Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


Bog

(...) para ligar direto em linha eu prefiro outras coisas.

Fala Bog!
Diz aí, pra ligar em linha, o q vc usaria?

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


fabiocheEu sei que a pergunta foi pro Bog, mas eu acho que dos "mortais"a line6 ainda está muito a frente nesse quesito.
disse mortais pq creio que vc não tenha 4000 reais pra comprar um Axe Fx.

Vi um POD 2.0 por 350 reais no Mercado livre

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


wesleyfnp
O meu é um fender Ultimate Chorus, com 2X12.
Ele tem 2 loops, um mono e um estereo.
Ele só se comporta dessa forma que você falou quando eu faço aquele método de 4 cabos...

Abraço

Bog
Veterano
# jun/11 · Editado por: Bog
· votar


fabioche

Opinião pessoal, subjetiva, e intransferível abaixo.

Já testei de tudo em linha. Tenho/tive um punhado de coisas, de quase todas as marcas mais acessíveis. Vou ignorar aqui opções mais violentas (Axe Fx, ou comprar um amp e ligar com simulador de caixa na mesa).

Para som limpo e com pouco ganho, com muita dinâmica e feeling de amp, eu gosto das Tonelab. Para outros tipos de som, fico entre as Digitech e os Pods. Para quem prefere simplicidade e pedais analógicos, preamps AMT Electronics ou os Sansamp Character Series.

Eu nunca usei a ME-70, mas tenho um JS-8 que é da mesma geração dela, ambos rodando sub-conjuntos dos algoritmos da GT-10. O que *parece* ser o diferencial da ME-70 é a interface direto ao ponto, sem montes de menus e sub-menus, e a robustez diante das pedaleiras menorzinhas (incluindo carcaça, botões, footswitches, o pedal de expressão, e até a boa fama da Roland no que diz respeito à constrção e à consistência dos componentes internos).

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


Sem querer cutucar, já cutucando... hehe A fase Fractal versus Pod HD acabou? Tomara viu pq, comparar uma unidade de rack de U$2000,00 com uma multiFx de chão de U$500,00 é complicado logo se $aída! :P

Agora parece que é a parada é Tonelab ST versus Pod HD! hehe Eu acho que, assim, a briga fica mais parelha.

Abs

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


Bog
Isso que é resposta completa... não tem nem espaço pra rebater rsrsrs

MauricioBahia
Concordo 100%...

Aproveitando o gancho queria falar uma coisa que estou pra dizer faz tempo.

Eu sempre funciono aqui como um pêndulo, tentando equilibrar a balança e evitar exageiros.
Quando lançou o Pod HD muitos e muitos aqui falaram que era incrível a diferença, que não tinha comparação com a X3, XT e 2.0, que era excelente e eu dizia: não vi ainda nada que seja significativo a ponto de vender minha X3 live, perder na troca (sempre perdemos um pouco na venda de usados), perder um monte de simulação, perder a utilidade com baixo e voz.

Não tinha, pelo que eu ouvi, tanta diferença de qualidade..

Depois o Alex e mais alguém que não me recordo teve contratempo com a Line6, ai passou a ser um lixo, não vale a pena, bom mesmo é ME 70 e tonelab. Também não é assim...

Todo equipamento tem suas vantagens e desvantagens..

O JCM 800 tem uma imponência, em questão de nome, masrca e física mesmo, que a Axe FX nunca vai ter, mas por outro lado vc não consegue fazer som em um estúdio pequeno sem ficar surdo, enquanto na FX e Pods vc pode tocar até no fone de ouvido...

Mais uma coisa.. Quanto mais moderno é o aparelho mais parâmetros tem e mais vai exigir do usuário, por exemplo, minha X3 live, tenho há mais de um ano, e relatei recentemente que tinha dificuldade de timbrar o soldano, engel e 5150. Sabe como eu resolvi? Meu ampli não tem controle de volume no return, onde ligo, e eu timbrava com o master da pedaleira baixo, quando abria ficava uma bosta. Resolvi o problema abaixando o volume de todos os presets, aumentando o master e timbrando com volume alto. Depois de um ano...

Então quero dizer que esses aparelhos dependem muito do usuário e da interação....

Então vamos com calma antes de exaltar ou condenar um aparelho..
Menos as da Boss que são um lixo
rsrsrs brincadeira, foi ó pra descontrar rsrs
Abraço

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


crisão
a minha pergunta é para todos!!! valeu por responder!
realmente, já estou investindo legal no set de pedais q usarei com meu ampli... a pedaleira é para outra utilização, como falei, para tocar em linha... vou dar uma olhada na POD 2.0... já testou a mais barata, a Pod Express? Será q é razoável?


Bog
em outro tópico me falaram (talvez vc mesmo, não lembro...rs) q as Tonelab são muito boas nas simulações e o ponto fraco são os efeitos... é de se pensar se compensa mais ela ou as ME para tocar em linha... ou ainda as Line 6...

qdo testei a Me-70 e a 50, gostei justamente do q vc falou: facilidade de uso, e a robustez... o preço da ME-70 é o máximo dos máximos q pretendo investir numa pedaleira... mas tb não quero pegar nenhuma tranqueira...

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche
Olha, eu tenho o Pocket Pod, é igualzinho a express mas tem visor.

é muito legal pra usar em linha, mas tem q mudar tudo com a mão, isso quen é a dificuldade, vc tem q deixar os presets perto e ter um tembinho pra mudar. Da pra colocar no cinto ou na correia. Treinando da pra fazer rsrsrs

abraço

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Agora parece que é a parada é Tonelab ST versus Pod HD! hehe Eu acho que, assim, a briga fica mais parelha.

Er... o AxeFx custa 4x mais que o Pod HD500, mas o Pod HD500 custa, no Japão, 5x mais que a ST! =P

crisão
Olha, eu tenho o Pocket Pod, é igualzinho a express mas tem visor.

Eu tenho um Pocket Pod também. Não é a mesma coisa que o Express não cara! A qualidade é a mesma, mas o Express não é programável (não dá para salvar patches), e tem beeeeeeeeeeeeeeeem menos coisas.

fabioche

Então, a ST tem efeitos meio "genéricos" mesmo, e com poucos parâmetros. O reverb das Digitech, por exemplo, é bem melhor. O wah fica sempre preso àquele pedalzinho de expressão minúsculo e com abertura limitada (isso é uma regra para toda pedaleira pequenininha, não é só a ST). A ME-70 e a Tonelab ST têm uma interface mais direta, são mais "plug and play", mas ao mesmo tempo são meio engessadas se comparadas a uma GT-10 ou Pod HD500 da vida. No fim das contas, acho que tudo depende do que você procura. Infelizmente, eu não conheço uma pedaleira acessível que seja melhor em TUDO.

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Tava lendo esse tópico, mas vcs só falam dos racks monstro, GT-10, POD HD... Acho que as pedaleiras pequenas mereciam um espaço aqui, afinal elas tbm fazem parte desse mundo e estão evoluindo. Fora que a briga é bem mais dificil entre as pedaleiras de baixo custo.. Ia ter polêmica.. G1 x RP55...

Uma coisa que eu não entendo.... Essa simulação de amp em HD das POD HD é HD msm ou é só markentig? É outro sistema de simular?

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Er... o AxeFx custa 4x mais que o Pod HD500, mas o Pod HD500 custa, no Japão, 5x mais que a ST! =P

Ihhhh, é mesmo... Mas são "floor" né. Já ficam na mesma categoria. :P A HD300 no Ebay custa U$100,00 a mais que a ST. Acho que já podem ir pro ring. O fato é que eu não gosto muito de comparações pq a gente sempre acaba caindo numas variáveis meio complexas. Prefiro acreditar na diferença. :)

felipelfln: Tava lendo esse tópico, mas vcs só falam dos racks monstro, GT-10, POD HD..

Esses não são racks. Mas pedaleiras ou multiFX de chão.

Isso é um rack, que o pessoal comenta aqui.

http://images02.olx.com.br/ui/11/29/53/1307018860_212132653_2-Fractal- Audio-Axe-fx-Ultra-Preampefeitos-Guitarra-TOPO-DE-GAMA-Rio-Grande.png

Uma coisa que eu não entendo.... Essa simulação de amp em HD das POD HD é HD msm ou é só markentig? É outro sistema de simular?

Cara, pra mim, os caras inventaram um nome aproveitando a onda HD (High Definition) que as pessoas associam a alta tecnologia é uma sigla super conhecida!!! Na verdade, pelo que tenho lido, parece que é mais uma questão de marketing mesmo.

Abs

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

A ST é particularmente barata aqui no Japão, talvez pelo fato da Korg ser japonesa, não sei. Aqui, ela custa menos que a G2.1Nu!

Prefiro acreditar na diferença.

Eu comparo funções ou pontos específicos, mas olhando para o todo, eu concordo contigo. Como eu disse num post anterior, não acho que tenha uma que seja melhor que as outras sob todos os aspectos.

felipelfln
vcs só falam dos racks monstro

Mas uma que entrou na roda é exatamente a Tonelab ST, que não é rack, é pequenininha, e custa 120 dólares!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: não acho que tenha uma que seja melhor que as outras sob todos os aspectos.

Por isso que eu falo que se alguém quiser um bom delay, compre uma G2Nu! Vc ainda ganha mais meia dúzia de delays, e um monte de efeitos diferentes, afinador, metrônomo, interface USB etc... hehe.

Abs

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln
Você publicou isso justo quando estamos falando de ME 70, pocket POD e POD express rsrsrs
se fosse há 2 páginas atrás seria verdade rsrsrssrs

Abraço

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


crisão
Olha, eu tenho o Pocket Pod, é igualzinho a express mas tem visor.

o timbre dos efeitos da Express e da Pocket são iguais? E express só não tem o visor e não deve ter presets..., ou tem? Ela é consideravelmente mais barata, por isso tô te perguntando, e pro uso q farei, tocar em linha, o q vc me falou me animou...rs

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


Pois é... já que o Bog conhece as 2 era melhor ele responder... eu achei que os recursos eram os mesmos...
vc viu aquele POD 2.0 que te fazei?

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


ainda não, preciso ver as diferenças...Express, Pocket, 2.0...
no site da Line6 só tem a Pocket agora...

manda aí Bog, o q vc conhece delas?

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche

http://line6.com/pod/desktop.html

Er... que eu saiba, o Pocket tem os mesmos algoritmos do 2.0, mas não a mesma interface. Para ter acesso a tudo que ele tem a oferecer, você precisa necessariamente ligar no computador pela USB. O 2.0 também tem entrada para controlador MIDI e para pedal de expressão, que o Pocket não tem. Ou seja, eles fazem as mesmas coisas, mas são controlados de jeitos diferentes.

Já o Express é outra história, ele é beeem mais simplificado, tem beeeem menos recursos, não dá para salvar patches nem nada. Olhe uma foto dele, e você já tem tudo o que precisa saber: você usa uma entre 5 simulações de amps, 1 entre [chorus, tremolo, flanger], 1 entre [delay, spring reverb, hall reverb] e só. Cada uma dessas 3 coisas é controlada por um único parâmetro, que define várias configurações ao mesmo tempo. E só.

Eu não compraria o Express, ele é muito, muito limitado. Acho que ele só vale a pena se a pessoa tem aversão a configurar efeitos ou se tem a intenção de selecionar uma configuração mínima com um amp e um reverb para usar com pedais. O Pocket é legal, mas para fazer ajustes na hora é complicado, porque só uma pequena parte dos parâmetros é acessível do próprio aparelho. Por outro lado, ele é bem menor que o 2.0, e pelo menos aqui onde eu moro, muito mais fácil de achar (o 2.0 é antigo).

Eu acho que o chato desses Pods para quem quer usar ao vivo é a falta de controles nos pés. Eles foram concebidos mais como ferramentas de estúdio (2.0) ou de estudo (Pocket, Express). Todos usam a plataforma do 2.0, que é meio antiga - é tecnologia de 3 gerações atrás (depois, vieram o XT, o X3, e o HD). Mas tem gente que até hoje acha que a simulação de JCM800 do 2.0 é a melhor que a Line 6 já fez, e como gosto não se discute...

Eu não conheço as simulações da linha HD, mas tomando como base as simulações do Pocket, eu diria que gosto delas para usar com fones, por conta da ambiência do Air (é um mini-reverb feito com convolution), mas para todo o resto eu ainda prefiro a Tonelab e a minha Digitech velha de guerra. Aliás, estou para ir em alguma loja para comparar diretamente um Pod HD com uma Digitech...

fabioche
Veterano
# jun/11
· votar


Bog
cara, valeu mesmo! agora deu pra mapear legal as Pod Express, Pocket e 2.0.
A interface mais adequada pra mim ,entre essas, é da 2.0, mas só tem usada agora, certo?
Vou usar pra tocar ao vivo mesmo, em linha como falei, e pra isso acho q a Me-70 ou a Tonelab me servirão melhor, porém a POD 2.0 é menos cara...

RDias
Veterano
# jun/11
· votar


Eu estava pensando na pod express com apenas um intuito: isolar meu timbre dos amps diferentes que aparecem nos estudios. Eu ligaria meus pedais nela e ela direto no power do amp. E como to precisando de um pedal de delay (e eu nao ligo muito para delays puritanos analogicos mega fodas) ela seriviria como delay também.
Mas realmente ainda não decidi se vale a pena. Se tivesse uma pod hd express só com a simulação do park 75 e jtm eu comprava na hora!

crisão
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche
na tonefactor vende..

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Eu tava enumerando quendo disse Racks monstro, Gt-10.....

crisão

Mesmo assim tem poucos posts sobre as POD feijão pequeno...

E de novo.. Essa simulação de amp em HD das POD HD é HD msm ou é só markentig? É outro sistema de simular?

E agora sobre pedaleiras grandes e pequenas que dividem o mesmo processador. Vcs acham que uma pedaleira de baixo custo (G1) que tenha o mesmo processador de uma top e linha (G9) vai ter a mesma qualidade mas com menos recursos? Nada a ver? Que função o processador tem na pedaleira?
Dizem que pedaleiras top alteram menos o timbre da guitarra... Isso se deve a boa conversão A/D/A? Mas se essa A/D/A for a responsável, por que pedaleiras pequenas com a mesma ''BITagem'' de A/D/A que as grandes alteram mais o timbre?

É isso...

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


fabioche
Vou usar pra tocar ao vivo mesmo

Para você não seria melhor então algo robusto e controlável com os pés?

felipelfln
Vcs acham que uma pedaleira de baixo custo (G1) que tenha o mesmo processador de uma top e linha (G9) vai ter a mesma qualidade mas com menos recursos?

Normalmente, é isso mesmo.

Que função o processador tem na pedaleira?

Rodar os algoritmos. As pedaleiras maiores normalmente têm mais algoritmos para rodar, mais controles, mais opções de entrada e saída, mais configurações, mais memória para patches, e por aí vai.

, por que pedaleiras pequenas com a mesma ''BITagem'' de A/D/A que as grandes alteram mais o timbre?

Porque existe diferença na qualidade dos conversores e dos filtros que os acompanham.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Porque existe diferença na qualidade dos conversores e dos filtros que os acompanham.

Só que muitas vezes o pessoal exagera com preconceitos com multiFXs, mas a questão muitas vezes não está só no pedal, mas no cabo, amp ou mesmo num casamento maluco de impedâncias entre outros pedais!!! O conjunto pode não estar muito bem "casado". Dizem que multiFX digitais são ruins por causa da conversão, mas muitos tem Boss ou um Behringers digitais da vida no set. Uma coisa qu deve ser lembrada, o mundo evoluiu. Ainda falam na Zoom 505 que foi lançada em 1996! Quinze anos atrás. Fala sério.

Abs

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
Só que muitas vezes o pessoal exagera com preconceitos com multiFX

Com certeza. Tem gente que jura que consegue ouvir os "degraus" da conversão, aparentemente sem saber que eles deixam de existir como tal na hora que o sinal volta para o domínio analógico. Mas isso já leva a outra discussão infinita sobre analógico x digital, hehehe.

Ainda falam na Zoom 505 que foi lançada em 1996!

Eu por exemplo, prefiro telefone fixo. Celular é aquela coisa, né, um tijolo de 400g, a bateria dura só 2 dias (sem uso, usando dura 2 horas), e nunca dá sinal, porque são poucas antenas, e só nas cidades maiores. Sem contar que é coisa de rico, porque é super caro, tanto o aparelho quanto a ligação. Pena que telefone fixo também tem fila de meses, e por fora uma linha custa mais de 2 mil reais...

[/preso-em-1996]

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Cara, quem fala muito, normalmente faz pouco, diz o ditado. Na música parece ser algo assim: "Quem timbra/compara muito, cria pouco!" Enquanto Fulano tá se preocupando em comparar o som do amp EXY com a simulação do EXY (sendo que ele nunca tocou num EXY de verdade) fica maravilhado pois os médios, e feeling da palhetada são "muito reais". Enquanto isso, Cicrano tá lá no estúdio, com a galera da banda, interagindo, compondo, cantando e solando; com uma velha pedaleira (que nunca deu problema), que comprou usada, pois não tinha grana pra uma "HD"...
Abs

Bog
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Hhaha, vá lá, mas tem gente que gosta de ficar comparando mesmo. Pelo menos eu gosto. Para mim, é parte da diversão, e se eu estou me divertindo, estou "certo" diante daquilo que busco. Eu nem tenho banda, faz tempo que não me apresento em público, e mesmo as minhas gravações saem a conta-gotas.

Quando falamos de música como arte, sim, ficar só comparando equipamentos é contraproducente. Mas quando falamos de música como diversão, o que quer que divirta o sujeito tá certo. E mesmo como profissão, eu nunca me imaginei como músico profissional, mas consigo me imaginar facilmente trabalhando no setor de P&D de uma Roland da vida. Acho que para produtores e desenvolvedores de equipamentos, o "ficar comparando" poderia até ser uma vantagem.

Enfim, acho que tem para todos. O músico que tá lá ganhando a vida com uma Tagima e um Pod XT Live tá certo. O produtor que fica caçando frequências xaropes e ruídos de cabos tá certo. O desenvolvedor de equipamentos que fica tentando capturar a "alma" de um amp tá certo. O hobbyista que fica comparando equipamentos, fazendo videozinhos para o Youtube, ou mesmo colecionando guitarras obscuras, também tá certo. O que não pode é achar que colecionar pedaleiras é o mesmo que Fazer Música (em maiúsculas mesmo).

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# jun/11
· votar


Acho este o tópico mais interessante do fórum

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Hhaha, vá lá, mas tem gente que gosta de ficar comparando mesmo.

Cara, eu gosto também, afinal a questão timbrística é importante. A comparação que eu digo é aquela querendo achar defeitos ou até virtudes a todo custo. A dos obsecados que, por qq motivo, querem que uma simulação seja igual a de um amp de verdade!

Aliás, nada contra ninguém pois quem sou eu pra dizer o que é bom ou ruim? :) O meu argumento, é baseado no flexibilidade e aceitação. Principalmente na diferença como fator criativo.

Por fim, tudo é válido desde que sem preconceitos. :)

Abs

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Ha! Consegui respostas...

Bog
MauricioBahia

Valeu, foi esclarecedor.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I