Finalmente! Roland GR-55! Impressões!

Autor Mensagem
mvmarquezini
Veterano
# abr/12
· votar


Practus
Membro# há 7 horas · Editado por: Practus
citar · votar · denunciar

mvmarquezini
tendo em vista que a GR-55 não funciona em 4 cable

Então.... No fórum da VGuitar tem um tópico muito bom sobre como instalar uma Effects Send/Return na GR-55. E não é tão complicado assim não... pelo contrário... chega a ser até bem simples... Só precisa abrir a GR-55, separar o 7º cabo do cabo de 13 pinos que fica dentro dela, cortá-lo ao meio, e soldá-lo em 2 jacks P10 fêmeas soldados em série.

A ideia aqui é poder colocar qualquer coisa no loop da GR-55 (desde pedais até multiefeitos). Aparentemente há uma pequena perda de volume no sinal que retorna pra GR-55, mas isso pode ser compensado no pedal/pedaleira inserido em loop (aumentando o volume)

O tutorial acompanha fotos e explicações em inglês... Só precisa ter sangue frio para fazer tudo isso, mas com um pouco de organização e cuidado, fica perfeito!

Fonte: Fórum VGuitar

Edit: Ahhh... e em outro tópico por lá, tem um usuário que está desenvolvendo uma espécie de Box dos milagres... A ideia seria uma caixa específica com mais entradas 3 entradas de 13 pinos e 2 saídas (para plugar outros equipamentos de precisem de 13 pinos
a uma única guitarra sem precisar trocar cabos, por exemplo - algo como o US-20), Fx send/return para a GR-55, Switches para adicionar novos pedais de CTL para fazer as vezes dos botões S1 e S2 do captador GK-3, e mais uma porrada de coisas... O problema é que o desenvolvedor está estimando o custo disso perto dos USD300,00... muito caro!!! Veja aqui!

Façam por conta e risco!!!

Abraços,




Tá Loco!! nuca vou abrir uma pedaleira de 2700 reais!!! Até porque não sinto falta do loop.

ghb
Veterano
# jul/12
· votar


A quem interessar, atualização nova, inclusive com patches adicionais:

http://www.roland.com/support/article/?q=downloads&p=GR-55&id=62081950

Update history
[ Ver.1.50 ]

[Function Improvements]
° Added new preset patches
Added new 90 Guitar and 18 Bass Patches as preset patch.
Please refer to the "GR-55 Additional Patch List" (GR-55_l_Add_PatchList_je01_W.pdf) for details.
* Between before and after updating, some patches change to the different by the same program change message received from an external MIDI equipment. Please refer to the "Precautions Concerning the Update of the System Program of the GR-55 to Ver. 1.50 ( GR-55_l_ver150attend_e01.pdf )" for detailed information.

[Bug Fixes]
The following bugs were fixed.
° A setting of ALT-TUNING did not affect to MIDI note messages outputted by GUITAR TO MIDI.
° The level meter for each string sens was displayed in less amplitude than it should be when the PU TYPE parameter in GK SETTING was PIEZO, PIEZO G or PIEZO R.
* The Audio Input Level after updating is the same as before although the amplitude of the level meter changes.
° A noise mixed with USB Audio when a lot of voices sounded.
° PCM tones which TONE SW were set to OFF caused voice interruptions when a lot of voices sounded.
° Particular instruments in Drums category tones sounded at a wrong volume level.
° When using patches which the [PEDAL/GK CTL] > [CTL] or [EXP SW] parameter was set to each EFFECT SW, editting the EFFECT ON/OFF parameter was not linked with the status of each EFFECT SW.
° It caused GR-55 no sound that the GR-55 Librarian wrote a patch including a Drum Kit to the GR-55's user patch.


alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


Tá Loco!! nuca vou abrir uma pedaleira de 2700 reais!!! Até porque não sinto falta do loop.
Eu tb não faria isso.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Tá Loco!! nuca vou abrir uma pedaleira de 2700 reais!!! Até porque não sinto falta do loop

hehe. Concordo. Na boa, a galera fica querendo inventar moda, só pode ser. PQP! É passatempo ou pra complicar mesmo, né possível...

alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


Quando será que vai sair uma nova versão das Grs
estou sentindo falta do Gk3.
ficava viajando nos sons dos intrumentos de sopro.
Tirar esse maldito COSM, é o que estraga as pedaleiras da boss.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


alanstu
esse maldito COSM

Putz cara, eu já tinha explicado que COSM é só um nome comercial, sem significado técnico... Eles podem mudar tudo e ainda chamar de COSM, da mesma forma que podem mudar uma vírgula e chamar de ZOLD.

alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
[i]Putz cara, eu já tinha explicado que COSM é só um nome comercial, sem significado técnico... Eles podem mudar tudo e ainda chamar de COSM, da mesma forma que podem mudar uma vírgula e chamar de ZOLD.

ok, entendi mas não me convenci.

vamos ver a proxima geração das gr assim que sair pego uma, pq essa gt-100 não me convenceu mesmo.

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


alanstu

A questão não é se a GT-100 convence ou não. É que COSM é simplesmente um nome comercial. Tecnicamente, ele não diz nada sobre o produto. Você pode gostar, odiar, achar que não vale a pena, ou o que for. Isto é independente do fato de que COSM não é o nome de uma técnica, processo ou algo do tipo.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


alanstu: Tirar esse maldito COSM, é o que estraga as pedaleiras da boss.

A Boss é ótima. Sempre foi. Como sempre digo: a questão é o guitarrista e a música em si. O grande "timbre" tá no músico! Isso é eterno!

:)

alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


MauricioBahia
A Boss é ótima. Sempre foi. Como sempre digo: a questão é o guitarrista e a música em si. O grande "timbre" tá no músico! Isso é eterno!


É como eu sempre digo a musica esta na mente e nas mãos, a gr-55 como eu falei foi uma das melhores pedaleiras q ja tive, a gt-10 era tosca, eo BOG fala que não que as simulações são as mesmas e tals, mas não é.

A gt-100 a criação de timbre é identica a gt-10 tosca, dai fizeram um gato e colocaram a ambiencia, que faltava na gt-10, só acrescentaram a ambiencia e modo de programar.

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


alanstu
o BOG fala que não que as simulações são as mesmas e tals, mas não é.

Em outro tópico eu até já dei algumas razões pelas quais você pode ter ouvido diferenças: níveis de entrada e o uso das simulações de guitarra da GR-55.

Eu tenho motivos de sobra para acreditar que são sim as mesmas simulações (com mudanças pontuais em parâmetros específicos). É meio chato apelar para a autoridade, mas eu sei como este tipo de produto é desenvolvido, e sei como é a programação. É uma das poucas coisas que eu posso dizer que sei como funciona.

Agora, pense um pouco: você *realmente* acredita que a Roland iria fazer um conjunto melhor de simulações para a GR-55 e NÃO divulgar isso (pior, fazer a publicidade toda destacando que são iguais às da GT-10!), e logo em seguida usar na GT-100 o mesmo conjunto "pior" de simulações da GT-10 e divulgar que tinha feito mudanças? É um contra-senso. Na verdade, chega a ser absurdo...

Eu vou ver se hoje mesmo faço uma mini-gravação usando a mesma guitarra com alguma simulação específica da GR-55, da GT-100 e do JS-8 (a GT-10 eu não tenho mais como incluir). Vamos ver se assim você se convence.

alanstu
Veterano
# jul/12 · Editado por: alanstu
· votar


pra mim a gt-100, parace mais com a gt-10 do que a gr-55, na gt-100 o que eles fizeram (teste de ouvido nada técnico), colocaram mais médios e abriram o timbre que era opaco e morto, e agora soa mais organico em amplificadores diferentes da roland, só isso.

Porque se o amp for bom até uma zoom II soa bem.

Quero ver se esse Alex Machado fica um tempo razoavel com a gt-100, pq a gt-10 quando chegou as pod xt e tals ele descartou a gt-10 rapidinho, não deixou nem pra teste, vendeu logo de vez.

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


alanstu

Eu vou tentar gravar um mini-teste hoje. Se você quiser, pode até dizer quais simulações quer que eu grave. Infelizmente, não tem como comparar as "simulações" mais legais da GT-100, que são aquelas que não simulam amps específicos.

Vou gravar tudo em linha, sem qualquer efeito, apenas simulação de amps. E propositalmente vou deixar as regulagens com tudo no centro. Não vou tentar mascarar o timbre ou usar truques mirabolantes (porque a GT-10 deve ser a pedaleira que mais exige truques mirabolantes para soar decente).

Alex Machado

O Alex já explicou na época os motivos, e agora que está vendendo o Pod HD500, explicou de novo. Ele disse que não era porque a GT-10 era ruim, da mesma forma que agora não está vendendo o Pod HD500 porque ele é pior que a GT-100. É simplesmente porque ele gosta de futricar e fazer vídeos, e normalmente só tem disponibilidade para fazer isso com um equipamento por vez. Ele toda hora está trocando de equipamento.

Sem contar que "o Alex trocou" não é nem de longe um indicativo de qualidade de equipamento, né?

Practus
Veterano
# jul/12
· votar


Bog

Velho... esse tipo de discussão é infindável... Nosso amigo alanstu adotou como verdade que a GT-10 era uma porcaria, e a GT-100 não melhorou quase nada... Deixa o cara... Você vai se matar de explicar de novo que COSM não tem nada a ver com a pedaleira ser ruim ou boa, e mesmo assim ele ainda não vai acreditar, então, pra que?

É como estamos dizendo em "n" outros tópicos... Cada um tem que buscar aquilo que lhe deixa satisfeito em relação ao timbre... Se o cara não fica satisfeito com as top de linha da Boss, fazer o que?

Não entra nessa não que não vai dar em nada...

alanstu

Cara... Já tive a GT-10 por 2 anos, estou com a HD500 e a GR-55 agora... e posso dizer, NENHUMA delas é perfeita. O que não significa dizer que elas são uma porcaria, e que o COSM é responsável por isso... Há algum tempo atrás eu também dizia que COSM era uma porcaria, mas depois que o Bog explicou, entendi que não tem realmente nada a ver com o fato da pedaleira ser boa ou ruim... Se você não gosta de COSM, muito bem, não compre nada que tenha essas 4 letras e seja feliz!

Paz...

Abraço,

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


Practus

Mas meu problema aqui nem é gostar ou não da GT-10, 100, 1000 ou o que for. Eu também considero a maior parte das simulações de amps da GT-10 aquém da maior parte da concorrência. Se alguém me disser que não gostou da GT-100, também não posso discordar e dizer que o sujeito devia gostar. Eu mesmo já peguei a GT-100 pensando em usar com outros simuadores no loop!

O ponto é insistir que o acrônimo comercial "COSM" tem algum significado técnico, ou que a roland seguiu o seguinte roteiro:

1. Lança em [acho que] 2008 a GT-10. É ruim.

2. Melhora os algoritmos da GT-10. Faz uma versão muito melhor, e em 2010 lança a GR-55. Mas em vez de gritar aos 4 ventos que melhorou os algoritmos da GT-10, simplesmente diz que tem "COSM amp models". Pior, faz vídeos onde se insinua que a GR-55 junta a GT-10, o GR-33, e o VG-99. Imagino os marqueteiros na reunião: "olha, o pessoal do P&D trabalhou bastante para melhorar os algoritmos, mas não vamos dizer nada, vamos dizer que é igual ao produto antigo, vamos deixar as melhoras como uma surpresa para quem comprar!"

3. Passados 2 anos, joga fora as supostas melhoras feitas para a GR-55, pega a GT-10, dá uma maquiada, e lança a GT-100. Aí os marqueteiros se reúnem de novo: "olha, naquela vez o pessoal do P&D suou para melhorar e a gente deixou isso em segredo; vamos agora mentir que tudo mudou na GT-100!"

Não é meio óbvio que se eles tivessem melhorado as coisas na GR-55 teriam divulgado isso maciçamente, como um dos chamarizes? E que depois usariam as melhoras na GT-100? Não seria meio estranho eles ficarem quietos sobre as melhoras, só para logo depois jogar tudo fora?!

Practus
Veterano
# jul/12
· votar


Bog
Não é meio óbvio que se eles tivessem melhorado as coisas na GR-55 teriam divulgado isso maciçamente, como um dos chamarizes? E que depois usariam as melhoras na GT-100? Não seria meio estranho eles ficarem quietos sobre as melhoras, só para logo depois jogar tudo fora?!

Claro que sim...
Sem dúvida nenhuma...
Não só estranho, como quase que impossível...

Mas tudo isso vai mudar alguma coisa a opinião dele de que a GT-10 era ruim, e a GT-100 continua ruim também? Não vai...mas enfim...

Mudando de pato para ganso (sem trocadilhos futebolísticos), e aproveitando o tópico, você atualizou sua GR-55 para o novo firmware? Andei lendo no fórum da VGuitar que apesar dos novos patches (que aparentemente soam mais bem desenvolvidos que os que vieram de fábrica), e de algumas poucas melhoras na sensitividade dos captadores PIEZO, de resto, não mudou quase nada... E ainda, algumas pessoas estão passando alguns perrengues por lá para atualizar (USB não respondendo durante a atualização, tela travada em branco, etc...) - apesar de muitos terem atualizado completamente sem problemas...

Estou enrolando um pouco para atualizar a minha... Você já atualizou? Se sim, o que achou?

alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


Practus
Não estou discutindo nada, eu só coloco a minha opnião, não quero ficar criticando a opnião de ninguem cada um tem a sua.
Eu sei que o BOG esta fazendo isso com as melhores das intenções, e até agradeço, por ele perder tempo comigo tentando explicar de forma cientifica baseada em coisas inquestionáveis no modo de vista técnica com fundamentos sólidos.
Técnicamente eu não posso discutir nada sobre tudo que ele falou, nadinha.

Não falo mais nada de COSM daqui pra frente, e acabou.

Paz pra vc tb.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


Practus

Eu ainda não atualizei, exatamente porque parece que as maiores mudanças são nos presets (que eu não uso) e no uso com captadores piezo (que eu também não uso). Para mim, a parte mais importante é a correção de um bug bobo no status do pedal de expressão quando você atribui um efeito a ele (se o pedal estiver levantado, o status fica invertido até você mudar de patch!!!). Ainda estou pensando se vou atualizar...

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


alanstu

Como prometido, fiz um micro-teste. Notas:

1. O testezinho NÃO É para te convencer da qualidade desta ou daquela pedaleira. É para mostrar diferenças.

2. Eu só toquei uma sequência boboca de power chords com uma LP, captador da ponte.

3. Usei 2 simulações high gain (o ponto mais polêmico da GT-10): Rectifier e 5150. Os controles estão todos na configuração padrão. Não fiz nenhuma regulagem, não adicionei nenhum efeito (nem noise gate). Mais uma vez, isso é para deixar transparecer o timbre cru, sem combinações de parâmetros mirabolantes. Quem conhece a GT-10, vai reconhecer de longe o cocked wah. Não é para soar bem, é para soar do jeito que alguém que não sabe regular o equipamento ouviria.

4. No meio das simulações de Rectifier, joguei uma versão de outra pedaleira, para divertir. Ela também está com regulagens padrão, sem ajustes, sem truques, sem correções.

5. Não vou dizer a ordem dos samples.

6. Depois de ouvir os samples, gostaria que você identificasse se as simulações lhe parecem algo produzido pelos algoritmos da GT-10, se lhe parecem algo muito melhor, se lhe parecem algo ligeiramente pior, se lhe parecem algo pior, enfim, se você continua sustentando que a GR-55 é uma grande melhora diante da GT-10, enquanto a GT-100 é basicamente a mesma coisa com uns ajustes aqui e acolá.

7. Note que estas simulações NÃO ESTÃO entre os "advanced amps" da GT-100, que supostamente seriam o state of the art da Roland.

Vamos la:

Rectifier:
1: http://www.4shared.com/mp3/RGFwtASn/r1_online.html
2: http://www.4shared.com/mp3/qRPG28E2/r2_online.html
3: http://www.4shared.com/mp3/aG4lKW5X/r3_online.html
4: http://www.4shared.com/mp3/m0wTkisR/r4_online.html

5150:
1: http://www.4shared.com/mp3/7bUg6Dyh/p1_online.html
2: http://www.4shared.com/mp3/XGuuI7BH/p2_online.html
3: http://www.4shared.com/mp3/-eI88-1x/p3_online.html

alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


manda um email para o practus com a sequencia q vc gravou dai ele divulga depois que eu ouvir e falar quais são.
Ta quendo me pegar né?

Practus
Veterano
# jul/12
· votar


Gosto desses testes de ouvido....

Mandei minha opinião para o Bog por PM... Vamos ver o que ele responde...

Abraço,

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


alanstu
Ta quendo me pegar né?

Putz cara, agora você vai querer dizer que eu estou "roubando"?

Nem adiantaria eu mandar para ninguém a resposta, porque eu sempre poderia estar "roubando". Eu poderia ter gravado tudo com a mesma pedaleira, poderia nem ter usado a GR-55. Se você fizer questão, eu mando a resposta para o MauricioBahia, mas eu poderia mentir para ele também, não? No fim das contas, fica valendo a minha palavra. E o fato de que a característica nefasta do "cocked wah" da GT-10 aparece de forma gritante nos trechinhos gravados com a GR-55.

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


Aliás, um comentário adicional: com bons fones de ouvido, o "cocked wah" fica ainda mais gritante.

Practus
Veterano
# jul/12 · Editado por: Practus
· votar


E aí, Bog? Acertei?

Edit: Li seu email... Conta logo a resposta, po!

alanstu
Veterano
# jul/12
· votar


Putz cara, agora você vai querer dizer que eu estou "roubando"?

eu não acredito que vc iria fazer isso.

so vou escutar com calma quando chegar em casa, com um bom fone.

alanstu
Veterano
# jul/12 · Editado por: alanstu
· votar


vou chutar aqui pela caixinha do pc mesmo depois falo com mais certeza

chute:
Rectifier:

Gt-10
Gr-55
Gt-10
Gt-100

5150:
gt-10
gr-55
gt-100 + -

pra mim soa praticamente igual so com diferenças de equalização, mas ta ai o chute.


da 100 naum posso falar muito pq naum estou acostumado com o timbre.

mas ta ai

Bog
Veterano
# jul/12
· votar


alanstu
pra mim soa praticamente igual so com diferenças de equalização

Mas a GR-55 não era uma melhora significativa diante da GT-10?

alanstu
Veterano
# jul/12 · Editado por: alanstu
· votar


Mas a GR-55 não era uma melhora significativa diante da GT-10?

ao vivo sim, pela USB todas ficam boas pra mim.

Bog
Veterano
# jul/12 · Editado por: Bog
· votar


alanstu
ao vivo sim, pela USB todas ficam boas pra mim.

Mas se os algoritmos das simulações de amps fossem diferentes, soariam diferentes também pela USB.

(nota: para mim, neste teste sem regulagem, com tudo no meio, todas soaram mal, inclusive a GT-100)

alanstu
Veterano
# jul/12 · Editado por: alanstu
· votar


ao vivo sim, pela USB todas ficam boas pra mim.
q fique claro nas gravações q eu ja fiz na gr-55 e na gt-10, a gt-100 nunca usei em gravação USB, so teste na loja mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finalmente! Roland GR-55! Impressões!