai saber dizer qual tipo que é.

com ctza tb, se eu nao conheço os tipos, como vou dizer? mas vou saber te dizer q eles são diferentes! (se soarem diferente, claro, né).

jimmy vandrake
Veterano
# ago/08
· votar


Alguém consegue dizer que nota é a buzina de uma carro ? E quando cai um prato no chão ? E o ruído de um avião a jato ? Quem conseguir acertar, devidamente inspecionado por um Tuner tem ouvido absoluto.

Minow
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Você ouve os tipos, e classifica em 1, 2 e 3. Depois se eu tocar o mesmo tipo de acorde com notas diferentes você não vai saber dizer se é 1, 2, 3, etc. Entendeu agora?

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito

Cara se eu bater em um copo com um garfo e depois tocar uma nota no violão você saberia se elas são iguais ou não sem o auxilio de um instrumento?

E mesmo se souber isso ainda não caracteriza o ouvido absoluto

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Minow

Sim, mas eu acho q consigo, sim! A gente pode fazer um teste, o que acha? Nao garanto, mas gostaria de tentar. Tipo se vc fizer um C7 e me falar q ele é à sétima e etc., eu acho q consigo sim identificar um A7, só pela alteração na frequencia q ele passa. O padrão é o mesmo, só muda a nota.

jimmt vandrake

Concordo plenamente, mas pra isso vc previamente vai ter q conhecer todas as notas, só pra dai entao conseguir associar essa q vc ja conhece à nota q vc ta ouvindo.


Com esse papo todo tou ficando cada vez mais afim de estudar teoria musical, os acordes, notas, dissonancias e etc.

Eu acho inclusive q a gente poderia fazer isso aqui no forum mesmo...

A gente pega uma nota por semana, sei la, coloca as variações dela e incentiva a galera a descobrir, assim todo mundo ia desenvolver tanto a teoria qto o ouvido. Talvez tenha uma forma mais prática d fazer isso e a gente pode até conseguir o auxilio de algum profissional.

O que acham? Se nós aqui não temos ouvido absoluto e concordamos que isso é uma coisa que se adquire com prática, pq nao passarmos isso pro público?

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms

Com ctza.

Se vc bater num copo, e fazer varias notas no violao, sendo uma delas igual ao barulho do copo, eu saberia indicar qual é a certa.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Vc nao tem como afirmar que seu ouvido eh bom sem saber teoria.

Mas se vc consegue se virar e achar notas no violao entao um pouco de facilidade vc tem, nda de extraordinario se esta limitado a isso (isso se vc tem a precisao que diz ter).

pedrito
Veterano
# ago/08 · Editado por: pedrito
· votar


shoyoninja

concordo com vc em partes.

eu nao sei pegar um teclado ou qualquer outro instrumento e tocar exatamente o q eu escuto (ate pq, por mais q eu consiga achar todas as notas no instrumento, eu jamais conseguiria tocar um solo do jordan rhudess por exemplo sem no minimo 60% da teoria q ele tem e tipo 80% da prática, né), mas consigo fazer isso cantando, por exemplo. Se vier com uma musica, acompanho ela, uma oitava acima ou abaixo, fazendo dissonancias e etc., porém sem sair do tom, por isso q eu digo q meu ouvido é bom.

Além disso, tenho facilidade com ritmo e consigo entender a música como se ela tipo fizesse sentido pra mim.

Mas realmente, sem teoria, isso nao vale de nada.

Foi mal galera. Eu preciso mesmo estudar mais pra conversar com vcs.

Mas pelo menos aprendi q a questão do ouvido absoluto pode, sim, ser treinada (desde q vc consiga reconhecer as notas, memorizá-las e diferenciá-las).

Depois q isso acontecer, naturalmente vc ja vai identificar (conforme convenção) as variações das notas só pelo som.

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
Eu tmb. Quero ver vc achar de primeira ela no violao e acertar em cheio. E ainda achar alguns harmonicos que o copo gera.

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


Minow
ahhauaha, muito engraçadinho vc hein? eu reconheci as tonicas dos acorde sem nem piscar. Agora o acorde ai eu precisei do violão pra saber. =)

shoyoninja
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
O problema eh q ng sai do tom pq quer...

E vc nao precisa desafinar, basta fazer em uma escala diferente.

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


shoyoninja
Eu tmb. Quero ver vc achar de primeira ela no violao e acertar em cheio. E ainda achar alguns harmonicos que o copo ger

Pi sisso eu tbém queria fazer ahahahhaa

Johnny Favorite
Veterano
# ago/08
· votar


mas geralmente ei já vou na região certa o braço e acerto na segunda. Iss é ouvido relativo.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


shoyoninja

ué velho mas pra isso eu tinha q conhecer bem teoria e o instrumento né!!!

e eu sou baterista huauahua... eu queria aprender teoria musical simplesmente pra conhecer, saber, compor algumas coisas de cabeça...

tipo, eu componho um solo na minha cabeça por exemplo... ou cantando, mas pra eu passar pro violao, teria q gravar minha voz e ir achando as notas nele... eu nao sei tocar violao direito...

mas sei afiná-lo sem nenhum som de base ou comparação, ai se eu pegar alguma coisa, tipo sei la, o telefone da minha casa (q dá linha em LA) e eu comparar com a minha afinação, fica perfeita.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


shoyoninja

velho, nao é questao de sair de tom pq quer nao uai, simplesmente qdo eu canto, eu nao saio do tom depois de aquecer minha voz (saio se minha voz ta ruim, ou engasgando e etc., e mesmo assim ja percebo q saí na hora, começo de novo certinho já, depois de aquecer durante tipo 1h isso já nao acontece mais). isso nao faz de mim especial nao, nem nada, mas foi uma condição q eu adquiri aprendendo a controlar melhor minha respiração.

a questão do TOM em si, tá gravada dentro da minha cabeça de tanta e tanta música q já ouvi na vida, de todos os estilos e origens q puder pensar.

é isso aí.

no meu mp3 vc acha desde música celta a samba de raiz, passando por funk (americano), jazz, metal, eletronico, minimalista, barroca, rap, fusion, acid, bla bla bla bla bla e etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto!!!