Zoom A2 violão - reviewzinho em pleno carnaval

Autor Mensagem
ABATANGERINA
Veterano
# fev/08


Vamos lá, uma chuva danada, melando minha praia e acordei mais cedo q queria.

Peguei essa há algumas semanas e resolvi fazer um reviewzinho. Toco violão há bastante tempo e estava a procura principalmente de ambiência, delay e modulações pro violão. Uso principalente com meu violão CRAFTER aço semi-profi, na pedaleira com fone koss direto nela, ou com uma mesa behringer, potência appotek e caixas staner.

CONSTRUÇÃO FÍSICA: excelente. num pra reclamar de absolutamente nada.
FACILIDADE DE USO: pra quem já está acostumado a usar pedaleiras, uma rápido lida no manual e vc fica craque.
MÓDULOS: 08, separados de forma inteligente. entretanto, poderia possuir mais um de FX ou para simulação de amps.
MODELOS: esse módulo apresenta 11 modelos de violões para simulação e um tube pré-amp. não conheço nenhum deles, etão num dá pra avaliar se são fiéis. entretanto, gostei muito dos timbres q ouvi, principalmente dos 04 primeiros. alguns simulam aqueles violões muito usados nos EUA com caixa metálica (vc consegue discernir isso no som) e são úteis para solos e dedilhados.
MIC: simula a microfonagem externa do violão. achei BASTANTE útil.
COMP/LIMIT: usado no violão pra deixar o som mais suave e consistente. muito útil e silencioso.
LO EQ: o nome já diz. 03 bandas, funciona.
HI EQ: idem acima.
ZNR: funciona MUITO bem.
MOD/EFX: os efeitos não são iguais da zoom g2, são pra violão. vc pode colocar todos no máximo, q é difícil dar "hum" efeitos. a qualidade dos efeitos é demais, MUITO melhor do q imaginava, em especial os 03 tipos de chorus, o phaser e o tremolo. mas os outros são muito bons tb. o detune é bom mas poderia ter um harmonizer tb, e o auto-wha, usado pra cima é muito bom e invertido razoável. nesse módulo têm tb alguns delays.
DELAY/REVERB: grande variedade com extremamente satisfatória qualidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
a pedaleira realmente me impressionou, é EXTREMAMENTE silenciosa, MUITO mais q imaginava. troca de paches muito rápida e efeitos de primeira. dou pra ela nota 8. o motivo dela ter perdido 02 pontos a minha avaliação é:

PONTOS NEGATIVOS: 1. na minha opinião eles deviam ter um módulo pra simulação de amps de violão. 2. a A2 sem pedal de expressão ão têm saída XLR. 3. poderiam colocar + 01 módulo de FX. se eu quiser usar chorus, delay e reverb, não consigo. 4. os delays tinham q continuar até terminar todos os feedbacks na troca de paches, isso realmente quebra o som se vc tiver tocando ao vivo (o meu estúdio boss faz isso). esse último é o principal defeito.

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA

Legal cara...dificil ver um review de pedal/pedaleira pra violão aki no forum!!

Vc achou q dá p fazer show com a A2 tranquilo??

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


BaNdAiD
tranquilaço. essa foi uma das finalidades.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# fev/08
· votar


Valeu pelo review

João_Luiz
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA
Blz!

Ela não tira o timbre do violão quando em ByPass como as antigas pedaleiras Zoom?

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


João_Luiz
Ela não tira o timbre do violão quando em ByPass como as antigas pedaleiras Zoom?
prestei atenção e realmente naum senti naum. a única coisa é q a pedaleira é um pré-amp tb, aí se vc bota no bypass o volume q vc ouve vai lá pra baixo (pq no by pass parece q não us o pré-amp).

João_Luiz
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA
Valeu pela resposta.
Um dia quero tocar numa dessas aí.
Um abraço!

Koisa
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA

Cara, soh tenho uma pergunta, vc sabe quando eh a epoca de lançamento da Zoom? Tipo assim, se eles vao lançar outra pedaleira de violão..


Vlw..

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA
João_Luiz
Ela não tira o timbre do violão quando em ByPass como as antigas pedaleiras Zoom?
prestei atenção e realmente naum senti naum. a única coisa é q a pedaleira é um pré-amp tb, aí se vc bota no bypass o volume q vc ouve vai lá pra baixo (pq no by pass parece q não us o pré-amp).

foi mal. quis dizer o som do violão FORA da pedaleira é bem + baixo. na pedaleira msm no by bass usa o pré-amp sim.

Koisa
Cara, soh tenho uma pergunta, vc sabe quando eh a epoca de lançamento da Zoom? Tipo assim, se eles vao lançar outra pedaleira de violão..
não faço a menor idéia

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


Koisa

Acho que a A2 foi lançada em 2005.

ABATANGERINA

Cara, review legal. Eu tenho uma A2, e acho que serve muito bem para mim. Eu estava usando ela com um violão com captação piezo, e conseguia tirar MUITO daquele som de pato, típico da captação piezo. Agora estou com um violão melhorzinho, mas ainda acho que ela é muito boa para efeitos de ambiência e para dar sonoridades diferentes a um mesmo instrumento.

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


Bog
qual das simulações de violão tú usa mais? eu uso mais o martin d-28 e o auditorium (é o 1°). num gosto muito do som do gibson super jumbo. e o national curto bastante pra dedilhados lentos. tb uso bastante só os efeitos, comp, e eq (sem simulação) e naum mata o timbre do violão naum.

outra coisa: tú já ouviste ao vivo algum dos violões originais q essa pedaleira simula? tenho curiosidade pra saber se chega perto.

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA

Cara, eu só conheço o Ovation. A simulação é razoável. A de violão de nylon é genérica, e eu acho bem fraca.

No geral, não acho que dê para simular perfeitamente os modelos específicos, até porque a pedaleira soa bem diferente dependendo do TEU violão. Mas no geral, ela dá um bom "sabor de violão com caixa pequena" ou "sabor de Ovation" ou "sabor de resonator". Gosto da simulação do National também, embora não conheça o violão original, hehehe.

Então, em vez de usar ela como um "simulador de Gibson", eu uso como uma ferramenta para variar os timbres do violão radicalmente. Por exemplo, usei a simulação do Tacoma e um violão grandão para gravar um som parecido com o de um cavaquinho!!! E até que engana, hehehe.

Koisa
Veterano
# fev/08
· votar


Vlw.. Eu perguntei pq a zoom parece ter poucas pedaleiras..

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


Bog
A de violão de nylon é genérica, e eu acho bem fraca.
tb acho. fica uma bosta msm. mas como eu tenho um bom violão de nylon... por sinal uso ele na pedaleira, apenas com ambiências e as vezes delay fraquinho para dedilhados lentos... fica muito bom.

uma coisa q gostei muito foi usar o tremolo fraco (velocidade média), compressor fraco e simulação do martin d-28 no aço pra tocar bossa nova, ficou muito bom msm.

um violão grandão para gravar um som parecido com o de um cavaquinho!!!
deu pra enganar msm? tu deve ter tirado todo grave né?....boa dica ehehe

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA

Hehehe, pode conferir aí:

www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

A música é a Pregos. Aliás, TODOS os violões que estão aí são o mesmo violão com uma A2.

Koisa
Veterano
# fev/08
· votar


Sera que tem algum video na internet demonstrando o uso dessa pedaleira?

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


Bog
muito legal a música cara!! sinceridade! tb gosteri de outras, tanto letra quanto arranjo. tua banda me parece com algo muito parecido com o pato fu mas com identidade própria.
na música pregos a bateria e o baixo são virtuais ou de verdade? parecem de verdade. e como tú faz pro som do contra-baixo ficar definidinho na gravação do jeito q ficou? foi em estúdio profi ou foi em casa msm?

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


Koisa
vídeo naum sei, mas no site da zoom vc pode baixar demos

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


Koisa

Mas o que vc quer saber?

Se quer exemplos de gravações, olha ali no link que eu coloquei. Escute a Auto-Ajuda, Pregos e E Agora o Tempo Sobra. Tudo o mesmo violão com captação piezo e uma A2.

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA

Tudo feito em casa. O baixo é sempre VSTi. A Pregos não tem bateria, é tudo percursão. Só o pandeiro e o chocalho fui eu que toquei, o resto é tudo falso. :)

Valeu por ouvir. Na verdade, eu conheço o John e a Fernanda Takai (o irmão dela é meu amigo), e eles - como eu - acharam o som bem diferente do deles, haahahah. Mas você não é o primeiro a fazer a comparação. ;)

Koisa
Veterano
# fev/08
· votar


Vlw de novo..

ABATANGERINA
Veterano
# fev/08
· votar


Bog
O baixo é sempre VSTi.
isso é um programa, ou seja, então o baixo num é de verdade? é q sou baixista tb, e gravar baixo é sempre uma bosta, dada a dificuldade de refletir com realismo o nuances dos graves em toda a escala, acho q vou acabar pendendo para os virtuais msm na hora de gravar. outra coisa: qual mic tú usa? eu tenho usado um sm-58 da shure pq só tenho ele, mas tô a fim de pegar um sm57 pra gravar percursão, fico meio com medo de pegar esses condensadores vagabundos (q é os q posso pagar), aí prefiro gravar voz com o sm-58 msm.

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


ABATANGERINA

Então, VSTi quer dizer que é um instrumento virtual. Eu até gostaria de aprender a tocar baixo, acho um instrumento muito legal. Masssss....

Eu só uso microfone para voz e para as percursões, e é um mic dinâmico da Sony, F-V620. Acho que é meio "genérico", tipo microfone de karaoke, paguei uns 40 dólares nele.

João_Luiz
Veterano
# fev/08
· votar


Bog
Massa suas músicas.
Curti o seu palco.
Abraço!

NEI SA
Veterano
# mar/08
· votar


ABATANGERINA
[b][/b]

Estou vendendo meu Shure SM57 (0km na caixa) só usei em casa uma vez e guardei. Se interessar R$290,00.

abirex
Veterano
# mar/08
· votar


ABATANGERINA


Amigo, se quer gravar baixo legal, e possui uma mesa beringher, ligue-o direto na mesa, dependendo o modela ela tem pré - amp e dependendo o baixo, se você regular direitinho as impendâncias fica show de bola.

um abraço
Abiran

erico.ascencao
Veterano
# mai/08
· votar


Voltando à A2
Comprei uma sexta-feira. Pensei em fazer um review, mas vou aproveitar este tópico pra falar sobre as minhas impressões.

Comprei a pedaleira com a principal função de fazer gravações. Portanto, estava interessado nas simulações, no compressor, nos reverbs e no EQ. Acabei descobrindo outras coisas interessantes, aí vão elas:

- Uma das modulações, a detune, simula bem um violão de 12 cordas. Me tirou o remorso de ter cortado o violão de 12 das minhas pretenções.
- O chorus se mostrou bem útil em determinadas situações. Gravei a introdução de Closer to the Heart, uma música do Rush cuja versão ao vivo tem um violão bem característico.
- Ela possui uns ajustes que adaptam o som caso você tenha um captador muito agudo ou muito grave, ou também se você vai utilizar o violão plugado num combo ou num "paredão".

O único ponto fraco foi os sons para nylon. A simulação de nylon é genérica, e com ela eu penei pra tirar um som bem meia-boca.

Seguem alguns samples que eu gravei, não liguem para os deslizes, prestem mais atenção no timbre que é o que importa. :)

Closer to the Heart - versão ao vivo do álbum A Show of Hands
Simulação: Ovation
Efeitos: compressor, reverb Arena, Chorus
http://rapidshare.com/files/114210514/CLOSER_TO_THE_HEART.mp3.html

A Farewell to Kings - Rush
Simulação: nylon
Efeitos: compressor, reverb Room
http://rapidshare.com/files/114212606/A_FAREWELL_TO_KINGS.mp3.html

Love of my Life - Queen
Simulação: Ovation
Efeitos: compressor, reverb Hall, detune (12 cordas)
http://rapidshare.com/files/114213790/LOVE_OF_MY_LIFE.mp3.html

Koisa
Veterano
# mai/08 · Editado por: Koisa
· votar


erico.ascencao

Qual o seu violão?

erico.ascencao
Veterano
# mai/08
· votar


Koisa
Tenho um Hofma YE231 (aço, "mini-jumbo") e um Di Giorgio Talent I (nylon, flat).

Minha dificuldade de timbrar o violão de nylon se deve um pouco ao violão. Por ele ser flat, apresenta um timbre mais estalado, - que eu adoro - que dificulta timbrar aquele som mais "opaco" dos violões clássicos. A pedaleira ajuda bastante tirando o estalo do captador piezo, mas daí até tirar o som de um clássico são outros quinhentos.

Um outro som de nylon que a pedaleira tem é o de um Macaferri, um violão que era usado em gipsy, música cigana. Não tentei usá-lo, mas deve ser interessante.

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


O que voce usou pra gravar o som? Tpo, foi direto no PC?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Zoom A2 violão - reviewzinho em pleno carnaval