Sintetizadores Virtuais

    Autor Mensagem
    Voyager Music Show
    Veterano
    # abr/04


    Olá amigos, nessas próximas matérias irei abordar um tema de extrema importância para quem utiliza um computador e vai tocar em shows ou apenas em sua própria casa como hobby ou num home studio para produções musicais. Os sintetizadores virtuais são uma maravilhosa invenção tecnológica que permite disponibilizar dentro de seu computador os timbres de um teclado inteiro como o Yamaha DX-7, por exemplo, ou do lendário órgão Hammond B3 com uma qualidade muito próxima do original e com uma facilidade de operação e transporte sem igual.



    Além disso, acabou-se o tempo daquele monte de teclados. Hoje em dia, utilizando os plug-ins de sintetizadores virtuais e um software sequenciador que disponha de recursos para conectá-los como o Cakewalk Sonar 3 ou o Home Studio XL, o Steinberg Cubase SX 2.1 ou o Nuendo da mesma empresa alemã Steinberg, ou ainda o Logic Audio Platinum da também alemã Emagic, ou ainda o badaladíssimo Reason da Propellerhead, você poderá trabalhar com apenas um ou dois teclados controladores ligados via MIDI em seu computador ou em seu Notebook e ter a sua disposição muitos, mas muitos timbres de alta qualidade sem gastar fortunas com teclados e módulos de som caríssimos.



    Mas como tudo isso funciona? É fácil utilizar um sintetizador virtual? Sim, muito simples, apenas alguns cliques e pronto, tudo já está funcionando. Infelizmente, nem tudo são flores no mundo digital. Para usufruir todos os recursos disponíveis dos sintetizadores virtuais, você vai precisar de um computador com uma configuração bem ajustada. É claro que num micro mais simples tudo isso funciona, não tenha dúvida. Mas, é tão interessante abrir um, dois, três, vários sintetizadores virtuais ao mesmo tempo que você não vai se contentar em utilizar apenas um único virtual synth em seu projeto musical. Para poder usar muitos deles ao mesmo tempo, é necessário ter um computador com uma configuração bem poderosa como essa sugestão que está abaixo :



    Placa-Mãe Asus ou MSI ou Gigabyte dentro das configurações e opções mostradas exaustivamente nas edições anteriores da Playmusic, sempre sem vídeo on-board e, no máximo com algumas poucas opções embutidas. Se conseguir achar uma placa sem nada on-board, melhor.

    Processador Intel Pentium 4 2.4 Ghz ou superior, ou Processaor AMD Ahlon XP 2500+ ou superior, ( é lógico que o amigo leitor terá que escolher entre um dos dois processadores com a respectiva placa-mãe para Intel ou AMD ),

    512 Mb DDR 400 Mhz ou até 2 pentes de 512 Mb se a “verba” permitir;

    Placa de vídeo 128 Mb Ge Force 4 FX 5200 ou ATI Radeon 9600;

    Hard Disk 7200 RPM com 8 Mbytes de buffer com 80 Gbytes ou mais;

    O restante do computador deve ter todos aqueles opcionais que demostrei nas edições anteriores.



    A Placa de som precisa ter, obrigatoriamente, a presença de drivers ASIO para reduzir a latência e permitir a execução dos sintetizadores virtuais em tempo real, uma vez que, como a utilização do processador é muito elevada, quando estamos tocando no teclado controlador ou em qualquer teclado MIDI usado para essa função, pode surgir um certo atraso no tempo em que a tecla é pressionada e a nota é executada, a famosa e indesejável latência. Se a latência do sistema for maior do que 10 ms, ela torna-se perceptível e atrapalha e muito a execução musical. Por isso, muito cuidado na escolha da placa de som. Evite sistemas que se conectem via porta USB 1.1 ( padrão antigo e, por isso extremamente lento ) para trabalhar com os sintetizadores virtuais. O ideal sempre são as placas conectadas ao PC, ou então a nova geração de interfaces de áudio com conexão via cabos Firewire ou USB 2.0. Abaixo, estão algumas opções :



    SoundBlaster AUDIGY 2 : Para usuários domésticos e sem aspirações profissionais, o resultado é extremamente satisfatório sem um volume de investimentos tão grande. Ela já possui um driver de controle de áudio no padrão ASIO e consegue tocar os synths virtuais em tempo real. É a opção mais barata e funcional para quem se aventurar nesse novo universo. Preço Médio :R$ 500,00



    M-Audio Delta 44 : Uma excelente opção para usar os sintetizadores virtuais em tempo real e, de quebra, ainda permite gravar 4 canais de áudio ao mesmo tempo em seu computador. Para que tem um pequeno Home Studio ou quer usar uma excelente opção dentro de casa ainda sem gastar muito, essa placa é a escolha certa. Em média está custando na faixa de R$ 1.000,00



    SoundBlaster AUDIGY 2 ZS Platinum Pro : Embora não tenha uma qualidade de gravação de áudio tão boa como as placas da concorrência, é uma ótima opção para usar synth virtuais, ganhar portas Firewire, montar um Home Theater em sua casa, enfim, uma excelente opção doméstica com uma ótima pitada profissional, quando necessário. Em média nas lojas está custando na faixa de R$ 1.500,00



    M-Audio Delta 1010 LT : Pelo mesmo valor da placa SoundBlaster mais avançada, temos a melhor opção no quesito custo benefício para os usuários domésticos e também os profissionais de pequenos Home Studios. Essa placa é maravilhosa na gravação de áudio e maravilhosa para tocar sintetizadores virtuais com latência reduzida. Preço médio : R$ 1.500,00



    Roland SI-24 com software SONAR 3 : Uma opção mais cara porém muito interessante. É uma mesa de gravação digital com faders motorizados que conecta-se

    ao PC através de uma placa exclusiva da Roland e usa um padrão de tráfego de dados R-Bus. A grande vantagem de usar esse sistema é a possibilidade de gravar, com qualidade, muitos canais digitais e, ao mesmo tempo, usar sintetizadores virtuais e inúmeros outros recursos do software Sonar junto de uma superfície de gravação. O preço médio desse sistema é de R$ 6.000,00



    Digidesign DIGI 002 Rack com software Pro Tools LE 6.1.1 : O famoso software Pro Tools esta aqui juntamente com o Rack DIGI 002, permitindo que você grave até 18 canais de áudio simultâneamente ( 8 canais através do próprio rack, 2 através da entrada Digital e mais 8 através de um opcional ). O grande inconveniente de utilizar Pro Tools é que os plug-ins que devem ser utilzados nele, são unicamente RTAS ( Real Time Audio Suite ) e existem muito poucas variedades no mercado. O sistema permite usar sintetizadores virtuais, porém seu forte é gravação de áudio. O Preço Médio é de R$ 6.500,00.



    Agora que já sabemos qual o tipo de computador que podemos usar e quais as placas que podemos ter para trabalhar com os sintetizadores virtuais vamos conhecer alguns tipos deles e, nas próximas edições, falar mais detalhadamente como fazê-los funcionar dentro do seu software.



    Native Instruments



    Uma das empresas mais respeitadas no segmento de sintetizadores virtuais e uma das pioneiras nessa área, não é a toa que a Native conseguiu receber quase todos os principais prêmios de revistas especialzadas pois seus produtos são realmente fantásticos. Abaixo uma lista dos modelos e quais os equipamentos que os mesmos simulam, quase que com perfeição, desde que usando um computador conforme mostrado nas opções acima :



    FM7 - Simulador do sintetizador Yamaha DX7. Fantástica síntese de timbres FM. Lembram-se de todos aqueles sons de pianos elétricos que preencheram a grande maioria das músicas dos anos 80 ? Com certeza foram produzidas por esses teclados. Agora você poderá ter essa raridade que é disputada a tapa nos leilões do mundo inteiro. Basta instalar no micro e abrir no software. Pronto, todos os sons de DX7 estão disponíveis.



    B4 - Simulador do lendário órgão Hammond B3. Praticamente todos os sons que são possíveis de executar no B3 são reproduzidos virtualmente com esse plug-in. Existem os drawbars que alteram os timbres e, o mais impressionante, funcioanm em tempo real. Você pode tocar e mudar o timbre do órgão, alterar efeitos, até as opções de regulagem da caixa Leslie ele reproduz fielmente. É excelente.



    Pro 53 - Alguém se lembra da empresa fabricante de teclados Sequential Circuits ? Foi uma das organizadoras do protocolo MIDI, depois transformou-se em Ensoniq, que foi comprada pela E-MU, que é de propriedade da Creative Labs. Ufa ! Que vai e volta ! Mas na época áurea, ela produzia o Prophet 5, um excelente sintetizador com timbres fantásticos para usa época. E o sintetizador virtual ? É idêntico, para variar.



    Absynth e Reaktor – São sintetizadores virtuais que misturam todas as formas de onda possíveis para criar o timbre que você quiser. Ou seja, é uma coletânea de todos os tipos de sintetizadores existentes no mercado, desde os mais antigos até os mais modernos, onde, virtualmente você poderá ter praticamente todos os sons possíveis e imagináveis de serem criados e reproduzidos por seu computador através de qualquer teclado MIDI.





    Além de inúmeros outros produtos muito bons como Samplers Virtuais como o Intakt, Kompakt, Kontakt, Battery, softwares para DJs Virtuais como o Traktor, Final Scratch, efeitos vocais como o Spektral Delay e o Vokator além de muitos outros produtos na área e CDs com timbres synth, programas e Samplers para todos esses softwares incríveis. Ter esse arsenal inteiro dentro do computador é algo impressionante, pois funcionaria como uma gigantesca pilha de teclados, racks, módulos, periféricos e muitos outros acessórios, todos eles em versões virtuais e amplamente funcionais.



    Edirol



    Até aqui falamos apenas de sintetizadores que são cópias de outros instrumentos. Pensando também nos usuários que trabalham com o padrão Genral MIDI ( GS / GM2 ) para simplesmente melhorarem a qualidade de seus arquivos MIDI, a Edirol, que é uma empresa subsidiária da Roland, lançou 4 produtos incríveis, que iremos analisar cuidadosamente em nossa próxima matéria. São eles :



    Sound Canvas VSC MP1 – Este é o Virtual Sound Canvas, ou seja, a versão em software de um dos módulos de som padrão General MIDI mais vendidos pela Roland em todo o mundo. Dentro dele estão mais de 900 dos melhores sons da toda a série de módulos. A grande vantagem deste software é que ele possui uma versão Stand Alone, ou seja, não precisa trabalhar com nenhum outro software musical. Quando o amigo leitor adquire o produto, ele pode ser instalado sozinho para trabalhar com seus próprios recursos, ou então no formato Dxi ou ainda VST. Excelente opção para tocar arquivos MIDI.



    Hyper Canvas – Uma versão melhorada do tradicional SoundCanvas mas que só trabalha como instrumento virtual nos padrões Dxi ( para Sonar e Home Studio ) e VST ( para Cubase, Nuendo e Logic Audio ). Possui todos os sons no padrão GS / GM2 para você deixar seu arquivo MIDI com uma qualidade fora-de-série.



    Super Quartet – Os melhores sons de pianos acústicos, elétricos, guitarras, violões e baixos acústicos e elétricos, além de kits de bateria foram cuidadosamente selecionados para você fazer seu som puramente acústico no seu arquivo MIDI. Eu aconselho esse plug-in para dar um toque bem mais “cool” em sua produção. Os sons são muito realistas e não lembram em nada um teclado ou muito menos um instrumento sintetizador virtual.



    Orchestral – Todos os timbres de orquestra em 16 canais MIDI estão a sua inteira disposição. Violinos, Violas, Cellos, Trumpetes, Trombones e mais o que desejar com uma qualidade fantástica pois a amostragem sampler que reproduz esses sons é muito boa. É o complemento ideal, do Super Quartet e do Hyper Canvas para dar uma sonoridade muito natural e realista em seus arquivos MIDI.



    Para os amigos interessados em saber mais sobre esses incríveis produtos, entrem em contato através do e-mail fabiosalgado@terra.com.br e poderei lhes enviar alguns CDs com versões demos desses softwares ou então algumas músicas de demonstração em MP3 para ouvirem a qualidade fantástica de som que possuem esses sintetizadores virtuais. Espero que todos tenham gostado e no mês que vem irei analisar com detalhes de todos esses produtos da Edirol além de explicar como usá-los no software Steinberg Cubase SX 2.01. Um grande abraço e até a próxima!

    AzUoS_nd_Keyboards
    Veterano
    # abr/04
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    Fabio, vc só tem essas matérias aqui no forum ou tem algum site?

    Voyager Music Show
    Veterano
    # abr/04
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    Olá caro amigo, eu sou colaborador da revista Playmusic. Essa matéria é o que escrevo para a revista. Essa revista é uma ótima fonte de informações. Se quiser posso tentar mandar uma para você. Um grande abraço!

    DmS
    Veterano
    # abr/04
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    Será q eu consigo achar essa revista aqui em Campo Grande-MS?

    Voyager Music Show
    Veterano
    # abr/04
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    Olá amigos, enviem um e-mail, quem estiver interessado na revista, que irei providenciar para vocês, ok ? Obrigado e um grande abraço!

    Dimi Pop
    Veterano
    # abr/04
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    Olá, estou há muito procurando um virtual synth na net. Se alguém tiver algum link pra download de um por favor me enviem. Ahhhh; ñ vale o wingroove que é muito ruim.
    Agradeço a quem me ajudar

    AzUoS_nd_Keyboards
    Veterano
    # abr/04
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    Estou interessado sim em receber a revista...

    e-mail
    cclsouza@yahoo.com.br

    Voyager Music Show
    Veterano
    # abr/04
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    Olá Dimi Pop. os sintetizadores virtuais exigem muito do computador, qual a configuração de sua máquina e, além disso, quais os softwares musicais que possui? AzUoS, vou entrar em contato com você em breve, mas se puder, envie seus dados para meu e-mail fabiosalgado@terra.com.br , ok ?
    Um grande abraço e até a próxima!

    R3N4N
    Veterano
    # abr/04
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    Olá Fábio,
    tenho um Athlon XP 2.2Ghz, Pl. Mãe Asus, 256RAM DDR, HD 40.0 GB,
    Vídeo GForce 4 MX 440 8x Mercury, estou orçando a
    SoundBlaster AUDIGY 2 e aquele adaptador para USB,
    que tem no site da Roland Brasil.
    Com essa configuração eu consigo obter uma boa performance
    dos sintetizadores virtuais?

    Aguardo sua resposta!

    Antecipadamente grato

    Renan Giacomin Gonçalves.

    AzUoS_nd_Keyboards
    Veterano
    # abr/04
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    Voyager Music Show
    envie seus dados para meu e-mail
    Blz.

    Rodrigo Teixeira Alonso
    Veterano
    # abr/04
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    Amigo boa tarde, como faço a ligação do meu teclado no computador, é pela placa de som normal do com,putador ou tenho que comprar alguma placa ou adaptador? Obrigado

    Odirlei
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Odirlei
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    Olá Pessoal,

    Fábio Salgado, é possível usar timbres do FM7 junto com o CakeWalk Pro-Audio 7? Como faço, se possível?

    Elvis Domingos
    Veterano
    # jun/05
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    Caro Amigos

    Eu gostaria de saber uma coisa , pois tenho a Placa audio M- Audio Delta 1010 Lt....

    e gostaria de saber si alguem , me poderia me dar uma mao...de como eu fazer a sua configuraçao....

    Pois no meu Computer funciona Legal...mas no mixer dela tem algumas configuraçoes..que gostaria de saber si existe alguma coisa especial da configurar....

    Ou Nao?

    Si puder serei muito Agradecido.....

    Um abraço a todos

    Elvis Domingos

    Jr Music
    Veterano
    # jul/05
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    Será que alguém já ouviu falar do Sample Tank??? Será que ele é bom mesmo??? Ouvi alguns demos do phillarmonik timbres de primeira... Se alguém já trabalhou com estes sinths me fale alguma coisa...

    Jr Music
    Veterano
    # jul/05
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    Qual a diferença de sinths VST, VSTI e DXI?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/05
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    VSTs são os "programas", VSTi são os intrumentos e DXi são os "programas" que rodam em formato Direct X como plug-in, ou seja, podem ser usados em qualquer programa de audio que aceite plug-ins direct X, não sendo necessariamente o Cubase ou o Sonar.
    Quanto à diferença entre VST e VSTi eu não estou seguro, mas sobre DXi é isso mesmo.

    Alexandre33
    Veterano
    # out/05
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    Bom dia,

    comprei recentemente um controlador midi edirol pcr-50
    tenho uma placa de som creative 128
    quando entro com o cubase sx para gravar,
    existe um atraso entre o acionamento da tecla e o som
    saindo da caixa. Como posso resolver isto?
    É necessário eu comprar outra placa?
    Obrigado,

    CRSI
    Veterano
    # out/05
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    Alexandre33
    SEMPRE FUI MÚSICO DE PALCO COMECEI USAR O SONAR HÁ 1 SEMANA
    MAS ESPERO TE AJUDAR FAZ O SEGUINTE VAI EM OPTIONS/ AUDIO
    BUFFER PLAY BACK DEIXA EM 2 OIU 4 DEPENDE DA SUA PLACA
    VAI EM BUFFER SIZE E REGULA ATÉ SUMIR A LATÊNCIA EU USO EM
    20 MSEC, DEPENDE DA PLACA AÍ RESOLVE.
    ABRAÇOS

    garciadseouzatec
    Veterano
    # jun/07
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    Olá Voyager Music Show

    eu qro receber a REVISTA PlayMusic...
    meu email é garciadesouza@gmail.com...
    Obrigado

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/07
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    garciadseouzatec

    Só um detalhe, o último tópico foi respondido em 2005...
    Eu acho que esse Voyager é o "atual" Fábio Salgado, que vira e mexe dá as caras por aqui, espero que ele possa te ajudar com essa revista.



    Abraços.

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