Quem está completamente satisfeito com Synth´s Virtuais ?

Autor Mensagem
sohn
Veterano
# abr/09


É um tópico para falarmos dos prós e contras dessa tecnologia.

expedifer
Veterano
# abr/09
· votar


Putz!

Pela milionésima vez...............

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Tem 8000 tópicos falando disso. Porque a galera não usa a busca?

dtplayer
Veterano
# abr/09 · Editado por: dtplayer
· votar


Esse é o tópico número 63 criado sobre o mesmo assunto.

fábio_soul
Veterano
# abr/09
· votar


dtplayer

Você contou?

dtplayer
Veterano
# mai/09
· votar


fábio_soul

Não, mas eu sabia que alguém ia perguntar huiahuia!

PS - Mas considerando que a média de tópicos é de 1 a cada dois dias e que o assunto é bastante debatido há uns 2 meses, dá pra fazer uma estimativa.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


dtplayer


hehehe

thedenysson
Veterano
# mai/09
· votar


comentar o assunto que é bom nada né!!! só sabem cornetar.

NillMaker
Veterano
# mai/09
· votar


Fiz poucas experiencias com isso, por isso não sou a melhor pessoa para opinar! Prefiro os sons internos do teclado mesmo! =)

A paz!

Klayton_Bueno
Veterano
# mai/09 · Editado por: Klayton_Bueno
· votar


por mais que repita o assunto, esquecemos de um detalhe, tecnologia é um tema que nunca deixará de ser debatido aqui no fórum, já que a cada dia ela se renova, a cada dia temos novas tecnologias.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


thedenysson

Você também não comentou nada.





Eu usei VSTs durante uns 2 anos e acho fantástico para usar em studio, mas para usar ao vivo percebi que iria ficar uma fortuna comprar todos os VSTs que valem a pena, além de ter comprar um excelente note, placa,etc... então voltei para os teclados e estou super satisfeito.

A qualidade dos timbres de VSTs é impressionante, mas os VSTs são caríssimos. E usar VSTs piratas ao vivo é ilegal (claro hehe) e você pode perder seu equipamento. Além de que pelo menos para mim acho necessário ter equipamentos para "esquentar" o som, ou seja, um Exciter legal, compressor (plugins virtuais também são excelentes, mas acho que deve ter pelo menos um Rack analógico para dar mais vida aos VSTs, opinião minha).

Hoje ligo o teclado no cubo e tá tudo certo.

thedenysson
Veterano
# mai/09
· votar


nao comentei porque nao sei se nao vou ajudar tb nao vou atrapalhar, ja que tb me interesso pelo assunto pois pretendo comprar um notebook pra mim. mas ai venho me informar e do assunto tratado nao acho nada....

dtplayer
Veterano
# mai/09
· votar


thedenysson

Bom, a pedidos vou comentar pela milésima vez, escrevendo a mesma coisa. Usei VST por um tempo, aprendi muita coisa do uso deles, mas muita coisa mesmo. Parei de us-alos porque tive problemas com um Host de VST ao vivo, e isso é uma merda mesmo. Hoje em dia eu ainda uso VST de órgão, mas pretendo comprar um simulador de hammond e parar de usá-lo. Outra desvantagem do VST é a falta de praticidade, nesse sentido o teclado é bem melhor. Por fim, a qualidade dos VSTs é indiscutível, é infinitamente melhor que qualquer outra coisa. Se eu for gravar em um futuro próximo, com certeza vou usar VST, mas pretendo me livrar deles nos shows.

PS - A tecnologia é incrível, recomendo a todos que a conheçam, nem que seja só pra brincar em casa. Eu aprendi até a mexer em um Synth modular só usando o Arturia Moog Modular, só isso já valeu pra mim.

dtplayer
Veterano
# mai/09
· votar


Mauro Lacerda

Cara, existem VSTs freeware excelentes. Eu uso pra órgão e leads (pra piano e sting eles são fracos).

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


dtplayer


O melhor freeware que conheço é o SuperWave, é realmente muito bom...

A experiência que tive com os VSTs é inestimável. Foi quando fui entender como funciona um Hammond, um sistema modular como o Moog, ver as características dos Prophets, CS80, etc...

Hoje, quando vou programar meus teclados (pianos, el. Pianos, hamonds e synths) tenho um conhecimento absurdamente superior ao que tinha antes de conhecer os VSTs.

Detalhe: para programar meu teclado QS6.1 por exemplo eu uso os VSTs como base de comparação.

Vou deixar umas dicas de VSTs para quem quer conhecer as melhores simulações de instrumentos que eu já tive oportunidade de colocar as mãos:

Piano Acústico: Ivory (depois de tocar com ele todos os teclados se tornam meio bobos hehehe)

Pianos elétricos: Scarbee Vintage Keyboard Colection (Rhodes, Wurlis e Clavs perfeitos)

Hammonds: VB3 e B4II (prefiro o VB3, tem um som mais "orgânico")

Synths: o melhor é o Omnisphere, mas para quem gosta de Vintages e quer conhecer sobre sinteses, OSC, filtros, etc... aconselho FM8, CS80, Prophet V, Minimoog, Moog Modular, etc...

riceira
Veterano
# mai/09 · Editado por: riceira
· votar


Tive alguma experiência com VSTs mas no momento não quero mais quebrar a cabeça estudando o funcionamento de nada que envolva computador, nem mesmo para gravar!... Tenho 2 notebooks, além do desktop, usei CS-80, FM7, Wavestation, M1 (hoje tenho o próprio teclado M1 rsrs) etc etc eu odeio gastar horas em configurações e mais configurações.
Hoje estou com 3 workstation: o M1 (aliás, 1ª workstation do mercado), Alesis Fusion 6HD e Motif XS6 e nunca mais abri nenhum VST. Nos computadores tenho instalados Fruit Loop, Brainspawn Forte, Cubase AI4, Sound Forge 8.0 dentre outros e tenho uma interface de áudio Behringer BCA2000, mas resolvi chutar o balde: estou fechando a aquisição de uma Tascam 2488MKII de 24 track e HD de 80Gb dando a minha BCA como parte para poder fazer tudo na Tascam e esquecer por enquanto computadores (a 2488MKII tem usb). Sei que estou gastando uma grana que poderia economizar usando programas que fazem a função, mas cansei de quebrar a cabeça e resolvi usar o bolso mesmo... Agora poderei fazer tudo na mesa e o produto final sai em WAV e queimado em mídia CD na própria mesa.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


riceira

Interessante isso... vou pesquisar. Nada melhor do que ligar e tocar!

thedenysson
Veterano
# mai/09
· votar


ow agora sim vamu que vamu valeu pessoal!!! dicas muito importantes, ja to começando a desanimar de comprar o note, tb detesto ter que ficar configurando as coisas.

Lord fafe
Veterano
# mai/09
· votar


detesto ter que ficar configurando as coisas.


Pelo som q eu faço, vale apena gastar um pouco de tempo...como já dizia algum viado cabelereiro, ou estilista sei láH: Pra ficar bonito tem que sofrer...AHUSas...

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


Mauro Lacerda
Cara, se tivesse um jeito de usar ao vivo assim, só ligando e tocando, vc usaria VST? Tipo num Neko... Ou vc acha que o som deles é meio "fraco" no pa?

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


tecladoprofusao


Cara, eu usaria sim tranquilamente. Eu acho que o que pesou para mim, mais do que a portabilidade (carregar aquele monte de coisas) ou ter que configurar tudo (para mim é tranquilo configurar) ou a qualidade do som (os sons de VSTs são perfeitos, eu usaria com um compressor e um EQ analógicos) foi o preço. Para montar um setup com note legal profissional para tocar ao vivo do jeito que eu queria eu ia ter que desembolsar 5,6 mil reais (incluindo comprar o Ivory, Scarbee VKC, VB3, Forte, etc...).

Com 5 mil pego um Nord Electro2 73 (vi no ML) e aí era só juntar mais uma grana e pegar um Synth legal (só synth mesmo, nada de worksation ou coisa parecida) e estaria tranquilo. Para gastar 5,6 mil em um note acho besteira, muito melhor ter os teclados TOPs por esse preço.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


Mauro Lacerda
Para gastar 5,6 mil em um note acho besteira, muito melhor ter os teclados TOPs por esse preço.
Minha idéia seria apenas comprar um bom de piano (gostei do Pianoteq e do TruePianos, ambos pela flexibilidade, mas compraria um só) e um que tivesse uma boa variedade de sons (Omnisphere?) e o resto usaria free (Superwave, MrRay, Organized trio e uns malucos, tipo Peach, Toad...). Mesmo assim o custo/benefício pra palco não seria bom?

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


tecladoprofusao


É uma coisa mais pessoal mesmo. Sei lá, acho mais legal hoje em dia ter um setup com vários teclados do que controlador + note. Já estou com o Alesis QS6.1 (com cartão de timbres) e um Roland D50 (puta Synth) e estou mais satisfeito do que quando estava com os VSTs. Deve ser impressão minha mas sinto os timbres mais "quentes", e agora resolvi fazer o que queria a muito tempo: ter uma coleção de synths mas não para ficarem guardados mas para levar para shows. Achei que um note supriria essa vontade, mas nada com ter os teclados e controles tudo ali na mão bem fácil.

Minha próxima compra será um synth analógico mesmo, com VCOs, VCFs, VCAs... Nada com ter um instrumento mesmo, dá uma sensação diferente. Estou só esperando aparecer algum no ML ou em outros lugares.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


E sinto falta de ver tecladistas com vários teclados no palco, hoje em dia é tudo compacto. Minha idéia é ter pelo menos 3 teclados no palco, dá um charme, dá presença. É muito legal ir ver um show e quando você chega percebe que o tecladista tem vários teclados, já dá uma idéia que o som vai ser bom. Claro que não garante coisa alguma ter vários teclados, mas que é legal é...

E estou louco para ter VCOs gritando no palco, pzuuummmmmmmmmttttttoooooooiiimmmmmmmmmmmeeemmmmmmssssssss



heheheheh

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


No final das contas é assim: abri mão da qualidade extrema dos VSTs pelo tesão de tocar, acho que eu tocando com um teclado que eu curto pra caramba é muito melhor do que estar tocando com VSTs mas com aquela sensação de que está faltando alguma coisa.


E também, no final das contas, só nós tecladistas que percebemos as mínimas diferenças entre um piano X ou Y (claro, contanto que tenham qualidade) mas chega um ponto em que a busca pela perfeição de um timbre supera a musicalidade, e era nisso que eu estava me perdendo. Gastava mais tempo procurando o som perfeito do que tocando. Agora quero voltar a fazer shows, chegar no palco, ligar o teclado e tocar. Só. Não precisa ter o som perfeito, basta ser bom, o resto eu me viro :)

tecladoprofusao
Veterano
# mai/09
· votar


Mauro Lacerda
Os seus três posts seguidos transbordando entusiasmo pelo hardware me arrancaram de vez a idéia de ter um notebook pra música hehe... E o engraçado é que eu sempre fui mais chegado a teclados "de verdade", físicos mesmo, que os sints virtuais. Bom... Pelo jeito eu tava com a idéia certa a princípio. :)

Minha próxima compra será um synth analógico mesmo, com VCOs, VCFs, VCAs... Nada com ter um instrumento mesmo, dá uma sensação diferente. Estou só esperando aparecer algum no ML ou em outros lugares.
Eu quase comprei um Poly 800 duas vezes... E já vi um Korg Sigma (de 1979) que fiquei desesperado tb... Ah... Um dia eu tb quero um, nem que seja só pra usar fazendo as linhas de baixo (não consigo um VST que faça um baixo encorpado e quente).

E estou louco para ter VCOs gritando no palco, pzuuummmmmmmmmttttttoooooooiiimmmmmmmmmmmeeemmmmmmssssssss
Eu tenho o theremin rsrs... E o baterista odeia! XD

E também, no final das contas, só nós tecladistas que percebemos as mínimas diferenças entre um piano X ou Y
Cara, isso me leva mais além ainda: Na prática qual é a diferença de tocar com um S03 ou um Motif? Se que vai escutar não vai perceber a diferença, acho que um teclado mais simples poderia ser mais prático que um megaultrapowersintworkplus tabajara... Porém, pra deixar a briga equilibrada, a gente toca também por prazer, e tem coisa melhor num palco que ter três ou quatro monstros na sua frente? rsrs... Então ainda não sei exatamente o que espero de um setup definitivo.

E dá-lhe off topic...

riceira
Veterano
# mai/09 · Editado por: riceira
· votar


Mauro Lacerda

Falou bonito e dentro de sua experiência pessoal que é o mais importante. E além de tudo ter o prazer no que está fazendo e com o que está usando...
Os tecladistas de rock progressivo e eletrônico dificilmente subiam ao palco com um único teclado, pelo contrário, muitos levavam vários... agora se o tecladista é de banda pop claro que um já será suficiente quando muito dois teclados.

thedenysson
Veterano
# mai/09
· votar


hehe mauro as empresas fabricantes de notebook vao caçar vc....desnimando a turma toda aqui...eu ja larguei mao.

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/09
· votar


Como eu disse, usei VSTs durante 2 ou 3 anos. Acho item obrigatório para um tecladista, hoje em dia, saber como funciona e o que são VSTs. Sou curioso pra caramba e hoje em dia sei tudo sobre VSTs, eles me ajudaram imensamente a conhecer síntese subtrativa, aditiva, funcionamento de filtro 12/24 poles, OSCs, envelopes, como construir timbres em Hammonds, quais características de um CP80 por exemplo, a diferença entre um Rhodes MK I e um MK II, como é um som de Clavinet sem efeitos, qual o tempo de duração de uma nota grave de um piano acústico, etc...

Meus teclados vem com timbres de fábrica, mas a primeira coisa que faço é zerar todos os timbres. Monto todos meus timbres, pianos acústicos, Rhodes, Clavs, Wurlis, Harpischords, órgãos de catedral, Hammonds, Melotrons e Synths.

Monto todos os timbres do zero, não uso nenhum timbre de fábrica. Meu piano acústico é bem melhor do que o que vem de fábrica, todos meus timbres são melhores (veredito dado pelo meu ouvido, pelo meu gosto pessoal).

Consigo, se quiser, montar um Synth Pad com as características de um CS80 da Yamaha, ou se eu quiser com as características de um Roland Juno 106. Consigo escutar um timbre do Yes por exemplo e montar ele no meu synth. Tudo isso partindo da estaca zero, porque posso configurar todos os parâmetros de acordo com o que quero.

Sou totalmente obsessivo em relação a criação de timbres, demoro horas, ás vezes dias para chegar a um timbre exatamente do jeito que quero.

Hoje em dia só sei fazer isso tudo (posso parecer pretencioso, mas realmente sei fazer timbres em Synths, é o que gosto de fazer) porque tive acesso aos VSTs. Pegava por exemplo o Minimoog da Arturia e ficava horas escutando como soava uma onda dente de serra, fazendo minúsculas alterações no ponto de corte das frequências, entendendo como a ressonância atua no timbre, quanto de envelope de filtro deve ser usado se o ponto de corte das frequências estiver fixo na metade do valor total.

Fui entender qual a diferença entre uma onda Saw em um CS80 e um Prophet V, ou porque os timbres de síntese FM (como o DX7) tem características tão diferentes de um timbre feito com síntese aditiva (com alguns sintetizadores da Kawai).

Fui entender como a tábua de harmônicos de um piano funciona, quais são as sequências dos harmônicos que soam quando se toca um DÓ bem grave, por exemplo.

Fui entender porque um registro de 16 polegadas de um Hammond tem mais baixo na oitava mais grave, porque a distorção de um Hammond deve ser interligada com o pedal de volume, porque a percussão come um Drawbar.

São milhares de detalhes minúsculos desses que aprendi a treinar meu ouvido para escutar. Sempre li muito sobre síntese e programação de synths, mas como a minha previsão de ter um Steinway Model D, um Hammond B3 com Leslie 122, um Rhodes MKI e um MKII, um Clavinet, um Wurlitzer, um Moog Modular etc... não é a curto prazo (nem a longo hehehe) foram os VSTs que me proporcionaram um conhecimento profundo a respeito de segunda coisa que mais gosto na vida: música (a primeira é mulher, óbvio hehehe).

Por isso digo:conhecer VSTs é fundamental para quem gosta de música muito além de simplesmente tocar, é para quem se delicia com sons, para quem pode viajar sem sair do lugar. Portanto aconselho a todos que tem um PC em casa ou um note que testem os VSTs, para esse tipo de teste praticamente qualquer PC doméstico serve, não serve para tocar ao vivo ou fazer gravações mas serve para ampliar os conhecimentos em mil por cento, e isso não tem dinheiro no mundo que compre.

Hoje em dia, se estou só com teclados, é porque eles podem me garantir a qualidade que gosto e preciso para tocar, e não é qualquer teclado que aguenta o tranco. O QS6.1 é um synth que na minha opinião vale muito mais do que se cobra por aí. Nenhum synth de até 3 mil reais tem a pegada que ele tem, Hammonds e pianos elétricos imbatíveis. E meu D-50 é um synth que eu tenho a possibilidade de fazer sons do estilo CS80, Minimoog, Moog Modular, DX7, Prophet V, Juno 106, Korg MS2000, etc...

Quis fazer uma descrição detalhadíssima aqui porque vejo muita gente começando a mexer com teclados e talvez pudessem entender meus posts anteriores de forma errada. Somente depois de ralar muito é que posso pegar um teclado hoje em dia e ter o som que quero nele.

Resumindo tudo: testem tudo que estiver ao alcançe, conheçam, fucem, façam milhares de testes sonoros, e depois aí sim poderão escolher com confiança e conhecimento de causa...


Abraços.

dtplayer
Veterano
# mai/09
· votar


Mauro Lacerda

Porra, que post legal! Não cheguei a tanto conhecimento, mas um dia chego lá!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem está completamente satisfeito com Synth´s Virtuais ?