Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
Caxito
Veterano
# jun/11
· votar


Fala galera!!

Acompanho direto o tópico.

Vou compartilhar alguns pensamentos: tô com a HD 500 e tenho um Blackstar HT 40. O amp é todo somzão (clean e drive fodas)

Estava pensando em pegar a M13 da Line 6 ligá-la no Blackstar, mas vou batalhar com o 4 Cabos com a HD500. Nesse sistema, o sinal do amp perde um pouco de brilho, mas vou batalhar bastante...

Se no final, não ficar legal, devo largar a HD e ficar com o amp, claro, e também pegar umas latas da Black, que são muito boas... Oouu..pegar lá..lá...lá... na frente tentar um DT50..., se o money der...sei lá...

mas é isso..tô pensando e testando esses pensamentos...

...tamo junto....

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


Caxito
Você ta insatisfeito com a HD? pq quer comprar a M13, pelo que tenho ouvido a HD é bem melhor e faz o que o M13 faz...

Talvez o lance pra vc seria os pedais mesmo, esses são valvulados, né? bem carinhos..
abraço

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


Caxito
Esse sistema de 4 cabos tentei fazer com meu amp e a X3 e não ficou muito bom não... da uma microfonia...

mas isso é o meu equipamento, completamente diferente do seu..

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


Caxito

Cara, tenho o mesmo ampli q vc... e q baita ampli!!!!!!!!!!
Cogitei pegar uma pedaleira, mas aí decidi montar meu set com pedais pelos seguintes motivos:

- uso esse ampli + uma Gibson LesPaul Standard pra tocar na minha banda (músicas próprias, não fazemo cover). Portanto, não preciso ficar tirando e copiando timbres diversos... preciso tão somente tocar o som q eu gosto de fazer.

- toco um estilo de rock mais cru e visceral, poucos efeitos, estilo Pearl Jam por exemplo. Encomendei (tomara q dê certo!) um CryBaby, um Delay da TC Electronic e um TubeScream. Vão se juntar a um Chorus e um GE-7. Pronto, meu set será esse!

Eu estava em dúvida e fiz muitos testes e pesquisei muito! Eu vi q não é minha praia usar muita coisa no som... gosto do som pegado do valvuladão (nós já temos), da guita gritando e uns poucos bons pedais.

Por outro lado, toco na igreja tb, e lá toco vários estilos... pra lá a leva é outra. Não que seja pior, mas nesse caso, a pedaleira é uma solução mais adequada, pois toco em linha ou em transistores, e com outra guitarra... enfim, outra proposta.

Testei as Pod HD, gostei do som mas não gostei de duas coisas: do preço (500 dólares acho muita coisa numa pedaleira pro uso q eu farei), e meio complicada pra mexer. Curti o jeitão e o som da ME-70 e da TOnelab tb, um pouco mais baratas e mais fáceis de usar, pelo menos eu achei. Entre essas duas, estou em dúvida ainda...

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche

comprei minha me 70 há 2 semanas. Não tive muito tempo para "brincar" com ela ainda mas posso dizer que foi um ótimo investimento. Uma pedaleira bem prática, completa, fácil de mexer e com um baita som.

Flw e abraços

guitartube
Veterano
# jun/11
· votar


Os caras projetam as pedaleiras atuais com heurísticas para simular a dinâmica do toque, mas a maioria só quer saber de power chord metalzão que não explora dinâmica nenhuma, pelo contrário nestes caso ter dinâmica é até pior pq pode gerar diferentes volumes entre paletadas nos chords.

Se eu tocasse metal, eu nunca investiria numa pedaleira cara tipo AXE, Pod HD, Eleven Rack,.....

Obs: É modelagem digital e não modelação .

flw!!!!!!

guitartube
Veterano
# jun/11
· votar


alexromachado
Mas, de coração: Este estresse com a HD me fez pensar no quanto damos importância a elementos desnecessários. Hoje, mesmo com um GDi, um V-amp2, uma GT, etc eu estaria feliz.


Podes crer, eu nunca me estressei com isso. Se me der um V-amp2, eu toco tranquilo. Leio para me atualizar e por curiosidade, nunca com intenção de comprar.
Eu particularmente só vou mudar de pedaleira quando eu terminar de construir a minha heheheheheh (daqui a 1000 anos...)

flw!!!!!!!

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


Guitar_Gafanhoto

quero ver se no fim do ano eu consigo pegar uma ME-70 tb!!!
a sua descrição dela é exatamente o q achei dela... som excelente, fácil de usar, prática, as simulações de ampli ajudam muito tb...

vc comprou aqui no Brasil? qto vc pagou nela?
volta aí para postar mais impressões suas sobre a Me-70 q isso me interessa bastante...rs

abrasssssss

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# jun/11
· votar


comprei na playtech mesmo, 1200 R$ dividido em umas 10x aushsuahasuhaush.

Uma coisa que eu curti bastante nela foram as modulações , peguei muito bem com os chorus e com os delays. As distorções regulando certinho com um pouco de paciência ficam muito boas. O resto eu vou testando com mais calma a partir de semana que vem pq essa semana está tensa :P . Nas próximas semanas eu faço umas gravações e posto aqui no fórum.

Flw e abraços.

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


Guitar_Gafanhoto
achei as modulações excelentes tb! normalmente, Boss é forte nesse ponto... testei na Reference, tava esse preço q vc pagou.

Pro uso q farei dela, as drives e as simulações estão excelentes!!! Vou usar essencialmente direto numa mesa de som.
Uma pergunta: qtos presets ela tem? São legais?

Ela custa 299 doletas... vou ver se consigo q alguém traga uma pra mim dos EUA... é o jeito de viabilizar a ME-70 pra mim...rs

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


beu
A Me70 NAO TEM simulação de amp!! Ligue em linha por sua conta e risco

Me lembrei disso aqui:

Muitas vezes, um preamp (ou uma simulação de preamp) junto com uma simulação de falantes equivale, para fins práticos, a uma simulação de amp. Em especial, é o suficiente para poder se usar ligando direto em linha. E isso vale mesmo para simuladores que só reproduzem a curva de frequência de um falante indeterminado. É relativamente comum de se encontrar. Por exemplo, os simuladores da AMT, os H&K Tubeman, o Mesa V-Twin... são todos preamps (analógicos) que podem ser ligados em linha através de uma saída com emulação de falantes que não passa de um EQ disfarçado. Não entendo qual o grande problema disso.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/230383/

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


beu
cara, eu testei a Me-70...
acima dos efeitos, tem a área do Preamp. Começa no JCClean (roland) e vai ficando mais pesado o som. Aí vc tem controles separados de Gain, Bass, Middle, Treble e Level. É uma simulação na onda COSM da Boss.

Não é a melhor simulação de ampli. A Tonelab acho melhor nesse sentido.

Mas a ME-70 dá sim uma diferença qdo vc toca numa mesa ou num ampli meio pé de boi...

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche
Desculpe a minha ignorância mas eu nem tenho interesse de ver esa pedaleira, se a GT-10 é tão criticada não vejo porque a ME 70 seria melhor...

Talvez meu preconceito seja pq tive uma ME 30 e não gostava muito...

Postem os sons ai, me desmintam...
abraço

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


pra mim, é uma questão de finalidade.
Pra tocar à vera, junto com minha melhor guitarra, com meu ampli valvulado, estou montando pedais separados. Aí vc pode escolher o melhor booster, o melhor wah-wah, o melhor delay, somar ao drive do ampli e ter um timbre do cacete q vai te encantar. isso é uma coisa...

Pra mim, tem um outro lado guitarrístico à parte disso tudo q postei acima. Tenho q tocar em linha, ou as vezes vc vai num boteco meio caído com um ampli transistor... não quero com a pedaleira substituir um ampli valvulado, mas dar um Up no som, e achei q essa tecnologia COSM me serve...

Conclusão minha: não substitui nem ferrando um ampli de verdade, mas ajuda a melhorar o som nos casos q mencionei acima...

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

Bog
Veterano
# jun/11 · Editado por: Bog
· votar


beu

A gente já teve essa discussão. No mesmo tópico que eu citei, eu também tinha escrito isso:

tem q simular não só o pré, mas o power, o cab e o mic

(...) a simulação de um power só diz respeito à coloração e saturação/compressão do power - tecnicamente, não faz sentido falar em simular a amplificação do sinal no power, porque neste caso você já teria um power, e não um simulador. Mas mesmo a simulação que se pode fazer do power é dispensável. (...) Contanto que você tenha alguma coloração e alguma compressão/saturação tanto faz se ela vem de uma simulação de power ou se está toda no pré. Simular o power só deixa as coisas mais simples/fiéis, mas não é indispensável.

Simular microfonação também não é requisito básico para ligar em linha, principalmente ao vivo. Para todos os efeitos, se o som que sai do falante full range de um PA após a simulação de amp (falantes inclusos) é equivalente ou próximo ao som que sai do falante de um amp de guitarra, e se o volume é suficiente, qualquer microfonação OU simulação de microfonação é dispensável. O ambiente faz o resto. Novamente, lembro dos AMT, Tubeman, V-Twin e afins, que não têm simulação de microfonação e funcionam muito bem ligados em linha. Várias pedaleiras também não têm simulaçao de mic, e o povo usa elas em linha direto.

(...)

Quanto à ME-70 (...) existe uma saída que inclui uma emulação de falantes não-selecionável, não-configurável, e não-especificada mas que está lá.


E não estou falando isso por ir em "conversa de fabricante". Eu tenho por formação algum conhecimento sobre processamento de sinais, entendo o que uma simulação de amp faz "por dentro", sei o tipo de operação que um algoritmo deste tipo realiza. A rigor, não existe simulação de power, existe simulação da COLORAÇÃO (compressão, distorção) do power. E ela pode ser obtida de outras formas, inclusive de um preamp.

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


beu

A propósito, sugiro ouvir as gravações do Alex neste mesmo tópico, feitas com a Tonelab ST, uma pedaleira sem simulação de microfonação. ;)

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


beu
gringo q pode comprar com prazo de teste e nao se sente casado com o equipo

Er... você está sugerindo que alguém aqui se sinte casado com equipamento? Eu (lembrete: eu moro no Japão)? Ou o Alex (que, a propósito, acaba de passar para a frente um Pod HD)?

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


beu: mas o alex era muitos elogios pra hd de uma hora pra outra nao quer saber nem de axe fx por causa da tonelab...

Foi paixão não correspondida. Sabe como é né? hehe

Abs

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


Eu to casado com a minha X3, mas ela não quer fazer janta rsrrs

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


beu

Vi que você editou os teus posts, mas... você realmente SABE como um sinal é processado dentro de uma pedaleira? Digo, você sabe, de forma concreta, quais operações a "simulação de gabinetes", a "simulação de power" e a "simulação de microfonação" de cada equipamento realizam?

Você parece dar grande importância à presença desses estágios, então acho que o assunto é relevante ao tópico, porque muitos fabricantes apóíam suas jogadas de marketing exatamente em chamadas do tipo "nós simulamos microfonação, portanto nosso produto é muito melhor".

mvmarquezini
Veterano
# jun/11
· votar


Bog

Positivado!!

alexromachado
Veterano
# jun/11 · Editado por: alexromachado
· votar


MauricioBahia
beu: mas o alex era muitos elogios pra hd de uma hora pra outra nao quer saber nem de axe fx por causa da tonelab...

Foi paixão não correspondida. Sabe como é né? hehe

Abs


Sim, rolou "rompimento" forçado, unido a um novo amor... rsrsrsrs...

Mesmo no tópico anterior, eu sempre apresentei um curiosidade pelos timbres da Tonelab...

Eu estava disposto a manter a POD HD para gravações em casa, mas não para shows, em função do problema do visor. Comprei a Tonelab. À primeira vista, surpreendi-me como o timbre era similar ao da HD. A impressão primeira foi essa.

Resolvi testar lado a lado e gravar, e o resultado foi o que postei na página anterior. Como foi dito acima, o resultado final soou muito similar (em alguns pontos melhor) que a HD com simulação de mic sm57 on axis na boca do falante.

Minha posição mudou. Estou interessado nos meus ouvidos do que em meus olhos. Nem sempre ter uma pedaleira TOP te entrega resultados "TOP's". Palavra de quem já teve GT-10, X3, HD500 e, agora, Tonelab.

Hoje, com um equipo simples (Wah v847, pedais sardinha TS e RAT p/ chegar e a Tonelab St) consigo timbres mais transparentes e dinâmicos que no passado...

Volto a dizer: a Tonelab seria um tapa-buraco, um amor imprevisível

beu
Veterano
# jun/11 · Editado por: beu
· votar


...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I