Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


então colegas guitarristas...
o meu caso acho q vou conseguir dar um jeito (tocar em linha, direto na mesa).
ao invés de pedaleira, consegui uma proposta pra fazer um rolo com um MicroCube da Roland.

Vi que tem uma saída REC OUT/PHONES para otimizar a simulação de amplis, mais alguns efeitos pré-regulados. Enfim, conheço o bichinho, tem um som bacana e aparentemente é um simulador de amplis com uma pedaleira simples embutida, tudo numa caixinha...

minha pergunta é: alguém aí já usou a saída REC OUT/PHONES dele para tocar em linha, direto na mesa?

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche

Eu tenho um Micro Cube. É bem isso, é como uma mini-pedaleira muuuuito simples ligada em um ampzinho semi-transparente. Mas pelo menos no meu eu não gosto da saída de linha, me soa abafada, como se fosse um falante com um cobertor na frente. Dizem que isso foi consertado nas edições mais recentes, mas eu testaria antes de fazer a troca se fosse você...

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche
é, tem que testar...

-King
Veterano
# jun/11
· votar


Peguei a Tonelab na assistência hoje galera, por enquanto ta funcionando rs. Depois que eu aprender a regular ela eu posto um som.

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


Bog e crisão

realmente, as simulações saem meio abafadas...
gostei dos sons de simulação de violão e o JC Clean...
o som é bem parecido com o Jazz Chorus...
os efeitos de modulação e ambiência são bons tb...

só os sons de drive eu não gostei, achei abafadão...
bom, pra isso, peguei um SD-1 pra fazer o drive... pra tocar na igreja vai ficar bom eu acho...

testei usando um direct box pra ligar o MicroCube na mesa, será q isso é necessário mesmo? ou a saída REC-Out já é balanceada?

crisão
Veterano
# jul/11
· votar


fabioche
Se a saída é P10 não é balanceada...

guitartube
Veterano
# jul/11
· votar


-King
Peguei a Tonelab na assistência hoje galera, por enquanto ta funcionando rs. Depois que eu aprender a regular ela eu posto um som.

Vc devia postar:
- que defeito ocorreu;
- o que a assistência técnica resolveu;
- quanto custou o conserto;
- o que deve ser feito para evitar a recorrência do defeito.

Estaria ajudando muitas pessoas com o mesmo problema e mostraria os pontos fracos do equipamento (dependendo do problema). Pedir ajuda é fácil, retribuir é difícil.

flw!!!!!

-King
Veterano
# jul/11
· votar


guitartube
- Problema: A fonte estava mandando a carga errada, e como eu não tinha outra fonte pra testar tive que levar lá.
- O que a assistência resolveu: Me vendeu uma nova fonte.
- Quanto custou: 60 reais.
- O que deve ser feito para evitar o defeito: Não faço a mínima idéia, qualquer equipamento pode dar defeito, não há como evitar.

Eu já ia postar isso mesmo quando postasse os sons, mas já que você pediu...

guitartube
Veterano
# jul/11
· votar


-King
- Problema: A fonte estava mandando a carga errada, e como eu não tinha outra fonte pra testar tive que levar lá.

Então bateu com o que eu disse

- O que a assistência resolveu: Me vendeu uma nova fonte.

Pois é, o pessoal se precipita demais: querem devolver o equipo, reclamar da autorizada, falar mal da marca, botar a cilpa no governo, ....

- Quanto custou: 60 reais.

Bem cara para uma fonte que geralmente é a xing ling, o pessoal pode comprar uma até melhor com esse dinheiro.
A autorizada foi honesta com vc, já vi autorizada querer trocar placas inteiras quando o problema era em um diodo de entrada hehehehehehe.


- O que deve ser feito para evitar o defeito: Não faço a mínima idéia, qualquer equipamento pode dar defeito, não há como evitar.

Usar uma boa fonte e de preferência com amperagem superior à especificada, establizador e/ou um filtro de linha.

Fonte é problema corriqueiro, já vi usuário aqui botar a boca no trombone sem razão pq não leu a especificação da fonte ideal para o produto, e ficou queimando o filme do fabricante do equipo.

flw!!!!!!!

alexromachado
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal, estou criando uma série de vídeos para iniciantes, discutindo sobre setup e timbres, que posto logo abaixo:



-King
Veterano
# jul/11
· votar


alexromachado
Ótima iniciativa, devido ao tamanho do vídeo não olharei todo agora, mas eu tenho uma dúvida em relação a Tonelab (de novo hehe).
Você usa ela no modo Line? Eu achei o modo Line muito abelhudo, gostei mais do modo "Vox". (tocando em linha com ambos), e quais são os monitores que você usa aí? Valeu.

alexromachado
Veterano
# jul/11
· votar


-King
Bem, notei esta diferença sim, o que me faz pensar que os modos amps são feitos para ligar a ST no input dos amps...

Por outro lado, os agudos à mais do modo Line dão exatamente a definição e "completam" o som, na minha opinião.

Uso sempre o modo Line em minha CSR. É uma caixa ativa, com um falante de 10', um driver de titânio e 100 watts. Uso a saída da ST na entrada estéreo RCA. Infelizmente, não há entradas que não sejam afetadas pelo EQ, e encontrei no bass=6 e treble=9 a regulagem mais flat e agradável possível.

Só mais uma coisa: Aprendi a "entender" os timbres com mais brilho. Em gravações mais "raw" com amps valvulados reais há algo de fizz. O problema está em quais frequências ele ocorre.

Por exemplo, os médio-agudos da GT10 são desagradáveis (e meio "plásticos") aos meus ouvidos. Por outro lado, os timbres "macios" da X3 soam legais numa mixagem, mas muito "frios" ao vivo. Tanto que uma das mudanças mais audíveis na HD500 foi justamente o timbre mais "aberto", o que provocou reclamação em alguns usuários.

Para mim, logo nos primeiros acordes com a HD senti o timbre mais "presente", não apenas nos agudos, mas nos gravas também. A resposta de graves é muito interessante, longe do timbre mais "flat" dos antecessores.

Daí arrumei a ST, com timbre similar, mais presença de agudos ainda, mas mais dinâmica e definida. Com pedais analógicos na frente, então, os agudos são "naturalmente" amansados...

-King
Veterano
# jul/11
· votar


alexromachado
Consegui olhar o vídeo agora, muito bacana cara, vi outros vídeos seus também, só que ao contrário de você eu não gosto muito de um "crunch high gain", mas os seus timbres estão bem legais, o limpo então... Quando que sai a parte 2? (:

alexromachado
Veterano
# jul/11
· votar


-King
Tommy Lee Jones!!!


papillon
Veterano
# jul/11
· votar


alexromachado

Muito bom o vídeo cara!!
mt bom mesmo, tenho ctz q vai ajudar mt gente, parabens pela iniciativa!

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


Hoje foi dia de ficar testando pedaleiras. Além de uma Zoom G3 e de uma Roland GR-55, brinquei com uma Digitech RP355 e um Pod HD300.

Sinceramente, não entendi "all the fuzz about" os Pod HD. Não achei as simulações fantásticas, nada muito além do que a concorrência oferece. Pior, achei o ataque das notas estranho, como se o Pod não conseguisse lidar com o "plec" das palhetadas mais fortes. Não achei ruim, mas também não achei nada demais. As simulações têm sim um aspecto "3D", resultado de uma leve ambiência stereo, que vem do famigerado Air dos Pod. Mas na verdade, gostei mais da Digitech: bem mais barata, interface muito mais intuitiva, e a falta do Air é compensada pelos melhores reverbs que eu já ouvi em qualquer pedaleira. As simulações de amps não ficam nada atrás das do Pod, e vêm em maior número. O maior problema dessa RP355 é que ela tem botões e footswitches de brinquedo, visivelmente fraquinhos. Mas na parte de funções e sons, eu acho que não compraria um Pod HD, seja o 300 ou o 500.

MauricioBahia
Moderador
# jul/11
· votar


Bog

Legal! Vc testou as multiFX somente em linha?

Abs

-King
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
Po, bom saber disso. Mas o que você achou dos sons mais mid gain da Digitech? Eu consegui testar ela mas só deu tempo de testar high gain, gostei bastante até.

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Vc testou as multiFX somente em linha?

Testei com os meus fonões, para ficar com algo que eu já conheço bem.

-King
Mas o que você achou dos sons mais mid gain da Digitech?

Gostei bastante. Não esperava uma melhora muito grande para a minha GNX3000, mas notei algumas diferenças.

nIgHtWoLf
Veterano
# jul/11
· votar




kairi
Veterano
# jul/11
· votar


Alex, fez como o Leonardo e jogou a Pod pela janela? haha

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Por falar em POD HD, depois da "hype" que assolou o mercado de multiFX (parece que já passou a hype, depois de quase 1 ano), imagino que empresas como a Boss devem estar pra lançar novidades. :)

Abs

-King
Veterano
# jul/11
· votar


Galera, comprei um fone pra tocar, um Koss Porta Pro que todos falam bem. Enfim, eu já tinha tentado tocar com fones de ouvido no passado, tentei com um da Apple mas o som ficou extremamente abelhudo, tentei com um Razer Moray, também ficou abelhudo então comprei o Porta Pro pra isso, mas o som continua horrível. Além de que nem parece que sou eu que estou tocando. Já tentei plugar o fone direto na pedaleira e continua assim, o estranho é que depois que eu finalizo um projeto, e vou escutar no fone, fica bom. Vocês sabem por que acontece isso? Valeu.

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


-King: Vocês sabem por que acontece isso? Valeu.

Normalmente isso acontece quando a simulação de gabinete/falante/mic pra saída em linha não está ativada.

Abs

-King
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Estranho que estava ativada, tentei até com impulses depois.

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


-King

Estranho... Não tem como você conseguir gravar esse som ruim? Tipo, em vez de usar a USB, ligar com um cabo de instrumento no PC?

-King
Veterano
# jul/11 · Editado por: -King
· votar


Bog
O grande problema é que quando eu "finalizo" a gravação, o som fica bom. (aparentemente). Realmente é uma coisa muito estranha, vou tentar fazer uma gambiarra com um mic na saída do alto falante do fone ahufehufe.

VictorPiu
Veterano
# jul/11
· votar


Há um tempo leio este tópico desde a época que era pod X3 x GT-10, vi diversas vezes as colaborações do Alex e outros usuarios, quase fui um usuário da Pod HD500, mas felizmente fiz a substituição e há 1 mes sou um feliz proprietário da Vox ToneLab EX a versão imediatamente superior a ST.

Sobre a ToneLab EX

Ela é mais ou menos do tamanho de um notebook de 14"-15", a expressão ja é usável, nem muito pequeno nem enorme, do tamanho de um pé 38.

A TLEX possui algumas melhorias em relação a TLST:

1) Os 33amps podem ser substituidos por simulações de 11pedais(drive ou fuzz);
2) Pedal 1: compressor, whawha v847, tone, energizer;
3) pedal 2: whawha v845, octave, acoustic, ring mod, u-vibe, drives e fuzz;
4) modulacoes;
5) delay;
6) reverb.

A cadeia de efeitos é fixa: Pedal 1 -> Pedal 2 -> Amps/pedais -> modulacoes -> delay -> reverb.

Ela conta ainda com um equalizador global no modo line com trim, hi e lo, e já me salvou de um roubada. Fui ensaiar num estudio desconhecido e na PA a TLEX soou muito aguda, rapidamente mudei a eq e salvei meu som sem grandes dificuldades.

A operação dela é bastante simplificada. Ela possui dois modos de uso, Stomp Box ou Preset.

O modo preset é o classico regula e chama pisando nele. Ela possui 4 presets por banco, podendo salvar em 25 bancos, total de 100.

No modo stomp box cada switch tem sua funcionalidade ligando ou desligando efeitos ou simulacoes. Para alternar entre os modos basta apertar simultaneamente bank up e bank down. Cada preset pode virar um modo stomp box.

Aqui eu alerto para um detalhe curioso, no modo stomp box não há como usar o afinador, ou ainda nao consegui, considerei um defeito grave.

Falando do afinador, considero o afinador de pedaleira mais visivel que já usei, até com minha miopia e astigmatismo vejo com extrema facilidade. A nota aparece no visor que indica o banco usado e os leds acima dos switches de presets mostram como está a afinacao usando 7 luzes(6 vermelhas, 1 verde) para terem uma ideia cada luz é pouco menor q uma pilha AAA

Timbrando

Como Alex já demonstrou, as 33 simulações sao de muita qualidade, chamo atenção pra simulacao de vox, fender, marshall, dual rectifier e soldano. Gosto de tocar hard rock, classic rock, alter bridge, metallica, megadeth e com minha guitarra, Les Paul de luthier(Elifas Santana) com EMG 81 e 85, consigo uma gama de sons enorme, e ainda há ganho de sobra caso necessite.

As simulações de cab nao tem muito segredo, hi gain caixas 10(t75) ou 11(v30) e as demais geralmente uso as recomendadas no manual. Timbro de maneira diferente do Alex, ele possui umas "manhas" que facilitam a chegar a um otimo resultado, do meu jeito é mais trabalhoso. Inicialmente coloco tudo em flat e testo o amp com o cab. Descobri um som que chegue perto do que quero, regulo ganho e graves, em seguida regulo o presence e faco o ajuste mais fino nos medios e agudos por final. A maneira de Alex em 1min você está com o amp regulado, do meu jeito demoro por volta de 10-15min, mas acho essa timbragem mais redonda

Os amps podem ser substituidos por 11pedais, nao testei a fundo, mas os q testei gostei muito que foi o caso do octa fuzz e tone drive. Fiz um pequeno teste aqui, liguei a simulacao de cab e direto pra PA pra ver como funcionava, ficou OK, plugado direto no amp e sem a simulacao de cab funciona melhor.

Não vou detalhar o restante da pedaleira, mas citarei algumas coisas que gostei ou achei diferente e pode ser util a alguem

Energizer -> funciona como um boost de graves, talvez pra qm toque death seja util, pra mim nao achei utilidade.

Tone -> funciona exatamente como o tom da sua guitarra

whawhas -> gostei de ambos. O V847 lembra o original. Possui um americano e achei as mesmas virtudes e defeitos. O V845 tambem é muito bom, mas achei que fica melhor com pouco ganho.

modulacoes -> costumo usar chorus, phaser, flanger e raramente o pitch como um harmonizer. Tirando o pitch, gostei delas, o pitch achei fraco, quem pensar em usar como whammy esqueça é extremamente digital, como harmonizer bem discreto é passavel.

delay e reverb -> excelentes e são facilmente regulados.

Expressao -> voce pode controlar alguns paramentros direto por ela, volume, whawha, pitch, e outros, mas apenas um parametro por preset, alem de poder limitar o intervalo. Voce nao precisa criar um preset com o whawha ligado e outro com ele desligado, ele pode ser acionado pela pressao no pedal.

Pensei que ia sentir falta de alguns controles principalmente nos drives que ficam no pedal 2, mas os que vem possuem uma boa gama e ate o momento nao senti falta de regulagem de tom. Costumo usar classic +, tube od, blues driver. Notei ainda uma leve alteração no tom dessa simulacao conforme giramos o unico controle no caso de ganho.

Alguns detalhes achei interessantes como no modo preset o switch do preset selecionado funciona como o tap tempo do delay e aqui vai outra critica por que apenas o tap do delay? No modo stomp box não da para fazer isso.

O afinador você ativa pisando e segurando o preset ativo, segura um pouco ele apenas ativa, demorando mais ele ativa e muta.

Plugando no pc eu só tive que baixar os drivers no site da vox, instalei reconheceu rapidamente e veio junto um programa para que possa salvar os presets no PC, alem disso este mesmo programa mostra todos os parametros do patch numa unica tela

Para finalizar, estou extremamente satisfeito com a TLEX, ela atende ao meu uso perfeitamente, recomendo para quem usa os efeitos mais comuns, paguei quase a metade de uma HD500 e pelo que testei da Pod estou com Alex, prefiro a TLEX, se um dia necessitar de algo mais, compro um pedal ou outro separado.

Desculpem os eventuais erros de digitacao, vou tentar participar ativamente do topico

Bog
Veterano
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar


Já que o assunto é Tonelab:

http://palcomp3.com/bog/

As duas guitarras na música "Os Monstros" foram feitas com a Tonelab bem limpinha. Apesar de não achar o reverb da TL grande coisa, até o reverb das guitarras é da pedaleira. Também usei a TL na "Hill Top Zone".

É uma pena que a maior qualidade da TL não aparece nessas gravações: é o jeito que ela é gostosa de tocar!

VictorPiu
Veterano
# jul/11
· votar


-King
Quando você liga a TL na usb e escuta o q sai do pc o som esta ruim? Va no painel de controle configuracoes de som e ve o nivel de entrada dela no pc, a minha tava em 100% e o som ficava estouradissimo, em 5% ficou legal.

Outro detalhe, nao sei como a Pod é reconhecida usando usb, mas usando win7 64bits e a TLEX ela é reconhecida como microfone. Achei estranho, mas a saida é identica ao que escuto nos fones ligados direto nela

Outra coisa se os fones ligados direto na pedaleira vc ta escutando estourado voce deve estar usando volume em excesso. Deixo o volume global as 3hs e dos presets varia de acordo com a simulacao, mas geralmente eh clean 9.0-9.5 e hi gain o volume diminui bastante, 6.5-7.0 até pra nivelar com o clean e nao estourar.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I