Finalmente! Roland GR-55! Impressões!

Autor Mensagem
abcezar
Veterano
# out/11
· votar


Olá pessoal! Possuo uma roland GR-33 com um violão Godin. Quando os utilizo percebo que há um atraso em determinados sons. Isso acontece com a GR 55?
Gostaria de saber, pois se não houver nenhum atraso penso em adiquirir esta nova pedaleira da roland.

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


abcezar

A Roland diz que o atraso foi reduzido com relação aos produtos anteriores. Mas ele ainda existe, e é perceptível em notas graves. Um truque que me ocorreu de fazer foi, quando possível, tocar nas notas mais agudas, mas reduzir em uma ou até duas oitavas o som do synth. Assim dá para fazer até um baixo com atraso imperceptível, embora você fique impossibilitado de usar as notas mais agudas.

Edit: lembrando que isso é para os synths. Os modelos COSM - que têm guitarras, baixos, violões, etc. - têm todos atraso imperceptível.

leodf
Veterano
# out/11
· votar


Galera desculpem a insistência, mas é que quanto mais uso a GR55 mais vou criando possibilidades de usar no set ao vivo com banda, inclusive cada vez mais ficando dependente desta maravilha.

Visto a impossibilidade de usar os sons da GR55 via midi in, seria possível algo do tipo: controlador midi>GK>GR55. Uma espécie de adptador 5 pinos midi para 13 pinos.

The Jedi Master
Veterano
# out/11
· votar


Bog
A Roland diz que o atraso foi reduzido com relação aos produtos anteriores. Mas ele ainda existe, e é perceptível em notas graves. Um truque que me ocorreu de fazer foi, quando possível, tocar nas notas mais agudas, mas reduzir em uma ou até duas oitavas o som do synth. Assim dá para fazer até um baixo com atraso imperceptível, embora você fique impossibilitado de usar as notas mais agudas.

você disse que este atraso (nos graves) é perceptível para Synths... exceto COSM... não entendi este "COSM"... o que é isso? estou pensando em comprar um Godin e usar com a GR-55, para ter acesso aos VSTs do computador, via placa de som Fast Track Pro... e latência é algo que sempre me preocupa

Bog
Veterano
# out/11
· votar


The Jedi Master

Para simular instrumentos, a GR-55 tem 2 engines PCM e um engine COSM independentes.

Para os sons PCM, cada nota é reconhecida e interpretada com relação a pitch, intensidade, etc. O engine PCM então coloca os sons apropriados com base nestas informações. Depois que a nota é reconhecida, funciona como se fosse um teclado ou um plugin que trabalhe com MIDI. O que causa o atraso e certas sujeiras é exatamente o reconhecimento da nota. O atraso é porque o engine precisa olhar o formato de onda da nota para reconhecê-la. Se você se lembra das aulas de física, uma nota grave tem uma frequência menor, o que quer dizer que leva mais tempo para olhar N ciclos de uma nota mais grave. A sujeira é porque o engine vai tentar dizer qual é a nota para tudo o que você tocar (a partir de um certo volume, configurável).

O engine COSM usa uma abordagem radicalmente diferente. Ele processa diretamente o sinal recebido do captador, mantendo todas as características daquilo que você tocou - abafamentos, palm mutes, deslizdas de dedo, tudo mesmo. As notas não são interpretadas, e o atraso é imperceptível. Tudo é feito com filtros e técnicas de DSP. Mas exatamente por ter a saída baseada diretamente no sinal de entrada, essa abordagem não serve para sons de piano, violino, metais e etc, só para instrumentos como baixo, guitarra, violão e simulares, ou para sons obviamente sintetizados.

Dê uma procurada nos vídeos de divulgação. Pode também olhar o material sobre o VG-99, que usa o engine COSM (mas não tem os sons PCM).

The Jedi Master
Veterano
# out/11 · Editado por: The Jedi Master
· votar


Bog

Hummm.... eu estou desenvolvendo um software musical (para treinamento musical)... é para mim mesmo... e um dos recursos que consegui colocar nele é o reconhecimento da nota que está sendo tocado... serve até para reconhecer a nota que a gente está cantando (entoando)... é bem bacana... descobri um código no site CodeProject de um afinador... e adaptei no meu programa... este código usa um cálculo chamado Fast Fourier Transform (FFT) para encontrar a frequencia do som, com base na oscilação que o som está gerando... é bem isso que vc falou... o programa reconhece as notas praticamente de forma instantanea (vá lá, tem um delay de uns 100 milisegundos mais ou menos)... mas é aceitável (para este finalidade que estou empregando).
As notas mais graves, realmente demora um pouco mais... e outra coisa que incomoda é que como o som do violão oscila, então as vezes o programa se engana....
Mas pensei que no caso deste GR-55 o poder de processamento, e cálculos melhores (bem melhores que este que uso) pudessem dar conta do recado....
Bom, o jeito é esperar o negócio evoluir um pouco mais então.... pois meu objetivo é usar mesmo os sons VSTs, que são maravilhosos... mas para isso, preciso que o equipamento que analisar o som reconheça a nota e a transforme em MIDI em questão de no máximo 5 milisegundos... rsrssr

Bog
Veterano
# out/11
· votar


The Jedi Master

Sim, o reconhecimento com FFT é a técnica convencional em processamento digital de sinais. Qualquer desses afinadorezinhos digitais faz isso. A Roland alega usar um outro algoritmo, mais rápido. Quando eu digo que tem um atraso, estou falando de uma fração de segundo mesmo, não imagine que é meio segundo entre a tocada e o som. Mas nas notas mais graves, é perceptível, e pode inclusive causar perdas quando você palheta muito rápido. Como eu disse, dá para contornar isso de certa forma tocando 1 ou 2 oitavas acima e baixando o tom do synth para compensar.

The Jedi Master
Veterano
# out/11
· votar


Bog

Blz... é melhor então eu aguardar a tecnologia evoluir um pouco mais... rsrsrsr... a pedaleira é ótima como "pedaleira", mas para usar como controlador Midi é necessário evoluir um pouco mais.... não sei, talvez eu esteja enganado, pois não tenho estes equipamentos aqui para testar... O problema é ter que gastar R$ 3900 no violão Godin que estou interessado, mais uns R$ 2500 numa GR-55, apenas com o objetivo de usar os sons VSTs que possuo, sem ter certeza absoluta que o sistema como um todo (violão godin --> GR-55 --> M-Audio Fast Track Pro --> Computador --> Synthogy Ivory/Kontakt/Garritan etc) vai me atender satisfatoriamente.
A relação custo/benefício não está legal.
Mas valeu pelas opiniões... vou tentar, quando tiver uma oportunidade, testar estes equipamentos para tirar uma conclusão por conta própria.

Bog
Veterano
# out/11
· votar


The Jedi Master

Eu concordo contigo. Eu acho que se fosse para usar VSTs no computador não investiria num sistema desses. Eu comprei a GR-55 para usar os sons PCM apenas como "tempero", queria usar principalmente as simulações COSM, e com uma guitarra que eu já tinha. Se fosse para usar VSTs, eu acho que tentaria aprender a tocar teclado, hehe.

leodf
Veterano
# dez/11
· votar


Galera incrementando o set GT10 + GR55 + RC300

Lord-g
Veterano
# jan/12
· votar


GR55 Baita GAS viu !!!
Como diz o BAHIA GAS no Talo ....

Mas to quase na mesma que o The Jedi Master vendo se vale a pena invertir num Guitar Rig Kontrol ou num Synth.

Gostei do Tópico...

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Nova gravação com a GR-55:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/279064/

Se ouvirem as 3 primeiras músicas da lista no PalcoMP3, dá para ter uma noção do quanto dá para fazer com a GR55. Numa música, som limpo de hollowbody e baixo ultra-macio, tudo muito 'natural'. Na outra, pop rock de strato, acordes e baixo simplório, tudo muito 'elétrico'. Na outra, sons de videogame, tudo muito 'artificial'.

Lord-g
Veterano
# jan/12
· votar


GAS Explodindo.




Acho que agora me decidi...

Lord-g
Veterano
# jan/12
· votar


Galera , uma pergunta !

No GR é possível tirar som de Whammy controlando algum efeito com o pedal de expressão ?

valeu

Lord-g
Veterano
# jan/12
· votar


up básico !!!

To Quase pra pegar esse synth , mas alguem pode me sanar uma dúvida ?
Galera , uma pergunta !

No GR é possível tirar som de Whammy controlando algum efeito com o pedal de expressão ?



Abraço

Practus
Veterano
# abr/12
· votar


Up básico (2)...

Vou reler todo esse tópico hj pra decidir se pego uma no final do mês ou não...

Abraço,

ghb
Veterano
# abr/12
· votar


Lord-g
Antes beeem tarde do que nunca. É que fiquei meio enrolado durante esses meses.... desculpas!

No GR é possível tirar som de Whammy controlando algum efeito com o pedal de expressão ?
Não há o Pedal Bend na GR-55 (o equivalente ao Whammy). Há um Pitch Bend - que dá quase na mesma, hehe - onde o mesmo atua nas modelações e nos PCM's. A diferença é que esse Pitch Bend tem o alcance de uma oitava apenas (mas dá p'ra alterar parâmetros via Assign, por exemplo). Com algum outro MFX, o efeito não fica muito interessante não, IMO.

Lord-g
Veterano
# abr/12
· votar


ghb

Valeu pela dica cara !

Practus
Veterano
# abr/12
· votar


alera... olha isso!!!

O cara fez tudo isso com a GR-55 e uma RC-300 (loopstation da Boss)... ANIMAL!!!!!



Practus
Veterano
# abr/12 · Editado por: Practus
· votar


Senhores...

Parece que eu Junho teremos uma versão da GR-55 em preto.

Não sei se muda alguma coisa a mais. No fórum da Vguitar estão dizendo que teremos mais patches de fábrica. O número de patches para usuários não teria mudado.

"A quick compare of the e03 & e04 manuals shows that there are now 360 preset guitar patches (270 for the blue unit) & 108 preset bass patches (90 for the blue unit). The number of user patches hasn't changed. Aside from the color, that seems to be the big difference."

Difícil entender por que a Roland lançaria um produto igual a um já existente, só com mais alguns patches de fábrica e de outra cor. Mas se julgarmos que o preço ainda é o mesmo, até faz sentido que não haja tanta diferença assim entre a versão azul e a preta.

E ainda há rumores que até o final do ano, teremos um firmware update para a GR-55 (talvez a azul, para equiparar os patches de fábrica ao da preta, e ainda resolver alguns bugs conhecidos).

Practus
Veterano
# abr/12
· votar


leodf
Galera incrementando o set GT10 + GR55 + RC300

Po... Legal cara... Depois que vi o video ai de cima que postei com a cover do Seal, usando a GR-55 e a RC300, achei bem legal a combinação.

E aí, como está sendo a experiência com o RC300? Posta alguma coisa aí usando seu equipo completo...

Abraço,

ghb
Veterano
# abr/12
· votar


Practus
Parece que eu Junho teremos uma versão da GR-55 em preto.

Poisé, a Roland lançou versões de outras cores para mais produtos além da GR-55: http://www.rolandconnect.com/product.php?p=finish_variations

Quanto a atualização, vamos esperar e atualizar, haha! A adição de um harmonizer seria ótimo!!!

Lord-g
Veterano
# abr/12 · Editado por: Lord-g
· votar


ghb
Practus
Parece que eu Junho teremos uma versão da GR-55 em preto.

Poisé, a Roland lançou versões de outras cores para mais produtos além da GR-55: http://www.rolandconnect.com/product.php?p=finish_variations

Quanto a atualização, vamos esperar e atualizar, haha! A adição de um harmonizer seria ótimo!!!



Putz Ferrou geral !!
Já bastava a dura e ardua decisão em que pedaleira escolher até julho e a Roland promete modificações na GR !!!

GR-55-BK – Now available in black...but that's not all! We've also designed all-new professional sounds for rock, metal, blues, jazz, and many other styles.

Aí vi vantagem hein ^^ , Pelo jeito corro o risco de não mais pegar a RP 1000.

Abraço

EDIT
Fotos , Fotos

http://www.rolandconnect.com/images/products/gallery/gr-55-bk_angle_ga l.jpg
http://www.rolandconnect.com/images/products/gallery/gr-55-bk_top_gal. jpg
http://www.rolandconnect.com/images/products/gallery/gr-55-bk_back_gal .jpg

Practus
Veterano
# abr/12
· votar


ghb
Poisé, a Roland lançou versões de outras cores para mais produtos além da GR-55

Bom... se pelo menos ficar só nas mudanças de acabamento, não tem tanto problema.... O jeito é aguardar mesmo a atualização, e ver o que é que vem com ela... Mas não tenho tanta esperança não em novos efeitos como harmonizer ou outras coisinhas... Talvez fique mais na praia de arrumar alguns bugs identificados... Estou com as barbas de molho aqui...

Lord-g
Já bastava a dura e ardua decisão em que pedaleira escolher até julho e a Roland promete modificações na GR !!!

E eu então... que acabei de mandar entregar uma GR-55 para um colega nos EUA... estou indo para lá no fim do mês e vou pegar com ele... Tomara que essa atualização de final de ano que eles comentaram na NAM EUA seja feita para a versão Blue, e equipare um pouco a Blue com a Black... O jeito é esperar...

Aí vi vantagem hein ^^ , Pelo jeito corro o risco de não mais pegar a RP 1000.

Bom... Não conheço a RP1000 pra te dizer o que vale mais a pena... Só sei que até onde eu vi, achei a GR-55 bem completa com os sints e efeitos... E como ainda vou manter minha HD500, não terei tantos problemas com simulações de amps...

Muito ansioso para por as mãos na criança...

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


Lord-g
Já bastava a dura e ardua decisão em que pedaleira escolher até julho e a Roland promete modificações na GR !!!

Lembro de ter lido que eles simplesmente mudaram alguns patches. Não espere grandes revoluções, ou algo como uma "GR-55 2.0".

Até porque o histórico da Roland não deixa dúvidas quanto à prática de só lançar atualizações para corrigir bugs - e olha lá...

Lord-g
Veterano
# abr/12
· votar


Practus
saquei cara, vontade de pegar uma dessas não falta ...
O negócio é que eu to usando um ampli valvulado e hj uso mais o clean e os drives dele , eu queria uma pedaleira ou synth mas com a possibilidade de usar ela/ele junto com os recursos do ampli .

Por isso eu penso em pegar um RP 1000 pois meu interesse é mais efeitos e algumas simulações Low gain as vezes.

Por outro lado tenho vontade de ter tbm a GR pois eu toco na igreja e vira e mexe preciso de outros timbres , violão , violino, sítara e tudo que um tecladista não pode fazer enquanto usa som de piano rsrsrsrsrsrsrs.

O tenso é que não consigo comprar os 2 ao mesmo tempo mas essa é minha meta um pedaleira pra usar com o Bugera 333 e um Synth pra ligar em PA.
uma hora eu chego lá e vamo q vamo ...

mvmarquezini
Veterano
# abr/12
· votar


Lord-g
Membro# há 20 horas
citar · votar · denunciar

Practus
saquei cara, vontade de pegar uma dessas não falta ...
O negócio é que eu to usando um ampli valvulado e hj uso mais o clean e os drives dele , eu queria uma pedaleira ou synth mas com a possibilidade de usar ela/ele junto com os recursos do ampli .

Por isso eu penso em pegar um RP 1000 pois meu interesse é mais efeitos e algumas simulações Low gain as vezes.

Por outro lado tenho vontade de ter tbm a GR pois eu toco na igreja e vira e mexe preciso de outros timbres , violão , violino, sítara e tudo que um tecladista não pode fazer enquanto usa som de piano rsrsrsrsrsrsrs.

O tenso é que não consigo comprar os 2 ao mesmo tempo mas essa é minha meta um pedaleira pra usar com o Bugera 333 e um Synth pra ligar em PA.
uma hora eu chego lá e vamo q vamo ...




Desculpe me intrometer, mas a GR-55 pode te satizfazer nesse quisito, ligo a GR-55 de várias maneiras,

A GR tem uma saida que vc pode ligar diretamente na sua caixa valvulada e em pach colocar apenas os drives e efeitos, e no outro pach o som que você quiser.


Eu não tenho problema com isso, ligo minhas simulações de piano e flauta diretamente no meu cabeçote valvulado de 50RMS e o som fica Lindo!!!

Os únicos sons que não ficam bons no válvulados são as simulações de cordas acusticas, pois o som no válvulado peida!!!! rsrsrsrs

Lord-g
Veterano
# abr/12
· votar


mvmarquezini
Valeu pelas dicas!!!

só mais uma pergunta ?

Voce consegue usar um delay da GR e o drive do ampli ao mesmo tempo ?

Se isso for possível já me atende .

abraço

mvmarquezini
Veterano
# abr/12
· votar


Lord-g
Membro# 20/abr/12 16:43
citar · votar · denunciar

mvmarquezini
Valeu pelas dicas!!!

só mais uma pergunta ?

Voce consegue usar um delay da GR e o drive do ampli ao mesmo tempo ?

Se isso for possível já me atende .

abraço



Usar consegue!, mas ficará com a ordem do delay antes do drive tendo em vista que a GR-55 não funciona em 4 cable, mas não tenho sentido falta do 4 cable. As distorções da padaleira na válvuldo ganham nova vida.

Practus
Veterano
# abr/12 · Editado por: Practus
· votar


mvmarquezini
tendo em vista que a GR-55 não funciona em 4 cable

Então.... No fórum da VGuitar tem um tópico muito bom sobre como instalar uma Effects Send/Return na GR-55. E não é tão complicado assim não... pelo contrário... chega a ser até bem simples... Só precisa abrir a GR-55, separar o 7º cabo do cabo de 13 pinos que fica dentro dela, cortá-lo ao meio, e soldá-lo em 2 jacks P10 fêmeas soldados em série.

A ideia aqui é poder colocar qualquer coisa no loop da GR-55 (desde pedais até multiefeitos). Aparentemente há uma pequena perda de volume no sinal que retorna pra GR-55, mas isso pode ser compensado no pedal/pedaleira inserido em loop (aumentando o volume)

O tutorial acompanha fotos e explicações em inglês... Só precisa ter sangue frio para fazer tudo isso, mas com um pouco de organização e cuidado, fica perfeito!

Fonte: Fórum VGuitar

Edit: Ahhh... e em outro tópico por lá, tem um usuário que está desenvolvendo uma espécie de Box dos milagres... A ideia seria uma caixa específica com mais entradas 3 entradas de 13 pinos e 2 saídas (para plugar outros equipamentos de precisem de 13 pinos
a uma única guitarra sem precisar trocar cabos, por exemplo - algo como o US-20), Fx send/return para a GR-55, Switches para adicionar novos pedais de CTL para fazer as vezes dos botões S1 e S2 do captador GK-3, e mais uma porrada de coisas... O problema é que o desenvolvedor está estimando o custo disso perto dos USD300,00... muito caro!!! Veja aqui!

Façam por conta e risco!!!

Abraços,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Finalmente! Roland GR-55! Impressões!